Navegando por Palavras-chave "Elementary school"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Acurácia e compreensão de leitura e memória fonológica operacional no 2º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11) Santos, Marcelo Zambon dos [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Nepomuceno, Pablo Felicio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8845742802064507; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/2139877965741317; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Investigar associações entre a compreensão e a acurácia de leitura, a compreensão auditiva e a memória fonológica operacional, em escolares do 2º ano do Ensino Fundamental, segundo o desempenho em compreensão leitora. Método: Este é um estudo retrospectivo, de corte transversal, comparativo, e de análise quantitativa. A partir de consulta em banco de dados, foram analisados os desempenhos de uma amostra randomizada de 195 crianças escolares sem queixas de aprendizado, matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental de escolas privadas e públicas do município de São Paulo. Levantaram-se as respostas corretas das provas de: compreensão de leitura de texto narrativo e leitura oral de palavras isoladas (acurácia), compreensão auditiva (texto narrativo), de memória de curto prazo (span de dígitos em ordem direta) e memória fonológica operacional (span de dígitos em ordem inversa). A amostra foi dividida em dois grupos a partir do desempenho na tarefa de compreensão de leitura: GI (n=68; 66% de acertos ou mais) e GII (n=127, menos de 66% de acertos). Calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson (nível de significância adotado em 5%). Resultados: Para a amostra total desse estudo observou-se correlação positiva fraca entre todas as variáveis do estudo (acurácia e compreensão de leitura, compreensão auditiva, memória de curto prazo e memória fonológica operacional), exceto entre a acurácia de leitura e memória de curto prazo. Quanto aos grupos, GI apresentou melhor desempenho em todas as tarefas analisadas em comparação ao GII, além da compreensão de leitura. Nenhuma correlação foi identificada entre memória fonológica operacional e compreensão de leitura. Em ambos os grupos a compreensão leitora associou-se com a compreensão auditiva. Conclusão: As diferentes correlações encontradas, na amostra total e para cada grupo, evidenciaram a ocorrência de processamentos distintos associados à compreensão de leitura, e reafirmam a importância do domínio de estruturas cognitivas e linguísticas para a leitura competente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atividade lúdicas em ensino de física: construção de um briquedo de baixo custo para a aprendizagem de mecânica(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Yoshimura, Márcio Tomotoshi Sayama [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/6666766278867531Este trabalho de dissertação tem como objetivo investigar vestígios de aprendizagem de ciências, em especial, a mecânica no 5o ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica esta baseada no estudos de Vygotsky e em suas colaborações para a interpretação do desenvolvimento humano, a partir das relações estabelecidas com o meio, pelo processo histórico-cultural. Deste desenvolvimento, enfatizamos a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e em especial a interação entre pares, quando os alunos foram colocados diante de uma situação problema. Eles responderam a um préquestionário para aferir o nível de conhecimento de mecânica daquele momento. Nem todas as perguntas foram bem esclarecidas e, para nos auxiliar, os alunos propuseram que fizéssemos algum experimento. Desta ideia, confeccionamos um brinquedo. Eles participaram de todas as fases da montagem e, depois, puderam manusear o brinquedo livremente e por fim, de modo mais orientado. Desta experiência, foi possível notar a interação entre eles e o brinquedo e também entre os próprios estudantes. Ao término da experiência, os alunos conversaram com o pesquisador sobre suas impressões e responderam a um novo questionário. Um ano depois, retornamos o contato com estes alunos para verificar elementos de retenção da aprendizagem de mecânica, a partir da experiência da construção e manuseio do brinquedo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da escrita por meio de sintagmas nominais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-20) Arnaut, Mirian Aratangy [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Construir uma lista de sintagmas nominais que seja capaz de identificar, na escrita sob ditado,de escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, características de processamento fonológico e ortográfico por ano escolar e de indicar possíveis associações entre competências metassintáticas, metafonológicas e ortográficas.Estudo 1.Método: Elaboraram-se uma lista de sintagmas nominais e uma de palavras isoladas que, após procedimentos piloto, foram analisadas por meio da Teoria de Resposta ao Item. Uma amostra randomizada de 275 escolares consideradostípicos foram avaliados por meio de tarefa de ditado dos sintagmas e palavras. Estabeleceu-se uma tipologia de erros de escrita. A Teoria de Resposta ao Item foi novamente utilizada para avaliar a unidimensionalidade subjacente aos itens do ditado de palavras e do ditado de sintagmas e aos tipos de erros propostos. O cálculo da analise fatorial exploratória analisou o padrão e a força da invariância para sexo e escolaridade e, após, para o tipo de erro. Resultados: Uma lista de 17 sintagmas e outra com 21 palavras mostraram padrões predominantemente moderado e médio de grau de dificuldade e de poder de discriminar entre bons e maus escritores. Apenas os sintagmas diferenciaram as crianças por escolaridade. O grau de dificuldade de aparecimento dos erros variou entremoderado e muito difícil com predomínio de grau médio de discriminação. Curvas de Informação Total sobre os constructos avaliados foram obtidas. Medidas descritivas caracterizaram todos os erros encontrados a partir do crivo elaborado. Estudo 2:Método: Testes de processamento fonológico e consciência morfossintática avaliaram 231 dos escolares. Análise fatorial exploratória, foi aplicada para identificar variáveis preditoras da ocorrência de junturas intervocabulares e segmentações indevidas na amostra de escrita sob ditado de sintagmas. Conduziu-se o cálculo do Coeficiente de Spearman para investigar associações entre a ocorrência de junturas e segmentações e as variáveis fonológicas e morfossintáticas. Resultados: Apenas consciência morfossintática e memória fonológica de curto prazo mostraram impacto sobre a segmentação indevida e a juntura intervocabular, respectivamente, embora fortes correlações positivas tenham sido encontradas entre consciência fonológica segmentação indevida. A morfossintaxe mostrou-se variável latente no modelo proposto. Conclusão: Diferentemente da lista de palavras isoladas, a de sintagmas nominais mostrou-se capaz de identificar características da escrita dos escolares, segundo uma tipologia de erros que os categorizapor sua natureza ortográfica, fonológica ou sintático/semântica, diferenciandoos por agrupamento de nível de escolaridade, quanto à condição de melhor ou pior escrita. Junturas intervocabulares e segmentações indevidas estão presentes na escrita de escolares típicos em pequena frequência de ocorrência e estiveram associadas a habilidades do processamento fonológico e à consciência morfossintática. Esta, mostrouse variável latente no modelo proposto para o constructo que prevê habilidades de linguagem subjacentes ao aprendizado da escrita ortográfica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental e política pública educacional: uma abordagem interdisciplinar na perspectiva da intervenção social a partir do projeto Ocupe a Praça (São Paulo-SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2019-02-21) Pereira, Maria Cristina dos Santos [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; http://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/8588914656145970A Educação Ambiental desperta, entre vários atores sociais, a discussão sobre quem são os responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente. Nesse sentido, muitas escolas realizam atividades nessa área e tentam construir, junto com seus educandos, conceitos a respeito das responsabilidades com o entorno socioambiental que, por vezes, se refletem em ações positivas para a natureza. Dentro dessa perspectiva, uma escola municipal do ensino fundamental desenvolve várias atividades pedagógicas, dentre elas o Trabalho Colaborativo de Autoria, por meio do Projeto Ocupe a Praça, uma intervenção realizada na Praça Dr. José Ória, localizada no subdistrito de Vila Sônia, São Paulo, Capital. Os resultados do Projeto Ocupe a Praça serviram de dados para a investigação do presente estudo, que teve como objetivo avaliar se a política pública educacional representada pelo Currículo da Cidade, adotado no município de São Paulo, subsidia a corrente de Educação Ambiental Crítica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com coleta de dados mediante questionários mistos, levantamento documental do Currículo da Cidade, do Projeto Ocupe a Praça e dos Projetos Político-Pedagógicos da unidade escolar, entre os anos de 2012 a 2017. Os resultados foram tratados conforme a análise de conteúdo com a triangulação de dados. Eles indicaram que o Currículo da Cidade não está apoiando uma Educação Ambiental Crítica. No entanto, esta corrente pode estar presente nos espaços escolares se em seus projetos político-pedagógicos, estiverem contemplados debates e práticas interdisciplinares. Escolas construindo seus próprios currículos com uma abordagem da Educação Ambiental Crítica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ctsa e o ensino de ciências: uma proposta didática sobre ambientes marinhos e costeiros(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-30) Alves, Grace Victory Bueno da Costa Lima [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; Alitto, Renata Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5032799058159962; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/5172427931277904O meio ambiente é uma pauta política e social urgente, além de ser preocupante a situação em que nos encontramos é parte inseparável da vida. Deve-se aprender não só a reparar os danos, mas, principalmente, entender os mecanismos e relações que podem auxiliar a preservá-lo. Considerando como alternativa educativa a promoção de estratégias de ensino que valorizem a biodiversidade dos ambientes marinhos, o objetivo deste trabalho é analisar as concepções iniciais dos estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas do estado de São Paulo sobre ambiente marinho e sua relação com o cotidiano desses alunos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com três questões abertas (na plataforma google forms). Esse foi aplicado para 299 estudantes do ensino fundamental II de duas escolas públicas brasileiras. As respostas foram agrupadas por semelhança, para que pudéssemos agrupá-las em categorias. Além disso, a construção de uma sequência didática cujo enfoque foi a integração entre os projetos temáticos Biota/FAPESP – Araçá e Biota/FAPESP – Educação (Proc. 2011/50317-5), visando ser uma proposta para contribuir com o ensino de ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O público alvo foram alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, já que os conteúdos desta área costumam ser aprofundados neste momento na educação básica. Com o intuito de aprimorar a sequência didática, as aulas foram enviadas para avaliação por professores de ciências. Esta foi realizada segundo os critérios de validação desenvolvidos por Guimarães e Giordan (2012). As avaliações foram então agrupadas e analisadas de acordo com cada critério. Como resultado da análise das respostas dos estudantes em relação ao questionário foi possível perceber a necessidade de incluir maiores discussões sobre esse tema nas aulas de ciências com o propósito de oportunizar a ampliação do conhecimento dos estudantes sobre os ambientes marinhos. A sequência foi apontada, de modo geral, como bem estruturada, dinâmica, instigadora e coerente. Porém, houve críticas em relação ao tempo, falta de clareza de alguns dos conceitos abordados, entre outras, essas avaliações foram essenciais para refletir em relação ao que foi proposto e futuramente adaptá-la a diferentes realidades educacionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração e desenvolvimento de atividades práticas em ciências com base em planos curriculares federais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Nogueira, Taluan [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909A importância da realização de atividades experimentais de ciências nas escolas básicas brasileiras vêm sendo analisada pela literatura especializada há várias décadas. Muitas pesquisas trazem problemas enfrentados pelos professores em serviço, como a estrutura administrativa da escola, a periculosidade, a sobrecarga para o professor, a dificuldade para elaborar um plano experimental, a eficácia pedagógica em relação às aulas teóricas, entre outros. Outro problema relevante está relacionado às mudanças realizadas em orientações curriculares nacionais e estaduais, durante as trocas de governo, por exemplo, atualizações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), implicando a necessidade de reestruturações pedagógicas e laboratoriais. A hipótese desta pesquisa foi que há diversos conteúdos de ciências inseridos nesses planos federais que tenham uma tendência de permanência nas orientações curriculares, independente do governo em questão, e que estes conteúdos podem ser abordados de forma prática. Desse modo, essa pesquisa buscou identificar tais conteúdos e elaborar algumas propostas para auxiliar professores em serviço ou em formação, e, apresentou dois resultados (i) conteúdos que vêm permanecendo em currículos oficiais ao longo de algumas décadas; (ii) propostas de práticas ou experimentos, envolvendo diferentes graus de liberdade intelectual dos estudantes, que podem ser utilizados nos anos finais do ensino fundamental das escolas brasileiras, de tal modo que estes mesmos experimentos possam ser reutilizados em diferentes planos de ensino. Foram selecionados alguns conteúdos e elaboradas, testadas e sistematizadas algumas atividades práticas, buscando oferecer subsídios para os professores em sua prática profissional, oferecendo, também, material para ser utilizado na formação inicial ou continuada de professores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: revisão bibliográfica, ferramentas e estratégias.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Matos Neto, Benjamin Rodrigues [UNIFESP]; Ferreira, Yara Araújo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2428339911493615Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de artigos que abordam o ensino por investigação como proposta de orientação pedagógica em aulas de Ciências no Ensino Fundamental I. O ensino por Investigação pode ser caracterizado como uma abordagem didática que tem como objetivo desenvolver no aluno um senso crítico, a capacidade de formar opiniões, desenvolver a argumentação e elaborar conhecimentos. O Ensino de Ciências por Investigação no Ensino Fundamental I é de grande importância pois nessa idade conhecimentos começam a se desenvolver e consolidar, onde os alunos têm a maior criatividade e abertura para novos métodos de aprendizado. Isto propicia que os alunos desenvolvam sua autonomia intelectual e passem a ser protagonistas no processo de aprendizagem. A revisão desenvolvida neste trabalho procura auxiliar os professores os apontando quais ferramentas e estratégias são utilizadas no Ensino por Investigação, segundo a literatura atual, para colaborar com a aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental I. Consideramos que, conhecer os trabalhos acadêmicos sobre este tema, suas ferramentas e suas possibilidades de aplicação, pode nos fornecer parâmetros para a ampliar utilização dessas práticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi feita utilizando o Portal de Periódico da CAPES, o qual retornou um total de 76 resultados com os filtros utilizados, destes os 49 resultados indicados como mais relevantes foram escolhidos para análise. Após uma análise preliminar foram selecionados os 31 artigos que estavam relacionados aos Ensino Fundamental I. Os artigos foram categorizados e analisados com base em duas categorias: Metodologia da Pesquisa e Objetivo do trabalho, cada uma com quatro subcategorias. Com as análises dos artigos concluímos que o Ensino por Investigação auxilia no aprendizado e desenvolvimento dos alunos, e que este tem diferentes formas de ser utilizado. Desta forma, a compreensão das ferramentas disponíveis e dos resultados alcançados na aplicação do Ensino por Investigação no Brasil, com base na literatura, fornece parâmetros para avaliar sua efetividade no Ensino de Ciências. Observamos também a necessidade de pesquisas que se aprofundem em questões e perspectivas relacionadas ao Ensino Fundamental I, principalmente quanto a formação de professores e impactos do Ensino por Investigação a longo prazo. Assim, com esta pesquisa tentamos entender a relevância do Ensino por Investigação nos anos iniciais da vida escolar e quais seriam as estratégias e métodos para utilizá-lo no Ensino de Ciências. Através desse levantamento podemos compreender que o Ensino de Ciências por Investigação tem se tornado um tema cada vez mais relevante e recorrente, como método para desenvolver a Alfabetização Científica, cidadãos críticos e com autonomia intelectual.
- ItemRestritoGeneralização de padrões no ensino de álgebra: percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a uma situação didática.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06) Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127A presente pesquisa buscou contribuir para ampliar os estudo sobre o Ensino de Álgebra nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), dada sua importância nos documentos curriculares mais recentes da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e do Currículo Paulista (São Paulo, 2019), que definem uma "Unidade Temática" específica para "Álgebra". Tais documentos estipulam que a introdução do Ensino da Álgebra busque desenvolver do pensamento algébrico, a partir de uma de suas características: a generalização de padrões. Considerando o referencial teórico que evidenciou a importância de uma ação formativa, este estudo ainda teve como objetivo compreender como professores dos anos iniciais identificam e estabelecem um padrão através do processo de generalização. Para isso, os sujeitos desta pesquisa foram professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de São Paulo, do qual seis participaram. A metodologia adotada foi de ordem qualitativa, conforme descrita por Bogdan e Biklen (1994). A coleta de dados ocorreu através de uma sequência didática aos preceitos de Zabala (2007), em uma ação formativa de três encontros. As atividades propostas aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estavam relacionadas à observação e continuação de sequências numéricas e situações problemas, em contextos visuais e figurativos para a descoberta de padrão, através do processo de generalização. Ao refletir sobre os registros individuais de cada um dos docentes, salientamos a dificuldade da sistematização do pensamento algébrico por parte dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, seja ela realizada de forma oral ou escrita. Os resultados demonstram a importância da retomada de novos estudos que envolvam a generalização de padrões voltada para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental(Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2014-03-01) Mári-Kawamoto, Elisa [UNIFESP]; Campos, Luciana Maria Lunardi; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual Paulista (UNESP)Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled Human Body, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.
- ItemSomente MetadadadosA inserção da música nas práticas docentes de pedagogos nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Machado, Carolina Prado [UNIFESP]; Jardim, Vera Lúcia Gomes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0982059389262665; http://lattes.cnpq.br/3893692561154198; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)From assumptions that defend the relevance of teaching music into the people formation, this research aims to understand how the music is present in the pedagogical practices of the early years of the elementary school. Aware of the presence of teacher specialists in music in the municipal schools in Guarulhos, the research seeks to counter the reality between two different schools system; the Estate system and Municipal system. So, having in mind the possibilities of this research, it was selected to be analyzed two educational institutes located in Pimentas neighborhood, Guarulhos city.Through the interview semi-structured and research forms to be filled-in, once the target of the research are the teachers and the management team, the investigation took place regarding to the inclusion of music in teaching practice, which allowed the realization of the goals that guide educators to include music in their pedagogical proposal. Likewise, the research sought to scrutinize the factors the justify the presence or absence of music in teaching practices, as well as approaches to the research, in which themes like lack of resources, lack of adequate physical spaces emerged, specially the gaps in the process of teachers training. From the contribution of studies and researches into this area, this paper applies in an effort to engage the assumptions defended through the educational legislation with the reality found, which emphasizes the implementation of public policies that promotes the realization of what has been predicted in legal terms, taking as starting point the specialties of public schools in the current context.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogos em meio a materiais didáticos: usos e possibilidades em aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Santos, Marina Montagnini [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0269784660322566; http://lattes.cnpq.br/5850795209629702Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) faz parte de um Projeto FAPESP – Melhoria do Ensino Público denominado Formação Profissional de Professores e Gestão Democrática: uma parceria universidade-escola para a melhoria do ensino público, o qual foi desenvolvido pela UNIFESP, USP e E.E. Raul Saddi - escola campo do projeto. O objetivo deste trabalho foi propor e discutir possibilidades para inserção de alguns jogos em aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos estes que foram proporcionados à escola pelo projeto junto a demais materiais didáticos. Deste modo, através da identificação de todos os jogos dentre os materiais comprados e algumas classificações de acordo com suas características, entrevista com as professoras bolsistas, análises de relatórios e reuniões do projeto, além do estudo de referenciais teóricos, selecionou-se quatro jogos para serem discutidos conforme o objetivo proposto. Observou-se que diferentes concepções sobre os jogos e oportunidades na formação docentes vão influenciar a utilização destes e outros materiais em aulas de matemática. Considerou-se importante então, estudar as possibilidades de uso dos jogos de modo que eles tragam a valorização do trabalho em grupo, registros e problematizações, acreditando que eles unicamente não serão a solução ao ensino de matemática, mas sim uma possibilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Leitura de palavras e consciência fonológica no 2º ano do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Araujo, Maria Iulli Almeida [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Bueno, Gabriela Juliane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1696252021935641; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/8396077808240402; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: É consenso que as habilidades cognitivo linguísticas componentes do processamento fonológico são preditoras do aprendizado da leitura. A consciência fonológica é fundamental para o desenvolvimento da decodificação até o alcance do reconhecimento automático da palavra escrita. A pré-escola e o primeiro ano do ensino fundamental são a época de maior estimulação dessa habilidade metafonológica que ainda pode estar fortemente associada ao desempenho em leitura em ano escolar posterior. Objetivo: identificar correlações entre o desempenho em consciência fonológica e a leitura oral no 2º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a velocidade e a acurácia de leitura. Método: Estudo retrospectivo, transversal, de análise quantitativa. Do banco de dados anonimizado, foram selecionadas aleatoriamente informações sobre o desempenho em leitura oral de palavras isoladas de 26 escolares (16 meninas) regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de São Paulo. Computaram-se os acertos e o tempo total despendido na leitura. Foram calculados os valores dos parâmetros de fluência de leitura e os escolares agrupados segundo o melhor ou pior tempo de execução da tarefa de leitura, a partir da média. Também foi avaliada a consciência fonológica (acertos em tarefa de exclusão fonêmica). Método estatístico: Os valores dos dois grupos foram comparados pelo Teste de Mann Whitney e o cálculo do coeficiente de Spearman investigou a presença de correlação entre as variáveis, nos dois agrupamentos estabelecidos. O valor de significância estatística adotado foi igual a 5,0 %. Resultados: Para nenhuma das variáveis foram observadas correlações estatisticamente significantes. Sendo assim, não houve correlação entre parâmetros da leitura e o desempenho em consciência fonológica. Conclusão: Consciência fonológica e a acurácia na leitura de palavras não se correlacionaram no 2º ano do EF, apesar de haver diferenças entre as pontuações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Polígonos: uma análise em livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-29) Pinheiro, Alef [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/7969071703263002A Matemática porta uma gama de conhecimentos que podem ser explorados. Neste trabalho houve a intenção de fazer uma pesquisa no campo da Geometria, em especial envolvendo o tema de polígonos nos livros didáticos e alguns documentos norteadores do currículo brasileiro. Este estudo teve o objetivo de analisar o tema dos polígonos nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental. A justificativa do tema veio pela minha experiência em unidades curriculares referentes a estágios e práticas pedagógicas. A base do referencial teórico foi apoiada em diversos autores, como Pimentel (2014) e Rezende (2015) e entre outros, que com seus trabalhos foram fundamentais na construção desta pesquisa, e os documentos norteadores da educação básica, sendo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, formam os pilares do trabalho. A pesquisa documental qualitativa foi escolhida para a metodologia desta pesquisa, pela natural conexão com objetivo da pesquisa em analisar os livros do sexto ano do ensino fundamental. Ao analisarmos três materiais de diferentes coleções obtivemos resultados semelhantes, levando em consideração os critérios elaborados com base no referencial teórico. Verificamos o conteúdo dos livros nas páginas referentes ao tema, e partindo de uma análise minuciosa, pontuamos algumas considerações que podem facilitar ou dificultar o aprendizado dos estudantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A resolução de problemas de aritmética no ensino primário : um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-09) Virgens, Wellington Pereira das [UNIFESP]; Silva, Maria Celia Leme da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aims to identify the characteristics and purposes for using Problems in teaching Arythmetics in primary school in the State of São Paulo, from the 20s to the 40s, as well as how these Problems were transformed by changes arising from the different educational-pedagogical proposals for teaching. Research sources analysed were manuals for teaching Arythmetics and articles published in Pedagogical Journals that were in circulation during the period covered by the research, in order to verify which appropriations from different pedagogical idelogies on problem solving were present at these Journals. The methodology was based on the theoretical-methodological set of tools built by Historians, especially those from Cultural History, considering namely the concepts of representation, practice and appropriation as proposed by Roger Chartier, and the concepts of strategies and tactics, as per concepts introduced by Michel de Certeau. The results point to the consolidation of the characteristics of a Good Problem, built from the strategies of intelectuals connected to the “escolanovista” movement, according to which the Problems would be a medium for teaching Arythmetics, there would be the need for using Problems based on reality, interest by the child and usefulness for life, against Problems that would just be a mere application of the lessons studied. We conclude by stating that the purpose of using Problems for teaching of Arythmetics at primary school underwent significant changes throughout this period, becoming an important tool for gauging the learning and the capacity of thinking, being used on exams and pedagogical tests, and moving from an application resource of lessons previously taught in class to become a method for teaching Mathematics.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-22) Ispada, Ana Luzia Gomes de Oliveira [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/8068670110442740Nesta pesquisa, realizada em período de pandemia por Covid 19, investigamos a proposta de ensino de robótica, por meio da realização de atividades didáticas para os anos iniciais do fundamental, considerando alguns aspectos do ensino por investigação e experimentação. Envolvemos a utilização da placa Arduino combinada com sensores e atuadores para reprodução e criação de protótipos robóticos simples programados por meio de linguagens gráficas de problemas e soluções apontadas pelos alunos. Apresentamos a descrição da metodologia de ensino-aprendizado adotada em nossas aulas com os alunos do quinto ano de uma Escola Municipal de Educação Básica de São Bernardo do Campo - SP. Alguns dos resultados obtidos no que se refere a utilização da robótica com crianças de 10 anos em média foram: a possibilidade de desenvolvimento de aulas de programação de modo síncrono e assíncrono, impostas pela necessidade de distanciamento social, com pequenos grupos de crianças; contribuição da robótica educacional e programação para reflexões e raciocínio lógico; afetividade; autonomia; colaboração; trabalho em equipe; o significado do erro, e como está associado ao processo de ensino-aprendizagem e a curiosidade como potencializadores de aprendizagem. Embora não sendo o foco da pesquisa também elencamos alguns aspectos curriculares vinculados a disciplinas contemplados no projeto.