Navegando por Palavras-chave "Educação Infantil"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A ética do cuidado na educação(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-17) Sousa, Monique Rocha de [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Este trabalho aborda a ética do cuidado na educação, com foco no papel das mulheres como cuidadoras e nos desafios enfrentados na educação infantil. A introdução explora a construção social do cuidado como uma responsabilidade feminina, através da divisão sexual do trabalho. O objetivo do estudo é analisar a importância do cuidado de alta qualidade na primeira infância, a formação e capacitação dos educadores, e as políticas públicas que apoiam a educação infantil. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica de teorias e estudos sobre o cuidado, desenvolvimento infantil e políticas educacionais, além de análises de casos e boas práticas internacionais. Os resultados revelam que o cuidado de alta qualidade na educação infantil é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A conclusão reforça a necessidade de uma ética do cuidado que valorize o trabalho dos cuidadores e promova uma distribuição equitativa das responsabilidades de cuidado, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações artísticas no ambiente educativo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-13) Lima, Bruna Calogi Mirahy de; Araujo, Betania Libanio Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a reflexão acerca do ensino das Artes para crianças pequenas em ambiente escolar por meio de um relato de experiência. A disciplina de Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Arte trouxe diversas práticas e novas ideias de como trabalhar os conhecimentos artísticos que adaptados para cada idade poderiam ser explorados em diversos ambientes, inclusive no ambiente educativo, mesmo com crianças bem pequenas. A observação da prática e o estudo feito em conjunto com a leitura dos textos tiveram como foco a reflexão sobre a importância de estudar conteúdos de Artes para crianças pequenas e como esse exercício contribui para a formação e para a ampliação do repertório da criança. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças pequenas se beneficiaram com as práticas artísticas realizadas e pensadas para elas. Ficou evidente a importância do planejamento do tempo, espaço e conteúdo para a formação das crianças na educação infantil. As referências teóricas consultadas para os fins desta pesquisa foram obtidas nos livros de Anna Marie Holm, Baby-Art: Os primeiros passos com a arte (2005), ECO-ARTE com crianças (2007), Fazer e pensar Arte (2017) e no livro de Stela Barbieri, Interações: Onde está a arte na infância (2012).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alfabetização Científica na Educação Infantil: Os desafios e implicações de intervenções lúdico-didáticas para abordagem de astronomia(Doity, 2020-04-30) Magalhães, Thuane Santos Valverde; Santos, Emerson Izidoro dos; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-10) Pasquarelli, Estela; Araujo, Betania Libanio Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983; http://lattes.cnpq.br/1244031471562291Este estudo foi construído a partir de uma experiência fotográfica realizada com crianças de educação infantil, especialmente de 2 e 3 anos, em um colégio construtivista em São Paulo, inspirado nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. Com base no conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, observou-se o grande interesse das crianças pelos registros fotográficos e audiovisuais, dando início ao projeto "Através dos olhos das crianças pequenas… O que você vê?". Câmeras e materiais de observação não estruturados foram disponibilizados aos bebês para captar o cotidiano através de seu olhar. As experiências fotográficas resultaram em outras propostas derivadas do interesse das crianças nas imagens capturadas por elas. A pesquisa destacou a importância de replanejar a visão dos processos artísticos, promovendo a criatividade e a expressão livre das crianças. Dessa forma, podemos pensar na criança não como um universo vazio de significado e comunicação, mas como um ser pensante e produtor de linguagem. Observamos nesta pesquisa as múltiplas linguagens das infâncias, seja por meio de gestos e movimentos, ou então por meio de linguagens artísticas através do desenho, da fotografia e da exploração sensorial. As produções das crianças servem como registro documental para os educadores, impulsionando o desenvolvimento expressivo de cada criança. A fotografia, como registro documental, passa a ser uma forma de captar as vivências das infâncias, oferecendo um novo olhar sobre o mundo. As expressões linguísticas da criança, sejam elas verbais ou não-verbais, nos convidam a acessar seu cotidiano com curiosidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ASTRONOMIA NA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DE INTERVENÇÕES LÚDICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BASEADAS NA OBRA DE ZIRALDO(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-23) Valverde Magalhães, Thuane Santos; Santos, Emerson Izidoro dos; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859; http://lattes.cnpq.br/4324131102464072A presente pesquisa tem como objetivo investigar, por meio de um estudo de campo, como as intervenções didáticas contribuíram para o desenvolvimento da imaginação, criação e curiosidade das crianças – da educação infantil – acerca da temática Sistema Solar. As intervenções didáticas foram realizadas em uma escola da rede pública de Guarulhos com crianças de cinco e seis anos de idade, visto que acreditamos na importância da divulgação científica, e suas interconexões com os processos educativos, desde a infância. Essas intervenções tiveram como base, de elaboração, a coleção de livros de Ziraldo denominada Os meninos dos planetas. Isso porque queríamos dispor de uma ferramenta que, de alguma forma, já fizesse parte do cotidiano das crianças – como os livros infantis. Para elaborar as intervenções realizamos a análise de cada livro da coleção com base nas estratégias da intervenção didática, ou seja, práticas que conjugam processos investigativos e que favorecem a aquisição de conhecimento por meio de ações. Na perspectiva da sociologia da infância compreendemos as crianças como atores sociais, com ação e voz ativas. Dessa forma procuramos elaborar intervenções que dessem espaço ao protagonismo e à participação infantis. E, por isso, as intervenções partiram de escolhas realizadas pelas crianças. Para a coleta de dados utilizamos um formato de ficha de intervenção – registro de planejamento da intervenção – fotografias e gravações de vídeo. As atividades da pesquisa foram planejadas e desenvolvidas enquanto parte do programa Banca da Ciência, em sua vertente para a educação infantil, denominada projeto J.O.A.N.I.N.H.A e no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Unifesp, em subprojeto vinculado ao curso de Pedagogia. Adotamos, como metodologia, a pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Esta é, principalmente, uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores para que possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e o aprendizado de seus alunos e sujeitos de pesquisa. Para análise dos dados valemo-nos de uma ferramenta metodológica proposta por Shier (2001) que explora diferentes aspectos do processo de participação infantil. Com base nela, propomos um quadro de níveis para avaliação da participação infantil. O quadro indica duas propostas de análise, uma ligada ao planejamento e a outra com foco no processo de desenvolvimento da intervenção. Mediante esse quadro queremos analisar o nível de participação infantil, potencial e efetivo, de cada intervenção e o potencial de imaginação, criação e curiosidade das crianças estimulado/desenvolvido durante as intervenções. Consideramos que nossa pesquisa proporcionou, por meio das intervenções didáticas, experiências científicas que contribuíram com o processo de pré-alfabetização científica e, por sua vez, despertou a curiosidade e interesse pela astronomia, colaborando com o desenvolvimento do processo de imaginação e criação das crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O atendimento educacional especializado na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-18) Faria, Nivea Regina Marsura [UNIFESP]; Lourenço, Érica Aparecida Garrutti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268
- ItemAcesso aberto (Open Access)A ausência do brincar na educação infantil : relato de experiência de estágio extracurricular(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08) Campos, Priscila [UNIFESP]; Serrão, Célia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Este trabalho aborda um relato de experiência de estágio em um colégio privado na Zona Sul de São Paulo. Trata do brincar na Educação Infantil. Além da contextualização do relato, aborda a fundamentação teórica em torno do brincar, a infância e a Educação Infantil. O objetivo deste relato é problematizar a importância do brincar na organização dos tempos e espaços na Educação Infantil. A partir da experiência vivenciada, percebe-se a forte presença da representação de que a escola não é lugar de brincar, mas de “estudar”, segundo as referências da tradição escolar a qual a Educação Infantil está sendo forjada e conformada.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação na Educação Infantil de Guarulhos: uma análise da reforma educacional sob a perspectiva da cultura escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Gonçalves, Andressat Sandrini [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/8373080227893790; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The starting point of this work was a series of questions about the effectiveness of the Fact Sheet as a monitoring tool of teaching and learning process. The Fact Sheet is the official record of the student's development, serving as a means of assessing learning in Guarulhos' kindergarten. This research aims to investigate the use of this instrument by teachers, linked to their concepts of learning assessment, which could be hindering the proper use of the Fact Sheet. The hypothesis is that the use of this instrument is reduced mainly to fulfill a burocratic requirement of the Education System of Guarulhos. Three different data source were collected: documental source; secondary source and interview. Among the documentary sources there are documents provided by EPG Martins Pena and by the Department of Educational and Pedagogical Guidance (DOEP) of Guarulhos. Both were important to show the teachers’ views on the assessment of learning and the Fact Sheet. The secondary source is a reading protocol that systematizes the information collected from the documents. Finally, to understand and contextualize the establishment of the Fact Sheet and the education department's concept about it, the method chosen was the interview. With the data description it was possible to identify a contradiction in the position of several teachers. On one hand, they express a concept of assessment of learning permeated by theoretical concepts present in the education reform proposed by DOEP. On the other hand, they are critical to the Fact Sheet, bringing arguments based on the actions and difficulties of everyday school life, which reveal a concept of assessment built and fortified within the school culture. Data analysis was made in light of the theoretical framework of some authors who discuss the concept of School Culture, especially Frago and Sacristán. Through the concepts of school culture and educational reform, it was found that the adoption of the Fact Sheet has not been effected due to the disregard of the reformers with the school culture. The study leads to the conclusion that any kind of education reform or policy to be implemented and practiced must take into account the resistance structures built by the school culture so as to not deduct the internalization of a reform only by the retelling its concepts and also consider the scope of explicit and implicit goals for its implementation.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação na Educação Infantil: Um olhar para as orientações nacionais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-07) Hornink, Thais Regueira [UNIFESP]; Gomes, Marineide de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5335835681705245; http://lattes.cnpq.br/0547124486285556; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study left questions about how is the evaluation of the educational process of children in early childhood education. It is descriptive analytical, organized in a qualitative way, from documentary analysis. The sources of data collected refer to national guidance in the area of early childhood education. The paper presents three steps: search for available official documents and legislation that deals with the history of early childhood educations, with emphasis on the period 1988 to 2009; selection of official documents for the main orientation to the development of pedagogical work, highlighting the theme of the evaluation of early childhood education, and, finally, analysis of the selected documents. To this end, the main source for data analysis was the site of the Ministry of Education and Culture, it is possible to identify the conceptions of assessment in early childhood education, noting the concepts of quality in education and curriculum guide documents. It was used as the theoretical references of authors who discuss the concept of quality, curriculum and assessment in early childhood education in national policy documents of the period analyzes are complemented with different focuses and are related to the contexts of their production. A first concept relates more to the overall assessment of the child with focus on monitoring their educational process, with no intention of promoting and second, taking care of that first, it focuses more on promoting environments of the child‟s development and learning. Such considerations may contribute to the reflection on teacher training in early childhood education in initial and continuing education.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-04) Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Master's Dissertation Presents The Data Of The Research That Investigates The Presence Of The Theme "Baby" From 0 Years-Old To 2 Years-Old In The Curricula Of Pedagogy Courses In The State Of São Paulo, Brazil. This Study Was Carried Out Through A Keywords Data Collection, Considered As Descriptors, Obtained From The Curriculum Frameworks Of The Analyzed Institutions. In Order To Do This, This Study Considers Some Important Aspects Related To This Specific Theme. These Items Are The Following: The Nursery History In Brazil; The Transition Of Its Administrative Responsibility Towards To The Municipal Education Secretaries; The Society"S Perception On Baby As A Person That Have Legal Rights; The Study About Curriculum And The Way That Are Structured The Pedagogy Courses; And The Fun As A Way To Learn For Babies. Therefore, This Research Presents The Data Obtained From The Data Collecting, Explaining The Main Results And Conclusion About The Theme.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Brincar com elementos de natureza na Educação Infantil: contribuições de Therezita Pagani(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-07) Castro, Viviane de Oliveira [UNIFESP]; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490Esta pesquisa de conclusão de curso busca investigar as contribuições da educadora Thereza Soares Pagani para pensar a Educação Infantil a partir do brincar e o contato com a natureza. A realização da pesquisa se justifica pela necessidade de se pensar propostas educativas que contribuam para o desemparedamento das crianças pequenas, para o oferecimento de uma educação que garanta o direito das crianças à natureza e a brincadeira. As ideias da educadora, mais conhecida como Therezita Pagani, e contribuições para a Educação Infantil, são nacionalmente reconhecidas, porém ainda pouco investigadas no campo das pesquisas no campo da Pedagogia. Desse modo, a pesquisa será desenvolvida de maneira qualitativa a partir da realização de um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre a temática e da análise de entrevistas, reportagens, vídeos e documentários sobre Therezita, disponíveis na internet. A partir dos dados coletados espera-se trazer um panorama de suas ideias e concepções para o campo da Educação Infantil, enfatizando a importância do brincar para a criança, a necessidade do contato da natureza nos primeiros anos de vida. A pesquisa busca contribuir nas oportunidades que as crianças têm de se desenvolverem a partir dos elementos da natureza na Educação Infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Neves, Sabrina Ribeiro da Silva; Serrão, Celia Regina Batista; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429; http://lattes.cnpq.br/4005605675631899Este trabalho aborda a atenção dispensada ao brincar numa sala de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. A fundamentação teórica centra-se na importância do brincar para o desenvolvimento da criança e sua relação com a Educação Infantil, no tocante às dificuldades encontradas para efetivação do tempo e espaço do brincar na prática pedagógica de uma turma de crianças de 5 e 6 anos de idade. O objetivo deste Relato de Experiência é compreender como o brincar é visto e trabalhado nas escolas de Educação Infantil e para isto, recorremos à experiência vivenciada no acompanhamento da rotina, no período de fevereiro a dezembro de 2018. Notamos, ao longo da análise, que a Educação Infantil pode se tornar um espaço de preparação para o ingresso no Ensino Fundamental se o papel do brincar no processo de desenvolvimento da criança e a especificidade desta etapa da Educação Básica não forem compreendidas e apreendidas no processo de formação dos profissionais da área.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O brincar no espaço escolar: relato de experiência em uma turma de Educação Infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Silva, Geovana Solis Freire da [UNIFESP]; Serrão, Célia Regina Batista; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429O brincar é eixo norteador das propostas pedagógicas na Educação Infantil por propiciar o desenvolvimento integral das crianças e ser a atividade guia na idade pré-escolar. É devido ao brincar que as crianças se constituem como seres sociais, descobrindo-se e conhecendo a si próprio e o mundo que as cerca. Nesse sentido, este Relato de Experiência tem como objetivo refletir e compreender como funciona o brincar na escola de Educação Infantil e para isso, focamos nosso olhar na experiência vivenciada em 2023 durante a Residência Pedagógica de Educação Infantil, unidade curricular do curso de Pedagogia da Unifesp. Como referencial teórico, foi utilizado a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, além de estudos de Borba, Oliveira, Kishimoto e Grassi para refletir a respeito da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-05) Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]; Finco, Daniela [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Research Investigates The Gender Relations In The Small Child From The "Friday: Toy Day", In A Public Institution Of Early Childhood Education In The Countryside Of São Paulo. It Seeks To Understand What Values And Norms About Femininities And Masculinities Have Been Imprinted In Toys, How Gender Meanings Have Been Constructed Among Young Children, And How The Institution Organizes This Educational Practice. Through An Ethnographic Research With Girls And Boys Aged 5 And 6, It Reveals Which Types Of Toys Children Have Taken From Home To The Educational Institution Of Early Childhood, Their Choices, Exchanges, And Negotiations, And How Girls And Boys Create Different Gender Meanings In Their Play. The Research Has A Theoretical Reference At The Studies On Toys From The Sociological Approach Of The Childhood, The Childhood Pedagogy, And Gender Studies. Considering The Brazilian Reality, Marked By The Emergence Of Gender Violence In Different Contexts Of Society, And By The Regression In The Field Of Rights
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-16) Santos, Larissa Lins; Souza, Ellen de Lima; http://lattes.cnpq.br/2996966307456495; http://lattes.cnpq.br/5468705030260619O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cabelos crespos em contextos: práticas pedagógicas na Educação Infantil” tem como objetivo, apresentar uma discussão acerca do corpo negro e o cabelo crespo como manifestação de resistência identitária e cultural ao racismo, entranhado nas práticas diárias da sociedade brasileira. Tendo a Educação Infantil e as práticas pedagógicas como campo de observação, considerando este um dos primeiros espaços que desenvolvem práticas sociais de contato que se desdobram em processos educativos. Os dados foram retirados das experiências do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e gênero promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade - CEERT, foram selecionadas as práticas pedagógicas que se orientavam pela construção de identidade afirmativa tendo como eixo orientador a positivação do cabelo crespo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ciências e infância: trilhando caminhos o saber científico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-01) Pelat, Tainã Brasil Pantarotto [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/9959312702803460A presente pesquisa objetiva compreender como acontece o ensino de ciências na educação infantil – primeira infância - em uma escola de educação infantil da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa, de análise documental e triangulação de dados de três documentos: O Currículo da Cidade – Educação Infantil PMSP; o Projeto Político Pedagógico da Escola e o caderno de registro e planejamento docente. O referencial teórico foi construído a partir de legislações nacionais para a infância como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil (LDBEN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outras referências da área. As legislações nacionais e documentos institucionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo estabelecem alguns eixos estruturantes das práticas pedagógicas na educação da infância, tais eixos se tornaram as categorias de análise desta pesquisa, sendo elas: interação, brincadeira, escuta e protagonismo. Entende-se que o ensino-aprendizagem de ciências na educação infantil deve acontecer contemplando estas categorias. O caderno de registro e planejamento docente foi um documento essencial, que evidenciou a presença ou ausência destas categorias nos projetos de ciências desenvolvidos na infância, revelando como acontece o ensino de ciências em um centro de educação infantil. Diante da análise feita constatou-se que não só tais categorias eram contempladas, mas que a professora mobilizava saberes extracurriculares na promoção do ensino de ciências na infância.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ciências e tecnologia na educação infantil: relações de gênero em intervenções lúdicas na primeira infância(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Araujo, Paula Teixeira [UNIFESP]; Santos, Emerson Izidoro; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859; http://lattes.cnpq.br/1772144605308301Esta pesquisa apresenta o resultado de uma investigação sobre como meninas e meninos interagem, demonstram conhecimento e (des)interesses por temáticas científicas e tecnológicas em meio a intervenções lúdicas realizadas no contexto da educação infantil. Foi realizada no contexto da educação infantil, em uma escola do município de Guarulhos, São Paulo. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, e adota múltiplos instrumentos e procedimentos metodológicos em busca de lidar com os desafios de um estudo com e sobre as crianças além das participantes adultas. São considerados como participantes as 32 crianças, de 5 anos, e as adultas, professora e pesquisadora, implicando em um papel ativo destas no processo de pesquisa. A investigação buscou responder a questão norteadora: Como se dão as interações das meninas e meninos, em torno de temáticas científicas e tecnológicas abordadas por meio de intervenções lúdicas realizadas no espaço da educação infantil? Teve como motivação estudos recentes sobre a permanências das desigualdades de gênero no campo da Ciência e Tecnologia, em especial acerca da baixa representatividade feminina nas ciências exatas, e nas áreas denominadas STEM, apontando a necessidade de observar como se dão as interações das meninas e meninos com essas temáticas desde a primeira infância. Para isso, foram planejadas e desenvolvidas intervenções lúdicas com temáticas específicas (céu, mar, espaço e terra), com o intuito de criar um cenário propício para o processo de produção dos dados. Os registros foram realizados por meio de fotos, gravações de áudio e vídeo, identificando as interações das meninas e meninos em torno dos temas abordados. O processo de análise contou com a categorização de episódios com foco em três aspectos, a produção da cultura de pares, as manifestações de interesse e conhecimentos pelos temas e as relações de gênero, tendo como base referências dos estudos sociais da infância. Como resultado, identificamos diversas maneiras que as meninas e meninos expressam seus interesses e conhecimentos pelos temas abordados, utilizando várias linguagens. Em momentos específicos, notamos maior participação ativa dos meninos ao comentarem sobre determinados aspectos, apresentando um repertório mais amplo ao realizarem perguntas e expressarem seus conhecimentos em torno das temáticas, conforme observado em alguns episódios. Entendemos ser necessário novos estudos sobre os interesses, manifestações e produção das culturas infantis em torno de temáticas que envolvem conhecimentos científicos e tecnológicos, em diferentes contextos, assumindo as crianças como plurais e múltiplas, considerando as diversas categorias sociais que as constituem e atravessam as suas experiências de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento científico à luz das orientações curriculares da Educação Infantil: compreensão de coordenadores pedagógicos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-01-17) Souza, Gléssia Leles de [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/1855712201873589O presente trabalho investiga como as coordenadoras pedagógicas compreendem a organização das práticas pedagógicas, em especial, o trabalho com o conhecimento científico na Educação Infantil, tendo como base reflexões sobre os documentos curriculares e suas próprias experiências profissionais no município de São Paulo. Para esta pesquisa, foram considerados os documentos elaborados após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN) em 1996. A análise dos documentos levou em conta os materiais produzidos pelo MEC (Ministério da Educação) e as orientações curriculares publicadas pela Secretaria Municipal de São Paulo, mais especificamente as Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil (2007) e o Currículo da Cidade: Educação Infantil (2019), tendo em vista também a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017. Foram utilizadas as teorias de Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, Sônia Kramer, Tizuko Morchida Kishimoto e Maria Carmem Silveira Barbosa, que elucidaram as questões curriculares na infância. Tornou-se necessário aprofundar elementos referentes à alfabetização científica na Educação Infantil, tendo como referência Fiolhais (2005). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e ao longo de sua elaboração contou com a realização de um grupo focal e entrevistas individuais, com a participação de seis coordenadoras pedagógicas (CPs) que atuam em Centros de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo, para que as respostas fornecidas fossem confrontadas com as teorias estudadas. Em relação ao trabalho com o conhecimento científico, as CPs reconhecem que não há um domínio de áreas de conhecimento por parte dos educadores, mas que este fator não é relevante, pois o foco da Educação Infantil é a observação e a escuta das crianças, que dão indícios para o desenvolvimento das propostas que integram as diferentes áreas de conhecimentos. Assim, as CPs, em geral, não sentem falta de currículos mais prescritivos. Elas reconhecem que as propostas na área das Ciências ocorrem, muitas vezes, sem que os docentes percebam que tal interação faz parte de um conhecimento científico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corporalidades De Meninas E Meninos Na Educação Infantil: Normatividades E (Re)Significações De Gênero(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-27) Inoue, Laura Tereza De Sa E Benevides [UNIFESP]; Finco, Daniela [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Master's Research Aims To Understand The Process Of Social Construction Of The Bodies Of Girls And Boys In Child Education, Seeking To Identify Gender Norms And The Ways That Children (Re)Signify Them. It Was Based On An Ethnographic Study With Five-Years Old Children In A Municipal School Of Early Childhood Education In The City Of São Paulo (Emei). How Does The "Being A Girl" And "Being A Boy" Marks The Corporalities Of Children In Early Childhood Education? How Do Girls And Boys Express Gender Normativities In Their Bodies And How Do They Resignify Them? The Research Has The Sociology Of The Childhood, Studies Of Gender, Feminist Studies And Studies Of The Body As The Theoretical Reference. The Research Outcome Reveals That The Gender Norms Present In The Corporalities Of Girls And Boys, Reflected In The Forms Of Clothing, Adornments, Toys And Fantasies Marked By The Socially Established Expectations Of Femininity And Masculinity. It Shows How Small Children, Through Play And Movements, Experience The
- ItemSomente MetadadadosCrencas e atitudes educativas dos pais associadas a problemas de Saúde mental em escolares das tres primeiras series do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Victolo, Ymara Lucia Camargo [UNIFESP]