Navegando por Palavras-chave "Edith Stein"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)As colorações da alma na análise da pessoa humana segundo Edith Stein(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-17) Parise, Maria Cecilia Isatto [UNIFESP]; Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho, investigamos o conceito de alma e sua importância para a compreensão da pessoa humana segundo Edith Stein. Mostraremos, a partir de O problema da empatia (1916), A estrutura da pessoa humana (1932) e Ciência da cruz (1942), três obras de momentos distintos da vida da autora, um paralelo entre o modo como ela aprofunda a análise fenomenológica da alma, mantendo-se sempre vinculada ao método aprendido de Edmund Husserl, e sua vivência existencial de relação pessoal com Deus. Constatamos que em sua tese de 1916, O problema da empatia, Edith Stein já havia elaborado uma concepção estrutural da alma que passa a ser ampliada e aprofundada nas demais obras, sem sofrer grandes alterações. Desse modo, a análise fenomenológica do conceito de alma empreendida por Edith Stein nessas obras nos permite apontar para uma notável coerência e continuidade de seu pensamento nos diferentes períodos de sua vida, assim como sua estreita vinculação ao método fenomenológico de Edmund Husserl.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O eu a partir dos pensamentos de Edmund Husserl e Edith Stein(Univ Federal Ceara, Programa Pos-Graduacao & Filosofia, 2017) Tricarico, Clio Francesca [UNIFESP}On Introduction to Philosophy (Einfuhrung in die Philosophie), Edith Stein examines the question of knowledge, explaining the impossibility of knowing completely what individual is
- ItemAcesso aberto (Open Access)A identidade pessoal sob as perspectivas fenomenológicas de Edith Stein e Hedwig Conrad-Martius: um estudo sobre a essência singular do indivíduo humano(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-27) Tricarico, Clio Francesca [UNIFESP]; Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)On the analysis of personal identity through Edith Stein and Hedwig Conrad-Martius’ perspectives it is possible to identify the idea that to the singular essence of the human being is necessarily inherent not only an indeterminacy level as though the possibility of modification of its own essence due to the self-formation ability of the individual. By confronting the investigations carried out by those two phenomenologists, especially those concerning the questions of the being and the notion of essence, the consideration of the case will seek to clarify whether and how that idea is justified, since it seems to introduce a contradiction in the notion of essence itself, which would imply a fundamental character of immutability. The thesis to be defended is that, in the case of the human individual, thanks to its spiritual capacity – in particular, the freedom and the particularity of the self to transcend itself and reach its sense –, it is possible to admit the mutability of the singular essence, without loss of personal identity, by considering that its being is established precisely in the tension of two dimensions concerning the time: the transient and the eternal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Multiplicidade de Potências Anímicas e a unidade pessoal em Edith Stein(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-10) PEREIRA, Acácia Maria Dias [UNIFESP]; SAVIAN FILHO, Juvenal [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4408958484765167; http://lattes.cnpq.br/9014837671941891Edith Stein, em sua obra a Estrutura da pessoa humana, harmoniza o método fenomenológico com a filosofia aristotélico-tomasiana para descrever a constituição do ser humano. Dentre seus escopos, a filósofa tem a preocupação de descrever como se dá a unidade de cada indivíduo humano, apesar da multiplicidade de potências que o caracteriza. Busca também mostrar em que medida a multiplicidade de potências se manifesta por meio de atos nos diversos âmbitos do ser que elas integram. Segundo a pensadora, esses atos são realizados por meio de uma força que, transitando pelos três âmbitos da pessoa – físico, anímico e espiritual –, evidencia a totalidade do ser humano como uma unidade. Para melhor exprimir a unidade da pessoa, Stein vai ao encontro dos pensamentos de Aristóteles e, principalmente, de Tomás de Aquino, uma vez que este coincide com a sua descrição fenomenológica. Ambos admitem que os seres humanos integram os diversos âmbitos que formam o cosmos: a matéria, a vitalidade, o psiquismo e a espiritualidade. Stein acolhe a noção tomasiana de forma substancial que, nos humanos, consiste na alma. Por meio da descrição fenomenológica, Stein visualiza a alma humana de um modo peculiar, apresentando-a como um “espaço” de vida interior. Na alma, em sua “parte” mais profunda e íntima, chamada de núcleo da pessoa, habita um eu que é ciente de si e livre. A comunhão dos atos de uma pessoa compõe o seu caráter, que irradia do núcleo e configura toda a unidade de cada ser humano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma perspectiva sobre Edith Stein e a Fenomenologia(Univ Federal Ceara, Programa Pos-Graduacao & Filosofia, 2017) Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]This article aims to present a vision of the connection between Edith Stein and Phenomenology, based on the philosopher's own texts and on the understanding of her desire for truth as a desire for objectivity.