Navegando por Palavras-chave "Echinometra lucunter"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise ecotoxicológica das praias do litoral dos estados de São Paulo e Paraná, no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-06) Rodrigues, Natália Ribeiro [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; Flores, Juan Pablo Torres; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/3784787193226481; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os estudos de ecotoxicologia no ambiente marinho possibilitam a avaliação de efeitos tóxicos relacionados à presença de substâncias químicas no meio ambiente. Esses estudos permitem que seja feito o acompanhamento de impactos e avaliação de risco relacionados a locais contaminados e controle de efluentes. Diante disso, foi caracterizada a toxicidade de amostras de sedimentos das praias dos estados de São Paulo e Paraná. Para tanto, foram coletadas amostras de água nas praias do Sangava e Itaguaré, no litoral de São Paulo e nas praias do Paranaguá e Praia de Leste, no Paraná, em parceria com o projeto “Projeto Ondas Limpas na Estrada” da Sea Shepherd Brasil. Foi utilizado o teste crônico de curta duração empregando embriões de ouriço-do-mar de acordo com a norma ABNT- NBR 15350/21. Recém fertilizado, os embriões de Echinometra lucunter coletados em Ilha Das Palmas, Santos/SP, foram expostos ao tratamento controle (água do mar natural filtrada) e as amostras de sedimentos das praias do estado de São Paulo e Paraná. Os parâmetros limitantes foram analisados no início e final do experimento (pH, Temperatura, Salinidade e Oxigênio Dissolvido), e os mesmos foram mantidos em fotoperíodo de 16h/8h por um período de 42 horas. A análise das amostras das praias próximas a regiões portuárias revelaram níveis mais elevados de toxicidade em comparação com as amostras de regiões mais afastadas do porto e áreas menos movimentadas. Isso indica o impacto negativo das atividades portuárias no ambiente marinho. Esses resultados destacam a necessidade de medidas de controle ambiental rigorosas nas áreas portuárias para minimizar a contaminação e proteger os ecossistemas costeiros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação dos efeitos biológicos da orfenadrina no desenvolvimento embriolarval de ouriço do mar - Echinometra lucunter (Echinoidea - Equinodermata)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-12) Pinto, Mariana Aparecida Henrique Gonçalves [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/4596695112660596; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Currently, about 10,000 tons a year of pharmaceuticals and personal care products (FPCPs) are consumed worldwide. Drugs are widely used in medicine and veterinary medicine in order to fulfill their therapeutic function, having environmental persistence. These compounds are called pollutants of emerging concern and are not properly regulated. In recent decades, there has been growing concern regarding the occurrence and possible effects of these substances on non-target organisms, due to the continuous release and low removal rates in traditional wastewater treatment processes. The situation is aggravated in developing countries like Brazil, where only 49.8% of cities have some type of sewage collection, and only 70% of them undergo any treatment. Taking this scenario as a basis, the objective of the study was to evaluate the toxicity of orphenadrine, a drug used worldwide for over 50 years and detected in the marine environment in trace quantities, through the embryolarval development of sea urchins of the species Echinometra lucunter. The results of this work showed that the increase in the concentration of orphenadrine is proportional to the decrease in the growth rate of the hedgehogs. The study can contribute to the development not only of mitigation measures and marine life conservation strategies, but also to the elaboration of specific legislation that can govern the consumption and proper disposal of drugs that have orphenadrine as an active compound.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação dos efeitos da orfenadrina no desenvolvimento embriolarval de Echinometra lucunter(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Silva, Victor Simões da [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/1759959213703351; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os efluentes constantemente lançados no mar não recebem um tratamento apropriado para que se retire completamente os componentes químicos dos FPCPs, fazendo com que esses resíduos com potencial farmacológico ativo ainda possam causar implicações na vida marinha. Ao serem lançados no ambiente, esses compostos tendem a interagir e acumular no sedimento, que passam a funcionar como repositório e fonte de contaminação para organismos bentônicos e organismos pelágicos. Essa interação com o sedimento transforma esses contaminantes através de processos químicos e cria subprodutos que são mais reativos, podendo aumentar sua biodisponibilidade. A orfenadrina é o composto ativo de diversos fármacos amplamente utilizados no mundo. No Brasil, parte destes medicamentos são isentos de prescrição médica e são utilizados em níveis elevados pela população. Pela falta de êxito dos tratamentos tradicionais para a completa remoção desses compostos nos efluentes, esses fármacos podem ser encontrados no mar, próximo a regiões urbanas e há estudos que demonstram maior concentração da orfenadrina no ambiente na matriz água em comparação a matriz sedimento. Diante disso, o estudo avaliou os efeitos da orfenadrina no desenvolvimento embriolarval dos ouriços no sedimento. Foi possível observar efeito direto do fármaco no desenvolvimento e embora a concentração utilizada pelo estudo tenha sido menor que a ambiental, o estudo sugere mais pesquisas com diferentes tempos de exposição e organismos diferentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação ecotoxicológica de praias da Baixada Santista e litoral norte do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Gonçalves, Ruan Ataulo Muniz [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/1829801883745835; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao longo do tempo, a atividade antrópica costeira vem desequilibrando, progressivamente, o ecossistema marinho. Em especial, portos, lançadores de efluentes e o turismo são algumas das atividades que mais se destacam nesse âmbito. Visando analisar o impacto dessas variáveis, o presente trabalho contou com a parceria da Sea Shepherd Brasil que, através do “Projeto Ondas Limpas na Estrada”, compartilhou amostras de sedimentos da Praia das Vacas (São Vicente – SP), Itaquitanduva (São Vicente – SP), Mongaguá (SP) e Praia Brava (São Sebastião – SP) para estudo. Utilizando essas amostras, foi realizado um teste crônico de curta duração com embriões de Echinometra lucunter (ouriço-do-mar) fertilizados in vitro seguindo as normas ABNT – NBR 15350/21. As amostras sedimentares de cada local, mais a amostra controle, composta exclusivamente por água do mar filtrada- foram divididas em quadruplicata, tendo seus parâmetros de salinidade, pH, oxigênio dissolvido e temperatura medidos ao início e ao final do processo de 42 horas, o qual submeteu-se a um fotoperíodo de 16h/8h. Os embriões foram alocados em cada uma das amostras, e, ao final do processo, analisou-se a quantidade de indivíduos larvais desenvolvidos. O resultado revelou que, as praias mais próximas às regiões portuárias e de lançamentos de efluentes apresentaram maior toxicidade, contrastando com os locais de menor interferência antrópica, os quais apresentaram um menor nível de toxicidade. Tal resultado demonstra a imprescindibilidade de medidas mitigadoras em regiões portuárias com alto índice de atividade humana a fim da manutenção da biota.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fontes e causas da poluição nas águas na Baía de Santos e seus impactos na vida marinha(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Gonçalves, Vinícius de Souza [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Sistema Estuarino de Santos e a Baía de Santos estão localizados nas proximidades de diversos centros urbanos, sob pressão de diversas atividades portuárias e industriais. A população urbana e as atividades econômicas da região acarretam na geração de diversos tipos de impactos ambientais, que por sua vez, acabam afetando os ecossistemas marinho e estuarino da região. A área estudada sofre com a deposição de esgoto urbano não tratado ou com a deposição de esgoto urbano tratado, porém o sistema de tratamento de efluentes não é capaz de impedir que todos os tipos de substâncias nocivas cheguem ao mar. O esgoto de origem doméstica carrega diversos contaminantes, os fármacos são utilizados pela população e são excretados na urina e fezes, gerando impactos para a fauna da Baía de Santos. A principal atividade industrial na região da Baixada Santista está relacionada com o petróleo e gás, que juntamente com a atividade portuária, é responsável pela presença de compostos orgânicos de origem do petróleo nos ambientes aquáticos da região (mar e estuário). A presença de poluentes nos ambientes estuarino e marinho leva a impactos à fauna aquática local, este estudo identificou quatro espécies marinhas empregadas como parâmetro para avaliação e discussão dos impactos destes poluentes na biota aquática: Mugil curema (peixe), Crassostrea rhizophorae e Perna perna (bivalves) e Echinometra lucunter (ouriço). Dentre os impactos ambientais encontrados há alterações no desenvolvimento embrio-larval, alterações na produção de enzimas, alterações em DNA, bioacumulação de substâncias em tecidos e alterações na estabilidade de membranas de organelas celulares.