Navegando por Palavras-chave "EUA"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência norte-americana sobre a contrarrevolução na América Central ao fim do século XX: estudo sobre Guatemala, Nicarágua e El Salvador(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Santi, Isabela Thomaz [UNIFESP]; Santos, Fabio Luís Barbosa dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5107759022294795; http://lattes.cnpq.br/1440766030440940O objetivo da pesquisa é estudar o desenvolvimento da contrarrevolução na Guatemala, Nicarágua e El Salvador, no período da Guerra Fria, e os interesses e influência norte-americana sobre o movimento. Dessa forma, deseja-se analisar o posicionamento dos EUA após as revoluções nacionais e movimentos sociais em cada país, e como as forças revolucionárias administraram tais embates. Coloca-se como hipótese a proposta de validação sobre como o imperialismo histórico dos EUA, na América Central, deixou raízes e cicatrizes na região. Tanto por tal dominação resultar em muitas das causas das revoluções, bem como por estampar a forte influência de Washington sobre as elites nacionais para a organização de seus interesses.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os instrumentos regulatórios internacionais para a delimitação das atividades das empresas militares privadas reflexões a partir da Guerra no Iraque (2003-2011).(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-10) Cangerana, Larissa Barroso [UNIFESP]; Puig, Juliana de Paula Bigatão [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0403944436136199O artigo objetiva analisar até que ponto as leis da guerra e as iniciativas regulatórias dos Estados confluem com o modo de operação do setor militar privado nos conflitos armados. Desta forma, busca-se estabelecer pontos de conexão entre a maturidade das disposições normativas e as repercussões que eventuais transgressões a elas provocam aos responsáveis. Para tanto, utiliza-se como estudo de caso o emprego de empresas militares privadas pelos Estados Unidos na Guerra no Iraque, entre 2003 e 2011. A análise do conflito iraquiano, associada aos conceitos discutidos ao longo do artigo, permite que sejam identificados os aspectos positivos e negativos do relacionamento entre Estados e empreiteiros militares privados. Também são relacionados os efeitos da terceirização da guerra para os civis presentes no ambiente em conflito. Neste artigo, verificou-se que ainda há uma grande incerteza em relação ao status legal dos agentes privados em cenários de conflito, fato que contribui para a ausência de mecanismos robustos e eficientes de fiscalização dos serviços prestados pelas empresas militares privadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Brasil frente às crises na cadeia global de semicondutores(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Oshima, Alexandre Takahiro [UNIFESP]; Ferreira, Guilherme Augusto Guimarães [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1141741782092601Resumo: O presente artigo analisa a indústria de semicondutores, destacando sua importância estratégica e os desafios enfrentados pelo Brasil para se posicionar nesse setor de forte interdependência, avaliando as políticas implementadas pelo governo brasileiro nas últimas duas décadas. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados quantitativos e qualitativos, além de revisão bibliográfica, para identificar as características da indústria e avaliar as estratégias adotadas no Brasil. O ingresso do Brasil nesse setor foi tardio, o que limita suas chances de se tornar uma referência global na produção de semicondutores. No entanto, essa entrada permite que o país atenda parte de suas necessidades internas, reduzindo vulnerabilidades em futuras crises. Em nome de dar seguimento a esse fim, existe a necessidade de criar um consenso em torno da agenda de desenvolvimento dessa indústria no país. Dada a natureza dinâmica e inovadora do setor, o estudo contribui ao analisar as estratégias estatais e ao sugerir a continuidade de pesquisas que explorem caminhos para o avanço da indústria brasileira, considerando os desafios impostos pelo cenário global.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel do uso das mídias sociais na eleição de Barack Obama de 2008(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Gouveia, Pedro Rosa [UNIFESP]; Costa, Karen Fernandez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0680877261356609; http://lattes.cnpq.br/0680877261356609Este artigo busca entender o papel das mídias sociais durante a campanha de Barack Obama à presidência dos EUA em 2008. Investigaremos o papel dos fundos arrecadados para a campanha à presidência e sua relevância para o seu sucesso ou fracasso. Além disso, investigaremos as estratégias utilizadas pela equipe Obama para a alta arrecadação. Prosseguimos para uma conceituação sobre as mídias sociais, as mutações na internet, bem como discutiremos sua credibilidade como fonte de informação e refletiremos sobre o uso dos dados. Faremos uma retomada histórica do uso da internet durante as corridas presidenciais nos EUA até 2008, destacando estratégias e inovações no uso da mídia. Partindo para as estratégias da campanha de Obama, desde as táticas para criar um movimento de base até uma análise comparativa sobre o uso do Facebook entre as principais campanhas.