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- ItemAcesso aberto (Open Access)Acessibilidade nas aulas à distância Guia Básico(Laura Ferreira Theodoro, Rafaella de Petta Souza, 2020) Theodoro, Laura Ferreira [UNIFESP]; Souza, Rafaella de Petta [UNIFESP]; Nagaoka, Márcia Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3167960241409404; http://lattes.cnpq.br/7452900765078215; http://lattes.cnpq.br/3554142919645884; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e proporcionar maior acessibilidade e inclusão à todos os estudantes, o e-book trás conteúdos, plataformas e dicas básicas referente a temática de acessibilidade e inclusão para auxiliar os docentes na produção das aulas remotas e materiais digitais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Assédio moral entre docentes de instituição pública de ensino superior do Brasil(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-01-01) Caran, Vânia Cláudia Spoti; Secco, Iara Aparecida de Oliveira; Barbosa, Dulce Aparecida [UNIFESP]; Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz; Iindústria Sucro Alcooleira no Estado de São Paulo; Universidade Estadual de Londrina Hospital Universitário; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)OBJECTIVE: To identify the existence of moral harassment (SA) among professors in a public university in Brazil. METHODS: This was a quantitative, descriptive and sectional research; the sample consisted of 54 professors (62.8%) who answered questions about moral harassment at work. RESULTS: Most were women (92.6%), between 40 and 59 years (72.2%), working at the institution less than 15 years (61.1), 40.7% admitted being victims of SA at work, 59.3% knew the fellow who had suffered SA and 70.4% stated that it is a common problem in the institution. The cases described participation of: chiefs, superiors, peers, teachers and advisers. CONCLUSION: Universities are places where there is competition for positions and for research/publication resources, which facilitates the occurrence of this phenomenon. The individualities must be overcome with ethical values such as equity and solidarity to avoid the happening of moral harassment.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da postura corporal estática e da força dos músculos respiratórios e sua correlação com a produção e qualidade vocal em professores do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Cialdini, Rita de Cassia Vasconcelos [UNIFESP]; Behlau, Mara Suzana [UNIFESP]Objetivo: Caracterizar as alteracoes da postura corporal estatica e quantificar a forca dos musculos respiratorios em professores do ensino fundamental, na cidade de Fortaleza/CE, correlacionando estas alteracoes com a producao e qualidade de voz. Metodos: A observacao viabilizou a realizacao da pesquisa por meio de um questionario, formado por uma serie ordenada de perguntas abertas que oportunizaram o conhecimento do perfil dos sujeitos de amostra; inclusao do nome, idade; genero, tempo de atividade profissional, area de atuacao e historia pregressa; o enfoque dos habitos dos professores relativos as praticas de atividades utilizadas antes e apos o desempenho profissional; bem como as reacoes posturais, alteracoes do padrao respiratorio, tensao muscular, estresse fisico e cansaco vocal. Os sujeitos da amostra foram submetidos a uma inspecao visual e a palpacao do estado geral da postura, inclusive a observacao geral do padrao respiratorio e do comportamento vocal frente as alteracoes posturais e respiratorias. Utilizando as maos, a pesquisadora realizou apalpacao dos musculos da cintura escapular e dos ombros, bem como dos pontos de tensao ali existentes. Utilizou-se o manovacuometro, aparelho destinado a reproduzir de forma confiavel a forca e a resistencia dos musculos respiratorios para a medicao da Plmax e PEmax. Completando o instrumento de pesquisa utilizado, foram apresentados questionamentos subjetivos destinados a coletar informacoes sobre a auto-avaliacao dos sujeitos, com relacao as queixas e aos procedimentos que utilizavam, como alternativa para alcancar e melhorar postura, respiracao e voz. Resultados: Os dados obtidos atraves da avaliacao da postura corporal estatica, resistencia muscular respiratoria, producao e qualidade de voz indicaram que: o padrao respiratorio dominante foi o toracico 45 por cento; 86,7 por cento dos pesquisados nao realizaram pratica vocal; o diafragma, com 48 por cento e acessorios com 35 por cento preponderaram na avaliacao dos grupos musculares respiratorios; as medias de Pressao Respiracao Maxima foram Plmax -80cmH20; PEmax +120cmH20; Plmax -90cmH20 e PEmax + 120cmH20; a postura tensa predominou com 40 por cento seguida da postura cifotica, com 25 por cento; a confrontacao de queixas globais com queixas vocais apresentou 90,9 por cento; o cansaco fisico predominou como fator negativo na postura com 30,9 por cento. Conclusao: A partir da analise critica dos resultados com a presenca de fatores associados na literatura, e possivel concluir que: as alteracoes ou disfuncoes preexistentes na postura corporal estao presentes nas alteracoes de conduta vocal em individuos que utilizam abusivamente a voz; dores musculares, disfuncoes respiratorias e ma postura alteram prioritariamente a producao da voz, e, secundariamente, interferem no sistema fonatorio; a Saúde vocal e indicativa de qualidade de vida de professores que utilizam a voz como instrumento de trabalho profissional; as alteracoes posturais e musculares respiratorias se interrelacionam com a funcao e o desempenho vocal de professores
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções e práticas dos profissionais que exercem atividade docente sobre seu papel na formação ético-moral do estudante de medicina da UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Serodio, Aluisio [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A formação ético-moral dos estudantes de Medicina configurase como um fator de grande importância, considerando sua futura atividade profissional. Além dos cursos de Ética e Bioética, podemos afirmar que tal formação ocorre, em grande parte, no contexto do “currículo oculto”, ou seja, pela observação, pelo aluno, de seus professores, que passam a ser referências como exemplo. Objetivo: Investigar, sob a ótica dos profissionais que exercem atividade docente na graduação em Medicina da UNIFESP, seu papel na formação ético-moral dos estudantes. Procedimentos Metodológicos: Profissionais (docentes, médicos contratados, residentes e pós-graduandos) foram submetidos a um questionário. Os dados quantitativos foram submetidos a análises estatísticas apropriadas e os dados qualitativos foram estudados utilizando-se uma análise de conteúdos. Resultados: Os participantes da pesquisa acreditam que a universidade tem um papel considerável na promoção do desenvolvimento moral dos estudantes de Medicina. Segundo os pesquisados, os cursos formais de ética não têm importância central. Processos informais, especialmente o exemplo demonstrado pelos professores, são considerados decisivos para a formação éticomoral e os pesquisados estão relativamente satisfeitos com seu desempenho neste sentido. Os participantes não perceberam, por parte da instituição como um todo e de cada disciplina em particular, a devida preocupação com a formação em questão. Consideram ainda, que as condições de trabalho inadequadas e a baixa remuneração são fatores que dificultam a performance ética dos médicos. Considerações Finais: Nossos resultados, bem como dados da literatura, evidenciam que a escola médica influencia, de fato, o desenvolvimento moral de seus estudantes. É preciso que a universidade reconheça esta missão e se organize para realizá-la, através da integração do ensino da Ética como tema transversal que perpassa todo o currículo e da conscientização e preparo do corpo docente para atuar na promoção do desenvolvimento moral dos estudantes de Medicina.
- ItemRestritoA congada de ilhabela na construção de uma educação para a diversidade étnico-racial.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-02) Fortes, Vitor [UNIFESP]; Santos, Patrícia; http://lattes.cnpq.br/5205163871513241; http://lattes.cnpq.br/9635363289290603Esta dissertação busca compreender as origens e construções da Congada de São Benedito em Ilhabela, a relação que se estabelece entre a “festa” e os docentes de História do município e como ela pode apoiar a luta contra a discriminação e racismo, funcionando como mais uma ferramenta para o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08. A pesquisa passa pela análise histórica da Congada, a discussão sobre currículo e seu papel na inserção das questões étnicoraciais, além de entrevistas com docentes de História que trabalham na rede municipal de ensino de Ilhabela, buscando entender as representações que produzem sobre o evento e como compreendem ser possível utilizá-la em uma proposta de educação antirracista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-02-22) Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No ensino sistematizado em Enfermagem, o Enfermeiro assume o papel de responsável pela formação de novos profissionais, tanto no ensino superior como no profissionalizante em Enfermagem. Outros profissionais podem atuar em disciplinas de conteúdos básicos, porém os conteúdos técnicos pertinentes a categoria profissional são executados exclusivamente pelo Enfermeiro. Partindo deste pressuposto, objetivou-se no estudo desvelar o preparo pedagógico de enfermeiros professores de um curso técnico profissionalizante em enfermagem, identificando as estratégias pedagógicas por eles utilizadas em sua atuação docente. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa ancorada na trajetória metodológica da análise de conteúdo descrita por Bardin, seguindo o modelo proposto por Szymanski. Fizeram parte da amostra dezoito professores de Enfermagem. A primeira questão norteadora sobre o preparo pedagógico do Enfermeiro possibilitou o emergir de quatro categorias que traduzem o cotidiano do trabalho, como um local de aprendizado, a realização de estratégias pessoais para sua atualização e as contribuições Graduação e Pós-Graduação com este preparo. A segunda questão norteadora aborda as estratégias pedagógicas utilizadas na sua prática, dando origem a duas categorias, a primeira é relativa às divergências conceituais do que vem a ser estratégias pedagógicas, pois um grupo relata a utilização de recursos materiais como estratégias, além de parte dos sujeitos da pesquisa utilizar estratégias conservadoras e outros inovadoras havendo assim, uma dicotomia entre os pares. Conclui-se que no cenário investigado, o Enfermeiro tem Licenciatura, contudo, os resultados nos remetem a uma reflexão sobre as fragilidades do conhecimento pedagógico deste profissional que atua na docência. Tal fato permite inferir que, enquanto enfermeiros educadores, é essencial o preparo pedagógico, possibilitando a este adequar-se as práticas pedagógicas e assim atuar na formação de egressos com perfil que atenda às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Técnico Profissionalizante e em consequência as necessidades mercadológicas que almejam por um profissional que possa ter conhecimentos, habilidades e atitudes, norteados por valores e princípios éticos.
- ItemSomente MetadadadosCorrelação entre avaliação perceptivo-auditiva, auto-avaliação vocal e qualidade de vida em voz em professores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-03-31) Morais, Edna Pereira Gomes de [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To correlate teacher vocal deviation and self assessment to voice-related quality of life. Method: a cross-sectional observational and correlational study of 73 first to fifth grade female elementary teachers aged between 25 and 55 years and who had vocal complaints. Participants answered a sample determination questionnaire and were asked “how do you judge your voice?”; had their sustained vowel /a/ and connected speech (counting from one to ten) recorded to make up the samples of voices that were to go through auditory-perceptual evaluation using the visual analogue scale; and answered the voice-related quality of life (V-RQOL) questionnaire. CCI was calculated, with CI95%, in order to verify the agreement ratio among interviewers. The ANOVA test was used to calculate each interviewer’s means. Descriptive statistics were used to characterize the sample and the Spearman correlation coefficient for the correlation among self-assessment, auditory-perceptual evaluation, and VRQOL. The Mann-Whitney test was employed to compare the mean values between sustained utterance and connected speech. The significance level was 5% and the statistical software Minitab 15.1 was the choice for calculations. Results: The extent of vocal deviation was moderate for sustained vowel and mild to moderate for conected speech. Total VRQOL score was 72, social-emotional control was 80.5 and physical 66.2. There was correlation between the teachers’ vocal self-assessment and VRQOL. Conclusion: Correlation was not seen between auditory-perceptual evaluation and VRQOL, just between the latter and self-assessment.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O desafio da inserção das metodologias ativas no ensino em saúde: narrativas de docentes(Universidade Federal de São Paulo, 2020-06-01) Pereira, Adriana Teixeira; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/4243991547231921; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem na área da saúde vem se tornando cada vez mais contestado na medida em que avança nas diferentes práticas pedagógicas, por meio da inserção de novas metodologias. Objetivo: Analisar e explorar a compreensão dos docentes atuantes em instituições de ensino público e privado sobre as metodologias ativas e as mudanças no ensino em saúde da cidade de São Paulo. Método: a metodologia empregada foi a História Oral de Vida. Foram realizadas dez entrevistas individuais abertas, com algumas perguntas de corte, que possibilitaram a produção das narrativas dos docentes, de ambos os sexos, (psicólogos, médicos, biomédicos, enfermeiros, pedagogos, comunicadores sociais) e de diferentes níveis de atuação (cursos técnicos, graduações, pósgraduações). A análise qualitativa dos dados está fundamentada no método de imersão e cristalização com base na Abordagem Fenomenológica Hermenêutica. Resultados e discussões: a partir das análises das entrevistas, surgiram as três principais categorias de temas: 1. Os docentes frente às Metodologias Ativas: responsabilidades, atribuições e bases teóricas; 2. Os docentes frente à Tecnologia da Educação a Distância: problemas e desafios; 3. A valorização docente frente às Políticas Educacionais: o desafio das capacitações e do treinamento. A discussão está ancorada no diálogo entre os trechos narrativos dos colaboradores à luz das Políticas Públicas Nacionais. Conclusões: Foram evidenciados os benefícios nas estratégias de ensino ativo nos cursos da saúde, pois favoreceram melhorias no aprendizadoassistência; facilitaram as relações interpessoais entre professores-alunos, alunosalunos e alunos-comunidades. A desvantagem dos métodos de ensino ativo é o fato de dependerem de cada contexto institucional, regional, social, cultural, político, econômico e ideológico. De modo geral, a implementação das metodologias ativas no ensino em saúde está em um processo gradativo de: desconstrução/construção de paradigmas educacionais, adaptação/avaliação dos docentes e dos discentes. Ainda há lacunas na qualificação/valorização dos docentes e ausência de infraestrutura institucional. Exige-se, em longo prazo, maior aproximação e construção de diálogos com todos os envolvidos no sistema educacional: professores, coordenadores, diretores, gestores, instituições, sociedade, políticas e órgãos governamentais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dimensão didático-pedagógica na formação de docentes da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - EAP-APCD Central(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Wright, Denise Allison [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo se propoe analisar a formacao de professores que ministram cursos de aperfeicoamento profissional em Odontologia na Escola de Aperfeicoamento Profissional da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas em sua unidade Central (EAP-APCD Central), identificando a dimensao didatico-¬pedagogica nessa formacao. 0 referencial teorico adotado privilegiou um dialogo com dimensoes historicas da Odontologia e do ensino odontologico, procurando nesse percurso destacar a importancia da formacao docente como um processo reflexivo. A metodologia abrangeu como sujeitos 60 professores que ministravam cursos de aperfeicoamento na EAP-APCD Central durante o primeiro semestre de 2005. 0 processo de coleta de dados foi realizado por meio de um questionario semi-estruturado, e o processo de analise dos dados buscou apreender significados tendo como referencia a analise tematica. A discussao dos resultados permite identificar, no ambito do perfil, um numero similar de professores do sexo feminino e masculino, sendo que 70 por cento atuam na profissao docente ha mais de dez anos. Quanto a titulacao, significativo e o numero de especialistas, mestres e doutores. As concepcoes sobre didatica e pedagogia apreendidas apresentam fortes tracos de transicao entre um olhar ainda centrado na forma tradicional e uma perspectiva que compreende a docencia como uma pratica social que envolve a construcao do conhecimento. As experiencias formativas apresentam-se como relevantes, sejam elas construidas nos cursos de Pós-graduação stricto sensu, no exercicio docente, na observacao de professores mais experientes. As lacunas didaticas relatadas pelos professores revelam a necessidade de ampliar e aprimorar espacos formativos para a docencia universitaria em Odontologia
- ItemAcesso aberto (Open Access)Distúrbios da voz em docentes: revisão crítica da literatura sobre a prática da vigilância em saúde do trabalhador(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012-01-01) Santana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa de; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Departamento de Psicologia Social e Institucional; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To analyze scientific bibliographic production on the practice of occupational health surveillance related to voice disorders in teachers. Search STRATEGY: The Cochrane Handbook precepts which involves the formulation of the question to be investigated, the location, the studies selection and articles' critical evaluation were followed. SELECTION CRITERIA: The articles published between 2000 and 2011 were selected in the PubMed, LILACS, MEDLINE database, and the Cochrane Library using the descriptors voice disorders; teachers, occupational health, workers' health surveillance. DATA ANALYSIS: Texts were analyzed, using a standardized form when the following data were collected: objectives, research design, characteristics of the study group, obtained results and discussion on the practice of surveillance related to voice disorder. RESULTS: Initially, 141 studies were identified. After reviewing the titles and abstracts, considering inclusion and exclusion criteria, verifying consistency with the topic researched and eliminating the ones which were concurrently in more than one database, 32 articles were effectively analyzed for relating in the findings and/or conclusions to the practice of surveillance related to voice disorders in teachers. CONCLUSION: The practice of monitoring workers' health was evidenced in this research mainly as the identification of risk factors associated with voice disorders in teachers, aimed at the transformation of the working conditions and the assurance of quality of assistance to these workers as professionals.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Amaral, Marcia Regina de Toledo Costa [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos de formação e práticas de professores enfermeiros do nível técnico. O referencial teórico compreendeu uma revisão histórico-teórico-conceitual sobre o Ensino Técnico no Brasil; implantação e características do Ensino Técnico de Enfermagem e discussão der dimensões da do docência no Ensino Técnico. A metodologia, orientada pela perspectiva da pesquisa qualitativa, compreendeu um processo de produção de dados a partir da aplicação de questionário e entrevista com 18 docentes que atuam no Ensino Técnico de Enfermagem em instituições da zona leste da Cidade de São Paulo. Os resultados foram analisados por meio de análise temática, configurando-se sete núcleos perfil dos professores enfermeiros, práticas docentes desenvolvidas no Ensino Técnico de Enfermagem, concepção de ser docente, ingresso na docência, formação como professor, experiências e demandas. O ser professor assumiu múltiplos sentidos, implicando comprometer-se com o outro e, em alguma medida, representar uma interlocução que contribua para a formação do aluno em uma perspectiva de cidadania, delineando-se a dimensão política do exercício da docência. A análise dos dados coletados possibilita afirmar que há demandas dos professores enfermeiros que precisam ser consideradas quando se defende uma educação profissional que transcenda o aspecto tecnicista e um ensino técnico em enfermagem de qualidade e compromisso com a sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Nascimento, Alaíde Oliveira do [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como perspectiva inserir a Educacao Alimentar e Nutricional no Curriculo Escolar. No ambiente escolar o professor e aliado potencial na construcao de conhecimentos sobre temas relativos a Seguranca Alimentar e Nutricional. O objetivo deste estudo e diagnosticar as concepcoes e competencias dos professores e o papel social da escola no que tange a Educacao Alimentar e Nutricional tendo em vista subsidiar a construcao de um programa de Educacao Continuada, em atencao aos preceitos da Lei nº 11.947/2009. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada em tres escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para coleta de dados foram utilizadas duas estrategias: a analise documental e entrevistas semiestruturadas. Sobre os dados coletados foi realizada analise tematica. As unidades de significado foram selecionadas em funcao dos objetivos especificos. Para efeito da analise documental, foram utilizados os Projetos Politico-Pedagogicos de tres escolas e entrevistas semi-estruturadas. Foi possivel inferir que ha intencao dos professores em desenvolver o ensino de forma a possibilitar ao aluno ser agente ativo da aprendizagem e construtor do seu conhecimento. Verificou-se a necessidade de instrumentalizar os professores atraves de um programa de formacao continuada voltada para melhor desenvolvimento de acoes de educacao alimentar no ambiente Escolar
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Permanente e Gestão Acadêmica no Ensino Superior em Saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-03-29) Pedotti, Cleusa Fernandes Cassetti [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como objetivos investigar a Educação Permanente no âmbito da gestão acadêmica em um campus de ensino superior em saúde, procurando insumos para seu aperfeiçoamento, levantar as concepções de gestores sobre a Educação Permanente em suas áreas de atuação, identificar as atividades desenvolvidas em Educação Permanente nesse campus e os nós-críticos que dificultam ou impossibilitam a sua implantação e conhecer as sugestões para o aprimoramento dos processos de gestão através desse tipo de educação. Utilizou-se a abordagem quali-quantitativa; numa primeira etapa, foi aplicado um questionário em formato Likert a 60 docentes do campus investigado. Em uma segunda etapa, com objetivo de aprofundamento e melhor compreensão dos dados, foi realizada entrevista semiestruturada com os docentes ocupantes de cargos de gestão do referido campus. Os docentes envolvidos no projeto reconhecem a importância e relevância da Educação Permanente para seu aprimoramento pessoal e profissional, mas sentem a necessidade de iniciativas mais efetivas de aperfeiçoamento de suas práticas, bem como de maior conhecimento das concepções de Educação Permanente, muitas vezes confundidas com Educação Continuada. Os professores de uma forma geral como os que estão no exercício da gestão não têm clareza da relação entre a Educação Permanente e a Gestão Acadêmica. Com as exposições das dificuldades encontradas pelos docentes em cargos de gestão e a falta de prévio conhecimento técnico sobre as questões da área, os professores sugerem que o tema “Gestão Acadêmica” entre na pauta da Comissão de Desenvolvimento Docente, de forma institucionalizada, preparando-os para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia e que estas experiências sejam o instrumento de suas aprendizagens e transformação de suas práticas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino em Geriatria na graduação das escolas médicas do estado de São Paulo na óptica dos coordenadores de curso ou da disciplina(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Povinelli, Bibiana Marie Semensato [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O envelhecimento humano e uma realidade nacional. Projecoes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), apontam para um crescimento expressivo, atingindo a cifra de 40 milhoes de idosos em 2030. Nestes grupo populacional, observa-se a modificacao do perfil de doencas, com maior morbimortalidade, um incremento de doencas cronico-degenerativas e a falta de uma rede de apoio para dar suporte as consequencias advindas do envelhecimento. Observa-se carencia de profissionais para atender a tal demanda e pouca valorizacao nos curriculos de graduacao da area de Saúde. Frente as mudancas politicas no Brasil, com a promulgacao do Estatuto do Idoso e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduacao em Medicina, o objetivo deste trabalho foi analisar a situacao atual do ensino de geriatria nos cursos de graduacao de medicina das escolas do Estado de São Paulo. A partir da optica dos coordenadores de curso ou disciplina, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, estabelecendo um perfil destes sujeitos e suas concepcoes sobre o ensino de geriatria para alunos de graduacao do curso medico, alem da analise das instituicoes que contemplam esta tematica, a carga horaria e os momentos de insercao curricular. De forma complementar, foi desenvolvido um instrumento especifico para analisar as competencias necessarias para a atuacao do medico em relacao ao envelhecimento, os cenarios de ensino, as estrategias ensino-aprendizagem e as formas de avaliacao. As competencias foram elaboradas a partir de documentos oficiais das sociedades internacionais, que ditam diretrizes essenciais que um aluno de graduacao em medicina deveria desenvolver para se tornar apto a cuidar de idosos. Apesar de conteudos de geriatria existirem na maior parte das instituicoes analisadas, ainda ha uma defiCiência em muitos aspectos do curriculo, como questoes eticas, de desenvolvimento de habilidades e atitudes em relacao ao paciente com faixa etaria avancada e de conhecimento de servicos de suporte e de atencao basica de Saúde. Deve-se colocar em discussao a interdisciplinaridade, a atuacao em equipe, a formacao docente e do aluno de medicina para o cuidado ao idoso, visando a construcao de um profissional consciente do seu papel social e da humanizacao do seu trabalho
- ItemSomente MetadadadosEstágios curriculares de nutrição em saúde coletiva: trajetórias e percepções de supervisores docentes do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-24) Freitas, Alexandra Correa De [UNIFESP]; Juzwiak, Claudia Ridel [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo
- ItemSomente MetadadadosEstrategias de enfrentamento em professores com queixa de voz(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Zambon, Fabiana Copelli [UNIFESP]Objetivos:Compreender as estrategias de enfrentamento utilizadas por professores com queixa de voz, comparar as diferencas entre os que procuram ou nao tratamento fonoaudiologico e verificar a relacao entre enfrentamento e analise perceptivo-auditiva, sinais e sintomas de voz e restricao de participacao e limitacao nas atividades vocais. Metodos: Participaram da pesquisa 90 sujeitos, divididos em tres grupos com idades semelhantes: Grupo 1 (G1) formado por 30 professoras com queixa de voz e que buscaram tratamento fonoaudiologico; Grupo 2 (G2) formado por 30 professoras com queixa de voz e que nunca buscaram tratamento fonoaudiologico; Grupo 3 (G3) formado por 30 professoras sem queixa vocal. Foram realizados os seguintes procedimentos: aplicacao do questionario de identificacao e caracterizacao pessoal e do trabalho, gravacao de material de fala para analise perceptivo-auditiva do desvio vocal, Lista de Sinais e Sintomas de Voz, Protocolo Perfil de Participacao e Atividades Vocais u PPAV e Protocolo de Estrategias de Enfrentamento nas Disfonias u PEED. Resultados: Em relacao a analise perceptivo-auditiva do desvio vocal houve diferenca estatisticamente significante entre os grupos com queixa (G1+G2), que apresentaram vozes desviadas em grau leve a moderado, e o sem queixa que apresentou voz dentro da variabilidade normal da qualidade vocal (media para G1 de 49,9, G2 de 43,7 e G3 32,3; p<0,001). O G1 teve maior media de sinais e sintomas de voz (G1=8,6 G2= 6,6 e G3 apenas 2,0 sintomas; p<0,001) e apresentou maiores escores em quase todas as dimensoes do PPAV (p<0,001), com excecao de efeitos no trabalho e efeitos na comunicacao social. Os individuos com queixa tiveram a tendencia a usar mais estrategias com foco no problema e os que procuraram tratamento fonoaudiologico apresentaram maior escore no PEED (G1=45,4; G2=38,5 e G3=9,5; p<0,001). Os aspectos que tiveram correlacao com o PEED nos tres grupos foram: para G1 grau do desvio vocal, escore total do PPAV e escores parciais auto-percepcao da voz, efeitos na comunicacao diaria, efeitos na emocao e Pontuacao de Restricao na Participacao; no G2 apenas escore total do PPAV e parcial efeitos na comunicacao diaria e G3 todos os dominios do PPAV. Em nenhum grupo os sinais e sintomas tiveram correlacao com o enfrentamento. Conclusao: Professores com queixa de voz usam mais estrategias de enfrentamento com foco no problema, sendo que os que buscam tratamento fonoaudiologico usam um numero ainda maior de estrategias. Os sintomas de voz tem influencia na procura por tratamento fonoaudiologico, porem nao se correlacionam com o enfrentamento em si. De modo geral, quanto maior a percepcao de limitacao e restricao na participacao em atividades vocais, maior o uso de estrategias de enfrentamento
- ItemSomente MetadadadosEstudo da pratica docente no ensino O-Line da Unifesp virtual(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Novais, Maykon Anderson Pires de [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da prática docente no ensino O-Line da Unifesp virtual(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-06-24) Novais, Maykon Andersom Pires de [UNIFESP]; Sigulem, Daniel [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo realizou 14 entrevistas não estruturadas com docentes, pioneiros na atuação em cursos on-line da UNIFESP Virtual, com os quais se objetivou desvelar as possíveis transformações provocadas pela Educação a Distância(EAD) na atuação docente presencial e na prática assistencial. Os discursos coletados foram analisados, pelo método qualitativo e aglutinados em grupos de significados convergentes e tendo os resultados as seguintes unidades: Infra-estrutura, Uso pessoal dos recursos de informática, Impressões sobre EAD, Intensidade de Dedicação, Interatividade, Benefícios da EAD, Prática Docente e Mudança Assistencial. Estas unidades foram classificadas comoBenefício de utilização e adaptação a EAD e Observações pertinentes a participação na EADe na utilização dos recursos de informática. Isto possibilita inferir que e a prática docente virtual foi geradora de mudanças positivas de comportamento, em especial de transformações na relação professor/aluno, as quais permitiram um ganho de intertividade e a geração de expectativas diferentes daquelas observadas na prática educativas presencial. Houve uma apropriação significativa dos recursos tecnológicos e das atividades pedagógicas usadas nos cursos on-line, para as esferas pessoal e assistencial em relaçõa a técnicas e recursos de informática usados nos cursos virtuais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Exercícios de função vocal e uso de amplificador de voz: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Teixeira, Leticia Caldas [UNIFESP]; Behlau, Mara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2274436726620746; http://lattes.cnpq.br/8618920926450590; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: avaliar a efetividade dos Exercicios de Funcao Vocal e do uso do amplificador de voz, acrescidos de orientacoes para higiene vocal em professoras com disfonia comportamental. Metodos: 162 professoras foram distribuidas aleatoriamente em tres grupos, com igual numero de participantes: Grupo Exercicios de Funcao Vocal (GEFV), grupo uso do amplificador vocal (GAV), e grupo controle (GC). As intervencoes tiveram a duracao de seis semanas, realizadas por graduandos de Fonoaudiologia, treinados. O GC nao recebeu intervencao no periodo. Os desfechos aferidos antes e um mes apos o termino das intervencoes foram os escores das dimensoes do Protocolo do Perfil de Participacao e Atividades Vocais - PPAV, as medidas acusticas de F0, jitter, shimmer e NHR, o grau de desvio da qualidade da voz e o padrao laringeo na analise visual otorrinolaringologica. As avaliacoes perceptivo-auditiva da qualidade vocal e perceptivo-visual do padrao laringeo e da analise foram realizadas por juizes fonoaudiologas e otorrinolaringologistas, respectivamente e de forma cega quanto a condicao do exame (pre ou pos-intervencao). Resultados: grupos eram comparaveis quanto a idade, carga horaria e ciclo de ensino. Os resultados intragrupos mostraram que apenas o GEFV apresentou mudancas efetivas em todas as dimensoes avaliadas. O GAV mostrou mudancas efetivas em algumas dimensoes do PPAV e em alguns parametros da analise acustica. Os resultados intergrupos mostraram que o GEFV apresentou mudancas positivas em todas as dimensoes do PPAV em relacao ao GC. O GAV quando comparado ao controle mostrou tambem resultados positivos em algumas dimensoes do PPAV. Quanto ao desfecho da analise acustica intergrupos, apenas a F0 ficou mais elevada para o GEFV, porem sem significado clinico. Segundo a avaliacao perceptivo-auditiva da voz intergrupos houve um gradiente de melhora com as intervencoes, maior para o GEFV seguido do GAV. No desfecho do padrao laringeo houve diferenca intergrupos apenas para o GEFV em relacao ao controle. A proporcao de melhora no GEFV foi maior em relacao ao GAV e a significancia entre os dois limitrofe. Considerando-se o desfecho laringeo e do PPAV houve maior progresso no GEFV em relacao aos outros grupos. O risco relativo (RR) de melhora para o GEFV foi 2,75 vezes maior comparado ao GC e 1,57 vezes maior comparado GAV e eficacia da intervencao terapeutica com os EFV foi de 50% comparado ao controle e de 36,4% comparado ao GAV para o desfecho PPAV. No desfecho laringeo, o RR para o GEFV foi 4,2 vezes maior em relacao ao GC e 1,9 vezes maior do que GAV. A eficacia da intervencao terapeutica com os EFV foi de 32,7% comparado ao controle e de 23,3% em relacao ao grupo amplificador de voz. O numero necessario para tratar (NNT) mostrou que se previne um caso de piora da autopercepcao vocal em cada tres pacientes com disfonia comportamental que se submetem aos EFV e em cada cinco pacientes que se submetem ao uso do amplificador vocal para ambos os desfechos. Conclusao: os Exercicios de Funcao Vocal e o uso do Amplificador Vocal com cuidados de higiene vocal apresentam evidencias de efetividade manifestadas em diferentes dimensoes. O exercicio de funcao vocal e superior ao uso do amplificador vocal considerando-se a autopercepcao do impacto da disfonia, a qualidade de voz e o padrao laringeo. O uso do amplificador de voz promove mudancas efetivas restritas a autopercepcao do impacto da disfonia. A ausencia de uma intervencao terapeutica, piora a disfonia comportamental em professores
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