Navegando por Palavras-chave "Diversidade"
Agora exibindo 1 - 20 de 28
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações educacionais afirmativas: iniciativa LIFT – uma análise dos resultados e impacto(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-08) Jesus, Kaique Pereira de [UNIFESP]; Brelaz, Gabriela de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5241645954064212; http://lattes.cnpq.br/7460294201166116O objetivo principal desta pesquisa foi realizar um estudo de impacto e resultados da Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação) como programa educacional de ação afirmativa na vida profissional dos bolsistas universitários que passaram pelo programa. E como objetivos específicos, analisou-se a efetividade do programa quanto a empregabilidade dos participantes e a percepção dos bolsistas quanto a evolução durante o programa em aspectos pessoais e profissionais, como empoderamento, pertencimento e carreira. Sendo o objeto da pesquisa a Iniciativa LIFT, uma ação afirmativa, desenvolvida pelas empresas Goldman Sachs do Brasil e Linklaters, que ao perceberem a dificuldade em atração de pessoas negras para suas posições, iniciaram um programa piloto com o propósito de preparar e subsidiar o desenvolvimento de universitários negros bolsistas do programa, através do ensino de um segundo idioma, o inglês, além do desenvolvimento de Hard e Soft Skills por meio de mentorias individuais, encontros mensais e workshops. A análise do programa, avaliou a efetividade dos resultados na vida dos participantes dos 3 ciclos já realizados até o momento, por meio de dados secundários ofertados pela coordenação do LIFT, dados primários coletados através dos questionários aplicados nos participantes, e nos relatos das entrevistas. Ao fim, as informações consolidadas servirão de business case para organizações no mercado, além de retroalimentar a coordenação do programa com um relatório a partir das respostas dos participantes, elencando os pontos para melhorias levantados pelos antigos participantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A análise da inserção feminina no mercado de trabalho do setor financeiro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Zuza, Aline Mayumi Suzuki [UNIFESP]; Azevedo, Marcia Carvalho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7735307216322291; http://lattes.cnpq.br/7920430838481643O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação das mulheres no mercado de trabalho no setor financeiro a fim de verificar os fatores que impactam a inserção feminina neste segmento. Buscou-se analisar os principais fóruns abertos e gratuitos que abordassem o tema e tivessem relatos da percepção das mulheres inseridas no setor de forma a analisar as características dos ambientes corporativos da área financeira. O foco dessa pesquisa foi investigar fatores como preconceito, equidade feminina, ações afirmativas como um conjunto de fatores que impactam a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. Para isso foi feita uma apresentação da evolução histórica da mulher no mercado de trabalho até a chegada no Mercado Financeiro. Com relação ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram coletados dados a partir da transcrição de relatos da percepção de mulheres em fóruns de discussão voltados ao tema. Foi utilizada a análise qualitativa para verificar a existência de fatores relacionados ao ambiente organizacional e ao indivíduo que impactam diretamente a inserção feminina no Mercado Financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte como resistência nas juventudes LGBTQIA+ da Unifesp campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Furlaneto, Alice Rodrigues [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359Entendendo a pluralidade das trajetórias de LGBTQIA+ e assumindo as juventudes como uma categoria que deve ser analisada na perspectiva da diversidade, esse trabalho buscou conhecer a realidade de estudantes LGBTQIA+ do campus da Universidade Federal de São Paulo da Baixada Santista a partir da arte e da representatividade de pessoas LGBTQIA+ que fazem parte da trajetória deles/as/us, como afirmação identitária e modo de resistência às opressões . A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com realização de uma roda de conversa e uma entrevista semiestruturada. Ao longo do trabalho, foi possível perceber a forma que a cisheteronormatividade se faz presente nas famílias, escolas, serviços de saúde e universidades que fizeram parte da trajetória jovens LGBTQIA+. Em contrapartida, as redes de apoio e a representatividade com a presença de pessoas LGBTQIA+ nas artes, na mídia e na política se mostraram importantes formas de resistir a essa norma e criar novas formas de ser e estar. A partir desse trabalho, espera-se contribuir e criar novas reflexões e conhecimentos sobre a realidade de jovens LGBTQIA+.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Assembleia de nematodas como modelo para a hipótese da heterogeneidade ambiental: estudo de caso na margem continental do Atlântico Sul(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Nascimento, Yago Ferreira [UNIFESP]; Santos, Larissa Gomes Salomão dos [UNIFESP]; Gallucci, Fabiane [UNIFESP]; Watanabe, Luciana Erika Yaginuma; http://lattes.cnpq.br/8289022098201801; http://lattes.cnpq.br/8179208642568772; http://lattes.cnpq.br/5341498314761578; http://lattes.cnpq.br/6694198793813961; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A hipótese da heterogeneidade ambiental, desenvolvida inicialmente por MacArthur & MacArthur (1961) estabelece que naqueles ambientes onde o grau de heterogeneidade é maior, há maior oferta de recursos, permitindo a coexistência de um maior número de espécies. Esta relação da heterogeneidade ambiental e a diversidade de espécies já foi testada para vários organismos, sendo que na maioria dos casos tiveram relação positiva. Enquanto a contribuição de diferentes fatores ambientais tem recebido considerável atenção no entendimento da estruturação das comunidades bentônicas ao longo de gradientes em sedimentos das margens continentais oceânicas, o papel da heterogeneidade ambiental, em particular sua relação com a diversidade, tem sido menos explorado. Este estudo teve por objetivo testar a hipótese da heterogeneidade ambiental utilizando a assembleia de nematódeos como modelo, visto sua alta representatividade numérica e grande riqueza de gêneros em sedimentos marinhos, considerando as variações ambientais e biológicas ao longo de gradientes batimétricos e latitudinais em parte da margem continental do Atlântico Sul. Foi testada a hipótese de que a variação biológica aumentaria de acordo com o aumento da variação ambiental. No gradiente latitudinal a variação biológica aumentou de acordo com a profundidade; já a variação ambiental não apresentou um padrão no que diz respeito a batimetria. Quando avaliado o gradiente batimétrico, não foi possível constatar uma variação relevante entre os transectos tanto na variação biológica quanto na ambiental. A regressão linear feita com ambos os gradientes deixou claro, confirmando a hipótese, de que existe uma relação positiva entre a heterogeneidade ambiental e a diversidade de espécies.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da diversidade morfofuncional entre as comunidades microplanctônicas em 3 regiões costeiras do litoral paulista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Silva, Caroline Gomes de Andrade [UNIFESP]; Barrera-Alba, José Juan [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8344948488470601; http://lattes.cnpq.br/4846132132565859; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ambientes aquáticos são afetados por diversos fatores, principalmente os sistemas estuarinos que são caracterizados por gradientes físicos e biológicos transitórios, como também por constantes e repentinas flutuações, que determinam a seleção de espécies planctônicas adaptadas a desenvolver respostas rápidas e que assumem expressões ecológicas, fisiológicas e morfológicas específicas. Atividades antrópicas intensificam a eutrofização em ambientes aquáticos, que por sua vez conduz mudanças adicionais na estrutura da comunidade planctônica, afetando inclusive à biodiversidade do sistema. Dada a sua importância como base das redes tróficas, o estudo da diversidade do fitoplâncton é fundamental para entender os efeitos dessas mudanças sobre a comunidade planctônica geral. O sistema estuarino de Santos é considerado uma região costeira antropicamente eutrofizada devido à forte urbanização e por albergar um dos maiores portos da América Latina, já o complexo estuarino lagunar de Cananéia-Iguape pode ser considerado como um sistema naturalmente eutrófico e a região costeira de Ubatuba considerada meso-oligotrófica. Dessa maneira, o presente trabalho objetivou realizar uma análise comparativa da diversidade morfofuncional através do levantamento e compilação de dados secundários sobre microfitoplâncton e das variáveis ambientais presentes em cada região. Com isso, foram identificados 13 grupos morfofuncionais conjuntamente para as três regiões de estudo, 11 grupos morfofuncionais para o sistema estuarino de Santos e também para a região costeira de Ubatuba e 10 grupos morfofuncionais para o complexo estuarino lagunar de Cananéia/Iguape. Considerando todos os estudos compilados, a região que apresentou maior riqueza específica foi Cananéia/Iguape e a que apresentou menor riqueza específica foi Ubatuba. Índices de diversidade funcional - dispersão funcional (FDis), uniformidade funcional (FEve) e riqueza funcional (FRic) foram calculados para os estudos que apresentavam valores de densidade ou abundância relativa dos táxons. O maior FRic foi observado na região de Ubatuba e o menor para o estuário de Santos, demonstrando que a eutrofização pode diminuir a riqueza funcional e também a uniformidade funcional por conta da perda de traços funcionais característicos para algumas funções ecológicas.
- ItemEmbargoCaracterização da fauna de Pentatomidae (Insecta; Hemiptera; Heteroptera) da caatinga(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-29) Miranda, Alexandre Martiniano [UNIFESP]; Schwertner, Cristiano Feldens [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0688968753503433; https://lattes.cnpq.br/2850161762205476Caatinga, the biggest seasonally dry rainforest of neotropics, is a natural region neglected and has its diversity poorly studied. The faunistic studies in this biome are still scarce. The insects, even with its great ecological importance in different biomes, still have its knowledge classified as insufficient on Caatinga. Pentatomidae, hiper diverse family including more than 1.600 spp in the neotropical region, has a great focus on studies in the Atlantic Forest and Pampas biome. Aiming to reduce the existent gap in this important brazilian biome, this project proposes the characterization and diagnosis of Caatinga Pentatomids. Data obtained here come from literature records and from recent samples realized since 2018 to 2021 within the project “Diversidade e Conservação de Hemiptera (Insecta) da Caatinga” (CNPq/ICMBio/FAPs/421413/2017-4). The federal areas were selected to include different ecological aspects, like vegetation, altitude and climate, were included fou areas: Ecological Station from Aiuaba (Ceará), National Park from Chapada Diamantina (Bahia), National Park from Serra das Confusões (Piauí) and National Park from Catimbau (Pernambuco). To the samples different methods were used: Pitfall traps, flight interception traps, pheromone traps, light-traps, pan traps, leaf litter samples, entomological umbrella and Direct visual sampling. In total, 358 adult specimens were collected, these were distributed in 50 species, two species of the subfamily Asopinae, six species of Discocephalinae, nine species of Edessinae and 33 species of Pentatominae. Through the species identification and morphological analyzes, the obtained data here will be of great importance to understand the composition of Caatinga Pentatomidae fauna, assisting conservation and ecological projects in the biome.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diversidade e distribuição de Hemiptera em diferentes estados sucessionais da Mata Atlântica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Oliveira, Matheus Marques de [UNIFESP]; Püttker, Thomas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6091761742167485A Mata Atlântica é considerada como um dos hotsposts de biodiversidade mundial, porém com o aumento de atividades antropogênicas, acabou reduzindo sua área original. Junto com a perda de mata, o processo de fragmentação acontece, e é esperado que as mudanças da biota sigam as mudanças das vegetações durante a sucessão ecológica. Entretanto, são raros os estudos investigando o efeito da estrutura da mata sobre a fauna entomológica local. Portanto, o questionamento é se existe uma relação entre a quantidade e presença de insetos relacionado ao estágio sucessional em que a floresta está. A área de estudo escolhida é o PEI-SP, trecho de MA localizada em São Bernado do Campo, São Paulo, e consiste em uma área de floresta preservada com diferentes idades. Foi escolhido o PEI-SP por ser um importante trecho de MA preservada e abranger uma alta biodiversidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a riqueza e abundância de Hemiptera em função da estrutura e complexidade da mata, através de análises de PCA (Análise de Componentes Principais) e modelos lineares. Usando pan traps em 20 pontos de amostragem com um esforço de 420 dias armadilhas. Foram identificados 225 indivíduos de Hemiptera de 16 diferentes famílias. Delphacidae foi a família mais predominante (50% dos indivíduos), seguida por Cicadellidae (22,6%). As análises indicaram que a maior abundância de Hemiptera foi encontrada em pontos de amostragem com uma vegetação menos complexa, a riqueza teve resultados similares, porém foi possível contrastar que a análise para riqueza apresentou dados limitados. Os Hemiptera foram mais encontrados em trechos de florestas em estágios mais iniciais de sucessão, com uma menor complexidade estrutural de vegetação, o que pode estar associados à uma combinação de fatores abióticos, estrutura da mata, disponibilidade de recursos e comportamento individual das famílias encontradas na mata do PEI-SP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diversidade e equidade como elementos de estratégia corporativa no setor bancário(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08) Santos, Grazieli Silva dos [UNIFESP]; Barros, Regina da Silva de Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9579445179400936; http://lattes.cnpq.br/3879436892765582Diversidade é um tema que vem ganhando destaque dentro das empresas, principalmente incorporados à estratégia das instituições financeiras. Os Bancos promovem a diversidade por meio de iniciativas voltadas a diversos temas, como por exemplo, a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), negros, mulheres, LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Queer, Intersexo E Assexuais), entre outros grupos minoritários. A crescente visibilidade que o tema diversidade vem recebendo das empresas geralmente está vinculada a estratégia corporativa, o que traz impactos em seus resultados financeiros, além de colaborar para a busca de uma melhor equidade entre os funcionários e consequentemente impactando demais stakeholders. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender a configuração de estratégias corporativas com enfoque na diversidade e equidade dos três maiores bancos privados do Brasil, sendo eles o Bradesco, Itaú e Santander. O trabalho será conduzido por meio de análises de relatórios públicos das empresas estudadas, disponibilizados principalmente em seus sites de relação com investidores. Os resultados das análises demonstram que as empresas possuem suas estratégias corporativas vinculadas aos temas diversidade e equidade, por meio de comitês executivos e demais iniciativas voltadas aos temas. Entretanto, verificou-se que, apesar de diversas iniciativas em ação, todas as empresas possuem pontos que necessitam de maior maturidade e equidade, como por exemplo, aumento de mulheres nos cargos de liderança em busca da equidade de gênero, quantidade de negros e pessoas com deficiência, maiores iniciativas para o público LGBTQIA+, entre outros. Por fim, conclui-se que promover a diversidade e equidade como enfoque de estratégia corporativa nas empresas é um desafio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diversidade nas organizações: um estudo da empresa Hidrovias do Brasil S.A.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Santos, Maria Olívia Cavalcanti Alves dos [UNIFESP]; Brelàz, Gabriela de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5241645954064212; http://lattes.cnpq.br/1358406356066843Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir a necessidade de estudos sobre diversidade nas organizações e traz a empresa de soluções integradas em infraestrutura e transporte hidroviário Hidrovias do Brasil S.A. como objeto de análise. A problemática central foi: de que modo a diversidade nas organizações podem trazer benefício para seu desenvolvimento? A revisão bibliográfica em caráter exploratório está baseada em cultura e clima organizacionais, gestão da diversidade, diversidades nas organizações, vantagem competitiva e discriminação. A metodologia foi pesquisa de abordagem qualitativa de análise de dados do ambiente organizacional e iniciativas em prol da diversidade na empresa. A revisão teórica evidenciou que a diversidade deve ser enxergada como um atributo de valor à vantagem competitiva e, portanto, deve ser desenvolvida e compor o plano estratégico de crescimento das empresas. Ainda, a partir da análise de dados internos, concluiu-se que empresa estudada é muito incipiente com relação à gestão da diversidade, embora tenha, de fato, dado os primeiros passos. Desta forma, uma série de melhorias e próximos passos foram propostos na estimativa de sucesso na empreitada da companhia caso sejam aplicados.
- ItemSomente MetadadadosDiversidade sexual na escola: sobre seus silêncios e preconceitos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-20) Ferreira, Rita Gisela Guedes [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The work analyzes the theme of sexual diversity in schools in the municipality of Santos, located in the State of São Paulo, in particular the measures undertaken by education professionals, technical staff and managers, for this purpose. The objectives are to understand whether or not there are measures by these actors to implement the theme of sexual diversity in schools. To achieve the objectives, the survey raised official documents dealing with the theme and, mainly, was based on 10 interviews with educational advisors and managers of five elementary schools located in the Northwest Zone of the city of Santos. The interviews were transcribed and later analyzed, intertwining the researcher's subjectivity with the theoretical framework of the study, creating three thematic axes: a) We all have to speak !, b) Who should speak? and c) Strategies to speak. The first axis, in view of the unanimity of focusing on sexual diversity in schools, highlights the need and relevance of this action; the second axis, on the other hand, turned to the observation about the analysis of the professionals with regard to whom they attribute the movement / the responsibility of putting the theme on the agenda, once they recognized the little domain and their conceptual insecurities and thus delegating ́other ́s, in particular, health professionals, primarily doctors and psychologists, the professionals who are responsible for conducting the topic. Finally, the third axis was oriented towards identifying perceiving the methods and techniques proposed by the interviewees to implement the subject in schools, replacing the intention, the possibility, since there was no description about something that has already happened in the schools. Finally, with the results of the research, it was intended to provide subsidies for strengthening the dialogue on sexual diversity in the school context.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Envelhecimento e políticas públicas para as pessoas LGBTQIA+(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-06) Gomes, Maria do Socorro [UNIFESP]; Almeida, Marcia Carvalho da Silva [UNIFESP]; Montenegro, Rosiran Carvalho de Freitas [UNIFESP]; Rodrigues, Terezinha de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0214861191886771; http://lattes.cnpq.br/0480236626426753; http://lattes.cnpq.br/1619355771749979; http://lattes.cnpq.br/6000102007297499; http://lattes.cnpq.br/1619355771749979; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O envelhecer vem na contramão de uma sociedade, que tem como padrão a juventude a todo custo, portanto ao negar a velhice e suas experiências geracionais significa descartar, ocultar e excluir a velhice do imaginário cultural (Silva, 2008). Esta pesquisa versa sobre o envelhecimento e políticas públicas para as pessoas LGBTQIA+ com o objetivo de compreender as políticas públicas para o envelhecimento focadas nesta população, através de pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uma análise de artigos científicos e estudos sobre as vulnerabilidades dentro das políticas públicas ofertadas. Certamente ainda há desafios e lutas pela frente, nossa proposta é dar visibilidade a este tema de forma a contribuir no interesse de mais pesquisas sobre o assunto, dar visibilidade aos movimentos LGBTQIA+ e espaços para questionar a operacionalização de políticas para estas pessoas. Unidos na diversidade, pessoas idosas e comunidade LGBTQIA+ almejam por direitos, compartilham lutas por dignidade e aceitação, além de construção de políticas públicas e justiça social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A família Rubiaceae no Parque Estadual do Juquery, Franco da Rocha, SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Rossatto, Isabella Capitanio [UNIFESP]; Bruniera, Carla Poleselli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1299788687832600; http://lattes.cnpq.br/6861401856549067O presente trabalho compreende um levantamento florístico da família Rubiaceae no Parque Estadual do Juquery, uma Unidade de Conservação que abriga a maior área de Cerrado da região metropolitana de São Paulo, sendo considerado um refúgio dentro do domínio da Mata Atlântica. O trabalho foi elaborado com base nos métodos convencionais em taxonomia vegetal: trabalho de campo com expedições de campo entre 2019 e 2020, levantamento bibliográfico, visita a herbários e pedidos de empréstimo de materiais. Estudos anteriores revelaram uma grande diversidade da família no parque, mas nenhum tratamento específico havia sido realizado. No presente estudo foram registradas 36 espécies em diversas fitofisionomias, que estão distribuídas em 15 gêneros, sendo Borreria, Coccocypselum e Palicourea os mais ricos, com cinco espécies cada. Também reportamos quatro gêneros (Cordiera, Hexasepalum, Malanea e Mitracarpus) e 23 espécies sem registro prévio para o parque. O estrato arbóreo-arbustivo apresenta 13 espécies, enquanto o herbáceo-subarbustivo representa a grande maioria encontrada com 23 espécies. Isso evidencia a importância e riqueza desse componente comumente negligenciado em grandes levantamentos. Os ambientes florestais ombrófilos foram aqueles que comportaram a maioria das espécies encontradas, porém as áreas savânicas também apresentaram números expressivos. Além da lista de espécies, foi elaborada uma chave dicotômica de identificação e um guia fotográfico. Conclui-se que a diversidade de espécies de Rubiaceae na área de estudo é maior do que já tinha sido registrada em levantamentos mais amplos, e que o mosaico formado por fitofisionomias abertas e florestais presentes no Parque devem contribuir para essa alta diversidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Flora do parque estadual do juquery: o gênero croton l. (euphorbiaceae)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-10) Silva, Mateus Miranda [UNIFESP]; Caruzo, Maria Beatriz Rossi [UNIFESP]; Pereira, Amanda da Paixão Noronha; http://lattes.cnpq.br/0341736746742006Este trabalho trata do estudo do gênero Croton L. (Euphorbiaceae) no Parque Estadual do Juquery (PEJ), localizado no Estado de São Paulo, que representa uma importante e rica amostra de vegetação de Cerrado e Mata Atlântica. Croton L. é o segundo maior gênero da família Euphorbiaceae, possui 1200 espécies distribuídas principalmente em regiões tropicais de todo o mundo. No Brasil é representado por 300 espécies. O gênero pode ser reconhecido por um conjunto de características que incluem látex colorido ou incolor, folhas frequentemente com glândulas no ápice do pecíolo junto a lâmina foliar e flores pistiladas com pétalas reduzidas. O estudo foi baseado em coleções de herbário e na observação das espécies em campo. No levantamento realizado foram encontradas 5 espécies de Croton, sendo elas: C. lundianus, C. vulnerarius, C. didrichsenii, C. urucurana e C. floribundus, dados diferentes do levantamento realizado no PEJ em 2013. Neste trabalho são apresentados: chave de identificação, descrições, fotos, comentários sobre a distribuição geográfica, habitat e um guia para identificação das espécies de Croton encontradas no PEJ.
- ItemSomente MetadadadosO gênero Croton L. no Estado do Paraná, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2017-06-28) Pereira, Amanda da Paixao Noronha [UNIFESP]; Caruzo, Maria Beatriz Rossi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Croton L. is the second largest genus of Euphorbiaceae, with about 1200 species distributed mainly in the tropical regions around the world. The genus can be easily recognized by a set of characters that include indumentum of stellate or lepidote trichomes, colored or clear latex, leaves often with glands on the petiole apex along the leaf blade and terminal inflorescences, usually with pistillate flowers at lower cymules and staminate flowers at distal cymules. In Brazil, Croton is ranked as the 4th most diverse Angiosperm genus and is represented by about 300 species, including herbs, shrubs and trees, mostly distributed in the eastern part of the country. In order to increase the knowledge about species of Croton in Brazil, this work had as main objectives: to conduct the taxonomic treatment and create an identification key for the species of Croton occurring in the State of Paraná. The taxonomic study is being conducted based on the analysis of deposited material in the main Brazilian herbaria (with emphasis on herbaria from Paraná), and the observation of species in the field. In the state of Paraná was found 38 species of the genus, occurring in almost all types of vegetation. This study contributed to the knowledge of Croton in southern Brazil, also providing data about the genus for the Project Flora do Brasil 2020.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O gênero Trichaptum (Agaricomycetes, Basidiomycota) na Mata Atlântica do Estado de São Paulo, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-12) Lima, Leticia dos Santos Dantas [UNIFESP]; Oliveira, Julio Cezar Franco de [UNIFESP]; Gugliotta, Adriana de Mello; http://lattes.cnpq.br/7524655663585223; http://lattes.cnpq.br/5745233659737350; http://lattes.cnpq.br/752743274664780Desenvolvido na Mata Atlântica brasileira por este ser um dos biomas mais diversos e ameaçados devido à alta fragmentação de hábitat e desmatamento, mesmo que, em grande parte, destruído, colocando em risco a sobrevivência de incontáveis espécies, o bioma ainda abriga um grande número de espécies de fungos, os quais continuam inexplorados do ponto de vista taxonômico. Este projeto apresenta uma revisão monográfica do gênero Trichaptum que ocorrem na Mata Atlântica do estado de São Paulo, com ênfase em caracteres morfológicos e moleculares, estabelecendo características de valor taxonômico para identificação e diagnoses das espécies. O gênero em estudo inclui espécies caracterizadas macroscopicamente pelos basidiomas ressupinados a pileados, com himenóforo variável, podendo ser irpicóide, lamelado ou com poros, e microscopicamente pelo sistema hifal dimítico, os basidiosporos cilíndricos e a presença de cistídios. Todas as espécies do grupo são saprófitas e causam podridão branca na madeira. Das vinte espécies aceitas para o gênero, nove têm sido registradas no Brasil e somente uma destas espécies tem sido utilizada como representante da região neotropical nas atuais hipóteses filogenéticas do gênero. A metodologia utilizada consistiu na aquisição dos materiais através de coletas e seleção de espécimes depositados em herbários, as análises morfológica e molecular, e as inferências filogenéticas. Para análise morfológica, são observados os caracteres macro e microscópicos do basidioma, através do uso de lupa estereoscópica e microscópio óptico. A análise molecular consiste na extração de DNA, amplificação das regiões ITS e LSU com uso de primers e metodologias específicos e sequenciamento. Por fim, as inferências filogenéticas foram feitas através de softwares, seguindo os passos de edição das sequências, alinhamento e inferência com uso de Máxima Verossimilhança. Dentre as seis espécies citadas para o estado de São Paulo, três tiveram registros confirmados, assim como a comparação morfológica e análise filogenética apontam a ocorrência de quatro novas espécies para o estado. Dentre as coletas realizadas, totalizou-se vinte e três materiais pertencentes ao gênero Trichaptum. A partir dos materiais coletados foram realizadas extrações de DNA de dezenove materiais e obtidas sequências das regiões ITS e LSU de cinco espécies, totalizando doze sequências. Junto a análise morfológica de 75 espécimes do Herbário SP e Herbários internacionais, assim como a identificação dos materiais coletados, as inferências filogenéticas trouxeram novas incógnitas e questionamentos, através da formação de clados monofiléticos consistentes com diversas espécies. As análises filogenéticas incluíram setenta e sete sequências de diferentes espécies do gênero, formando doze clados monofiléticos. Os resultados apontaram que uma das espécies confirmada para o estado, Trichaptum sector, apresenta um espectro de variações morfológicas, podendo na verdade ser um complexo de espécies. Outro clado de importância comprovou que os espécimes LL83, LL86 e RP129 diferem de Trichaptum byssogenum, resultado já apontado pela morfologia. Além disso, constatou-se que certos fatores como a distribuição geográfica interferem diretamente na confirmação das espécies para o estado assim como é evidente a necessidade de continuidade da revisão taxonômica do gênero utilizando análises moleculares e caracteres macro e microscópicos.
- ItemSomente MetadadadosInfluência da distância da vegetação nativa sobre a diversidade de Himenópteros em olivais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-27) Oliveira, Christopher Henrique De [UNIFESP]; Puttker, Thomas [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloChanges in land use caused by agropastoral activities have been the main cause of global biodiversity loss, mainly due to habitat loss of native species. With the increase in area and intensification of these activities expected for the coming years, actions that merge conservation of biodiversity with agricultural production systems become more urgent. Insects play important roles in maintaining essential ecosystem services for agriculture and Hymenoptera have a special role in providing endangered services, such as pollination and biological control. Here we investigate the effects of native vegetation on the diversity of hymenopterans around olive groves in the state of Minas Gerais, Brazil. We hypothesize that native vegetation act as a source of hymenopteran diversity for the olive groves. Therefore, we predict that the richness of families and abundance are negatively related to distance from native vegetation. In addition, we expect that the distance from native vegetation will influence the number of functional groups and the abundance per group, as well as community composition and functional group composition in olive groves. Hymenopterans were captured in 24 sampling stations during 7 capture sessions over ten months in pan-traps located at different distances from native vegetation in 3 different olive groves. The richness and abundance of families showed a negative relationship with the distance from native vegetation. The number of functional groups had no significant relationship with distance, but there was a disproportionate loss of parasitoids compared to other functional groups. The similarity of both community and functional groups between sampling stations decreased with increasing distance between stations, but only when abundance was included in the analysis. The results for richness and abundance corroborate the hypothesis that native vegetation represents a source of diversity for olive groves. The results for community composition based on abundance confirm the prediction that the distance from native vegetation has an influence on community composition, with less similarities between native vegetation and increasingly distant sampling stations. The results indicate that olive groves do not serve as habitat for many species of hymenopterans, which may have a consequence in the loss of pollination services and especially biological control, with the disproportionate loss of parasitoids. Conserve and include areas of native vegetation that allow habitat connectivity between these areas is essential for the existence of hymenopteran populations in the agricultural landscape.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência da distância da vegetação nativa sobre a diversidade e abundância de coleópteros em olivais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-11) Matos, Sofia Molina [UNIFESP]; Püttker, Thomas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6091761742167485Os coleópteros (besouros) representam a maior ordem de insetos no mundo, possuindo diversas funções ecológicas, e assim sendo muito relevantes para o ecossistema. Modificação do uso da terra através por exemplo através de plantações agrícolas causam uma mudança na disponibilidade de recursos. Assim, em geral espera-se um impacto na abundância e/ou riqueza de besouros quando comparadas a áreas agrícolas com vegetação nativa, e no contexto do declínio mundial de insetos, informações quantitativas sobre o impacto desse efeito podem subsidiar decisões de manejo em áreas agrícolas. Desta forma, este estudo tende a compreender os efeitos da distância da mata nativa sobre a abundância e riqueza de famílias de coleópteros em cultivos de olivais manejados sem agrotóxicos em Minas Gerais. Os besouros foram coletados a partir de 24 armadilhas (Pitfalls) em 3 olivais diferentes, distribuídos em diferentes distâncias à mata nativa, sendo que um olival foi localizado adjacente de vegetação nativa em estágio sucessional avançado e os outros dois olivais adjacente de vegetação nativa em um estágio sucessional inicial. Foram identificadas as famílias e número de indivíduos em cada ponto de coleta, sendo que em total foram identificados 4051 indivíduos e 29 famílias. Espera-se que quanto mais distante da mata nativa, menor é a diversidade (i.e. riqueza e/ou abundância) de besouros terrestres. Os resultados corroboram parcialmente a hipótese. Enquanto a riqueza de famílias não possui relação com a distância à vegetação nativa em nenhum olival, a abundância mostrou uma relação com a distância em todos os três, sendo que– inesperadamente- em dois deles o número de indivíduos aumentou ao se afastar da vegetação nativa, enquanto abundância diminui com distância à vegetação nativa em apenas um dos olivais. Além disso, foi encontrada uma considerável variação na composição das comunidades locais, tanto entre comunidades na mata e no olival, quanto entre os olivais. Os resultados indicam que a diversidade de besouros em olivais depende em parte do estágio sucessional da mata adjacente. Foi observado que plantações de olivais adjacentes à vegetação nativa (manejados sem agrotóxicos e com uso limitado de fertilizante) podem fornecer habitat para besouros.
- ItemRestritoMarca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Freitas, Fernanda Arruda de [UNIFESP]; Andreoli, Taís Pasquotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524; http://lattes.cnpq.br/5517945693216027Existe uma crescente preocupação com a responsabilização social das organizações, inclusive com a causa da diversidade. Como consequência, muitas empresas buscam se atualizar perante o mercado, gerindo a marca empregadora e explorando a diversidade como diferencial. Apesar disso, muitos discursos organizacionais não são observados na prática, sendo apenas de “fachada”, prática conhecida como bluewashing ou mesmo diversitywashing. À luz do exposto, o trabalho teve como objetivo analisar a percepção de funcionários acerca da atuação das organizações quanto à gestão da marca empregadora e à questão da diversidade, especialmente no sentido de como eles percebem a efetividade (ou não) das ações divulgadas. O referencial teórico englobou as bases conceituais de Marca Empregadora (Employer Branding), diversidade e bluewashing. Como método, foi empregada uma abordagem qualitativa, realizada por meio de dois grupos focais (focus group) com entrevistas semiestruturadas, o primeiro composto por univesitários em regime de estágio e o segundo com funcionários em regime efetivo (CLT). Como resultado, destacou-se a importância das práticas supracitadas na percepção geral dos participantes, com nítidos consequentes benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. Ainda, reconheceu-se a ampla divulgação do meio organizacional nesse sentido, porém com pouca prática que respalde efetivamente tais discursos, promovendo uma desconfiança geral dos funcionários acerca das práticas veiculadas pelas organizações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"MENINO VESTE AZUL, MENINA VESTE ROSA": GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-16) Marques, Juliana Gouveia [UNIFESP]; Finco, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; Não possui"Esta pesquisa tem como foco as questões de gênero e sexualidade na Educação Infantil, busca investigar as dificuldades para se tratar a sexualidade e as relações de gênero na infância, diante da emergência de polêmicas causadas pelo contexto atual de conservadorismo político, social e cultural. Quais são os discursos presentes na onda de conservadorismo, relacionados à sexualidade e à construção de identidade de gênero das crianças? Como tais discursos permeiam as práticas educativas na Educação Infantil? A pesquisa apoia-se em dois procedimentos principais: pesquisa bibliográfica e questionários respondidos por profissionais que atuam na área. O referencial teórico está baseado na relação entre estudos sobre as políticas de gênero e sexualidade na educação e estudos de gênero e sexualidade na Educação Infantil. O estudo pretende contribuir para a compreensão dos desafios docentes atuais frente as questões de gênero e sexualidade na Educação Infantil, problematizando as medidas conservadoras no campo da educação. "
- ItemAcesso aberto (Open Access)Metabolismo de comunidades microbianas sedimentáveis e dispersas (não sedimentáveis) em tanques de cultivo de camarões com bioflocos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Cavalheiro, Lucas [UNIFESP]; Schveitzer, Rodrigo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5352571139480537; http://lattes.cnpq.br/1809120993787143; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Em sistemas de cultivo de organismos aquáticos que usam a tecnologia do bioflocos há a necessidade de diminuir a concentração dos flocos microbianos (i.e., sólidos suspensos) para evitar a obstrução das brânquias dos organismos cultivados. Contudo, estudos recentes mostram que a remoção de flocos afeta a composição da comunidade microbiana. Porém, não há informações se esse efeito também pode ter influencia sobre os metabolismos microbianos, o que poderia comprometer a ciclagem de nutrientes importantes para o sistema. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da remoção de flocos por decantação sobre o metabolismo microbiano em tanques de cultivo de camarões com diferentes concentrações de sólidos suspensos totais: <200 e 680 -1030 mg L-1. A inferência funcional foi realizada a partir de dados taxonômicos. A diversidade metabólica microbiana (riqueza e equidade) do sistema de cultivo não foi modificada pela redução da quantidade de bioflocos promovida pelo processo de decantação (P>0,05). Algumas classes metabólicas foram associadas exclusivamente a amostras com menor ou maior concentração de flocos. Contudo, suas baixas representatividades sugerem um papel menos relevante no metabolismo do sistema. Os resultados da PERMANOVA revelaram um efeito significativo do nível de sólidos sobre o metabolismo bacteriano (P<0,05), que resultou na variação na abundância relativa de certas classes metabólicas entre os tratamentos. Isso indica um efeito seletivo promovido pelo processo de decantação. Ainda assim, o fato de não haver extinção de categorias metabólicas relevantes, mas apenas alteração nas suas proporções, sugere a ocorrência de redundância funcional na comunidade.