Navegando por Palavras-chave "Discurso"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da categoria do advérbio numa perspectiva discursiva(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-24) Barreto, Marcela Ferreira de Sousa Coelho [UNIFESP]; Lima, Sandra Mara Moraes; http://lattes.cnpq.br/1759229357132295; http://lattes.cnpq.br/3199176023776155A presente dissertação de mestrado tem como princípio investigar o papel dos advérbios segundo a análise dialógica do discurso, considerando sua relação e seu modo de operar nos enunciados discursivos. O estudo busca compreender como os advérbios contribuem para a expressividade, a subjetividade e a construção do sentido, levando em conta o contexto sociocultural e os gêneros discursivos. O trabalho apresentará uma revisão bibliográfica que abordará, brevemente, o percurso histórico dos estudos sobre os advérbios desde a gramática tradicional ao gerativismo, com o intuito de mapear como essas categorias gramaticais são consideradas nessas diferentes perspectivas. Em seguida, direciona para a perspectiva dos estudos bakhtinianos, mostrando a importância de considerar os aspectos extralinguísticos, a presença do sujeito discursivo nos enunciados, no intuito de analisar um determinado enunciado e refletir acerca de estratégia de ensino/aprendizagem de língua que seja mais eficaz. Por fim, o foco desta pesquisa será analisar o comportamento dos advérbios em uma perspectiva dialógica do discurso, fundamentada na teoria do Círculo bakhtiniano, bem como de outros autores que dialogam com esse arcabouço teórico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A constituição do ethos discursivo de Jair Messias Bolsonaro em três pronunciamentos oficiais sobre a educação(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-15) Pereira, Camila Martins [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511; http://lattes.cnpq.br/8838579560552812O objetivo deste trabalho é analisar o(s) ethos/éthe discursivo(s) do Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, a partir dos estudos de três pronunciamentos oficiais sobre a Educação Brasileira, publicados no site do Palácio do Planalto e pronunciados em três anos diferentes, 2019, 2020 e 2021. O problema da pesquisa: “Como se constitui o ethos discursivo do sujeito enunciador presidente da República Federativa do Brasil Jair Messias Bolsonaro a partir de pronunciamentos oficiais sobre a Educação brasileira?” foi analisado por meio de uma abordagem qualitativa, que buscou visar um estudo documental dos conceitos de cenografia, discurso, ethos discursivo e a constituição do ethos discursivo dentro dos pronunciamentos oficiais selecionados. A fundamentação teórica teve como base os estudos do discurso segundo a teoria de Dominique Maingueneau (1997, 2004, 2006, 2008, 2015, 2020) e estudos de Patrick Charaudeau (2020, 2011), Jean-Jacques Courtine (2009) e Michel Foucault ([1969] 2008). Além das perspectivas educacionais de Paulo Freire ([1967] 2015, 2019), bell hooks (2013), Celso Ferrarezi Jr. (2014) e José Carlos Libâneo ([1985] 2014), que puderam contribuir com os ideais e perspectivas educacionais que foram consolidados como modelos para a análise dos pronunciamentos. Pretendeu-se com a pesquisa compreender como é constituído o ethos discursivo do representante oficial do Brasil, o presidente da república, considerando pronunciamentos sobre a Educação Brasileira, e pensar a ressignificação da imagem dos enunciados constituídos de acordo com a cenografia cerimonial sobre o ensino. Desse modo, foi possível perceber a constituição desse ethos, que em vários momentos flutua, à medida que o sujeito enuncia e que busca consolidar a situação educacional com seus ideais políticos, de forma a modificar o posicionamento enunciativo e desviar do objetivo dos pronunciamentos realizados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A constituição do ethos discursivo de um professor de língua portuguesa em uma atividade de leitura no Ensino Fundamental - Anos Finais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-13) Silva, Moisés Moreira da [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511; http://lattes.cnpq.br/8694796088354591Esta pesquisa está ligada à Análise do Discurso de linha francesa e objetiva compreender a constituição do ethos discursivo de uma professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - anos finais, a partir de uma atividade de leitura realizada em sala de aula. Buscou-se, para atender ao objetivo geral, analisar uma atividade de leitura específica a fim de entender como se dá a constituição do ethos discursivo da docente, além de elucidar os elementos linguístico-discursivos adotados em seu discurso durante a referida atividade. Foi adotada, de acordo com Gil (2009) uma abordagem qualitativa que, primeiro constituiu-se em uma revisão teórica a fim de entender as questões do discurso sob a ótica de Pêcheux (1997 e 2014) e as cenas de enunciação e o ethos discursivo, de acordo com Maingueneau (2008, 2014, 2015 e 2020). Quanto à leitura, foram considerados os conceitos de Chartier (1999 e 2011) e Jouve (2002). Para fundamentar as questões que concernem à leitura em sala de aula, baseou-se nos escritos de Freire (1989) e Lajolo (2011). Por fim, as estratégias de leitura foram embasadas pelas ideias de Solé (2014). Após a revisão da bibliografia, foi realizada a análise do corpus, que compreende a transcrição de uma aula de leitura, na qual foi trabalhado o conto “Rolézim”, de Martins (2018), que aconteceu no CEU EMEF Pera Marmelo. A análise considerou as estratégias de leitura utilizadas, os elementos linguístico-discursivos adotados pela professora e o seu ethos discursivo como categorias analíticas. Observou-se que a professora utilizou de estratégias que aproximam o texto literário dos estudantes e possibilitou a tratativa de temas multiculturais durante a discussão. A abordagem do texto de forma próxima à realidade dos alunos também foi uma estratégia que auxiliou os jovens a fazerem previsões e inferências ao longo da atividade. Sendo assim, conclui-se que as atividades de leitura podem ser ferramentas eficazes na formação de leitores autônomos e no alcance de gestos de leitura na escola básica, além de serem uma aliada na construção do discurso de professores quando se trata de temas multiculturais, que devem ser trabalhados transversalmente, atendendo às proposições dos documentos oficiais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)De verme a sobrevivente: o sujeito discursivo em "Maus", de Art Spiegelman(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Vieira, Isabela Rodrigues; Ramos, Paulo Eduardo; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546; http://lattes.cnpq.br/5264857182599829Maus (SPIEGELMAN, 2009), ao narrar a história de um filho de sobreviventes e as consequências da Segunda Guerra Mundial em sua família, utiliza de diferentes planos e ângulos de visão responsáveis por produzirem diferentes efeitos de sentido, a partir de instâncias ideológicas que determinarão o lugar de fala e a/as posição/posições do sujeito. A pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a materialidade discursiva da personagem Vladek Spiegelman, por meio do discurso sócio-histórico, comprova para a constituição do sujeito discursivo, por intermédio das formações discursivas e ideológicas propostas pela Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a partir dos estudos de Pêcheux (1988, 2014), Foucault (2008; 2016) e Courtine (2014). Um dos fatos que mais chamam a atenção em Maus é a forma como o quadrinista constrói as personagens que, ao retratar as diferentes etnias, utiliza do antropomorfismo (os judeus, os ratos; os alemães, os gatos; os poloneses, os porcos etc.). Ao longo da narrativa, podemos identificar três vieses narrativos: a história de sobrevivência de Vladek Spiegelman, o relacionamento complicado entre pai e filho, e a própria história de Art. Para a análise, então, partiremos do princípio de que nos dois vieses narrativos, a história de sobrevivência de Vladek e o relacionamento entre Art e Vladek, presentes na história em quadrinhos, há dois padrões, aos quais chamaremos de Formação Discursiva genocídio e Formação Discursiva familiar. A partir de cada FD, analisaremos, por meio da construção de tempo e espaço, proposta por Cagnin (2014), Ramos (2016) e Eisner (2012), como o discurso sócio-histórico, ao emergir na materialidade discursiva dada pelo antropomorfismo, constitui Vladek Spiegelman em um sujeito discursivo. Analisaremos seis trechos correspondentes ao viés narrativo 1: FD genocídio; e seis ao viés narrativo 2: FD familiar. Para isso, partiremos das seguintes categorias: a relação de força, responsável por determinar o lugar de fala do sujeito; o pré-construído, as verdades construídas no discurso; a memória, que funciona como um jogo entre o passado e atualidade; e o tempo e o espaço, elementos essenciais dos quadrinhos. Em cada FD temática, existirá uma posição de sujeito e, consequentemente, formações ideológicas distintas capazes de proporcionar uma relação de força. Para a literatura teórica dos quadrinhos, o uso do antropomorfismo possui um significado que vai além do imaginário gato e rato como inimigos naturais. A construção do cenário, as alternâncias de tempo e a forma como as personagens são posicionadas corroboram o autoritarismo e demarcam as consequências da guerra na vida de Art e no relacionamento com o pai, Vladek. A construção do tempo é essencial para determinar o antropomorfismo em Vladek como um sujeito discursivo e ideológico, afinal, quando a personagem está no contexto da guerra, notamos que as ações e os acontecimentos se dão, justamente, por ser retratado como um rato, enquanto os momentos que atravessam o pós-guerra, as interpelações de sujeito presente em Vladek, são indiferentes em relação ao antropomorfismo, ou seja, são outros fatores que o determinarão como um sujeito discursivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diferenças entre o discurso e prática da gestão Trump e o histórico de atuação da política externa dos EUA(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09) Gabriel, Lucas Duarte [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383; http://lattes.cnpq.br/0165240547137333O artigo redigido a seguir tem a principal finalidade de compreender o que foi a gestão de Donald Trump em relação a seu discurso e prática e como ela condiz com o histórico dos EUA como uma potência global. Para isso, primeiro é entendida a questão do poder e da hegemonia, depois, os temas que predominaram na política externa dos EUA ao longo dos anos. A partir daí, é feita uma busca por notícias e fontes primárias a respeito do discurso e da prática de Trump para tentar delimitar um padrão para comparações com outros períodos da história. Para concluir, buscamos compreender se Donald Trump representa algo em comum com a política externa dos EUA ou se possui diferenças para com seus antecessores em alguma esfera do poder (tanto em seu discurso quanto em sua prática).
- ItemSomente MetadadadosO discurso do não-lugar: o conflito público-privado e a desqualificação do centro de São Paulo nos anos 1990-2010(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Turetta, Gabriela Maitê [UNIFESP]; Atique, Fernando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8425420305118490; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The editorial analysis of Urbs Magazine (1997 – 2010) in addition to the Projeto Operação Urbana Centro will allow us to the understanding, or at least, the problematization of which urban project was established in São Paulo downtown in the 1990’s and 2010’s. The proposition it is to identify how the discourse concerning the deteorization and desquallification on downtown São Paulo had spread. It seeks to understand the goal played by the Association “Viva o Centro”, in special with its Urbs magazine. The monography seeks, then, to comprehend how the reports and interviews published in the magazine could bring some outputs from the disputes, conflicts and negotiations in the area. This passage presupposes that the area mentioned show us some contradictions between urban projects, endorsed by the private initiative and the real estate speculations (supported by the degradation discourse), versus the territory marginalization and the resistance of poor sectors in the city. The monograph intends to establish the historical analysis about the territoriality construction, the representation of urban borders, the actions of forces/power starting from the discourses verified in the Urbs Magazine. As contribution, the monography seeks to insert this discussion in a macro analysis, that worries with the social exclusion in big cities, which create gaps between public spaces and for whom is intended to be produced.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Discursos sobre a surdez do sujeito patológico ao sujeito de cultura: um paradoxo da inclusão?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-04) Silveira, Tatiane De Lima [UNIFESP]; Revah, Daniel [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis thesis aims to reflect about the following question: what is the subject-position of the deaf child in the speech of teachers of Bilingual Education Schools for the Deaf Children and Regular Schools? To answer this question, a semi-structured interview was conducted with focus on spontaneously spoken words that, according to teachers, are directly related to the word deafness. The vernaculars were tabulated, and the interview recorded and transcribed. Discourse analysis was performed using an interpretation method of configuration signifiers and discursive chains related to deafness, based on their socio-historical context. The research was carried out with 10 teachers from a Municipal School of Bilingual Education (EMEBS) and another 10 teachers from 3 Municipal Schools (in a Center for Early Childhood Education, a Municipal School of Early Childhood Education and a Municipal Elementary School), all from Sao Paulo City. Thus, this study contributes to understand how deaf people are seen and how they are included at school environment. There were speeches with multifaceted views about deaf people. Such representations pass through the following deaf subject-position: pathological, bilingual and cultural; showing that these discourses are linked to historical conceptions about what would be the best methodology to educate the deaf: oralism, bilingualism and what will be called “culturalism” here. Throughout the analysis, it was possible to notice that while deaf people are included, they are excluded and when they are excluded, they can see themselves included. That is the inclusion paradox.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-16) Fonseca, Deivide da Silva [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511; http://lattes.cnpq.br/6713003823095320A presente pesquisa busca analisar a constituição do ethos discursivo em letras de música do gênero de discurso funk escrita por mulher. Elegeu-se como objetivos específicos analisar o discurso pornográfico em letras de funk escritas por mulheres, verificar em que medida esse discurso pornográfico presente em letra de funk corrobora para a construção do ethos discursivo do enunciador e refletir a presença dos elementos linguístico-discursivos que remetem à ideia de erotização e/ou obscenidade em letras de funk escritas por mulheres. A partir desses objetivos, surgiu o problema de pesquisa: Como é constituído o ethos discursivo feminino, a partir do discurso pornográfico, em letras de funk escritas por mulheres, considerando os aspectos de erotização e obscenidade? Metodologicamente, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho documental, uma vez que analisa 02 (duas) letras de música do gênero de discurso funk escritas por mulheres. A base teórica desta dissertação recai sobre a teoria, sobretudo, de Maingueneau (1997, 2008, 2010, 2011, 2015, 2016, 2018 e 2020) no que diz respeito às questões relativas aos estudos do discurso e suas nuances. Quanto ao funk, como gênero de discurso, pauta-se em Viana (1997) e Nasser (2014). Após o estudo realizado, foi possível constar que é possível (re)pensar nas possibilidades discursivas por meio das quais a mulher se manifesta, o que, via funk, evidencia um caráter libertador da mulher materializado por este gênero de discurso.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Doença, envelhecimento ativo e fragilidade : discursos e práticas em torno da velhice(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Barbieri, Natália Alves [UNIFESP]; Sarti, Cynthia Andersen [UNIFESP]; Oliveira, Régia Cristina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa tem como tema central a constituição dos discursos sobre a velhice e o envelhecimento no Brasil. A análise e a metodologia foram orientadas pela Psicanálise e pela Antropologia, que se articulam na Saúde Coletiva ao considerarem os fenômenos humanos e sociais a partir do registro simbólico. O trabalho de campo envolveu como estratégias metodológicas o exame de documentos e publicações científicas, a observação de apresentações orais em eventos e congressos dedicados à velhice e ao envelhecimento e a realização de entrevistas com profissionais protagonistas desse campo. O contato com um universo mais amplo que a geriatria a gerontologia durante o processo investigativo suscitou a compreensão e a definição da noção de ¿Campo do Envelhecimento¿, como um território que abrange diversos personagens, disciplinas, abordagens, instituições e discursos. Foi possível, assim, demonstrar a existência de movimentos dissidentes, disputas por prestígio, competência e autoria de conceitos e apropriação de discursos. Neste campo ¿ heterogêneo ¿ prevalecem discursos que visam positivar o envelhecimento, tentando dissociá-lo das imagens de doença, pobreza e abandono. O ¿envelhecimento ativo¿ é representativo desse esforço, ao alçar a atividade como um bem maior: desenvolvido na Organização Mundial da Saúde, passa a ser a principal referência para as políticas públicas no Brasil, sendo apresentada em diversos dispositivos legais. A análise possibilitou localizar o envelhecimento ativo como sucessor do discurso higienista-preventivista do final do século XIX e início do século XX, ao privilegiar a prevenção e a promoção da saúde como atitudes que devem ser assumidas pelos indivíduos, sendo estes vistos como os principais responsáveis por sua saúde. Ao defender a atividade como uma positividade que deve ser estimulada na velhice, este discurso acabou por estabelecer uma polaridade, em que a fragilidade passa a ser associada a uma falha moral e não a uma condição inerente ao envelhecimento e à vida como um todo. Por não conseguir romper com as noções de normalidade, saúde e doença na qual se baseia a biomedicina, esse discurso acabou por recriar a noção de normalidade em outros termos. A tentativa de positivação foi observada prioritariamente entre os profissionais, e não entre os idosos, indicando dificuldades desses em lidar com a fragilização inerente ao processo de envelhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)E os atabaques ecoam no jornal: discurso e estratégias de legitimação umbandista através de Leal de Souza - Rio de Janeiro (1920 - 1946)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-28) Rocha, Andrea Assuncao Rodrigues [UNIFESP]; Santos, Patricia Teixeira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This essay aims to reflect and analize the reports by the poet and journalist Leal de Souza in the newspapers Jornal da Noite (1924) and Diário de Notícias (1932), who is considered the first person to write about the belief in the area of Religious Literature of Umbanda. By analizing his writings together with the First National Congress of Umbanda (1941) that took place in the city of Rio de Janeiro, we intend to elucidate about the standardization strategies so that the religion could be accepted socially.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os Efeitos De Sentido Do Termo Manifestação Nos Textos De Cartacapital E Folha De S. Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-27) Buzato, Anderson Da Silva [UNIFESP]; Kogawa, Joao Marcos Mateus [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Dissertation Aims To Investigate The Construction Of The Term Manifestação In Texts From Cartacapital (Also Cc) And Folha De S. Paulo (Fsp) In June 2013. In Addition, It Also Aims As For Specific Objectives To Elucidate, From The Discourse Use, The Generic Character Of The Claims In 2013, As Well As To Problematize The Way In Which The Genericity Of Things Corroborates To A Destabilization Of The Meaning Around The Lexeme Manifestação In Both The Newspaper And The Magazine. Starting From Events Occurred In Brazil In The Year 2013, The Lexeme Manifestação And Its Correlates, Atos, Protestos And Movimentos Present Effects Of Different Forms, In The Last Publications By Cartacapital And Folha De S. Paulo. While In Fsp We Observe The Meaning Effects Such As "Conflitos", "Baderna" And "Desordem". In Addition, The Lexemes, Subjects Of This Dissertation Are For Law Rights, Politic Acts, The Country Awakening From An Apathy Period With Rights Beeing Denied, The Achievements Of The Reduction Of The Transport Fare
- ItemAcesso aberto (Open Access)Enunciados necropolíticos do Ministério da Saúde brasileiro sobre a pandemia de covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-25) Lima, Vinicius Siqueira [UNIFESP]; Sá, Rubens Lacerda de [UNIFESP]; Seccato, Mariana Guedes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7930368889825482; http://lattes.cnpq.br/5220477053711608; http://lattes.cnpq.br/8203075613496824Considerando a situação pandêmica do Brasil ao longo de 2020 e todas as políticas públicas direcionadas ao combate da COVID-19 e contenção de seu alastramento, percebe-se a existência de políticas excludentes e perigosas que colocam em risco tanto a vida de migrantes venezuelanos como de profissionais da saúde com pouca ou nenhuma experiência de trabalho. Nesse contexto, objetiva-se realizar com essa pesquisa uma análise do discurso sobre as comunicações oficiais do Ministério da Saúde brasileiro a respeito da pandemia e verificar quais tipos de relações discursivas essas comunicações ensejam. Para organizar o corpus da pesquisa e selecionar os documentos oficiais relevantes para análise, será utilizada a metodologia arqueológica de dados. Por seu valor documental, portarias acerca da pandemia em todo ano 2020 foram selecionadas para esta etapa e, por sua vez, onze portarias foram selecionadas para análise. O arcabouço que fundamenta esta pesquisa é a arqueologia do saber foucaultiana, portanto trata-se de uma análise do discurso, a qual utiliza como fundamentação teórica o trabalho de Achille Mbembe, acerca da necropolítica, e de Giorgio Agamben, acerca do homo sacer, além dos trabalhos situados no campo da genealogia do poder de Michel Foucault. Por fim, as análises realizadas apontam para a produção de práticas de saúde focadas na instrumentalização de profissionais dessa área com ou sem experiência, formados ou não, e para práticas políticas de fechamento de fronteiras que impediram a entrada de migrantes venezuelanos no território nacional em momento de crise humanitária naquele país e crise de saúde pública em todo o mundo. A partir dessas observações, é possível concluir que as práticas políticas de saúde do ministério da Saúde foram centrais na produção da necropolítica no país ao longo do primeiro ano de pandemia, além de terem sido fundamentais para impedir a entrada de migrantes venezuelanos e conferir-lhes um destino social trágico em momento de dupla crise. Dessa forma, a contribuição oferecida é o entendimento da lógica necropolítica aplicada no país e a exposição da condição a que profissionais de saúde e migrantes estavam submetidos ao longo desse primeiro ano, retirando o caráter meramente administrativo das decisões de Estado no início da pandemia da COVID-19 no Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ethos discursivo e (re)construção da linguagem: do jornalismo on-line para as páginas do Facebook(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-27) Candido, Ingrid Caroline Albuquerque [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Based on studies of French Discourse Analysis, this dissertation aims to analyze in what extent the different linguistic-discursive constructions reflect different positions, which resignify the perspective of the enunciators. By this bias, for this investigation were found two media that hold great social importance: social networks and online newspapers. The corpus selected for analysis is divided into two parts: nine posts from the Caneta Desmanipuladora profile of the social network Facebook, which deal with revisions and interventions in journalistic headlines, and in the same nine headlines, as published by the online newspapers, these being Folha de S.Paulo, O Globo and O Estado de S.Paulo, totalizing the reflection on eighteen statements that are observed before and after the interventions of the page. All the headlines of the selected newspapers deal with news published in the context of the government of interim president Michel Temer, reported in the period from 05/24/2016 until 08/31/2016, considering Brazil‘s constant political and social changes at this time, when Dilma Rousseff‘s impeachment process was is transit. The study of the selected corpus is justified by the importance of online communication in contemporaneity, allowing us to glimpse the position disparities concerning a huge variety of levels, political period which Brasil was going through. The theoretical concepts selected for this dissertation are based on Maingueneau's (1997; 2004; 2006; 2008 a; 2008b; 2010; 2011; 2014 a; 2014 b; 2015), studies, especially the definitions of discourse, discursive ethos and interdiscursivity. It is believed study lead the reader into a linguistic-discursive resources reflection that demarcate positions, re-meaning the statements depending on the subjects they enunciate.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Feminismo e Instagram: uma análise discursiva de postagens no Dia Internacional da Mulher(Universidade Federal de São Paulo, 2024-01-31) Nicolai, Mariana Vital [UNIFESP]; Menezes, Andreia dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6207497690180038; http://lattes.cnpq.br/5063919672747967Nesta dissertação, busco explorar os discursos feministas no cenário digital, com um olhar voltado ao Instagram, uma das plataformas em que esses discursos ressoam atualmente. Minha jornada começa com reflexões pessoais sobre a experiência de ser mulher na sociedade contemporânea, navegando entre as expectativas e realidades frequentemente conflitantes que moldam nossa existência. A partir dessas reflexões iniciais, me apoiei em conceitos da Análise do Discurso e dos feminismos, buscando analisar e apresentar como os discursos relacionados à mulher são representados, debatidos e vivenciados nas mídias sociais. O foco desta pesquisa recai sobre o Dia Internacional da Mulher, uma data que concentra um microcosmo de discursos variados sobre feminilidade, luta e resistência. O corpus selecionado apresenta como o Instagram se torna um palco para essas narrativas, e com a análise realizada busco identificar a maneira como esses discursos não só refletem as condições de sua criação, mas também como dialogam com discursos de movimentos feministas, bem como com machistas e misóginos. Ao mergulhar nesse universo, minha ideia é analisar como os discursos se comportam através dos conteúdos dessas postagens, e compreender como eles são internalizados e perpetuados pela sociedade. Essencialmente, esta dissertação é uma exploração dos efeitos de sentido dos discursos acerca da mulher na era digital, realizando uma análise de como se apresentam algumas definições da identidade que é moldada, desafiada e reforçada através dos discursos. Com isso, esperamos apresentar e refletir as complexas dinâmicas formações discursivas que apresentam a representação feminina nas redes sociais e, por extensão, na sociedade como um todo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação continuada de professores de língua portuguesa: a constituição dos ethé discursivos na perspectiva dos letramentos digitais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-04-25) Oliveira, Raimundo Nonato de [Unifesp]; Silva, Sandro Luís da [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/9484873999348511; https://lattes.cnpq.br/2245036708327335Esta dissertação está filiada à Análise do Discurso de linha francesa e objetiva analisar a constituição dos ethé discursivos dos professores de língua portuguesa da educação básica da rede estadual paulista, a partir da análise do currículo oficial de São Paulo implantado em 2007, em interface com os Letramentos digitais. Tendo em vista a importância do processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa observa as relações discursivas entre os letramentos digitais e os ethés discursivos na formação continuada no espaço escolar à luz da Análise de Discurso de linha francesa. Sob a perspectiva de Gil (2002) adotamos a pesquisa bibliográfica, e, no tocante às análises, foram adotados dois procedimentos: uma documental e uma análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente, com dois professores de língua portuguesa. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da escola estadual prefeito Rinaldo Poli, em Guarulhos, considerando suas vivências com a tecnologia digital, mídias e letramentos digitais. A fundamentação teórica se assentou em Maingueneau (2013; 2015;2020) acerca do discurso, ethos e cenografia e competência discursiva; em Ribeiro; e Coscarelli (2005) no tocante aos letramentos digitais, e na formação continuada, a dissertação pautou-se em Tardiff (2014); Zabala (2010; Gadotti (2000), além do conceito de interação e interatividade trazido por Almeida (2003; 2009) e Silva (2001). Nosso campo analítico, guiou-se por categorias analíticas diversas: Ethos, cenografia e a marca de letramentos digitais na formação continuada nos documentos oficiais. Pelo documento oficial, observa-se um perfil específico de professor que subjaze o discurso da Secretaria de Educação Estadual. Percebe-se no documento um aceno às linguagens tecnológicas, contudo não revelam, na prática, os Letramentos digitais esperado na formação continuada, o que compromete o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Básica. A pesquisa revelou, ainda, por meio das entrevistas, que há um descompasso entre documentos que norteiam formação continuada, o ensino-aprendizagem além dos problemas como investimento na estrutura da escola, na conexão com a Internet na própria formação docente. Concluímos que existe uma distância entre o que está no documento e a prática, e essa distância impacta decisivamente o ensino-aprendizagem, pois, o que nos chegou às mãos, revelou o chamado estado mínimo, escancarando problemas inerentes às políticas públicas de educação, todavia, os sujeitos-professores seguem firmes no chão da escola.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mafalda e Mônica: Estudo discursivo comparado de duas personagens de tiras na Argentina e no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-28) Ferreira, Jaqueline Mendes de Carvalho [UNIFESP]; Menezes, Andreia dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6207497690180038; http://lattes.cnpq.br/3120814658404684Argentina e Brasil são países que se equiparam em alguns aspectos como estarem geograficamente próximos e pertencerem à América Latina. Nas décadas de 1960 e 1970 os dois países sofreram golpes de estado e foram dominados por regimes ditatoriais com uma política que desfavorecia o lugar da mulher na sociedade. Simultaneamente ocorria o que chamamos de segunda onda do feminismo que se espalhava pelo ocidente. Encontramos nas histórias em quadrinhos deste período duas personagens com características semelhantes no que se refere a idade (6 e 7 anos), vestimenta (ambas utilizam um vestido vermelho) e ao protagonismo de uma turma: Mônica e Mafalda. Mafalda foi criada em 1962 por Joaquín Salvador Lavado Tejón (Quino) na Argentina e Mônica por Mauricio de Sousa no Brasil em 1963. Neste contexto, temos como objetivo fazer uma análise discursiva comparada das tiras dessas personagens produzidas entre 1962 a 1973, tendo como corpus uma seleção de tiras que enfocam o estereótipo sobre o “lugar da mulher”, o “ser mulher” e o “trabalho doméstico”. Este trabalho faz uma análise de como a mulher é representada nas tiras e como é realizada a produção de sentido do humor quando se trata da representação feminina.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Por um gesto de leitura materialista dos conceitos da Avaliação em Saúde no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Gasparini, Max Felipe Vianna [UNIFESP]; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; Barbosa Filho, Fábio Ramos; http://lattes.cnpq.br/4350854052243669; http://lattes.cnpq.br/6869345414404363; http://lattes.cnpq.br/5164267918387599; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Avaliação em Saúde no Brasil, mais especificamente no âmbito da Saúde Coletiva, tem se constituído enquanto uma prática social que se busca científica a partir de formulações conceituais que operam em e a partir de discursividades específicas. Os conceitos em operação no seu discurso são constructos historicamente determinados, cujos efeitos de sentido constituem as bases que regulam aquilo que é possível e aceitável na prática dita sistemática da avaliação. Partindo de um gesto de leitura materialista e estabelecendo uma questão inicial de investigação acerca da discursividade dos conceitos da Avaliação em Saúde no Brasil, esta tese tem como objetivo contribuir para uma apreensão crítica deste subespaço da Saúde Coletiva, compreendendo o funcionamento ideológico de sua enunciação. Para tanto, direcionamos nosso gesto de leitura materialista em quatro direções: primeiro, à forma como a história da avaliação é contada por meio da sucessão de abordagens e normas, e que constituem uma compreensão não histórica de seu desenvolvimento; segundo, para um período histórico específico, definido em função de acontecimentos já mapeados e registrados que nos parecem fornecer pistas nas quais podemos seguir para compreender aspectos da discursividade da Avaliação em Saúde no Brasil, buscando analisar suas determinações; terceiro, na análise da relação da avaliação com indicadores sociais, dada a força de evidencia com a qual os indicadores se impõem como natural na produção científica da área; e quarto, abordando o conceito de qualidade de Avedis Donabedian a partir das determinações históricas que marcaram o contexto de publicação de sua obra seminal. Compreender a formação do discurso conceitual em torno da prática social da Avaliação em Saúde Coletiva no Brasil e, assim, compreender o funcionamento ideológico de sua enunciação, buscando contribuir para que a Avaliação em Saúde não seja instrumentalizada ideologicamente, constitui a mais modesta contribuição desta tese.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Videoaula de língua portuguesa via YouTube : multimodalidade, interatividade e ethos discursivo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-28) Lima, Heloisa Dandara Ribeiro De [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis dissertation, based on the French line of Discourse Analysis (AD), more specifically from the studies postulated by Dominique Maingueneau, has as main objective to analyze how Multimodality contributes with the possible interactions between the subjects for the construction of the discursive ethos in the genre of video discourse. The corpus of the research are Portuguese grammar video lessons from the YouTube channel, whose main theme is pronouns. This study is justified as the understanding that technological advance has considerably changed teaching methodologies, including the increasingly proximal reach between subjects and reality for the construction of knowledge, and also the autonomy of learning by the subjects involved in it. Multimodal resources have permeated the teaching-learning process in all areas of knowledge. Technologies also contribute significantly to pedagogical practices in Portuguese grammar classes. Several technological resources are present, such as learning objects, digital educational objects, the digital textbook, among others, which enable the use of different strategies for the development of the discursive competence of the subjects who participate in the teaching-learning process. These devices also enable the emergence of different languages, which, within the limits of this research, characterize as multimodality. Besides analyzing the influence of the multimodal resources on the gender in question, we seek to verify to what extent and which discursive ethos is built through these resources presented in the analyzed samples. The theoretical input used is Bakhtin (2003) and Maingueneau (2005, 2006, 2008, 2010, 2012, 2013, 2015, 2016 and 2018) regarding the definition of the discourse gender. At the same time, we rely on multimodality concepts by Kress (2003), Dionysus (2005), Dionysus and Vasconcelos (2011), Ribeiro (2016) and Walsh (2011). Considering cyberspace as an educational space and the need to rethink the new concepts of education, we base ourselves on Toledo (2007), Recuero (2009), Marquesi, Elias and Cabral (2008). The studies of Oliveira and Stadler (2014) help to contextualize and approach videos and video classes. In Silva (2014) we looked for issues related to interaction and interactivity as inseparable aspects of the video lesson genre. And finally, we returned to Maingueneau (2013; 2016) to revisit the postulates on discursive ethos. The result we have reached demonstrates that multimodality as a characteristic resource of video classes contributes to the construction of discursive ethos in this genre of discourse and that ethé are produced considering also the interactivity present in this virtual genre.