Navegando por Palavras-chave "Design"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Antropologia Digital e User Experience: investigando o encontro de práticas e saberes(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Paoli Pereira, Fernanda [UNIFESP]; Zoqui Martins Parra, Henrique; http://lattes.cnpq.br/8314245614310718Neste trabalho, busco através de uma pesquisa exploratória explicitar como se dá o encontro dos saberes da área de Tecnologia da Informação e Antropologia, pelo recorte da área de UX (User Experience). A partir de reflexões a partir da experiência pessoal, tento conectar como as práticas e saberes se encontram, uma vez que as áreas tecnológicas possuem um certo afastamento da área de Ciências Humanas. Durante a pesquisa, podemos notar que este elo é criado através da área do Design, e aqui neste caso, a Antropologia do Design, conquistando os métodos de gerenciamento de projetos no dia a dia da área de User Experience, como os métodos coparticipativos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da eficácia do sistema de recomendação considerando as características pessoais e situacionais do usuário(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-03) Scucuglia, Júlia Palmeira [UNIFESP]; Silva, Tiago Silva da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3705063712805065; http://lattes.cnpq.br/1841548220265510Atualmente o consumo de cervejas artesanais no Brasil vem crescendo muito, no entanto, os meios de acesso a conteúdos de qualidade a respeito de suas características e harmonizações no meio online não tiveram um crescimento proporcional. A experiência do consumidor ao procurar uma cerveja artesanal que agrade seu paladar ainda é baseada em indicações ou sugestões presenciais de um profissional da área, sendo muitas vezes algo inacessível. Com o crescimento de negócios digitais, como por exemplo plataformas de e-commerce, também houve uma demanda por reduzir as informações e dados que são irrelevantes para uma tomada de decisão eficaz, estimulando a ação por parte do usuário. Dessa forma, é introduzido o conceito de sistemas de recomendação, melhorando a satisfação e a interação do usuário com a plataforma. Com a finalidade de melhorar essa experiência do usuário e tornar alguns conhecimentos sobre cervejas artesanais acessíveis e focados na experiência de cada usuário, este trabalho mostra um estudo sobre os conceitos de usabilidade e sistemas de recomendação, além do desenvolvimento dos recursos necessários para entender e avaliar a eficácia de sistemas de recomendação considerando características pessoais e situacionais do usuário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Biblioteca de componentes para desenvolvimento web: melhorando a experiência de navegação para pessoas com dislexia(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-05) Collaço, Gustavo Martins; da Silva, Tiago Silva; http://lattes.cnpq.br/3705063712805065Dislexia é um transtorno de desenvolvimento da linguagem que afeta significativa parcela da população mundial. Pessoas com dislexia muitas vezes são colocadas em situações desconfortáveis em questões de usabilidade na internet, pois embora existam guias e recomendações de desenvolvimento, design e disponibilização de conteúdos, o conhecimento é muito pouco difundido e praticado. Outro fato, é que a dislexia afeta as pessoas de maneiras diferentes, não havendo um perfil universal de usuário. Embora existam boas práticas definidas, poucas são as soluções que visam simplificar a sua aplicação no desenvolvimento de novos sítios de uma forma simples, sendo esse o objetivo da solução realizada neste trabalho. Uma biblioteca de componentes, de código aberto, foi desenvolvida visando contribuir na disseminação dessa cultura na comunidade desenvolvedora. A solução, validada através de 3 testes de usabilidade, permite a customização do site em que os componentes são utilizados. Todas as funcionalidades providas foram elogiadas pelas pessoas participantes dos testes, sendo somente sugeridas algumas melhorias em termos de usabilidade da ferramenta. A possibilidade de adaptar a aparência de um site de acordo com as necessidades e preferências pessoais demonstrou ser impactante na promoção de usabilidade e acessibilidade para pessoas com dislexia.
- ItemSomente MetadadadosDesign de estratégias pedagógicas como proposta de formação de professores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-05) Rocha, Natalia Ribeiro Brito Cunha [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper aims to raise reflections and controversies experienced by teachers about their strategy, explicitly seeking the challenges found in their pedagogical practices, to proportion of formatted devices and artifacts in which this document assumes a protagonist and strategist role of pedagogical actions, with or support of design logic. To this end, we have created a free online course on Pedagogical Strategy Design, without teachers from various fields, who are invited to share their planning and construction of pedagogical strategies, describing their choice of resources, activities as well as their skills. Data were collected through two instruments belonging to the course: questionnaires with more timely answers and forums for sharing ideas among participants. These data were defined and later analyzed with the FromText tool, which was specially designed to analyze semantic discourses. The data obtained when confronted demonstrated several controversies between the intentions and practices of the participating teachers. These include controversies about the references actually used, the interactions with these references, the timing of planning collective activities, the understanding of objectives and competencies, the implementation of projects, the expansion of understanding about resources and strategies and how beyond prescribed, but practiced, but despite these contradictions, there was an awareness about the need for change and analysis in search of more creative and investigative postures, even if only in plans.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A infância de William Morris(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-17) Leite, Júlia Beatriz Fernandes [UNIFESP]; Tatsch, Flavia Galli; http://lattes.cnpq.br/0478383494161646; http://lattes.cnpq.br/7411682281780430Esta pesquisa visa ser o levantamento da vida pessoal, em especial da infância e primeiros anos escolares, do designer e escritor William Morris. Esses primeiros anos de vida são essenciais para compreender algumas das principais referências que Morris utiliza em seus trabalhos artísticos, como seus móveis, papéis de parede e seus livros escritos. A pesquisa foi elaborada a partir de um levantamento bibliográfico, em especial, as biografias de William Morris, escritas sob perspectivas muito distintas entre si. Entre essas biografias estão The Life of William Morris vol. 1 e 2 (1899), de J. W. Mackail, e William Morris: A Life for Our Time (1994), de Fiona MacCarthy, e o livro William Morris: Romantic to Revolutionary (1955), de E. P. Thompson. A pesquisa também visa introduzir esse renomado nome do design e da luta socialista para dentro do campo nacional da história da arte, visto que importantes debates, pesquisas, além de exposições sobre a figura de William Morris continuam a ter grande relevância internacional e constante produção em diversas áreas de estudo das artes e história da arte, além de outros campos que permeiam-o.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prevalence and correlates of non-adherence to immunosuppressants and to health behaviours in patients after kidney transplantation in Brazil - the ADHERE BRAZIL multicentre study: a cross-sectional study protocol(Biomed Central Ltd, 2018) Sanders-Pinheiro, Helady; Basile Colugnati, Fernando Antonio; Marsicano, Elisa Oliveira; De Geest, Sabina; Pestana Medina, Jose Osmar [UNIFESP]Background: Non-adherence to immunosuppressive therapy is a prevalent risk factor for poor clinical and after kidney transplantation (KT), and has contributed to the lack of improvement in long-term graft survival over the past decade. Understanding the multilevel correlates and risk factors of non-adherence is crucial to determine the optimal level for planning interventions, namely at the patient, health care provider, KT centre, and health care system level. Brazil, having the largest public transplantation program in the world and with regional differences regarding access to health services and service implementation, is in a unique position to study this multilevel approach. Therefore, the Adhere Brazil Study (ADHERE BRAZIL) was designed to assess the prevalence and variability of non-adherence to immunosuppressants and to health behaviours among adult KT recipients in Brazil, and to assess the multilevel correlates of non-adherence to immunosuppressive medication. We describe the rationale, design, and methodology of the ADHERE BRAZIL study. Methods/Design: This is an observational, cross-sectional, multicentre study that includes 20 Brazilian KT centres. A stratified sampling approach is used, based on strata, with the following characteristics considered: geographical region and transplant activity (number of KTs per year). A random sample of patients (proportional to the size of the centre within each stratum) is selected from each centre. The prevalence of different health behaviours is assessed through self-report. The assessment of multilevel correlates of non-adherence is guided by the ecological model that considers factors at the level of the patient, health-care professional, and transplant centre, using established instruments or instruments developed for this study. Data will be collected over an 18-month period, with information obtained during the regular follow-up visits to the transplant outpatient clinic and directly entered into the Research Electronic Data Capture (RedCap) system. Data entry is performed by a trained professional who is part of the transplant team. The data collection began in December 2015. Discussion: This multicentre study is the first to evaluate multilevel correlates of non-adherence in KT patients and will provide a reliable estimate of non-adherence in Brazilian KT patients.