Navegando por Palavras-chave "Design Educacional"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoAcessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional(Universidade Federal de São Paulo, 2020-05-30) Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]; Malheiro, Cícera Aparecida Lima [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/9594089174735076; http://lattes.cnpq.br/7218295050310933O presente estudo teve por objetivo desenvolver um framework embasado na perspectiva sociointeracionista e nos aspectos da interação humano-computador em relação a acessibilidade web e fazer a validação de uma disciplina do Curso TEDE. Para o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o método da Design Science Research (DSR) entendido como a ciência que procura consolidar conceitos sobre o projeto e desenvolvimento de soluções para sistemas para melhorar ambientes educacionais existentes e resolver problemas e criar novos artefatos. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em três partes. Realizamos uma análise e descrição da disciplina Design Educacional em Contextos Não Formais, Culturais e Inclusivos que foi escolhida para a aplicação e validação do Framework. Esse recurso se mostrou muito importante também para enfatizar e explicitar as camadas, como nesse caso, as seções do framework de acessibilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desafios docentes na definição e elaboração de objetivos de aprendizagem em um contexto de aprendizagem baseada em projetos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23) Ruy, Valentino Massariol [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Amaral, João Alberto Arantes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6114332903690632; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/2464247007403832O presente trabalho teve como objetivo investigar os desafios e dificuldades enfrentadas por professores no planejamento, na elaboração e definição de objetivos de aprendizagem dentro de um contexto de metodologia de aprendizagem baseada em projetos e pedagogia das competências. Para isso, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas que questionavam aos professores de uma escola que busca trabalhar a partir dessas metodologias sobre suas concepções e dificuldades ao planejar. A partir da análise das respostas e uma subsequente discussão, propôs-se um protótipo de solução educacional no formato de um curso online assíncrono para auxiliar os professores em questões relativas aos seus planejamentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O desenvolvimento de um jogo educacional digital para a instrução dos ajustes curriculares a professores do ensino regular(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22) Ribeiro, Yohann dos Santos [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/0186521292395579O presente design, foi projetado na perspectiva de uma educação inclusiva de maior qualidade, considerando a sensibilização dos professores das salas regulares do ensino fundamental e médio, para com os educandos PcD (Pessoa com Deficiência). Este objeto se orienta a partir das contribuições da Drª Kátia Fonseca, referência nas pesquisas direcionadas ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), que observou os ajustes curriculares e os demarcou em adaptação, flexibilização e adequação. Esta observação permitiu a elaboração de um design de jogo educacional, materializado em um GDDE (Game Design Document Educacional), no qual é apresentada as suas características, funcionalidades, fluxograma e ideação. Este jogo apresenta uma proposta de fórum gamificado, motivado por recompensas e méritos dentro do jogo, esta perspectiva explora a teoria e a prática dos educadores. A pesquisa preocupou-se em ouvir dois profissionais das salas de recursos de uma escola pública do estado de São Paulo e outros vinte e oito professores de salas de aula regulares do ensino público e privado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ESTRUTURAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHAR DO DESIGN EDUCACIONAL(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-19) Reis, Cristiane Aparecida dos Santos [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537Este projeto tem por objetivo compartilhar o processo de estruturação de um ambiente virtual de aprendizagem virtual de aprendizagem (AVA) em uma escola particular de educação básica do estado de São Paulo a partir do olhar do design educacional. Em especial, compartilhar os ajustes em meio à pandemia por coronavírus. Por meio de um guia, serão descritas a estruturação do ambiente, principais escolhas, design educacional e exemplos didático-pedagógicos. Acredita-se que esse tipo de compartilhamento de prática pode servir para auxiliar outras escolas ou instituições que atuem no setor educacional, que ainda não têm um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estruturado ou que desejam conhecer outras experiências e possibilidades, no processo de estruturação, reflexão sobre o uso ou potencialidades do uso do AVA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Oficina de Gaita: Aprenda Gaita Online(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-11) Diniz, José Edson da Silva [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Silva, Cícero Inacio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/3383998229403423; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306; http://lattes.cnpq.br/2847453957171380Este trabalho consiste no registro das etapas de elaboração da Oficina de Gaita, um curso massivo, aberto e colaborativo de Educação Musical, na modalidade à distância, por meio do ensino da Gaita Diatônica, instrumento também conhecido como Gaita Blues ou Gaita de Boca. O curso é voltado a pessoas adultas sem letramento musical, iniciantes em gaita desinteressados em se tornarem músicos profissionais. O curso está relacionado ao aplicativo Telegram®, utilizado neste projeto como um ambiente virtual de aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel do designer educacional na elaboração de materiais didáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Trindade Junior, João Olinto [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/2506819258004448A presente pesquisa procurou analisar o processo de criação de materiais didáticos em prol do processo de ensino-aprendizagem. Fizemos uma pesquisa bibliográfica, de modo a aprofundar a discussão sobre a importância da produção de conteúdo que fomente o processo educativo. Nossa pesquisa visa propor um conjunto de diretrizes pedagógicas para a produção de materiais didáticos para a educação básica. Para tanto, nos propomos a: investigar Diretrizes da Educação Básica; abordar como as competências do campo do DE podem apoiar o professor a alcançar as competências descritas nas diretrizes da educação básica; elencar diretrizes didáticas apropriadas para a produção do material didático; e relacionar essas premissas ao planejamento da produção do material didático. Dessa forma, trazemos ao docente um conjunto de diretrizes pedagógicas que lhe possibilite a criação materiais educacionais digitais para uso em sala de aula. Para tanto, trazemos diferentes teorias que serviram de base para responder nossos questionamentos, bem como apontar para possibilidades de resolução dos problemas apresentados. Agregamos, nesse ponto, a necessidade de abordar: a atuação do designer educacional no campo da produção de material didático; o público-docente; e as possibilidades de criação de conteúdo, de modo a sugerir soluções educacionais para a produção de materiais didáticos no contexto da Educação Básica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quando escuto, me comunico melhor: contribuições do design educacional na elaboração de um e-book sobre comunicação não-violenta.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-29) Pereira, Ana Caroliny Lopes do Nascimento [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; http://lattes.cnpq.br/0009905498268752Apesar de as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) possibilitarem a ampliação no compartilhamento de informações e das relações humanas, no século XXI, a forma como os indivíduos se comunica é ainda truncada e permeada por ruídos, desentendimentos e violência. Pensando nisso, a pesquisa foi realizada a partir do método Design Science Research, que tem como objetivo a elaboração de um artefato. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso propõe a elaboração de conteúdo sobre comunicação não violenta (CNV), por meio do protótipo de um e-book “Quando escuto, me comunico melhor”, cujo planejamento foi apoiado pelo design educacional, a partir do modelo ADDIE (Analyze - Análise, Design - Desenho, Develop - Desenvolvimento, Implement - Implementação e Evaluate – Avaliação), que estabelece algumas etapas no planejamento do processo de ensino e aprendizagem, bem como estabelecimento de intencionalidade pedagógica ao e-book. Na etapa de análise contextual foi identificado o público interessado no tema abordado, bem como suas preferências de aprendizagem. Assim, foi possível propor uma solução adequada aos aprendizes. Nas etapas de design e desenvolvimento foram definidos os aspectos pedagógicos, que conferem intencionalidade pedagógica ao planejamento do e-book, bem como ferramentas de gestão e tecnologias empregadas na elaboração do protótipo. Nas etapas de implementação e avaliação foram indicados de que forma aconteceria a disponibilização do e-book e como seriam realizadas as avaliações relativas ao protótipo. Portanto, esse trabalho mostra as contribuições do design educacional, por meio do planejamento de um possível recurso educacional sobre (CNV).
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de imagens em materiais educacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Fukumoto, Francisco de Assis de Souza [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/7022314798853009Este Trabalho de Conclusão de Curso visa desenvolver um produto a partir da temática do uso de imagens fotográficas em materiais educacionais. O potencial de uso de imagens como fotografias, ilustrações, infográficos, vídeos etc., em materiais educacionais é amplo, e neste trabalho abordarei apenas as fotografias. O produto proposto é um guia rápido de uso em formato de um livro digital (e-book) com objetivo de servir de apoio, fornecendo informações práticas e rápidas para o uso de imagens fotográficas em projetos educacionais. Vivemos imersos em um universo altamente imagético, com o qual interagimos diariamente nos mais diversos momentos de nosso dia a dia. A fotografia, técnica cujos primeiros registros ocorreram há quase 200 anos, e inicialmente de difícil e caro acesso, tornou-se acessível e popular ao longo do século XX com o advento de novas tecnologias nos filmes e câmeras. Foi, porém, a partir da década de 1980 com o advento da fotografia digital e posteriormente sua inclusão como funcionalidade nos aparelhos celulares, que a fotografia passou a vivenciar um aumento exponencial em seu uso. Atualmente é bastante comum as pessoas se comunicarem utilizando imagens de diversos tipos e formatos, capturados por seus Smartphones. Se considerarmos que esta forma de comunicação constitui uma linguagem visual, as ações e materiais educacionais que desenvolvemos para este público habituado a utilizá-la, podem necessitar incorporar estímulos visuais através do uso de imagens, para capturar sua atenção e atingir os objetivos esperados. Porém o processo de pesquisa, seleção e aplicação de imagens, é uma adição às várias habilidades necessárias para os profissionais que desenvolvem os projetos educacionais, como os Designers Educacionais, Professores Conteudistas, Instrutores Corporativos etc. e várias dúvidas podem surgir durante o processo de inclusão de imagens em seus projetos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de inteligência artificial em sala de aula: aplicativo de correção ortográfica desenvolvido para uso em sala de aula(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Silva, Gabriely Aquino da [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025Este trabalho apresenta um projeto que visa explorar o uso da inteligência artificial (IA) em sala de aula, especificamente no contexto de correção ortográfica. A ortografia é um aspecto fundamental da comunicação escrita, e é importante que os estudantes desenvolvam habilidades nessa área desde cedo. Nesse sentido, o projeto propõe a reformulação de um aplicativo já existente de correção ortográfica baseado em IA, que tem como objetivo promover o aprendizado personalizado e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo permite que os estudantes recebam feedback individualizado e imediato sobre seus erros ortográficos, possibilitando que abordem suas áreas específicas de melhoria. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo podem auxiliar os professores na adaptação de suas estratégias de ensino. Nesse sentido, o projeto propõe a reformulação de um aplicativo já existente de correção ortográfica baseado em IA, que tem como objetivo promover o aprendizado personalizado e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo permite que os estudantes recebam feedback individualizado e imediato sobre seus erros ortográficos, possibilitando que abordem suas áreas específicas de melhoria. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo podem auxiliar os professores na adaptação de suas estratégias de ensino. O método deste estudo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória e documental sobre o uso de inteligência artificial dentro da sala de aula e sobre o aplicativo CIRA (Corretor Inteligente de Redações Automático) desenvolvido pela USP. Este projeto contribui para a área de educação, destacando o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta pedagógica que apresenta uma relação significativa com o design educacional. Espera-se que os resultados deste estudo incentivem uma adoção crítica de tecnologias semelhantes em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais eficiente e eficaz no campo da escrita.