Navegando por Palavras-chave "Desenvolvimento de linguagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)BEABÁ: Elaboração de software para acompanhamento do desenvolvimento de linguagem por pais e responsáveis de crianças de 12 a 24 meses(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Pimentel, Helena Braz [UNIFESP]; Puglisi, Marina Leite [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8567228391940194; http://lattes.cnpq.br/0231545483005770Introdução: Entre o período fetal e os dois anos de idade o cérebro passa pelo período de maior crescimento e plasticidade, facilitando a aquisição de habilidades importantes, como o aprendizado e desenvolvimento da linguagem. Além dos fatores biológicos, o desenvolvimento da criança depende de fatores psicossociais e ambientais. Assim, as experiências vividas nos primeiros anos são essenciais para a criança adquirir confiança, autoestima e capacidade de se relacionar com o outro; permitindo que, mais tarde, a criança se torne um adulto bem adaptado socialmente e intelectualmente. Com a tecnologia atual e o desenvolvimento da saúde digital, tais experiências podem ser registradas e acompanhadas com facilidade, otimizando o desenvolvimento da criança. Objetivo: desenvolver um software para que pais e responsáveis registrem e acompanhem o desenvolvimento da linguagem de crianças com idade entre 12 e 24 meses; e se informem sobre a temática, obtendo dicas de estimulação e identificação precoce de alterações do desenvolvimento de linguagem. Métodos: Este é um estudo piloto que teve como objetivo construir um software de acompanhamento e orientação sobre o desenvolvimento da linguagem infantil de crianças de 12 a 24 meses. O questionário principal foi desenvolvido a partir de buscas sobre a literatura em questão nas bases de dados Scielo, PubMed, Google Scholar, Science Direct e Biblioteca Virtual em Saúde. O software pode ser acessado através do aplicativo na Play Store (Beabá: Desenvolvimento da Linguagem) ou pelo site (beaba.app.br). O aplicativo foi desenvolvido nas versões mais recentes dos padrões Apache Cordava com Hyper Text Markup Language (HTML), Cascading Style Sheets (CSS), JavaScript e Bootstrap, e conta com uma Interface de Programação de Aplicação (do inglês Application Programming Interface; API), desenvolvida em C# (lê-se C Sharp), para o armazenamento das informações no banco de dados SQL Server. Todo o conteúdo deste estudo foi desenvolvido em linguagem acessível. Resultados: O software indica habilidades de linguagem correspondentes a faixa etária da criança e, após o preenchimento das habilidades adquiridas, são indicadas atividades a serem realizadas. O questionário principal foi dividido da seguinte maneira: a primeira parte contém habilidades esperadas até o primeiro ano de vida e as demais habilidades esperadas em cada trimestre entre os 12 e 24 meses. Cada uma das cinco partes do questionário contém entre cinco e seis questões sobre os marcos do desenvolvimento de linguagem e atividades voltadas para a aquisição ou aprimoramento dessas habilidades. Conclusões: O trabalho em questão propõe empoderar famílias a estimular as habilidades de linguagem das crianças da forma mais adequada e a identificar precocemente os sinais de risco para as alterações de linguagem, otimizando o prognóstico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos da estimulação da fluência de leitura com ênfase na prosódia(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-03-01) Pinto, Joana Cecilia Baptista Ramalho [UNIFESP]; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Santa Casa de São Paulo Faculdade de Ciências MédicasPURPOSE: To characterize the reading ability of children with five years of education according to temporal standards, as well as to compare the reading fluency performance of these children before and after a reading program based on prosody standards. METHODS: Thirty two fourth-grade children participated in this study. They performed reading aloud and picture description tasks in order to verify reading rate, speech rate, text comprehension and the adequacy of prosody variation. Afterwards, it was carried out a reading stimulation program with emphasis on prosody, composed of five 15-minute sessions of reading tasks. At the end of the program, children were re-assessed, in order verify their performance after stimulation. RESULTS: Changes were observed in reading rate, number of words misread, and quality of prosody during the reading task. CONCLUSIONS: The reading program promoted positive changes in reading fluency measures
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração e validação de conteúdo de um questionário para avaliar o ambiente de aprendizagem em casa de crianças pré-escolares(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-26) Souza, Ana Lucia Moura de [UNIFESP]; Puglisi, Marina Leite [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8567228391940194; http://lattes.cnpq.br/9314181173195519; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Um adequado desenvolvimento de linguagem depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. Dada a importância de uma identificação precoce de fatores protetores e de risco para o desenvolvimento de linguagem, o objetivo do trabalho foi desenvolver um questionário que avaliasse qualitativamente e quantitativamente a estimulação parental. Este trabalho foi desenvolvido em duas etapas: a primeira envolveu o estudo do conteúdo de instrumentos já existentes, a elaboração de um novo questionário e a validação de seu conteúdo a partir do julgamento de experts na área. A segunda consistiu na aplicação de um piloto em uma amostra de 65 pais de crianças pré-escolares, a fim de verificar a aplicabilidade do questionário na versão online. O questionário foi composto por 43 questões de três domínios que fornecem dados quanto aos fatores de risco e de proteção no ambiente familiar. Foram feitas modificações no questionário com base na sugestão realizada pelos juízes quanto à mudança da forma de escrita de três itens do questionário pertencentes aos subdomínios: dados da criança; título de uma das sessões e a descrição do item correspondente à quantidade de livros. Após as modificações, a versão final do questionário foi então definida. A amostra foi caracterizada por 55,38% de familiares de crianças do sexo feminino e 44,62% do sexo masculino. Os dados foram analisados de acordo com a proposta de classificação do questionário. Os pais ou responsáveis levaram, em média, 20 minutos para preencher todo o questionário. Quanto aos “fatores quase nada mutáveis” (APGAR; peso ao nascimento; histórico familiar e diagnósticos), as crianças da amostra apresentaram baixo risco. Para a análise dos fatores mutáveis distais (nível socioeconômico), foi observado que todas as crianças da amostra pertencem à classe econômica A, usando o critério da ABEP. Finalmente, quanto aos fatores mutáveis proximais (experiências vividas pelas crianças nos últimos 9 meses; exposição das crianças a dispositivos móveis; brincadeiras de “faz de conta”; brinquedos e atividades semanais realizadas fora da escola), houve maior heterogeneidade quanto às respostas. As únicas perguntas cujas respostas foram consideradas difíceis de responder pela maioria dos participantes foram referentes às listas de livros e autores, o que sugere a necessidade de reformulação desta seção do questionário. Concluímos que o questionário tem boa aplicabilidade, mas que ainda são necessárias mudanças na última seção. Futuros estudos deverão testar sua aplicabilidade e validade de construto em uma amostra maior e mais heterogênea. O rastreio do ambiente de aprendizagem mostra-se fundamental para complementar a avaliação fonoaudiológica e embasar a orientação parental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Habilidades pragmáticas em crianças deficientes auditivas: estudo de casos e controles(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010-01-01) Curti, Luana; Quintas, Taiana D'Ávila; Goulart, Bárbara Niegia Garcia; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To evaluate the pragmatic abilities of a group of hearing impaired children, and compare them with normal-listener peers. METHODS: Case-control study composed by 32 children of both genders with ages between two and six years, paired by age: 16 hearing impaired with moderately severe to profound hearing loss without other organic dysfunctions (cases), and 16 children with normal hearing with no Speech-Language Pathology complaints (control). The evaluation and analysis of pragmatic abilities were carried out based on the ABFW-Pragmatics Test, following instructions of its own protocol. RESULTS: The average age of the studied children was four years (SD=1,3); there was a significant difference between cases and controls regarding the number of communicative acts per minute (p=0,001). The hearing impaired children presented fewer communicative initiatives than normal listeners, and the gestural communicative mean was used by 13 (81.3%) of the first group and by five (32.2%) of the latter (p=0,004). There was no difference between the groups regarding communicative intentions (p=0,465). CONCLUSION: The hearing impaired children were able to interact in contextualized situations using communicative functions similar to the listeners, and differed from them in the most used communicative mean.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investigando os distúrbios de aquisição de linguagem a partir das queixas(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-01-01) Tamanaha, Ana Carina [UNIFESP]; Oshiro, Lívia Tamie [UNIFESP]; Kawano, Cinthya Eiko [UNIFESP]; Okumura, Marie [UNIFESP]; Ghiringhelli, Rosângela [UNIFESP]; Minaguchi, Talitha [UNIFESP]; Rosa, Luana Araújo [UNIFESP]; Sanchez, Marina [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To investigate complaints commonly reported by parents of children with language disorders. In addition, we have analyzed the conditions of verbal production and comprehension of these children. METHODS: The sample comprised 55 children of both genders with ages between 2 and 12 years old. The complaints reported by their families at the beginning of therapeutic intervention were analyzed and subdivided, considering deficits on verbal production, verbal comprehension and both (mixed comprehension and production deficits). Subsequently, we analyzed the performance of these children in verbal comprehension and production tests, in phonological, semantic, grammatical and pragmatic levels. RESULTS: By analyzing the performance of children whose families complained about verbal production (82.6%), it was found that 55.2% of them also presented verbal comprehension deficits. Verbal production deficits occurred at phonological (97.3%), semantic (76.3%), grammatical (78.9%) and pragmatic (5.2%) levels. CONCLUSION: Although complaints regarding verbal production deficits are more common, verbal comprehension deficits are also evident in children with language disorders. These findings evidence the importance of careful evaluation based on the complaints presented by the families.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mismatch negativity e percepção auditiva em crianças usuárias de implante coclear(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-22) Fernandes, Natalia Martinez [UNIFESP]; Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3499728717437032; http://lattes.cnpq.br/8507968616033741; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Identificar as características do MMN em relação à latência, amplitude, e área da onda, em crianças com idade entre dois e oito anos, usuárias de implante coclear e em terapia fonoaudiológica e identificar associações com as variáveis desenvolvimento da linguagem, percepção de fala e envolvimento familiar. Método: estudo de caráter observacional, descritivo, transversal, com comparação entre grupos: grupo estudo crianças com implante coclear, e grupo controle crianças ouvintes. As crianças foram submetidas à avaliação eletrofisiológica MMN com estímulo não verbal tone burst diferindo quanto à frequência (estímulo frequente 1000Hz e estímulo raro 1500Hz), em campo sonoro à 70dBNA, utilizando equipamento SMARTEP. Foram aplicados questionários de percepção de fala e de desenvolvimento de linguagem, selecionados de acordo com a idade e realizada a classificação da participação familiar no processo terapêutico. Resultados: a ocorrência do MMN para o grupo controle foi de 73,3% e para o grupo estudou foi de 53,3%. Observouse que os valores de latência, amplitude e área do MMN das crianças usuárias de implante coclear foram similares ao das crianças ouvintes, não diferindo entre os grupos. A ocorrência do MMN não se correlacionou às variáveis de categorias de audição, linguagem e família. Conclusão: As crianças com implante coclear e em terapia fonoaudiológica apresentaram respostas do MMN semelhantes às crianças ouvintes, com média de latência, amplitude e área de, respectivamente, 208,9ms (±12,8), 2,37μV (±0,38) e 86,5μVms (±23,4). Não houve correlação entre a presença do MMN e o desempenho das crianças nos testes que avaliaram o desenvolvimento auditivo, de linguagem e participação da família na reabilitação.