Navegando por Palavras-chave "Desenvolvimento da Linguagem"
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- ItemSomente MetadadadosCaracterização de narrativas de crianças de 5 e 6 anos: correlações entre episódios e ações(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Artoni, Ana Lucia [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosCaracterizacao do comportamento psicomotor e da linguagem em criancas de 2 a 5 anos de nivel socio economico baixo por meio do teste TEPSI(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Souza, Patricia Helena Vanin Alves de [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização do jogo simbólico em deficientes auditivos: estudo de casos e controles(Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., 2009-12-01) Quintas, Taiana D' Ávila; Curti, Luana Mota; Goulart, Bárbara Niegia Garcia De; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade de São Paulo (USP); Centro de Estudos da Voz; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)BACKGROUND: children with hearing loss do not acquire language at the same time nor at the same rate of normal hearing children because the learning process of oral language is essentially auditory. Child development consists in gradually acquiring motor and psychocognitive abilities. Entering the symbolic world is decisive for the child to reach higher levels of linguistic complexity. AIM: to correlate symbolic play and aspects of child development in deaf children and in hearing children. METHOD: participants of this study were 32 children, of both genders, with ages between 2 and 6 years, age matched. All participants were submitted to the Evaluation of Symbolic Maturation and to the Denver Developmental Screening Test II. Sixteen participants presented moderate to profound sensory-neural hearing loss and composed the research group (RG); the remaining 16 children had normal hearing and composed the control group (CG). RESULTS: symbolism was observed in the play of 81.25% of RG and in 87.5% of CG. In the Denver Developmental Screening Test II, 100% of the RG was classified as being at risk. As for the CG, 94% of the children were classified as normal and the remaining 6% as being at risk (p<0.001). CONCLUSION: a similar performance was observed between the groups for symbolic play. However, in a qualitative analysis, the RG presented less complex symbolic play than the CG. It was observed that the RG presented a performance in the symbolic play compatible to its performance in aspects of personal-social, refined motor and gross motor control in the Denver Developmental Screening Test II.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento de mães e auxiliares de desenvolvimento infantil referente ao desenvolvimento de linguagem de crianças de zero a vinte e quatro meses de idade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Cardoso, Regina Maria [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]; Pedromônico, Márcia Regina Marcondes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Verificar o conhecimento de maes e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil referente ao desenvolvimento da linguagem de criancas de zero a vinte e quatro meses de idade e sua relacao com o nivel de escolaridade dessas cuidadoras. Metodos: Estudo transversal analitico, realizado com uma amostra nao probabilistica de 250 cuidadoras, divididas em cinco grupos, sendo 200 maes, residentes, em sua maioria, no municipio de Embu, e 50 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que atuavam em Creches Publicas do mesmo municipio. A coleta de dados foi feita por meio de um protocolo, contendo informacoes sobre as caracteristicas sociodemograficas das cuidadoras, e de um questionario baseado no Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, com treze questoes fechadas sobre marcos do desenvolvimento da linguagem de zero a vinte e quatro meses. Ambos foram aplicados sob forma de entrevista. Resultados: A media de acertos em todos os grupos de maes e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil foi de 11,6 questoes. Nos grupos de maes, a frequencia de acertos aumentou conforme o nivel de escolaridade em apenas quatro questoes. Os resultados obtidos no grupo de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil ficaram aquem do esperado, quando comparados aos das maes de mesma escolaridade. Conclusoes: As maes, segundo o nivel de escolaridade, e as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil apresentaram diferencas pouco relevantes em sua capacidade de observar a emergencia de marcos significativos do desenvolvimento da inguagem em criancas de zero a vinte e quatro meses
- ItemSomente MetadadadosDesempenho de crianças de trinta a sessenta e cinco meses que freqüentam creches e pré-escolas do município de Embu, no Teste de Vocabulário por Imagem Peabody(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Basilio, Carmen Silvia [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]Objetivo: Avaliar o desempenho de criancas de trinta a sessenta e cinco meses que frequentam Creches e Pre-Escolas do municipio de Embu, no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody e os fatores associados a esse desempenho. Metodos: Delineamento do estudo - transversal analitico. Populacao: criancas de ambos os sexos de trinta a sessenta e cinco meses de idade de creches e pre-escolas do municipio de Embu, no ano de 2000; amostra probabilistica constituida por 250 criancas. Procedimentos do estudo: triagem auditiva, aplicacao do Teste de Vocabulario por Imagem Peabody e coleta de dados sociodemograficos. Variaveis do estudo: dependente: desempenho no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody; independentes: idade, tempo de escolaridade e serie da crianca e caracteristicas sociodemograficas de suas familias. Apos a exclusao de criancas que falharam na triagem auditiva, a amostra final foi constituida por 201 criancas. Analise estatistica: foi utilizado o modelo de regressao logistica. Resultados: 44,3 por cento das criancas apresentaram resultados inferiores ao esperado para a idade no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody. Os fatores associados ao melhor desempenho no teste foram a idade da crianca e a escolaridade materna. Conclusoes: A compreensao e uma area do desenvolvimento da linguagem e os testes de vocabulario podem ser utilizados para a sua avaliacao, sendo considerados como um importante indicador desse desenvolvimento. O Teste de Vocabulario por Imagem Peabody demonstrou ser util para a avaliacao do vocabulario receptivo em grandes populacoes, mas a adaptacao brasileira, por ser recente, requer pesquisas adicionais para que os dados possam ser comparados, auxiliando a ordenacao das palavras do teste. Estes resultados poderao subsidiar acoes no sentido de uma atuacao em creches e pre-escolas integrada aos servicos de Saúde
- ItemSomente MetadadadosDisfluência fisiológica: caracterização dos tipos e frequência de ocorrência em um grupo de escolares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1997) Degiovani, Verena Maiorino [UNIFESP]; Schiefer, Ana Maria [UNIFESP]O objetivo desta pesquisa foi o de caracterizar qualitativa e quantitativamente as disfluencias de fala de um grupo de 49 criancas, sem queixa de gagueira, compreendidas entre as faixas etarias de 3 a 6 anos. Onze tipos de disfluencias foram observados na fala destas criancas. Nao houve diferenca estatisticamente significante entre as faixas etarias e sexo.A media das disfluencias obtida foi de 13,9%. As disfluencias denominadas pausa plena, repeticao de palavras e revisao de frase foram as mais frequentes e as frases incompletas, pausa no meio da palavra e bloqueio, as menos frequentes na amostra de fala estudada. Levantamos as hipoteses que algumas disfluencias estao relacionadas ao planejamento de frases e outras a execucao motora das frases durante o desenvolvimento normal da fala. Verificamos tambem que alguns tipos de disfluencias, se muito frequentes na fala de criancas, podem indicar possiveis alteracoes de linguagem. Por fim observamos que o numero de repeticao de palavras monossilabicas foi nitidamente superior ao numero de repeticao de palavras polissilabicas
- ItemSomente MetadadadosEstudo longitudinal da atencao compartilhada em casos de criancas autistas nao-verbais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Farah, Leila Sandra Damiao [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo longitudinal da atenção compartilhada em crianças autistas não-verbais(CEFAC Saúde e Educação, 2009-12-01) Farah, Leila Sandra Damião [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: to identify and characterize abilities of Joint Attention of non-verbal autistic children through the observation of communicative behaviors. METHODS: the research involved 5 boys, between 5,9 and 8,6-year old, diagnosed as Autistic Disorder (DSM IV, 2002), recorded in two instances with a four months interval. Meanwhile, the children were submitted to a language therapy mediation based on Joint Attention stimulation. Each recording was 15 minutes long and involved one child or group of 2-3 children with the therapist within non-directed and semi-directed interaction situations, at school where they studied. We observed and registered behaviors regarding Joint Attention abilities. The used material involved percussion instruments. Data were analyzed in relation to time, interaction and interlocutor. RESULTS: the gaze behavior showed the greatest growth in each subject. Data analysis revealed that the subjects showed qualitative trends for evolution of the Joint Attention ability revealing important clinical meaning although there was lack of statistical significance. Each subject showed characteristics and evolution of the communicative behaviors regarding Joint Attention in an individualized manner. After the period of language therapy intervention, we observed a quantitative behavioral growth in the 5 subjects, specifically under child-therapist interaction. CONCLUSIONS: the gaze behavior is an important step for the development of others behaviors toward Joint Attention. The adult-child interaction situation facilitates the appearance of communication behaviors and sharing. Language therapy with focus on the Joint Attention abilities seems to contribute positively for communication development of autistic children.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Linguagem de adolescentes nascidos prematuros e com baixo peso(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Martins, Adriana de Souza [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Barros, Marina Carvalho de Moraes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6729971375293260; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926; http://lattes.cnpq.br/3339498264631311; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com os objetivos de caracterizar os comportamentos de linguagem de adolescentes nascidos pre-termo e compara-los ao desempenho de um grupo referencia, de nascimento a termo, e considerar variaveis de risco biologico e fatores sociodemograficos de protecao, foram avaliados 76 adolescentes, sendo 62% do sexo feminino, com media de 12,2 anos de idade e de 6 anos de escolarizacao, sendo 79% deles provenientes de escolas publicas. O grupo estudo (GE) abrangeu 34 participantes nascidos prematuros (idade gestacional media 31 semanas) e com peso ao nascer inferior a 2000g (media 1413,7g). Os participantes foram avaliados a partir de entrevista com os pais e aplicacao do Teste de Vocabulario por Imagens Peabody u TVIP (adaptado para o portugues brasileiro por Capovilla, Capovilla; 1997) e dos quatro subtestes do nivel 2 do Test of Language Competence u Extended Edition (TLC-E) proposto por Wiig & Secord (1989), traduzido e adaptado para o portugues por Araujo & Perissinoto (2004). Verificou-se que, de modo geral, adolescentes do grupo referencia apresentaram melhor desempenho do que aqueles nascidos prematuros, embora nao tenham sido encontradas diferencas significativas entre os grupos. Dentre as variaveis estudadas, houve uma diferenca marginalmente significativa no escore padrao referente a interpretacao de ambiguidades e nos desvios padrao do subteste Compreensao Auditiva/Realizando inferencias (S2) e para o escore Total de Palavras utilizadas no subteste Expressao Oral/Recriando Sentencas (S3). Dentre as variaveis analisadas, o tipo de escola (publica/particular) e a escolaridade materna foram as de maior impacto para a predicao do desempenho de ambos os grupos na maioria das provas avaliadas. Adolescentes provenientes de escolas publicas, filhos de maes com menores niveis de escolarizacao denotaram piores escores em tarefas linguisticas (TVIP) e metalinguisticas (TLC-E) do que aqueles matriculados em escolas particulares, independentemente dos fatores de risco biologico idade gestacional, peso ao nascer, numero de intercorrencias, presenca de HPIV ou DBP. Quanto as variaveis de risco biologico especificas para o grupo estudo, verificamos que houve uma maior frequencia de ocorrencia de desempenhos classificados como abaixo da media entre os participantes de menor peso e idade gestacional. Concluiu-se que adolescentes nascidos prematuros demonstraram as mesmas habilidades metalinguisticas dos adolescentes nascidos a termo. As pontuacoes medias referentes ao vocabulario receptivo e as habilidades metalinguisticas de interpretacao de ambiguidades e linguagem figurativa, elaboracao de sentencas com base em contextos previamente determinados e realizacao de inferencias do GE foram mais baixas do que aquelas dos adolescentes do GR, embora nao tenha sido encontradas diferencas estatisticas entre os resultados dos dois grupos. A lem disso, os fatores de protecao, dentre eles o tipo de escola e a escolaridade dos pais mostraram-se como as variaveis de maior impacto sobre as habilidades linguisticas e metalinguisticas de recepcao e expressao dos adolescentes deste estudo