Navegando por Palavras-chave "Desempenho Psicomotor"
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- ItemSomente MetadadadosAspectos psicomotores de criancas com disturbios de leitura e escrita(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Marinho, Clenia Regia Saboia [UNIFESP]Objetivo: Caracterizar o comportamento psicomotor de um grupo de escolares com DLE, segundo as variaveis faixa etaria e atividade psicomotora. Metodo: Foi realizada uma pesquisa de analise descritiva e quantitativa, da qual participaram 40 escolares com disturbio de leitura e escrita, de ambos os sexos, na faixa etaria de 7 anos a 10 anos e 11 meses de idade. Os dados foram coletados no Nucleo de Assistencia Medica Integrada, para se obter a descricao dos comportamentos psicomotores atraves de entrevista e avaliacao psicomotora(Picq e Vayer, 1988), que constou de provas que avaliaram as atividades : coordenacao dinamica das maos, coordenacao dinamica geral, equilibrio(controle postural),controle segmentario(controle do proprio corpo), organizacao espacial(orientacao de direita-esquerda), estruturacao espaciotemporal, dominancia lateral e rapidez. Resultados: Verificou-se que os escolares com disturbio de leitura e escrita falharam em qualquer que fosse a faixa etaria em pelo menos uma das provas propostas pela avaliacao, apresentando em comum, em todas as faixas etarias, desempenho inferior ao esperado para suas idades nas provas de equilibrio e rapidez, e desempenho acima do esperado para a sua idade na prova de estruturacao espaciotemporal em todas as faixas etarias. A dominancia lateral homogenea ou cruzada nao influenciou na realizacao das provas, mostrando que nao houve diferenca estatisticamente significante entre as medias de resposta encontradas para as diferentes provas. Ao se comparar as faixas etarias e a media de resposta encontrada em cada faixa etaria para cada prova, observou-se que existe atraso psicomotor de um ano, dois anos e ate tres anos, dependendo da prova. Conclusao: Os escolares com DLE, de todas as faixas etarias, falharam em duas ou mais atividades psicomotoras e evidenciaram atrasos maiores ou menores em seus comportamentos psicomotores
- ItemAcesso aberto (Open Access)Capacidade Funcional: estudo prospectivo em idosos residentes em uma instituição de longa permanência(Universidade do Estado do Rio Janeiro, 2010-08-01) Marchon, Renata Marques [UNIFESP]; Cordeiro, Renata Cereda [UNIFESP]; Nakano, Márcia Mariko; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Lar Escola São Francisco Centro de Reabilitação Setor de Reabilitação Gerontológica; Universidade de São Paulo (USP)The Short Physical Performance Balance - SPPB has been largely used in researches related to the effects of aging, as a practical and efficient instrument to estimate the physical conditions and screening of elderly people with future disability risk. The SPPB estimates the performance of lower limbs in three aspects: muscle strength, gait and balance, all recognized as fundamental to achieve good quality of life, being accepted as universal indicators to value the health conditions of the elderly. PURPOSE: Analyze the SPPB effectiveness to detect functional capacity changes among institutionalized elderly patients and how it is influenced by cognitive, clinical and global functional variables. METHODS: a prospective study, involving 30 residents of a philanthropic long-term care facility in São Paulo (17 women and 13 men), with ages above 60 years old (43% older than 80 years old) and an average of seven years of residence. After 18 months, these old people were reevaluated and data were compared. RESULTS: Considering the evaluated elderly who had good performance (17%), all of them showed up loss of strength during the research. It was observed that there was an improvement of 16% and 1%, respectively, in the balance and in gait, respectively. There was one or more falls in 47% of them. Comparing the Katz's Index of Independency in the Daily Living, the SPPB was more sensitive to the functional decline, indicating 39%, as compared to the 14% of the loss indentified by Katz. CONCLUSIONS: the data confirm the previous studies, which indicate the functional capacity decline of institutionalized elderly and for the SPPB applicability in the routine of functional attendance of this population.
- ItemSomente MetadadadosCaracterizacao do comportamento psicomotor e da linguagem em criancas de 2 a 5 anos de nivel socio economico baixo por meio do teste TEPSI(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Souza, Patricia Helena Vanin Alves de [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosDesempenho de pre-escolares em provas de reconhecimento e nomeacao segundo a classificacao social e o sexo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Paura, Andrea Carla [UNIFESP]Com o objetivo de verificar a existencia de diferenca no desempenho de pre-escolares em quatro diferentes Classes Sociais nas Provas de Reconhecimento e Nomeacao (PRN) de Cores, Formas, Tamanho, Quantidade, Tempo, Espaco e Esquema Corporal, estudei uma amostra constituida por 83 pre-escolares (41 meninos e 42 meninas) na faixa etaria de cinco anos completos, da Rede Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Marilia- SP. Considerou-se como criterio de inclusao na amostra passar no procedimento de Triagem Auditiva A analise estatistica dos resultados revelou que: 1. Houve diferenca estatisticamente significante no desempenho de pre-escolares: quando comparadas as frequencias de ocorrencia de erros dos meninos na Prova de Reconhecimento de Formas, entre as Classes Sociais II e IV, II e V- e das meninas, entre as Classes II e III, II e V e IV e V; na comparacao da frequencia de ocorrencia de erros entre as Provas de Reconhecimento e Nomeacao de Formas para as meninas de Classe II, III e IV; 2. Nao houve diferenca estatisticamente significante no desempenho de pre-escolares: na frequencia de ocorrencia de erros entre as Classes Sociais nas PRN de Cores, Tamanho, Quantidade, Tempo, Espaco e Esquema Corporal em ambos os sexos- na comparacao da frequencia I de ocorrencia de erros entre as Provas de Reconhecimento e Nomeacao para cada Classe Social e quando comparada frequencia de ocorrencia de erros entre os sexos. 3. Os resultados mostraram uma tendencia para ocorrencia de erros: nas Classes Sociais mais baixas; em Provas de Nomeacao; no sexo feminino
- ItemSomente MetadadadosDesempenho de um grupo de escolares em classe de aceleracao em tarefas psicomotoras(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Fontenele, Fernanda Goersch [UNIFESP]Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares matriculados em classe de aceleracao em tarefas psicomotoras, identificando as principais dificuldades psicomotoras desses alunos. Metodo: foram avaliadas 36 criancas, 18 da classe de aceleracao (Grupo de Estudo) e 18 das classes regulares do ensino fundamental (Grupo Controle), de ambos os sexos, na faixa etaria dos sete aos 11 anos. Os escolares das classes regulares do Ensino Fundamental - 1ª a 5ª series - foram selecionados obedecendo aos seguintes criterios de inclusao: terem as mesmas idades das criancas do grupo de estudo; matriculadas na mesma escola; nao apresentarem repetencia no historico escolar; nao apresentarem queixas ou indicacoes de dificuldades escolares; e idade cronologica compativel com o periodo escolar determinado pela LDB. Os escolares foram submetidos ao exame psicomotor utilizado por Picq e Vayer (1985). O tratamento estatistico contemplou os calculos da distribuicao de frequencia expressa em porcentagem, e para verificar diferencas significativas entre os grupos o teste do qui-quadrado no nivel de significancia 5 por cento. Resultados: verificou-se entre os alunos da classe de aceleracao que 84,9 por cento veem apresentando problemas de organizacao espacial, 44,4 por cento problemas na prova de rapidez, 33,3 por cento problemas de coordenacao motora global, 16,7 por cento problemas de coordenacao motora fina e estruturacao espaciotemporal, respectivamente, 11,1 por cento problemas de equilibrio e 5,6 por cento problemas de controle segmentario. Os resultados mostraram que houve diferenca estatisticamente significante na comparacao entre os grupos somente na prova de organizacao espacial e que os alunos das classes regulares do Ensino Fundamental apresentaram melhor desempenho na realizacao de todas as tarefas propostas pelo exame psicomotor. Na prova de observacao da dominancia lateral, observou-se no GE que 44 por cento sao destros, 27 por cento apresentaram lateralidade indefinida, 16 por cento possuem lateralidade cruzada e 5,6 por cento sao canhotos. Conclusao: a caracterizacao do desempenho psicomotor de alunos da classe de aceleracao evidenciou a presenca de dificuldade de orientacao espacial como principal caracteristica do grupo. Outras dificuldades foram encontradas em maior ou menor numero de aparecimento
- ItemSomente MetadadadosEfeitos da inGestão de agua e hidratantes sobre o desempenho fisico durante exercicios de longa duracao(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Machado, Otavio Augusto Soares [UNIFESP]O presente estudo, utilizando-se de uma revisao da literatura cientifica, atual, analisou a importancia ria hidratacao corporal. com relacao ao desempenho esportivo. A agua representa entre 45 e 70 por cento da massa corporal, sendo portanto fundamental ao funcionamento do organismo. Numerosos estudos tem demonstrado que atleta dificilmente consomem a quantidade de agua necessaria antes, durante ou apos a realizacao de exercicios fisicos. Uma perda hidrica acima de 1 por cento da massa corporal, denomina-se desidratacao. A desidratacao corporal aunenta a probabilidade de prejuizo ao desempenho esportivo. Alguns dados indicam que a inGestão de liquidos aprimora a capacidade de realizar provas atleticas que possuam duracao inferior a 1h, e outros sugerem que essa nao e uma ocorrencia generalizada. Muitas evidencias levam a crer que o efeito da reposicao dos liquidos sobre o desempenho fisico, possa ser mais perceptivel durante um exercicio com duracao superior a 1 h e ou durante temperatura ambiente elevada. No que diz respeito a reposicao de eletrolitos em um exercicio com duracao superior a 1 h, estes devem ser acrescentados a solucao para reposicao dos liquidos afim de aprimorar a palatilidade e reduzir a probabilidade do surgimento de hiponatremia
- ItemSomente MetadadadosEscala para qualidade de vida na doenca de Parkinson -PDQ39 (Versao do portugues falado no Brasil) como instrumento para avaliacao de pacientes com e sem flutuacao motora decorrente da levodopa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Souza, Renata Guzzo [UNIFESP]A qualidade de vida (QdV) e importante para mensurar o sucesso do tratamento na doenca de Parkinson (DP). O objetivo deste estudo foi o de avaliar a utilidade do questionario sobre a doenca de Parkinson - PDQ-39 (versao em lingua portuguesa falada no Brasil) para mensurar a QdV dos pacientes parkinsonianos com e sem flutuacao motora. Nos avaliamos 56 pacientes com OP com tempo medio da doenca de 7,4 anos, e destes 41 (73,3 por cento) apresentavam flutuacao motora. A PDQ-39 tem oito dominios que variam de O a 100 e quanto maior o escore pior a QdV. A comparacao dos grupos de pacientes com e sem flutuacao motora mostrou que os dominios: mobilidade, atividades de vida diaria, comunicacao e desconforto corporal tinham escores maiores nos flutuadores. Quanto maiores os estagios de Hoehn e Yahr (HY) e o tempo da doenca diagnosticada maiores os escores da PDQ-39, logo uma pior qualidade de vida. A PDQ-39 e um instrumento capaz de detectar declinio da QdV de pacientes com DP e a presenca de flutuacao motora e prejudicial para QdV
- ItemSomente MetadadadosEstudo dos efeitos fisiológicos e psicológicos da ingestão combinada de álcool e bebidas energéticas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Ferreira, Sionaldo Eduardo [UNIFESP]; Souza-Formigoni, Maria Lucia Oliveira de [UNIFESP]Dado o pequeno numero de estudos sobre o uso de bebidas energeticas, este trabalho teve por objetivo a avaliacao do padrao de uso destas bebidas, considerando-se tambem sua inGestão com bebidas alcoolicas. Alem disso, foram comparados os efeitos da inGestão isolada de alcool com os da sua inGestão em combinacao com bebidas energeticas. Para tanto, foram realizados dois estudos. No primeiro, 136 usuarios habituais de bebidas energeticas, que contem taurina e cafeina, responderam a uma entrevista para avaliar as principais caracteristicas do uso destas bebidas. A maioria dos usuarios de bebidas energeticas (76 por cento) relata usa-las em combinacao com bebidas alcoolicas, preferencialmente destiladas como uisque (60 por cento) e vodka (25 por cento). Alem disso, 79 por cento da amostra relatou usar bebidas energeticas de modo isolado, sendo que neste caso 46 por cento relataram nao sentir nada diferente apos sua ingestao. Daqueles que relataram uso combinado, descontados os efeitos do alcool, 9 por cento relataram nao sentir nada diferente, 24 por cento alegria, 19 por cento euforia, 17 por cento desinibicao, 16 por cento aumento do vigor fisico e 7 por cento insonia. No segundo estudo, 26 voluntarios com 23n3 anos, indice de massa corporal de 22,7n1,6 kglm2 e escolaridade de 13n1 anos, foram alocados aleatoriamente em dois grupos caracterizados pela dose de alcool ingerida (0,6 ou 1,0 g/kg). Eles foram submetidos inicialmente a uma sessao controle, sob o mesmo protocolo das sessoes experimentais, que teve como finalidade a aprendizagem dos testes e a reducao do efeito novidade. Posteriormente, foram submetidos a 3 sessoes de testes, em esquema de duplo anonimato, nas quais ingeriram: somente bebida energetica, somente alcool ou alcool com bebida energetica. RESULTADOS: A inGestão de uma dose de bebidas energeticas (3,57 ml/kg) nao alterou de forma importante a alcoolemia ou a percepcao subjetiva dos efeitos do alcool. As duas doses de alcool provocaram prejuizos no desempenho psicomotor e alteracoes no estado de humor, e a inGestão de uma dose de bebida energetica provocou discreta reducao destes efeitos, especialmente no grupo que ingeriu 1,0 g/kg de alcool. Observou-se tambem reducao de alguns dos efeitos prejudiciais do alcool nos testes de memoria imediata e no estado de humor, avaliado pelo POMS, apos a inGestão combinada com bebida energetica. As variacoes na frequencia cardiaca e na pressao arterial media foram semelhantes nas sessoes com ...(au)
- ItemSomente MetadadadosIntervencao psicomotora em criancas com problemas de aprendizagem escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Fernani, Deborah Cristina Goncalves Luiz [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosOntogenese do ritmo circadiano da atividade locomotora no sagui (Callithrix jacchus)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1997) Menezes, Alexandre Augusto de Lara [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosPercepção Espacial / Visuomotora Associada Ao Processamento Auditivo Em Crianças Na Fase Escolar: Intervenção E Reedução(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-09-04) Goncalves, Fatima Aparecida [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Abstract: The discrepancy in temporal and spatial/motor orientation is pointed out in the literature as co-occurring in learning disorder cases. However, educational and therapeutical practices focus temporal stimulation, which is directly linked to language mechanisms, whereas despite acknowledged as associated, spatial/motor orientation is not emphasized. Researches show that both plasticity and maturation of sensory and perceptual systems are affected by stimulation, once stimulus and experience activate and reinforce specific neural pathways. This study brings a multisensory therapeutical/educational intervention group approach, held inside the school to improve auditory perceptual capacity and spatial and motor organization of the school age child as well as social interaction in small groups. Objective: this paper aims to verify the efficacyduto of an intervention program involving spatial/motor and auditory intervention in children from ages 9 to 11, with no cognitive alterations. Method: 162 children from public schools, from both genders, considered cognitively adequate according to Raven Progressive Matrix (1992) were divided into four groups: three experimental groups: multisensory group; auditory/motor group; and motor/auditory group - which received stimulation sessions; and a control group without stimulation. All groups were evaluated by means of Motor Development Scale; Simplified Evaluation of Central Auditory Processing; Visuospatial Test from Luria/Nebraska Neuropsychological Battery and Scale of auditory behaviors (SAB). The experimental groups were evaluated and re-evaluated after eight weeks without intervention. They then received different types of intervention involving auditory and spatial/motor aspects combined and isolated. They were re-evaluated after eight stimulation sessions (4 weeks) so that the groups of isolated stimulation could change the stimulated aspect and once more, after eight more stimulation sessions (4 more weeks). The control group was evaluated in the beginning of the program and re-evaluated after 16 weeks. Results: in the experimental groups, there was significant effect (p < 0,01) in comparison between instants with and without intervention in relation to variables which were: balance, spatial organization, temporal organization and transition of time structures (dictation) on the motor scale; verbal and nonverbal sequential memory; and for the score referring to the auditory, attention, and total score in SAB. There was no statistical significance in the variables of the visuospatial test. There was also a significant effect in the comparison between intervention groups on the following variables: temporal organization (p<0,01) and score referring to the attention aspect and total score in SAB scale (p<0,02). Conclusion: The three experimental groups benefited from the intervention, especially after the first eight sessions of stimulation (4 hours training), with more significance to the groups of isolated stimulation, auditory/motor and motor/auditory. The experimental groups differed statistically from the control group on most studied aspects.