Navegando por Palavras-chave "Dance"
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoArte, território e direitos humanos: ressonâncias da dança no cotidiano das adolescentes na Região Noroeste de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-20) Freitas, Luiza Pires [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/3220275913088589; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Entendendo ser dever do Estado garantir o direito à cultura - respeitando as múltiplas formas de se fazer arte - este estudo propõe articular arte, direitos humanos e Terapia Ocupacional. Busca investigar como as experiências em dança popular, a partir das oficinas do Instituto Arte no Dique, promovem experiências potentes e a democratização do acesso a espaços de arte e cultura em regiões vulneráveis, defendendo a deselitização de espaços culturais e modos de produção artística. Objetivo: Analisar alguns impactos das aulas de dança no cotidiano das adolescentes que frequentam o Instituto Arte no Dique sob uma perspectiva de direitos sociais. Método: Pesquisa qualitativa com observações de campo e entrevistas semiestruturadas com 3 alunas de 11 a 14 anos. Resultados e Discussão: A pesquisa destaca a importância das aulas de dança no fortalecimento de vínculos e na maior participação em atividades sociais locais, como as 'Batalhas de Tik Tok'. Destaca a importância da ocupação de espaços públicos para socialização e aponta possíveis ações da Terapia Ocupacional neste contexto. Ressalta como os papéis familiares e o cotidiano influenciam a participação nas aulas e na experiência da dança. Destaca também a importância da ocupação de espaços de arte na Baixada Santista, proporcionando experiências que promovem mudanças no cotidiano das alunas, aproximando-as de uma dimensão cultural enriquecedora que produz reflexão, expressividade e possibilita “um lugar” potente e criativo no mundo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O balé dos adultos: entre a pedagogia, a arte e a saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-12-15) Tirintan, Marilia Merle [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; Roble, Odilon José; http://lattes.cnpq.br/1778627834013870; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/7361623917993448; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo aborda a dança clássica para a população adulta sob a perspectiva de saúde, refletindo sobre alguns aspectos históricos, dança educação e questões a respeito de qualidade de vida e bem-estar. Os instrumentos utilizados foram questionários destinados aos alunos e professores envolvidos com a prática de balé clássico em academias e escolas da cidade de Santos, os quais foram analisados qualitativamente. Os dados da pesquisa apontam uma nova tendência de ensino do balé como forma de promoção de saúde
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ballet profissional e seus métodos de treinamento(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Guiotoko, Miria Sayuri [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/2843505268050282; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Uma breve revisão bibliográfica sobre o tema do treinamento físico e técnico do ballet resultou em pesquisas que: a) indiciam uma alta presença de lesões associadas ao ballet; b) evidenciam o impacto positivo de protocolos específicos de treinamento e preparação física no desenvolvimento da performance de bailarinas. Por meio de método de Análise de Conteúdo foram realizadas entrevistas semi-abertas com um grupo de bailarinos profissionais adultos da São Paulo Cia de Dança (Companhia de Repertório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), avaliando a presença de cuidados preventivos e os métodos de preparação física além do ensaio específico do bailarino clássico profissional. Os resultados indicaram a existência de 3 (três) categorias que se relacionam: 1) Aspectos de Gênero e sua influência na Formação do Bailarino Profissional; 2) Idade de iniciação e sua influência no treinamento do bailarino profissional; 3) Aspectos da incidência de lesão e sua influência no cuidado com a saúde do bailarino profissional. Nas conclusões, aponta-se que o ballet, como arte do espetáculo, tem seu treinamento diferente do esportivo, uma vez que não separa ou divide os aspectos físicos, técnicos, artísticos em suas aulas e ensaios, mesmo em nível profissional. Outra consideração importante é que os bailarinos demonstram ser mais autônomos na condução de seus próprios tratamentos, treinamentos extras e cuidados preventivos.
- ItemSomente MetadadadosCorpo em movimento: a relação corpo e saúde na experiência da dança(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-20) Tirintan, Marília Merle [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/7361623917993448; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims to understand the body and health meanings for non-professionals who practice dance and to analyze the possible impacts of the dance experience for these people in their relationship with health. For this, an ethnological study was carried out, which was developed using 14 volunteers of both genders and between 34 and 70 years old who took dance classes in the city of São Paulo. The inclusion criterion consisted of not being a dance profession. The non-inclusion criteria involved the volunteers not practicing for more than 1 month of classes or not participating in the interview. The data collection tools consisted of participant observation in 27 (twenty-six) dance classes and semi-structured interviews, aiming to contextualize and dimentionalize the field study and the researched subjects, as well as the construction of the meanings of body and health of dance practitioners and analysis of the experience of dance. The data analysis was carried out using non-aprioristic categories. As a result, we found body meanings from integrated and fragmented perspectives and health meanings in a broad and restricted sense. As for the impacts of the dance experience, the results indicated creativity, expression, sociability, organic function alterations, well-being, therapy, self-knowledge, and body awareness as relevant for the volunteers’ health. Thus, it is concluded that practicing dance provided experiences in different aspects, being shown to go beyond a simple physical activity aimed at aesthetic benefits or body function, with it being considered an integrative practice and closer to the broad understanding of health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dança contemporânea do Ballet Stagium e do Teatro de São Paulo: experiências artístico-políticas no Brasil (1971-1978)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-27) Veloso Junior, Carlos De Moura [UNIFESP]; Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe dissertation main objective was to analyze the political-artistic experiences of the dance companies Ballet Stagium and Teatro de Dança de São Paulo from 1971 to 1978.Both artistic groups, during the military dictatorship period in Brazil, saw in the contemporary dance art, the possibility of manifesting themselves politically through the choreographic compositions production and presentation that brought in their thematic social and political nature plots. Therefore, through the description and analysis of the choreographic compositions Diadorim (1972), Dona Maria I: a rainha louca (1974), Quebradas do Mundaréu (1975), Allegro Ma Non Troppo (1975) and Kuarup (1977) and reports of certain artists who danced in these companies during this period, it became possible to understand how in the middle of the military regime, two artistic groups acted politically, using contemporary dance shows as a political manifestation form. During the research process we also realized that the press had a fundamental role for the circulation of information about the Ballet Stagium and the Teatro de Dança de São Paulo, so we aimed to start in this dissertation a study that sought to bring criticism and written newspaper articles during the seventies about the analyzed shows, and then verify how the choreographic proposals from both companies were disseminated to the population through the press.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dança das idades ou as idades da dança(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-12-15) Baião, Daniella Gonçalves [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/6426322826287035; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo aborda a dança sob a perspectiva das idades dos alunos de diferentes modalidades, refletindo sobre questões a respeito de dança, cultura, envelhecimento e seriação. Os instrumentos utilizados foram questionários destinados aos alunos e às suas respectivas academias, situadas na cidade de Santos: Escola de Ballet Lúcia Millás Ltda, Athos – Núcleo Artístico e Grupo Quiloa, os quais foram analisados qualitativa e quantitativamente. Os dados da pesquisa apontam para novos estudos na área devido à escassez de trabalhos relativos ao assunto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dança em convivência: "transitar, estar e conviver"(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-08-12) Vilanova, Lara Carolina Ribeiro [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/6667227692767177; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research reports the meetings and the experience of the researcher Occupational Therapist and dance in “CAPS Adulto III”, in São Bernardo do Campo City. As a field of problematization, the research starts from the reflection on the importance of dance in coexistence, as a meeting place for new health productions, creative and unusual. Thus, it is sought to reflect and give visibility to the collective experiences of the meeting, carried out in a mental health device. The dance that takes place in an open space, with different moments and the resonances of that experience with the users of the service. Openings for meeting, the unusual, unexpected between the rush and the intensity in a Center for Psychosocial Attention (CAPS). The research was carried out using the cartographic method as a way of accompanying and inhabiting the territory of the research process. Therefore the records in the diary of annotation, photographs, music were important elements for the study the devices used as research method, are bringing visibility to the events of the dance that happens in the coexistence. This research aims to contribute to the discussion about the power of living spaces and dance in collective constructions of meeting and mental health care practices.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dança na escola: uma perspectiva de pais e professores sobre as danças reproduzidas por corpos infantis(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-26) Santos, Angelita Pereira dos [UNIFESP]; Bretas, Ana Cristina Passarella Bretas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9888987549331365; http://lattes.cnpq.br/4622233921947299; http://lattes.cnpq.br/5911645527104170; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Conhecer as representações e o conceito de Dança na escola que os pais e professores têm e desvelar o ideário (opinião) dos pais e professores à cerca das danças veiculadas pela mídia serem reproduzidas pelas crianças na escola. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, realizada com pais e professores do ensino fundamental (1º ao 5º ano) de uma escola municipal de Rio Branco ? AC no ano de 2011. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada, com um roteiro com temas geradores. Na análise dos dados, a evidência oral foi tratada como fonte de informações e a partir dela o texto expositivo foi organizado por meio da análise cruzada. Para tanto, após leitura rigorosa, narrativas foram destacadas, comparadas entre si e associadas à evidência proveniente de outros trabalhos sobre a temática em pauta. Resultados: A dança é entendida pelos pais e professores como lazer, diversão, descontração, expressão, coreografias além de fazer parte do projeto pedagógico da escola no conteúdo de Artes. Faz parte do cotidiano escolar através das festividades do calendário escolar com coreografias prontas e estereotipadas, sem preocupação com o repertório gestual e musical. Até 2011, não havia profissionais de Educação Física e Artes nas séries iniciais do município; o ensino da dança foi relegado aos professores de sala de aula, que já estão sobrecarregados com o ensino de outros conteúdos curriculares; que muitas vezes, não possuíam formação em pedagogia. A dança é levada pelas crianças para dentro da escola. A falta de conhecimento sobre a Dança e seus processos pedagógicos, tem levado professores a reproduzir coreografias prontas, estereotipadas, veiculadas pela mídia, na íntegra, sem análises ou reflexões. Não se é capaz de discernir as manipulações midiáticas, as tendências e padrões de comportamento. A perspectiva sobre as danças veiculadas pela mídia com apelo sexual se retrata como algo ofensivo à inocência da criança e à família. Considerações Finais: A não problematização, a não denúncia das mensagens, a não informação, a não criticidade, a não pedagogização, e a alta exposição, pode impactar no comportamento sexual durante a adolescência, pois a relação sexual precoce e a progressão precoce de outros comportamentos sexuais podem estar diretamente ligadas a infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada na adolescência. Medidas urgentes devem ser tomadas como cursos de capacitação, projetos, grupos de estudos; independente de formação, o trabalho com dança na escola deve ser desenvolvido, e o direito do aluno á esse conhecimento garantido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dança, mulheres e vulnerabilidade: um olhar de uma estudante de Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Ribeiro, Beatriz Malateaux [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/5706518764056932; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O presente trabalho propõe um estudo acerca da arte, dança e cultura e alguns impactos nas vidas e nos cotidianos de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social, buscando trazer reflexões acerca da prática da dança, a partir da experiência de mulheres que participam de aulas de dança em um equipamento público na cidade de Santos. Objetivos: Analisar os efeitos das aulas de dança no cotidiano das mulheres da Zona Noroeste de Santos com foco nas facilidades e dificuldades no acesso a esta prática artística, e apontar alguns de seus efeitos na vida das participantes do ponto de vista da Terapia Ocupacional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação de campo e realização de entrevista semiestruturada com duas participantes e com o professor responsável pelas aulas. Resultados: O estudo mostrou os efeitos positivos da prática na vida e no cotidiano das entrevistadas e como estas experiências artísticas modificam suas realidades. Conclusão: Este estudo revela, sob a ótica da Terapia Ocupacional, o paradoxo entre os desafios da prática da dança em uma zona de vulnerabilidade social e os efeitos positivos que produz na vida e no cotidiano dessas mulheres, que lutam para poderem continuar dançando.
- ItemEmbargo"Dançar sobre si": uma cartografia com mulheres coreografando suas histórias(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-14) Medeiros, Vitória Aranha de [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/1198286262480342Este trabalho é uma cartografia desenvolvida a partir do mapeamento de afetos, transformações e experiências de mulheres que se propuseram a engajar, com suas próprias vivências pessoais, no ato de dançar para o projeto de extensão “Projeto Artes do Corpo”, da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, realizado ao longo do ano de 2023. Nele, ocorreram aulas semanais de ballet adulto no espaço do Instituto Procomum, localizado na cidade de Santos, em que as mulheres presentes puderam experienciar a arte do ballet adaptada para seus corpos e realidades, com o cuidado de aprender as características da metodologia clássica do ballet sem deixar de permitir alguma liberdade de expressão na forma como deixaram fluir seus próprios sentimentos na dança. Como encerramento deste processo, as mulheres foram convidadas a compartilhar suas histórias de vida utilizando a dança, o corpo e a voz: o dançar sobre si. Neste trabalho serão analisados os relatos das participantes, os relatórios das extensionistas, acervo de fotos e a vivência pessoal da pesquisadora enredada, a fim de descrever o decorrer deste projeto e refletir acerca do ato de contar sua história por meio da dança e dos espaços suscitados pelo coletivo.
- ItemSomente MetadadadosDas inquietações ao movimento: um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a clínica e uma dança(Univ Estadual Paulista-Unesp, 2018) Reis, Bruna Martins; Liberman, Flávia [UNIFESP]; Carvalho, Sergio ResendeThe paper presents a practical experience that was developed in a CAPS, which sought to explore experimenting with the body in movement by means of group work with patients. The intervention addresses aspects of the day-to-day work of a Brazilian mental health service and proposes a strategy for care of both oneself and of the other, based on the reinvention of clinical practice to include artistic resources, with a particular emphasis on dance. The authors discuss time management as a modus operandi for staff and patients, showing that investing in dance serves as a tool to counteract the hurried pace of the service. It also serves as a space to be among, to accompany and to make it possible for bodies to be more receptive to encounters and to dance compositions, as the basis for a more inventive clinical space that they intend to develop.
- ItemSomente MetadadadosEfeito da dança no suporte social, qualidade de vida, cognição, capacidade funcional e taxa de queda de idosos: revisão sistemática e metanálise(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-26) Cassimiro, Poliana Peres Almeida [UNIFESP]; Atallah, Alvaro Nagib [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloBackground: Dance emerged from the need for social interaction and non-verbal communication. Dance can be a means of providing opportunities for social interaction and improving health among the elderly. Individuals with a lack of social connections, isolated or disconnected from others have a higher risk of premature death and are 2 to 5 times more likely to die from different causes compared to people who have strong bonds of friendship, family and community. Dance can be a means of providing opportunities for social interaction and improving health among the elderly. Objective: to analyze the effect of dance on social support and quality of life in the elderly. Method: Systematic review of randomized clinical trials following the methodology of the Cochrane Collaboration, which is the synthesis of similar studies, critically evaluated and when possible gathered in a statistical analysis. Primary outcomes: social support and quality of life, and secondary outcomes: cognition, functional capacity and fall rate. Elderly population from 60 years old without condition restriction and intervention of any type of dance. We used Review Manager 5.3 to analyze the data and GRADE to assess the quality of the evidence. Results: We found 11 studies, 10 randomized clinical trials and 1 cluster. We did not find any randomized clinical trial that analyzed the effect of dance on social support in the elderly. Three studies analyzed quality of life, 2 reported improvement and another did not find any statistically significant differences. Seven studies analyzed functional capacity, four reported improvement in functional capacity after dance classes; one study found no significant differences between the control and intervention groups and one reported worsening of functional capacity. Five studies looked at cognition, but the results are controversial. Three studies analyzed the fall rate, one reported worsening, another reported improvement, but did not demonstrate how, and in another study, dancing reduced the risk of falling in the dance group by 50%. We performed a meta-analysis with three outcomes: quality of life, cognition and functional capacity. Conclusions: We cannot confirm the effect of dance on the social support of the elderly. The results for the quality of life outcomes are controversial and have very low quality of evidence, for the outcome of dancing cognition it can result in little or no difference. As for the fall rate, dancing does not reduce the number of falls. Dance can have a great effect on functional capacity, with moderate quality of evidence. To reduce some uncertainties, better and more adequate randomized clinical trials are needed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os efeitos da prática de fitdance® sobre a saúde de seus/suas praticantes a partir da literatura científica: revisão narrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Silva, Yohanna de Oliveira Olivato [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo do estudo consiste em compreender os efeitos da prática de FitDance® sobre a saúde de seus/suas praticantes a partir da literatura científica. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão narrativa a partir de busca nas bases do Scielo, Lilacs, Pubmed e Google Acadêmico com os seguintes termos: “efeitos and FitDance® and praticantes and saúde” e “fitdance and saúde”. A busca foi realizada em setembro de 2023 e resultou em 65 documentos oriundos apenas do Google Acadêmico. Desse total, apenas sete se referiram, especificamente, à modalidade. Nos outros 58 resultados, o FitDance® apareceu como contextualização ou exemplo de práticas de academia, o que não possibilitou analisar os seus efeitos em relação à saúde de seus/suas praticantes, sendo, portanto, excluídos. Como resultado, pode se afirmar que o FitDance® proporciona felicidade e alegria aos/às praticantes da modalidade, se distanciando das questões relacionadas, puramente, à saúde física. Conclui-se que os efeitos da prática de FitDance® sobre a saúde de seus/suas praticantes perante a literatura científica está relacionado aos aspectos de qualidade de vida, relações sociais, satisfação/prazer e saúde mental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O espetáculo das danças urbanas: um estudo sobre as batalhas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Silva, Bruna Mazzini da [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/4590618117191571; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo destina-se a conhecer a cultura Hip Hop e seus modos de competição, mais especificamente a batalha, a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação participante. Assim, foram feitas entrevistas com dançarinos de danças urbanas e de break, com registro, transcrição e interpretação segundo o método de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que estas danças são uma prática corporal urbana complexa e tipicamente contemporânea, cujos elementos identitários, estéticos, políticos e urbanos se sobressaem, sendo analisados a partir das seguintes discussões conceituais: a) Jogo, improvisação e identidade; b) Dança, esporte e espetáculo; c) Corpo, cidade e contracultura A partir disso, considera-se a importância de alguns elementos do hip hop na vida das pessoas, apontando-se que a as práticas corporais urbanas possuem uma caracterização cultural diferente de qualquer outra, tanto do esporte quanto da dança, sendo necessários mais estudos na Educação Física sobre este assunto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência da preparação corporal na performance celeste(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-05) José, Jonatan Elias [UNIFESP]; Federici, Conrado Augusto Gandara [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/3681092599687250; http://lattes.cnpq.br/0796636570963072; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Trata-se de pesquisa qualitativa de TCC, que utiliza o método cartográfico, composto por observação, descrição e entrevistas sobre a experiência dos bailarinos para pensar e discutir a preparação corporal na criação e pesquisa da performance Celeste // cosmologia de um salto, produzida no contexto do Laboratório Corpo e Arte da UNIFESP - Campus Baixada Santista. Acompanhando ideia da presença de um corpo híbrido para a performance, concluiu-se que a preparação corporal para a criação da performance teve que necessariamente realizar a composição entre diferentes elementos, dentre os quais treinamento físico, técnica da dança contemporânea, jogo, estados de presença e relação com o público e a conectividade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mães que dançam sozinhas: a experiência de mães solo artistas da dança(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-26) Teixeira, Marcia Martins [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/1901896874753985; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa pretende estudar a história oral de vida de seis mulheres que são mães solo e profissionais da dança a partir de suas experiências e vivências na busca de compreender quais são suas estratégias de resistência diante dos desafios enfrentados na maternidade solo e na conciliação com a profissão na área da dança. A base teórica é construída mediante a integração interdisciplinar das ciências humanas, ciências sociais aplicadas, saúde e práticas corporais e, neste contexto a dança. O estudo se ancora na necessidade de discutir a terminologia e conceituação de “mãe solo” ao promover uma compreensão da interseccionalidade e da diversidade de experiências dentro dessa categoria. A discussão amplia-se para uma crítica à divisão sexual do trabalho que historicamente relega às mulheres, especialmente em contextos de monoparentalidade, o duplo papel de cuidadoras e provedoras, muitas vezes sem o devido reconhecimento ou remuneração equitativa. Para alcançar esse objetivo, a metodologia aplicada foi a História Oral de Vida, sendo uma entrevista aberta não diretiva, permitindo que o entrevistado narre sua história livremente, tendo em vista que não existe um roteiro que determine as respostas. As reflexões que emergiram desse estudo visam contribuir para o entendimento das experiências e vivências das mães solo, bem como para a literatura científica acerca dos estudos de gênero nas ciências da saúde, especificamente no que engloba as discussões sobre maternidade solo, e ainda no que diz respeito à conciliação entre a maternidade e a vida profissional da mulher. Além disso, fortalecem a área da dança como um campo de conhecimento acadêmico.
- ItemSomente MetadadadosParticipando de um show predominantemente para as meninas: a criança significando a dança na escola(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-29) Conceicao, Angelita Pereira Dos Santos Da [UNIFESP]; Ribeiro, Circea Amalia [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: Dance is currently considered an independent knowledge area, with specific academic-scientific and professional training courses, being liable to many social configurations: presentation, communication, ritualization, therapy, lifestyle, exercises, among others. In the scholar context, according to the Brazilian National Education Guidelines and Bases Law, it appears as one of the contents of scenic arts, in the Art subject, and in the rhythmic and expressive activities set, in the Physical Education subject. In the latter, the presence of dance as a curricular content is in all education levels, which justifies for being a knowledge produced by individuals of many cultures, a significant cultural manifestation through the body. Studies about dance in school refer mainly to the vision concerning elementary school and high school teachers, Art and Physical Education teachers, and about their training in dance teaching, not being identified investigations about the child’s vision about this experience. Purpose: Understand the meaning assigned by the schoolchild to the dance in school experience; develop an explanatory Theoretical Model of this experience. Methods: Qualitative study, whose project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of São Paulo, through the legal opinion no.: 2.519.831/17. It was used as theoretical reference the Symbolic Interactionism and as methodological reference the Grounded Theory. Twelve kids participated, six boys and six girls with ages between 6 and 12 years old, studying in public and private schools in the cities of Rio Branco – Acre, Santo Amaro da Imperatriz and São José – Santa Catarina. The data was collected through participant observation and interview with the children mediated by Dramatic Therapeutic Play, in which they were invited to play of a child that danced in school. As recommended by the methodological reference, the data analysis occurred concomitantly to its collect, following the steps: Initial Codification, Categorization, Theoretical Codification, Identification of the Main Category, and Development of the explanatory Theoretical Model of how children signifies the dance in school. Results: The results revealed that the child experiences dance in school in some curricular subjects, as an extracurricular activity, in ―little balls‖ organized by themselves or in commemorative days; that recognizes music as a condition for dance to occur; that interacts with different teaching strategies used by teachers; that dances usually pervade a rhythm or a type of Brazilian dance; that it interacts with direction, hampering spontaneous dance on the school’s free spaces, and with the fact that dancing is not considered to be a ―boys’ thing‖; and that understands dance’s final goal to build up a presentation, a big show, which attends to expectations and counts, predominantly, on the girls’ participation. Such findings are described in the categories emerged in the study: Dance experienced in some subjects, Music as a condition for dance to occur, Dancing Brazilian culture dances in school, Interacting with teaching strategies of dance in school, Direction hampering dance in the school’s free spaces, Dance in school not being a boys’ thing, Dance being offered as an extracurricular activity, Organizing little balls and Defining dance in school as a show. The integration of the concepts expressed in these categories allowed the identification of the main category PARTICIPATING OF A SHOW PREDOMINANTLY TO GIRLS and the description of the Theoretical Model representative of the meaning that the school child assign to the process of experiencing dance in school.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A partir da partida: só depois o antes aparece. Fragmento na mala-tessituras de uma re-existência que dança(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-28) Soares, Anelise Mayumi [UNIFESP]; Ribeiro, Carlos Eduardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Dissertation Is A Registration Work And A Reflective Research From Motion State Practice. As An Overflow Of The Fragmento Na Mala Project, Executed In 2014 In Partnership With The Dance Group Fragmento Urbano (São Paulo-Sp) And Nucca/Unifesp " In Which Were Mapped Groups, Collectives, Crews, Parties, Organizations, Popular Manifestation Dance Companies And Urban Dance Companies (Hip Hop), In Nine States Of The North And Northeast Of Brazil (Rr, Am, Pa, Ap, Ma, Ba, Pi, Al E Pe) " Lies The Look Over The Written Records Of These Meetings. From These Records, We Have Looked For Revealing Between The Lines The Movements Of Micro-Resistances And Micro-Revolutions That Fissure The Capitalistics And Contemporary Colonized Logics On The Culture Social Practices That These Groups Propose In Their Artistic And Formative Makings. This Is A Research Interested In Having As Reference Knowledge That Is Built Through Movement, Displacement Of The Body In Space, In Social, Political And Geographical Spaces. An Epistemic
- ItemEmbargoPercepção da dor na vida e na performance de dançarinos amadores e profissionais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-01) Lima, Samarony do Prado [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/4442838855234413; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A dança é uma prática artística corporal que contém significados próprios para quem a pratica, e com a grande exigência física para a execução adequada das técnicas, a dor é um fator presente no cotidiano de treinos, possuindo relevância e aspectos subjetivos importantes. Objetivos: O estudo teve como objetivo analisar a percepção da dor em dançarinos a partir dos seus relatos de vivência, conhecendo e compreendendo o seu significado, os reflexos na vida cotidiana e na performance artística, bem como os métodos de enfrentamento. Instrumentos e Métodos: A pesquisa foi do tipo exploratória descritiva com abordagem qualitativa, onde os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: As falas expuseram a relação de influências entre dança e dançarino que configuram a arte, bem como os processos formativos e a sua relação com a percepção da dor. A dor foi percebida como risco ao corpo quando de longa duração e difícil manejo e natural ou consequente da prática quando de curta duração e fácil manejo, tendo como uma das fontes causadoras a própria execução técnica. Do manejo, as estratégias citadas foram de curta duração com o uso de técnicas e tratamentos rápidos e de fácil acesso, ou de longa duração envolvendo atendimento de saúde, sendo esse dificultado por barreiras de acesso e compreensão por profissionais, sendo o manejo da dor influenciado diretamente pela consciência corporal. Conclusão: Foi possível observar nas falas uma relação entre dançarino e dança que configuram sua essência e influenciam a percepção da dor, sendo essa vista como potencial risco para o corpo ou natural devido a demanda física a depender da duração e facilidade de manejo através das estratégias de enfrentamento, que podem ser imediatas a experiência dolorosa ou através de tratamentos especializado e enfrentam barreiras de acesso e compreensão.
- ItemEmbargoPercepções sobre o corpo e a trajetória alimentar de bailarinas clássicas brasileiras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-13) Valdez, Mariana Soares [UNIFESP]; Juzwiak, Claudia Ridel [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/5232412496774556; http://lattes.cnpq.br/9879495141944613; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O ballet clássico (BC) exige um padrão de corpo magro, tornando as bailarinas vulneráveis à insatisfação com a imagem corporal (IC), aumentando as chances de desenvolverem comportamentos alimentares de risco e tríade da mulher atleta (TMA). Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, transversal, cujo objetivo foi compreender as percepções sobre o corpo e as trajetórias alimentares de bailarinas clássicas brasileiras com risco de TMA e insatisfação da IC. Na 1ª etapa, bailarinas brasileiras com idade entre 18 e 29 anos foram convidadas a responder aos questionários Low Energy Availability in Females Questionnaire (LEAF-Q) e Body Shape Questionnaire (BSQ), em suas versões traduzidas e validadas para o Brasil. Das 23 bailarinas que participaram da 1ª etapa, 43,5% e 30,3% apresentaram risco para TMA e insatisfação da IC, respectivamente. Dessas, as que apresentaram escore ≥8 no LEAF-Q e >110 no BSQ, foram convidadas a participar da 2ª etapa, que consistiu em entrevistas semiestruturadas, individuais, usando a técnica de foto-elicitação. Cinco bailarinas aceitaram participar da entrevista. Na sequência, essas bailarinas foram convidadas para um grupo focal (n=2). Para o desenvolvimento dos roteiros de entrevistas foi utilizado como referencial teórico o Food Choice Process Model. A análise de conteúdo resultou em quatro núcleos temáticos “Primeiro ato: o começo de tudo”; “Alimentação e ballet: percepções, barreiras e facilitadores”; “O comer em companhia”; “Corpo & Comer”. A prática do ballet clássico, conforme evidenciado pelos achados, está associada ao surgimento de sintomas que predispõem ao desenvolvimento de TMA. Além disso, essa atividade contribui para sentimentos negativos em relação à imagem corporal, refletindo a pressão exercida por professores, colegas e familiares para que as bailarinas mantenham um padrão de magreza. O uso constante de espelhos, os uniformes exigidos e o ideal de corpo magro promovido pelas companhias de ballet intensificam a insatisfação corporal. Em consequência, muitas bailarinas buscam atingir um corpo considerado ideal e se envolvem em comparações contínuas com seus pares, o que resulta em comportamentos alimentares disfuncionais.