Navegando por Palavras-chave "Cultura organizacional"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da opinião dos profissionais de enfermagem sobre a cultura de segurança em um hospital privado no município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-30) Melo, Eliana Ferreira de [UNIFESP]; Bohomol, Elena [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0048156985550471; http://lattes.cnpq.br/7104431013300179; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar a opinião de profissionais de enfermagem de um hospital privado acerca das dimensões da cultura de segurança do paciente. Método: Trata-se de um survey descritivo e exploratório com abordagem quantitativa, realizado numa instituição hospitalar privada, acreditada, com 310 leitos e diversos setores assistenciais. A equipe de enfermagem constituiu a população e, atendidos os critérios de inclusão e exclusão, a amostra do estudo foi de 190 enfermeiros e 355 técnicos de enfermagem, totalizando 545 (91,2%) profissionais. O instrumento de pesquisa foi o Hospital Survey on Patient Safety Culture da Agency for Healthcare Research and Quality e os dados foram coletados em julho de 2015, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e da instituição hospitalar. Os profissionais foram convidados a participar e os que aceitaram assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva, teste Qui-quadrado, análise de variância (ANOVA) e coeficiente Alpha de Cronbach. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados: A confiabilidade do instrumento foi de 0,64, conferindo nível satisfatório. A amostra foi composta por 37% enfermeiros e 63% técnicos de enfermagem; 53,9% com nível superior; 59,7% trabalhavam na instituição entre um e cinco anos, oriundos de sete unidades assistenciais. Das 12 dimensões avaliadas, as dimensões "Frequência de eventos relatados", "Apoio da gestão hospitalar para segurança do paciente", "Retorno da informação e comunicação sobre os erros" e "Aprendizado organizacional e melhoria contínua" tiveram todos os itens avaliados positivamente. A dimensão "Resposta não punitiva aos erros" teve todos os itens avaliados negativamente. Foram encontradas diferenças significativas em nove dimensões, quando analisadas as opiniões dos profissionais de acordo com sua alocação nos setores; em cinco, quando analisadas de acordo com o tempo de trabalho na instituição; em três, quando analisadas de acordo com o período de trabalho; e em duas dimensões, quando analisadas de acordo com a função de enfermeiro ou técnico de enfermagem. O grau de segurança do paciente foi percebido como muito bom e excelente por 74,4% dos participantes. Conclusão: A segurança do paciente estava presente na cultura organizacional da instituição e foi percebida pelos profissionais de enfermagem, embora houvesse processos de melhoria que poderiam ser incorporados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cultura organizacional e subculturas em um escritório aberto: um estudo na Signify Iluminação Brasil Ltda(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-26) Meireles, Daniel de Lima [UNIFESP]; Leite, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1050030810573625; http://lattes.cnpq.br/3688293121910997A temática de cultura organizacional tem evoluído desde o seu surgimento, e é um tema cada vez mais presente nos estudos organizacionais. A presente pesquisa teve como objetivo central investigar o ambiente cultural do escritório comercial da Signify Iluminação Brasil Ltda., no que tange à sua cultura organizacional e subculturas departamentais. Para isso foram delimitados objetivos específicos, sobretudo no que diz respeito à análise de três departamentos: Supply Chain, Marketing e Projetos. Caracterizada como qualitativa, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Inicialmente, foi feito o aprofundamento teórico do tema estudado, a fim de embasar a etapa descritiva. Foram trazidos os conceitos de cultura organizacional, seus níveis e elementos e a formação de subculturas. A etapa descritiva foi realizada por intermédio de um estudo de caso na unidade de análise, com a utilização de três fontes de evidência para a coleta de dados: observação participante, documentos da organização e entrevistas semiestruturadas. Em seguida foi realizado um processo de triangulação das fontes de evidência e das estratégias de análise, prosseguindo com a categorização à priori e a posteriori dos dados obtidos, para a apresentação dos resultados. Os resultados revelaram que a cultura organizacional da unidade de análise estudada apresenta sinais de que está em processo de formação e fomento, e muitos de seus elementos têm sido criados e cultivados de forma recente, sendo que ainda há certo contraste entre a cultura estimulada pela organização e o dia-a-dia organizacional. Também foram observados indícios da existência de uma possível subcultura no departamento de Supply Chain, que coexiste em apoio à cultura organizacional dominante, sendo importante inclusive para a manutenção desta última. Já nos departamentos de Marketing e Projetos, observou-se a ausência de elementos capazes de caracterizar subculturas, em linha com o status cultural da organização. Como contribuições, a pesquisa trouxe, além de insights importantes sobre o estudo da existência de subculturas dentro das organizações, sinais de possíveis pontos a serem trabalhados na organização estudada, a fim de criar maior coesão cultural. Para a academia, as contribuições dizem respeito à verificação de aspectos teóricos na prática organizacional, bem como as possibilidades metodológicas envolvendo estudos de caso. Há ainda a oportunidade de futuras pesquisas envolvendo a temática, como a relação entre a cultura organizacional oficial e a cultura local de uma organização global, ou o estudo de subculturas a partir de outras perspectivas que não departamentais, como diferenças geracionais ou de formação acadêmica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diversidade nas organizações: um estudo da empresa Hidrovias do Brasil S.A.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Santos, Maria Olívia Cavalcanti Alves dos [UNIFESP]; Brelàz, Gabriela de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5241645954064212; http://lattes.cnpq.br/1358406356066843Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir a necessidade de estudos sobre diversidade nas organizações e traz a empresa de soluções integradas em infraestrutura e transporte hidroviário Hidrovias do Brasil S.A. como objeto de análise. A problemática central foi: de que modo a diversidade nas organizações podem trazer benefício para seu desenvolvimento? A revisão bibliográfica em caráter exploratório está baseada em cultura e clima organizacionais, gestão da diversidade, diversidades nas organizações, vantagem competitiva e discriminação. A metodologia foi pesquisa de abordagem qualitativa de análise de dados do ambiente organizacional e iniciativas em prol da diversidade na empresa. A revisão teórica evidenciou que a diversidade deve ser enxergada como um atributo de valor à vantagem competitiva e, portanto, deve ser desenvolvida e compor o plano estratégico de crescimento das empresas. Ainda, a partir da análise de dados internos, concluiu-se que empresa estudada é muito incipiente com relação à gestão da diversidade, embora tenha, de fato, dado os primeiros passos. Desta forma, uma série de melhorias e próximos passos foram propostos na estimativa de sucesso na empreitada da companhia caso sejam aplicados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência da cultura organizacional sobre as práticas de gestão da qualidade e a percepção do desempenho organizacional(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08) Fuoco, Natalia Langenfeld [UNIFESP]; Kissimoto, Kumiko Oshio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3600804142320263; http://lattes.cnpq.br/1690757157542740A adoção de sistemas de gestão da qualidade, sobretudo por meio da certificação ISO 9001, vem sendo continuamente adotado por diversas organizações. Entretanto, embora seja possível observar casos de sucesso, algumas organizações falham nesse processo. As causas que explicam os casos de fracasso ainda não são claras. Contudo, alguns estudos apontam que esses fatores podem não estar ligados a ferramentas e técnicas utilizadas, mas sim a aspectos comportamentais e culturais das organizações. Esses estudos enfatizam a importância da cultura e pedem um exame mais aprofundado da ligação entre atributos culturais, operacionais e de práticas de gestão da qualidade. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi comprrender como a cultura organizacional influencia a gestão da qualidade e o desempenho organizacional em organizações brasileiras. Para isso, com base na pesquisa desenvolvida por Gambi (2014), três hipóteses foram testadas, sendo: H1) o perfil cultural afeta a efetividade no uso das ferramentas da qualidade; H2) o perfil cultural afeta a percepção de desempenho organizacional; H3) o uso das ferramentas da qualidade afetam a percepção do desempenho organizacional. Para isso, foi aplicado um questionário e a análise dos dados foi realizada utilizando Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling - SEM). Analisando os resultados obtidos, pode-se concluir que, a cultura organizacional influencia na adoção de técnicas da gestão da qualidade e que a gestão da qualidade pode ser bem-sucedida em diferentes perfis culturais, sugerindo que não há apenas um perfil cultural exclusivo que forneça condições apropriadas para o sucesso da gestão da qualidade. Corroborando com a visão pluralista da qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Literatura, humanização e saúde no ambiente corporativo: a experiência do laboratório de leitura como instrumento de responsabilidade humanística na agenda ESG(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-21) Seraphim, Alexandre Augusto Maia [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/9217460481430740Objetivo: Este trabalho propõe a investigação do potencial da metodologia do Laboratório de Leitura como promotora de humanização e saúde no ambiente corporativo e a discussão destas práticas como parte da estratégia das organizações. Métodos: Esta abordagem estende o campo de estudos da humanização, da área da saúde coletiva, onde o Laboratório de Leitura é aplicado desde 2003, para o âmbito da administração de empresas. Amplia o arcabouço de metodologias e práticas de gestão humana e social nas organizações. Levanta a questão da desumanização no contexto da modernidade, seus efeitos e sua abrangência sobre as organizações como parte da sociedade. Resultados: A primeira parte do trabalho está centrada na experiência realizada na Natura, nos anos de 2012 e 2013, e é apresentada na forma de um artigo científico, submetido a uma revista indexada, no momento, em processo de revisão. Essa experiência foi pioneira na aplicação do Laboratório de Leitura como metodologia de intervenção no ambiente corporativo, implementado em três ciclos, com a participação voluntária de 38 colaboradores, em 17 encontros ao longo de três semestres. A coleta e a análise de dados seguiram protocolos da pesquisa qualitativa. A partir dos registros dos encontros e entrevistas com dez participantes do Laboratório de Leitura, adotou-se a abordagem fenomenológico-hermenêutica para interpretação das narrativas e avaliação dos resultados. O estudo conclui que o Laboratório de Leitura promove a humanização no ambiente corporativo, através do efeito estético-reflexivo provocado pela literatura, e preconiza o desenvolvimento de práticas de gestão baseadas nas Humanidades, como estratégia efetiva de humanização. O estudo indica um caminho de engajamento das empresas nesta agenda pela via da vantagem competitiva, e propõe sua discussão como uma dimensão das responsabilidades corporativas. A segunda parte do trabalho amplia e atualiza a discussão iniciada com o estudo da Natura, pela incorporação do conhecimento acumulado ao longo dos últimos dez anos dessa pesquisa, com base na experiência de aplicação do Laboratório de Leitura em outras empresas e na evolução do conceito de responsabilidade corporativa. Conclusões: Apresentamos esse conteúdo, reproduzindo integralmente o texto do livro que publicamos em setembro desse ano, no qual aprofundamos o referencial teórico da pesquisa e propomos a responsabilidade humanística como elemento integrante da agenda ESG (Environment, Social, Governance) das empresas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma reflexão sobre a cultura organizacional à luz da Psicanálise(Associação Brasileira de Enfermagem, 2008-02-01) Cardoso, Maria Lúcia Alves Pereira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article aims at submitting a reflection on the universal presuppositions of human culture proposed by Freud, as a prop for analyzing presuppositions of organizational culture according to Schein. In an article published in 1984, the latter claims that in order to decipher organizational culture one cannot rely upon the (visible) artifacts or to (perceptible) values, but should take a deeper plunge and identify the basic assumptions underlying organizational culture. Such pressupositions spread into the field of sttudy concerning the individual inner self, within the sphere of Psychoanalysis. We have therefore examined Freud's basic assumptions of human culture in order to ascertain its conformity with the paradigms of organizational culture as proposed by Schein.