Navegando por Palavras-chave "Crises"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensaios de retorno ao desenvolvimentismo e a crise política: uma análise do período de 2010 – 2018(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-31) Aiello, Wagner Emanuel [UNIFESP]; Costa, Julio Cesar Zorzenon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7517814743222353; http://lattes.cnpq.br/2825916366890412O intuito desta pesquisa é analisar a conjuntura econômica e política do Brasil no período entre 2010 e 2018 – governos Dilma e Temer – pela ótica do desenvolvimentismo. O desenvolvimentismo pode ser compreendido pela junção de práticas de política econômica e um conjunto de ideias que questionam a realidade por meio de teorias. Ambas podem ser difundidas pelo discurso político ou por uma corrente de pensamento. Em outras palavras, pelo aumento constante da renda por habitante ou pelo crescimento da produtividade. Para isso, o questionamento que impulsionou essa pesquisa é: é possível afirmar que houve retorno ao desenvolvimentismo no final do governo petista? Em caso afirmativo, isso encadeou as crises política e econômica? Com o intuito de obter uma melhor análise, o trabalho foi dividido em seis partes, sendo a introdução a primeira; o Desenvolvimentismo – Conceituação a segunda; Desenvolvimentismo – Ascensão, Disputas pela Hegemonia nas Políticas Econômicas e Crise a terceira parte; a quarta seção trata do Governo Dilma; a quinta parte contém as Políticas Desenvolvimentistas e a Crise Política; e , por fim, na sexta, foi feito um balanço sobre o tema discutido nesta pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto de grandes acontecimentos no mercado financeiro.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-22) Hengles, Carlos Eduardo dos Santos [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O mercado financeiro, em todo seu histórico, sempre foi marcado por diversos fatores que afetaram diretamente seu comportamento. A maior parte destes fatores, estão ligados ao mercado e à economia e podem ser previstos e estimados com maior facilidade. Apesar disso, há também fatores imprevisíveis, que são capazes de causar colapsos no mercado financeiro. Nestes casos, as medidas tomadas acabam tendo a necessidade de seguir um caminho diferente na manipulação dos riscos envolvidos para a estimação dos impactos causados e do tempo necessário para voltar à normalidade. Dito isso, o objetivo deste trabalho é avaliar alguns acontecimentos passados que tiveram impactos relevantes no mercado, visando trazer resultados referentes ao dano causado e ao tempo necessário para atingir novamente um cenário de normalidade. Dessa forma, espera-se obter resultados que expliquem se os efeitos desses eventos são relevantes no longo prazo, ou não.
- ItemAcesso aberto (Open Access)PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E UBERIZAÇÃO – na perspectiva de motoristas de aplicativo na segunda década do século XXI.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-11) Dias, Marcel Vinicius da Silva; Nemi, Ana Lucia Lana; http://lattes.cnpq.br/3238114239917472Essa pesquisa pretende analisar as novas modalidades de trabalho contemporâneas, tendo como foco principal a Uberização. O objetivo é verificar as contradições trazidas por essas novas modalidades de trabalho por aplicativo, que colocam em xeque as antigas relações de emprego e os direitos trabalhistas. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com motoristas de aplicativo, buscando valorizar as experiências desses trabalhadores, junto da análise da bibliografia sobre o tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resiliência aos impactos da Covid-19 dos principais bancos brasileiros(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Pina, Stella Oliveira [UNIFESP]; Carrera Junior, José Marcos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7538776919172431As instituições bancárias fazem parte do Sistema Financeiro Nacional do Brasil e exercem funções essenciais dentro do mercado, tais como a captação de recursos, distribuição e transferência de valores entre os agentes econômicos. Assim, este trabalho buscou mapear os reflexos da pandemia através do Estudo de Eventos e do cálculo do Retorno Anormal Acumulado (CAR) das instituições da amostra, buscando investigar se existe alguma característica nas observações que as tornem mais ou menos resilientes, ou seja, capazes de superar-se e adaptar-se a crises, como a da COVID-19. Foram utilizados dados diários dos quatro maiores bancos brasileiros listados na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, sendo eles o Banco Bradesco S.A., Banco do Brasil S.A., Banco Santander S.A, e Itaú Unibanco S.A., no período de fevereiro de 2018 a novembro de 2021. O estudo demonstra que ocorre melhor recuperação pelos bancos privados em detrimento do banco público, sendo que tal resultado decorre provavelmente da visão do mercado acerca da estrutura societária da empresa.