Navegando por Palavras-chave "Crime"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aqui Não Se Recupera Ninguém: Estratégias De Trabalho Do Agente De Apoio Socioeducativo Na Precariedade De Recursos Na Fundação Casa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-25) Nascimento, Deise Fernandes Do [UNIFESP]; Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Study Intends To Investigate The Daily Work Of The Socio-Educational Support Agents Of The Centers Of Hospitalization Of Adolescents Who Commit An Infraction, In Order To Identify How Much The Feelings Can Control The Reason And The Action To Control The Reflection, Taking The People To Commit Acts Never Thought, Without Taking Into Account The Consequences, A Hypothesis Similar To That Of The Zimbardo Study (2015). We Used A "Snowball" Method To Make Contact With The Interviewees. Sixteen Interviews Were Conducted, With A Structured Script, With Agents From The Adolescents' Internment Centers In The State Of São Paulo. The First Chapter Of This Thesis Is The History Of The Institutions Of Hospitalization Of Adolescents, With The Purpose Of Contextualizing The Interviews Conducted, And Pointing Out The Historical Origin Of The Form Of Care Directed At Adolescents In Conflict With The Law. In Chapter 2, The Demands And Working Conditions Offered To These Workers, In Chapter 3, We Discussed The Strategies
- ItemSomente MetadadadosCaracteristicas do crime de homicidio cometido por esquizofrenicos e nao-esquizofrenicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Pacheco, Sergio dos Santos [UNIFESP]O objetivo da pesquisa foi comparar as caracteristicas do crime de homicidio cometido por esquizofrenicos e nao-esquizofrenicos e identificar as caracteristicas socio-demograficas, medico-psiquiatricas e legais nos grupos selecionados. A metodologia utilizada foi um estudo caso-controle, tendo como local o Instituto Psiquiatrico Forense Mauricio Cardoso de Porto Alegre-RS e dois Estabelecimentos Penais do Rio Grande do Sul (Presidio Central de Porto Alegre e Penitenciaria de Alta Seguranca de Charqueadas). Os participantes foram casos: 50 pacientes com diagnostico de Esquizofrenia, segundo os criterios diagnosticos da DSM-IV, internados no Instituto Psiquiatrico Forense Mauricio Cardoso de Porto Alegre, que cumpriam medida de seguranca detentiva devido ao delito de homicidio e 54 controles: detentos do Sistema Penitenciario do Estado Rio Grande do Sul, recolhidos ao Presidio Central de Porto Alegre e Penitenciaria de Alta Seguranca de Charqueadas, cumprindo pena detentiva pelo delito de homicidio. Os instrumentos utilizados foram entrevistas e revisao dos prontuarios medicos para examinar os aspectos sociodemografico, medico-psiquiatricos e legais. Para padronizar o processo de avaliacao foram usados os criterios diagnosticos da DSM-IV, atraves do SCID-I/P, que e uma entrevista estruturada, desenvolvida com a finalidade de aumentar a confiabilidade diagnostica e incrementar a validade diagnostica ao facilitar a aplicacao dos criterios do DSM-IV. Concluiu-se que o crime de homicidio dos internos foi caracterizado pelo uso de instrumento corto-contundentes, tais como materiais de trabalho, enxada, pa, machado, facao, foice, tendo como foco a cabeca e membros superiores da vitima, sendo local da ocorrencia do crime o ambiente familiar. Nos detentos, as caracteristicas do crime de homicidio foram marcadas por varios disparos, envolvendo instrumento perfuro-contundente (revolver), tomando a vitima de surpresa, porem agindo de forma premeditada, atingindo multiplos locais na mesma: abdomen, membros inferiores e/ ou costas, sendo o ambiente do crime, mais comum, a rua ou armazem. 0 modo de acao de surpresa, porem com premeditacao, nao foi exclusivo do crime dos internos (esquizofrenicos), sendo constatado em outros crimes praticados pelos detentos (homicidas nao-esquizofrenicos). Da mesma forma, em relacao a intensidade de multiplos golpes ou disparos, essa nao foi exclusiva nos crimes praticados pelos internos (esquizofrenicos), sendo observada nos ...(au)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os congressos das Nações Unidas sobre o crime e a cooperação técnica policial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-21) Fagundes, Augusto Carvalho Gottberg [UNIFESP]; Sebastião Júnior, Acácio Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9298810663986704; http://lattes.cnpq.br/8315962453505103A cooperação técnica internacional nas Relações Internacionais é um canal muito utilizado de intercâmbio das formas de se lidar com problemas que são compartilhados em diversas localidades. Os atos classificados como crimes pelas legislações nacionais é um destes problemas. Este trabalho aborda como a resposta a esse fenômeno, comum a todos os Estados, foi constituída como matéria para cooperação técnica teve, e tem, impacto no estado atual da atividade policial, a partir dos Congressos da ONU sobre o Crime, realizados desde 1955.
- ItemSomente MetadadadosCrime e drogas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Santos, Maira Mendes [UNIFESP]Estudos em populacoes carcerarias apontam taxas altas de transtornos relacionados ao uso de alcool e drogas e a associacao desses com o perfil criminal, outros transtornos mentais e doencas clinicas. Objetivo: analisar a associacao de abuso e dependencia de alcool (ADA) e outras drogas (ADD) com aspectos clinicos e criminais em presos do Estado de São Paulo. Metodo: estudo transversal com amostra probabilistica, estratificada por distrito administrativo e sorteio em multiplos estagios das unidades penitenciarias e presos. No total foram 1809 presos avaliados para a presenca de diagnostico psiquiatrico pelo oComposite International Diagnostic Interview u 2.1o (CID-10). As prevalencias e IC95% foram calculadas para vida e ajustadas pela analise de amostras complexas. Realizou-se analise de regressao logistica multinomial, sendo a variavel dependente com quatro categorias: 1) ter ADA; 2) ter ADD; 3) ter qualquer outro transtorno mental; 4) nao ter transtorno mental. Devido ao N reduzido de mulheres com ADA e ADD, a variavel foi ADAD. Resultados: O perfil desta populacao e ser natural do Estado de São Paulo, branco, escolaridade acima de 5 anos, empregado antes de ser preso, nao ter passado pela Fundacao Estadual de Bem-estar do Menor (FEBEM), nao ser reincidente, estar preso por um periodo de ate 2 anos e responder por 2 penas. As prevalencias na vida de ADD e ADA foram, respectivamente, 25,2% (19,2-32,2) e 15,6% (13,4-18,0) entre as presas e 26,5% (22,5-30,8) e 18,5% (15,4-22,1) entre os homens. Na populacao masculina, os fatores relacionados diretamente com ADD foram passagem pela FEBEM (Odds ratio u OR: 2,17), reincidencia (OR 2,85), crime contra o patrimonio (OR 2,18), e inversamente com a idade (OR 0,37). ADA mostrou relacao direta com reincidencia (OR 2,18) e inversa com renda mensal (OR 0,68). Entre as mulheres, os fatores relacionados ao ADAD foram reincidencia (OR 3,39), passagem pela FEBEM (OR 9,24), doenca clinica ou infecciosa (OR 5,09), qualquer outro problema de Saúde (OR 3,04), e crime violento (OR 2,5). Conclusao: Foram identificadas altas prevalencias de ADD e ADA e a associacao desses transtornos com a reincidencia criminal e passagem pela FEBEM para ambos os generos. As mulheres com ADAD possuem mais chances de cometerem crimes violentos e apresentarem problemas de Saúde e os homens com ADD, mais chances de cometimento de crimes contra patrimonio. Esses achados demonstram a necessidade de politicas especificas de prevencao e tratamento as demandas de cada populacao
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Maciel, Rafael Blessa [UNIFESP]; Oliveira, Maria Luiza Ferreira de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5124857019211378; http://lattes.cnpq.br/4198774275522728Esse trabalho busca compreender as transformações das práticas e das representações da capoeira na cidade de São Paulo entre 1900 e 1950. Através de um amplo mapeamento das notícias de jornais da cidade e de boletins policiais, estudamos como a capoeira acontecia na cidade e como se transformou, especialmente como os capoeiras lidavam com a dinâmica da prática ser criminalizada pelo código penal. O trabalho analisou fontes policiais que ainda não tinham sido localizadas e discutidas sobre a capoeira na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Para entender as disputas de representação da capoeira que ocorriam no período, buscamos aprofundar o conhecimento de como intelectuais ativos na cidade na década de 1920 representaram a figura dos capoeiras em seus livros e escritos nos jornais, especialmente Coelho Neto, Monteiro Lobato e J. C. Alves de Lima, homens que trouxeram a discussão da capoeira como símbolo da identidade nacional, como esporte “verdadeiramente nacional”. Ao mesmo tempo, a capoeira ia entrando em novos circuitos na cidade, analisamos os lutadores de capoeira no mundo do espetáculo de finais da década de 1920. Finalizamos o trabalho analisando a feira Folclórica Nacional do Parque da Água Branca realizada em 1949 quando a capoeira teve grande destaque na imprensa, assim como as apresentações do Mestre Bimba ocorridas no mesmo ano no Estádio do Pacaembu. Ao longo dos 50 anos em estudo, a capoeira foi muito presente nas ruas da cidade, especialmente praticada pelos trabalhadores afro-descendentes e brancos, e também por portugueses pobres. Conquistou amplo espaço na opinião pública, foi descriminalizada pelo código penal de 1940 e, ao longo do período, não deixou de sobreviver enquanto manifestação cultural africana envolvendo a música e a dança, preservando a tradição da cultura da resistência escrava.
- ItemSomente MetadadadosCriminality and sexual behaviours in substance dependents seeking treatment(Consel Brasil Oftalmologia, 2016) Diehl, Alessandra [UNIFESP]; Pillon, Sandra Cristina; dos Santos, Manoel Antonio; Hussein Rassool, G.; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]The aim of this study was to investigate the link between violence, crime, and sexual behavior among patients with substance-related disorder admitted to a specialized inpatient care unit. This was a cross-sectional study using a questionnaire on socio-demographic characteristics, drug of choice (DOC), questions about sexual behavior, and instruments to evaluate the severity of dependence (SADD, DAST, FTND), level of impulsivity (BIS-11), and a screening sex addiction scale. The sample consisted of 587 adult subjects, of which 82.3% were men, 66.4% had used cocaine (sniffed and smoked) as their DOC, 24.4% had a history with the criminal justice system, 26.8% had committed crimes, 19.3% had engaged in violent behavior, and 12.2% had been involved in drug trafficking. In this sample, crime was strongly associated with various sexual behaviors and the severity of substance dependence.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Disfunção sexual, aborto, diversidade sexual, comportamento sexual de risco e crime em uma amostra de usuários de drogas não injetáveis(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-08) Reis, Alessandra Elena Diehl Branco dos [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4152477223577402; http://lattes.cnpq.br/7763913558278214; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To evaluate the prevalence of sexual risky behaviors, abortion, sexual dysfunction, crime and associated factors in a sample of alcohol and non-injected drugs users admitted to a specialized unit for treatment of chemical dependence. Material and Methods: this was a cross-sectional study, using a structured instrument applied in consecutive admissions, containing sociodemographic data, characteristics related to sexual behavior and scales to assess the presence of sexual dysfunction symptoms, level of dependence of psychoactive substances, impulsivity, and screening of sex addiction. Results: a sample of 616 patients, 82.5% men, 51.9% were single, 54.5% white, in 71.4% the family monthly income is 1 to 3 minimum wages, 47.3% have less than 8 years of schooling, in 49.4% crack was the drug of choice. Sexual dysfunction was common in both men (37.2%) and women (34.2%) with similar prevalence rates betwen both sexes. Higher levels of psychoactive dependence made it more common to have sexual dysfunctions. Especially, high level of nicotine dependence was associated with sexual dysfunction in women who use psychoactive substances, increasing by about 2 times the odds of sexual dysfunctions. In women, there were no statistical differences between the prevalence of sexual dysfunction investigated using a standardized scale and a single direct question about difficulties / dysfunctions. Among men, premature ejaculation (53.2%) was the most common sexual dysfunction and 89.8% of those who have sexual complaints never sought medical help. Many sexual behaviors of high vulnerability, such as exchanging sex for drugs, sex with prostitutes, and multiple sexual partners were associated with the level of psychoactive substance dependence, increasing the chances of sexual risky behavior. Alcohol and cocaine were the drugs of choice that were more associated with sexual behaviors of high vulnerability and not crack, as initially expected in the present study. Half of crack users tend not to use condoms, especially men. The three main reasons reported for not using condoms were the fact of having a stable partner, belief in the decrease of sensitivity and being too excited to put on a condom. In both sexes, no condom use was associated with more severe levels of dependence on substances. In this sample, crime history (32%) was associated with several sexual behaviors and severity of psychoactive substances. The prevalence of induced abortion in this 339 sample was 26.8% and was significantly associated with dependence levels of psychoactive substances and sexual risk behavior. The tabacco use is positively associated to sexual orientation. Although 23.9% were screenined as possible sex dependents.Conclusion: Psychoactive substance dependents have various sexual behaviors of vulnerability and high prevalence of sexual dysfunction and crimes related to level of dependence and problems with alcohol and other drugs.
- ItemSomente MetadadadosDo Bando Ao Pcc: A Gestão Da Violência E Seus Desdobramentos Na Sociabilidade Em Paraisópolis(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-01-30) Oliveira, Eduardo Brandao [UNIFESP]; Conparato, Bruno Konder [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The favela of Paraisópolis, located between the Morumbi and Vila Andrade neighborhoods, in the city of São Paulo, is often seen as a poor, violent and marginalized area. However, these views are not based on scientific studies. Considering the favela area in the urban environment, I tried to present the transformations that occurred there in the social and urban structure. Above all, those perpetrated by the world of crime and its "norms," which permeate the local sociability. Analyzing the history of Paraisópolis and its social relations one must consider two distinct moments: the time when the favela was dominated by a gang that lost control and power to the PCC in the second moment. This is fundamental to understand how the local life is organized. To study these two moments is to understand a whole network of relationships that permeates the family, the neighborhood, friends and morality posed by this parallel power. In this way, it is possible to see how the old order and the present order are intimately linked to the action of the criminal world and the sociability present there. Therefore, I sought to understand the social relations in Paraisópolis under the aspect of a sociability marked in the past, by an order directly related to unilateral decisions of the gang, through the figure of Old Lourenço, whereas at present, decisions depend on a collective organization, the First Command of the Capital (PCC). Besides, I was able to understand the paths of sociability there and to observe how these relations were renewed over time from one of power to another.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O eclipse do conceito nos limites da teoria do crime e da punição retributiva na filosofia do direito de G.W. F. Hegel (1821)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-11) Cosentino, Rafael Luiz [UNIFESP]; Rosa Filho, Silvio [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis dissertation investigates the limits of Hegelian legal thought, 7lemento in the Philosophy of Law of 1821. Through a methodological path, which recognizes the experience of conscience, the fundamental 7lemento of the articulation between law, history and culture, a possibility of a new interpretation of the social function of law, according to the metric of the objective Spirit and the reallocation of the ontological priority of the essence. The reinsertion of legal practices in the domain of reflective determinations of conscience (na axial concept in both the Phenomenology of the Spirit and the Doctrine of the Essence) allows the fundamental categories of law in Hegel, such as personal personalities, property, contract, crime and punishment, to be observed as concepts in perennial construction.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Improdutivo e Indesejável: (re)construção de uma história criminalizada pela loucura(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-25) Lasevicius, Thaís [UNIFESP]; Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8772472007007461; http://lattes.cnpq.br/2617365886673037; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pesquisa objetiva compreender a história de vida de um sujeito em sofrimento psíquico e em conflito com a lei, criminalizado por sua loucura, esta análise tem como base o processo histórico e de totalidade da criminalização da loucura em sua relação com a produção/reprodução na sociedade capitalista. Esta história de vida está inserida em um modelo social marcado por violações de direitos que culminam na caracterização deste sujeito como “louco e criminoso”. Em outras palavras, considerado improdutivo para o capital (estrutura/trabalho/economia) e também indesejável para a lógica dominante (superestrutura/ideologia/sociedade), sendo que a criminalização da loucura nesta sociedade é também fundamentada na vida do próprio sujeito, responsabilizando-o isoladamente pelo “crime” e pela “loucura”. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura com base na perspectiva histórica e crítica sobre o tema crime-loucura e para trazer materialidade ao debate, foram realizadas narrativas de história de vida com um ex-paciente judiciário dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) do Estado de São Paulo a fim de analisar o processo de criminalização da loucura na vida deste sujeito. Também foram realizadas entrevistas com as técnicas do caso que o acompanham desde sua desinstitucionalização até atualmente referenciado em um equipamento de saúde mental em Santos/SP. Como conclusão, as funções técnico-científicas que legitimam a criminalização da loucura e materializadas por um Estado Penal trabalham para desumanizar esse sujeito “louco criminoso” seja na destituição total dos seus direitos, quanto na continuidade da medida de segurança, bem como, mantendo esse sujeito preso com um nome que não era o seu. Nesse sentido, reitera-se a luta antimanicomial, as políticas sociais e um horizonte democrático a fim de promover o cuidado em liberdade a esse sujeito historicamente esquecido atrás das grades desses hospitais-prisão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vida e cárcere: um estudo da história de vida de uma mulher egressa do sistema carcerário(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Luz, Brenda Caroline Gonçalves da; Paula, Liana de; http://lattes.cnpq.br/0888539502981802Essa pesquisa buscou entender a relação estabelecida entre uma mulher sobrevivente do sistema carcerário e o crime por ela cometido, procurando entender se ela se apropriou da identidade desviante de criminosa e o que, na percepção dela, a levou a cometer o crime. O referencial teórico principal é a Teoria da Rotulação, do sociólogo americano Howard Becker, que discute o processo pelo qual algumas pessoas são rotuladas como desviantes. Também é usada a Teoria da Sujeição Criminal, do sociólogo brasileiro Michel Misse, que descreve como algumas pessoas são consideradas criminosas mesmo sem terem cometido um crime sequer. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa da história de vida da participante, estabelecendo aproximações com os referenciais teóricos. O principal resultado foi o de que, no caso analisado, a rotulação como criminosa ocorreu mesmo antes da participante ter cometido um crime, tendo Teoria da Sujeição Criminal mais força explicativa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Violência e mortalidade em dependentes de álcool na periferia de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-09-30) Silva, Jairo Valentim [UNIFESP]; Figlie, Neliana Buzi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Aim: To investigate the outcomes of alcohol related violence within an underprivileged violent suburban area of São Paulo-Brazil. Objective: To investigate the clinic denouement regarding the violence and mortality in alcohol addicted of a neighborhood of São Paulo suburb located in the south zone of the city submitted to the ambulatory specialized treatment. Methods: It is regarding of a retrospective study of seven years with three hundred adult patients that are looked for treatment of alcohol addicteds that were investigated. Twenty three of these addicted refused to participate of this study and thirty seven were not located, 243 persons were contacted. During this period we looked for association of violence and alcohol with crimes by SAAD and a questionnaire about the standards of alcohol consume of WHO/ISBRA, used in a multicentre study in Brazil. We mentioned the problems related to the alcohol consume by DrInC-2L and of a structured questionnaire for the segment study that investigate many variables regarding to the use and its consequences to the alcohol consume. Also it was explored the risk factors and protection related to the mortality and violence. Results: It was founded high mortality rate (16.9%) for men, (19.5%; p=0.012) living below the poverty standard (20%; p=0.006). The main cause of deaths mentioned the liver and pâncreas diseasess (67.5%), followed by violents crimes and accidents (32.5%). SADD related 97.4% of the sample as grave alcohol addicteds. To become part of a religious group seems to be a very important factor of protection related to a delinquent behavior. Conclusion: The alcoholism in the suburbs is associated to the high crimes rates. Violence and mortality. A reform in brazilian public policies related to the abusive use of alcohol is very urgent required and highly touted to decrease damage to the alcohol addicted.