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- ItemAcesso aberto (Open Access)Aceitabilidade de pão fortificado com ferro microencapsulado por crianças de creches das regiões sul e leste da cidade de São Paulo(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2008-12-01) Souto, Teresinha Stumpf [UNIFESP]; Brasil, Anne Lise Dias [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To evaluate the acceptance of a new food, a mini-roll enriched with microencapsulated iron sulfate, among preschool-aged children stratified by sex, age group, nutritional status, presence of iron-deficiency anemia, length of storage, and stage of trial (early, middle, late). METHODS: Double blind randomized clinical trial with 382 children aged 2 to 6 years enrolled in 4 not-for-profit daycare centers in the city of São Paulo, Brazil. Children in two daycare centers received the mini-rolls fortified with microencapsulated iron in breakfast from Monday to Friday (exposed daycare centers). Children in the other 2 daycare centers received regular, yet identical, mini-rolls in the same manner. Observation lasted 120 days. Acceptance was noted daily on specific log-sheets. Data were compared using the chi-square and Student's t tests, analysis of variance and analysis of covariance. RESULTS: Mean weekly consumption of mini-rolls was lower in exposed daycare centers (1.17) than in unexposed centers (1.54). Variance was greater in unexposed daycare centers. Acceptance was lower among children in exposed daycare centers in all stratified variable categories, except among children younger than 36 months or aged between 36 and 47 months. CONCLUSION: Although the children's acceptance of the rolls fortified with iron was significantly lower than that of rolls without iron fortification, this type of food might be a viable alternative in the prevention of iron-deficiency anemia in children of daycare centers.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acolhimento e diálogo com as famílias na creche: uma análise da interação entre mães e professoras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-09) Ferreira, Janaina Lubarino [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/5105381540209245Essa pesquisa buscou compreender como as creches recebem as famílias desde os primeiros contatos institucionais, a forma como essa relação é construída e como acontece o compartilhamento da educação dos bebês entre mães e professoras. Partindo de pesquisa qualitativa e fundamentada na teoria histórico-cultural, o trabalho de investigação se deu por meio de observação participante dos primeiros contatos de profissionais de uma creche com as famílias de uma instituição pública de São Paulo que atende bebês e crianças pequenas. A fim de analisar a relação família-creche e os sentidos e significados atribuídos por ambas as instituições a essas interações iniciais, foram realizadas entrevistas com professoras e familiares de bebês atendidos. A análise foi conduzida por meio da organização de categorias interpretativas, considerando os dados sobre como as famílias são recebidas pela creche, os procedimentos adotados na interação entre a instituição e os responsáveis pelas crianças, além das percepções das mães e professoras sobre as atitudes envolvidas na construção dessa relação. Os dados da pesquisa oferecem pistas sobre o acolhimento das famílias e de seus filhos na creche, indicando como ocorre o compartilhamento do cuidado e da educação de bebês e crianças pequenas. A análise também dá especial destaque às posturas e procedimentos que podem fortalecer os laços entre mães e professoras ou, ao contrário, criar barreiras nessa relação, promovendo a parceria entre família e escola e incentivando a reflexão dos profissionais da educação infantil que atuam em creches.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aleitamento materno em creches públicas e filantrópicas da cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-09-29) Zapana, Pazzis Mestas [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O leite materno constitui-se no melhor alimento para o lactente, sendo alimento que possue nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento ideal da criança. Diminue os riscos de doenças infecciosas, respiratórias e gastrointestinais, como também de obesidade entre outros benefícios de ordem emocional e psicológica. Muitos são os fatores de risco que levam ao desmame precoce, alguns destes fatores estão relacionados à mãe, à criança, ao ambiente e fatores circunstanciais. A amamentação depende, portanto, de condições ambientais, as quais podem ser favorecidas pelo trabalho de orientação de educadoras de creches. Objetivo: Identificar e analisar os principais determinantes que influenciam na duração do aleitamento materno exclusivo e aleitamento materno de crianças atendidas em berçários de creches públicas e filantrópicas de São Paulo. Métodos: Estudo transversal, com 270 crianças de 4 a 29 meses de idade, frequentadoras de 8 creches do Município de São Paulo. Foram realizadas entrevistas com as mães utilizando um questionário estruturado e pré-codificado desenvolvido e previamente testado para coletar os dados individuais da criança, visando conhecer sua condição de saúde e nutrição. Foram abordados indicadores maternos, demográficos, clínicos, epidemiológicos, sócio-econômicos e ambientais. O aleitamento materno foi avaliado a partir de perguntas coletadas no questionário. Os dados foram analisados utilizando o método de Mann Whitney/Wilcoxon (Kruskal – Wallis) e modelos de sobrevida (Kaplan Meier e regressão multipla de Cox). Resultados: A duração média de aleitamento materno exclusivo foi de 79,1 ± 55,6 dias e de aleitamento materno de 185,3 ± 174,2 dias. Na análise multivariada para o aleitamento materno exclusivo foram encontrados os seguintes fatores de risco associados ao desmame precoce: o uso de chupeta, internação prévia e mãe que trabalha fora de casa. Para o aleitamento materno foram encontrados os seguintes fatores de risco: uso de chupeta e mãe que trabalha fora de casa. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram que é preciso continuar com o incentivo e apoio ao aleitamento materno principalmente o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. As creches podem e devem aliar-se a essa proposta, já que podem colaborar de maneira direta com alguns dos fatores determinantes do aleitamento materno, uma vez que são lugares apropriados para difundir mensagens de educação nutricional e orientações para mães e cuidadores de crianças menores de três anos.
- ItemSomente MetadadadosAlimentação de transição de lactentes matriculados em creches do Município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Barbosa, Marina Borelli [UNIFESP]; Lopez, Fábio Ancona [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da rotina alimentar, obediência ao cardápio e adequação às recomendações nutricionais do almoço servido em creches públicas do município de Osasco-SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-31) Bernardes, Ana Paula Caetano [UNIFESP]; Morais, Tania Beninga de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4760883309256964; http://lattes.cnpq.br/4009514993250995; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Observar a rotina alimentar de crianças de crehes públicas do município de Osasco. Identificar o percentual de obediência do almoço servido ao cardápio prescrito, realizar uma avaliação dos cardápios prescritos e servidos às crianças, com relação às recomendações dietéticas de ingestão. E verificar o percentual de contribuição da refeição do almoço, por porção, às necessidades nutricionais diárias de lipídeo, sódio e ferro para crianças de 1-3 anos de idade. Métodos: A coleta de dados e amostras de alimentos sólidos da refeição do almoço, foi realizada em 20 creches públicas da mesma região de Osasco, 10 municipais e 10 conveniadas à prefeitura do município, no período de uma semana em cada creche, totalizando 94 cardápios e 94 amostras de refeições do almoço. Para determinação dos teores de lipídeo, sódio e ferro foram selecionadas 50 amostras do almoço, 25 de cada modelo de gestão. Para avaliar a obediência aos alimentos prescritos foram analisados os 94 cardápios, com a seguinte classificação dos alimentos: prescritos, obedecidos, omitidos, adicionados e substituídos nos almoços servidos. Foram utilizados os grupos alimentares preconizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A porcentagem de obediência dos almoços prescritos e servidos às recomendações dietéticas, foi avaliada segundo o guia alimentar para menores de 2 anos de idade do Ministério da Saúde. Resultados: Rotina alimentar: O intervalo de tempo em minutos entre desjejum e o almoço, foi significantemente menor nas creches municipais. Os intervalos entre almoço e o lanche, e lanche e jantar não tiveram diferenças estatísticamente significativas. A presença de fichas técnicas para as preparações foi observada e, constatou-se que nenhuma das unidades possuía fichas técnicas de preparo. A obediência à prescrição de acordo com cada grupo alimentar, demonstrou que o grupo em que houve maior obediência foi o grupo das leguminosas. E os grupos com menor obediência foram os grupos das verduras e legumes, e o das frutas. A porcentagem de obediência às recomendações dietéticas mostrou que os cardápios prescritos obedeceram às recomendações em 100% das prescrições nos grupos de cereais, pães e tubérculos; carnes e ovos; e frutas. Já os cardápios servidos nas creches, apenas os grupos dos cereais, pães e tubérculos; carnes e ovos obedeceram 100% das recomendações. Os resultados centesimais do teor de lipídeo, sódio e ferro das amostras do almoço analisados em laboratório, não apresentaram diferenças estatísticamente significativas entre os dois modelos de gestão. A relação percentual média entre os valores medidos em laboratório e o prescrito por porção no almoço, mostram que o lipídeo correspondeu a menos de 60% do valor prescrito em ambos os modelos de gestão. Os teores de sódio e ferro foram superiores ao prescrito, nos dois modelos de gestão. A contribuição percentual de lipídeo, sódio e ferro às necessidades diárias por porção servida no almoço mostrou que, o lipídeo atendeu menos de 20% das necessidades. O sódio atendeu a quase 35% das necessidades diárias e o ferro atendeu a 23% nas creches municipais e 27% nas conveniadas. Conclusão: Devido a inexistência de um protocolo oficial, a rotina alimentar, era definida por cada creche, o que resultou em intervalos inadequados entre uma refeição e outra. Seria aconselhável que cada creche padronizasse seus horários para as refeições, respeitando um intervalo de 2 a 3 horas entre as refeições. Os cardápios foram prescritos segundo o preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, as inadequações observadas de excesso de sódio e insuficiência de lipídeo podem ser atribuídas à ausência de um instrumento de padronização para o preparo das refeições, uma vez que a obediência aos cardápios foi considerada boa. A implantação de fichas técnicas de preparo pode previnir que cada merendeira utilize a quantidade de ingredientes que julgar mais adequada, o que pode resultar em uma refeição nutricionalmente desequilibrada.
- ItemRestritoAnemia ferropriva e estado nutricional de crianças de creches de Guaxupé(Assoc Medica Brasileira, 2008-03-01) Camillo, Carlos Cesar [UNIFESP]; Amancio, Olga Maria Silverio [UNIFESP]; Vitalle, Maria Sylvia de Souza [UNIFESP]; Braga, Josefina Aparecida Pellegrini [UNIFESP]; Juliano, Yara [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); UNIFEGOBJECTIVE, To evaluate the nutritional status and the prevalence of iron deficiency anemia in children attending public day care centers in the city of Guaxupe (MG), Brazil.METHODS. Children of both genders, from 6 to 72 months, registered in public day-care centers in the city of Guaxupe, were studied Nutritional evaluation was conducted using the Z-score for height-to-age and weight-to-height relationships. Hemoglobin dosage, serum iron, total iron binding capacity and the transferrin saturation index were used for diagnosis of anemia.RESULTS. Z score < - 2 was observed in 3.3% of the children for the height-to-age relationship and of 0.4% for the weight-to-height relationship. Prevalence of total iron deficiency anemia was of 16.1%. in the age span from 6 to 36 months it was of 44.6%. the entire e sample showed 45% with low serum 1 on, 37 9% with high total iron binding capacity and 43. 1 % with a low transferrin saturation Index.CONCLUSION. Malnutrition was not considered to be a problem due to its low prevalence; however, an important prevalence of iron deficiency was observed. Iron deficiency anemia is more prevalent in children between 6 and 36 months confirming that this age span is more vulnerable, No association between iron deficiency anemia and the Z score of the studied anthropometry relationships was found.
- ItemSomente MetadadadosAnemia por deficiência de ferro: suplementação terapêutica e profilática em creches(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Ribeiro, Luciana Cisoto [UNIFESP]; Sigulem, Dirce Maria [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianca de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Paula, Cristiane Silvestre de [UNIFESP]; Bordin, Isabel Altenfelder Santos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Como o desenvolvimento infantil é influenciado não só por fatores biológicos, mas também por fatores socioambientais, crianças de nível socioeconômico baixo são consideradas grupo social de risco para atrasos de desenvolvimento. Em muitas regiões urbanas pobres do Brasil, crianças pequenas de alto risco social encontram-se naturalmente reunidas em creches públicas. Portanto, considerando-se a saúde física e mental infantil, essas instituições podem representar um local ideal para intervenções precoces. Objetivos: (1) Verificar a prevalência de atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianças de creche de comunidade urbana de baixa renda; (2) identificar fatores de risco biológicos e socioambientais associados a cada tipo de atraso; (3) avaliar a qualidade das creches na comunidade estudada, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Método: Desenho: Estudo de corte transversal. Participantes: Todas as crianças, entre nove e 30 meses de idade (N=56), de todas as creches municipais (N=2) do Jardim Santa Tereza, Embu, São Paulo. Medidas: (1) Desfechos clínicos: desenvolvimento mental; desenvolvimento motor (Escalas de Bayley); (2) Fatores de risco biológicos: baixo peso ao nascer (<2500g), prematuridade, intercorrências neonatais; (3) Fatores de risco socioambientais: características sociodemográficas (relacionadas à criança, mãe, pai/padrasto, família); saúde mental materna (Self Report Questionnaire / SRQ-20) e número de eventos de estresse (Questionário para Situações Psicossociais Anormais Associadas / Eixo V da CID-10); e (4) Qualidade das creches (Escala de Avaliação de Estabelecimentos Prestadores de Cuidados à Crianças - OMS). Análise estatística: (1) análise descritiva; (2) análise univariada (para examinar possíveis associações entre cada um dos potenciais fatores de risco e desenvolvimento infantil); (3) análise multivariada (melhor modelo associativo envolvendo fatores de risco com algum impacto sobre os desfechos clínicos; regressão linear). Resultados: Prevalência de atraso de desenvolvimento mental: 33,9%; prevalência de atraso de desenvolvimento motor: 29,6%. Quando consideramos a análise univariada, três fatores influenciaram o desenvolvimento mental da criança (menor idade da mãe, menor tempo de moradia da mãe no Embu e maior número de eventos de estresse) e dois fatores influenciaram o desenvolvimento motor (maior tempo de exposição à creche e maior número de eventos de estresse). A análise de regressão múltipla revelou que o número de eventos de estresse foi o único fator de risco que permaneceu no modelo final para cada um dos desfechos clínicos de interesse. Quanto maior o número de eventos de estresse, menor o escore de desenvolvimento mental (p=0,01). O mesmo foi observado para atraso motor (p=0,02). Os eventos de estresse mais freqüentes foram: condições inadequadas do ambiente imediato no qual a criança está inserida (ex. ser criada por apenas um dos pais biológicos ou por avós), eventos de vida agudos (ex. perda de ente querido devido ao fato de o pai abandonar o lar ou de avós migrantes retornarem ao Estado de origem) e relações intrafamiliares problemáticas (ex. discórdia conjugal). Conclusão: Eventos de estresse múltiplos associados a altos índices de atrasos de desenvolvimento mental e/ou motor revelaram a necessidade de implantar intervenções efetivas em creches de comunidades urbanas de baixa renda, que sejam sensíveis às características culturais locais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da presença de fator de risco de morbidade em lactentes matriculados em creche no município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-12-31) Konstantyner, Tulio [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present cross-sectional study aims at identifying and quantifying risk factors for anemia in 212 infants enrolled in two public and three philanthropic day care centers in São Paulo city. Interviews with the mothers, collection of blood by digital punction and anthropometry were performed. When the hemoglobin was lower than 11g/dl it was considered anemia. A logistic regression model for risk factors between groups of infants with and without anemia was adjusted. Statistical softwares Epi Info 2000 and Stata 8.0 were used. The prevalence of anemia was 51.9%. The final logistic model comprised 4 variables assign by hierarchic standard: presence of one or more siblings under 5 years old (OR=2.57/p=0.005), to attend exclusively public managed day care centers (OR=2.12/p=0.020), exclusive maternal breast feeding for less than 2 months (OR=1.88/p=0.044), age under 15 months (OR=2.32/p=0.006). We concluded that the high prevalence of anemia found evidences the difficulty of the studied day care centers system regarding control and prevention of such nutritional failure, therefore it should be the health planner’s responsibility to consider the risks for anemia identified and quantified by the time the control and prevention programs are elaborated.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação das condições higiênico-sanitárias das cozinhas de creches públicas e filantrópicas(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2008-06-01) Oliveira, Mariana de Novaes [UNIFESP]; Brasil, Anne Lise Dias [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper aims to evaluate the hygienic-sanitary conditions of kitchens in philanthropic and public daycare centers in the city of São Paulo using a tool of easy application. Information on the hygienic-sanitary conditions was gathered observing the operational conditions of five public and philanthropic daycare centers in the city of São Paulo. A score was developed for classifying the risks of food contamination. The operational conditions in the kitchens of the studied philanthropic and public daycare centers in the city of São Paulo can result in contamination of the prepared food. Among the most important risk factors for food contamination is the behavior of the workers who handle the food. Training and continuous supervision of the involved personnel are the best and easiest alternatives for assuring the appropriate hygienic-sanitary conditions and quality of the food offered to the children in these daycare centers.
- ItemSomente MetadadadosAvaliacao de alguns aspectos do desenvolvimento motor grosso e fino, adaptativo, pessoal social e de linguagem das criancas de 2 a 6 anos de idade da Creche Maria Aparecida Carlini, Jardim Sabia, São Paulo, SP, 1987(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1990) Kakehashi, Seiko [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do consumo alimentar em creches públicas e filantrópicas antes e após a terceirização das atividades de nutrição(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Longo-Silva, Giovana [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: analisar comparativamente caracteristicas operacionais de creches publicas, adequacao da dieta em bercarios, antes e apos o processo de terceirizacao no Programa de Alimentacao Escolar e, avaliar qualitativamente o cardapio e o desperdicio de alimentos em creches publicas de São Paulo-SP. Metodos: o primeiro estudo compoe-se de dois cortes transversais, utilizando a mesma metodologia, em 2007 e 2010, em quatro creches que passaram para o sistema de terceirizacao no periodo. A coleta de dados foi realizada pelo metodo de pesagem direta durante tres dias. Para o calculo nutricional foi utilizado o software DietWin Profissional 2.0® e a adequacao foi calculada segundo recomendacoes do Programa Nacional de Alimentacao Escolar (PNAE) para energia, carboidrato, proteina, lipidio, fibra, vitaminas A e C, calcio, ferro e sodio. Para a comparacao das medias do consumo alimentar, foram aplicados o teste t de Student e o teste de Wilcoxon, de acordo com a caracteristica da distribuicao amostral, adotando-se nivel de significancia estatistica de 5%. No segundo estudo, igualmente transversal, os dados foram coletados nos bercarios de sete creches, sendo cada instituicao avaliada durante tres dias, totalizando 42 dias e 210 refeicoes. A qualidade do cardapio foi avaliada segundo o metodo inovador de Analise Qualitativa das Preparacoes do Cardapio (AQPC), adaptado a realidade de creches, que estabelece criterios nutricionais e sensoriais. Foi tambem avaliado o desperdicio de alimentos pelo Indice de Resto-InGestão (IR). Resultados: no primeiro estudo evidenciou-se diferenca nos fatores operacionais relacionados a caracteristicas de oferta da alimentacao antes e apos a terceirizacao. O consumo de energia, macronutrientes, fibra, vitamina C e calcio foi significantemente inferior apos a terceirizacao do Programa de Alimentacao Escolar e o consumo de vitamina A, ferro e sodio foi significantemente superior. No segundo estudo, com relacao a avaliacao qualitativa do cardapio, os resultados refletiram que a oferta de legumes e verduras foi insuficiente em mais de 90% dos dias e, a quantidade de folhosos e alimentos ricos em enxofre foi compativel com o recomendado em metade dos dias, sendo expressiva a oferta de doces e alimentos contendo acidos graxos trans. O IR variou de 25 a 43% nas creches e de 11 a 47% para os alimentos analisados. Conclusao: as caracteristicas operacionais apresentaram algumas mudancas praticas e a adequacao do consumo de alimentos nas creches piorou apos a terceirizacao dos servicos de nutricao. Observou-se que a alimentacao oferecida as criancas apresenta inadequacao qualitativa segundo os criterios avaliados, alem do elevado desperdicio alimentar. Desta forma, evidencia-se a importancia de revisao das preparacoes servidas e porcionamento dos alimentos, sendo necessaria a adocao de novas estrategias na elaboracao dos cardapios, visando o controle do desperdicio alimentar
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do desenvolvimento de crianças matriculadas em uma creche conveniada do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-29) Merino, Paola Mendez [UNIFESP]; Ribeiro, Circea Amalia [UNIFESP]; Balieiro, Maria Magda Ferreira Gomes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9173690204516872; http://lattes.cnpq.br/2300731487624854; http://lattes.cnpq.br/1414047794783135; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objectives: General: To evaluate the neuropsychomotor development of children from 0 to 60 months of age attending Cruz de Malta’s day care center. Specifics: To characterize the neuropsychomotor development of children using the test Denver II, to describe sociodemographic, neonatal, family and institutional characteristics of the studied children and to relate the sociodemographic, neonatal, family and institutional variables with the neuropsychomotor development of the children. Methods: Descriptive, cross-sectional study, approved by the Research Ethics Committee of UNIFESP n°. 1,575,822/16. The sample consisted of 152 children, and those with health problems that prevented participation in the study activities were excluded. Two instruments collected data, one related to sociodemographic, neonatal, family and institutional variables of the children, and the other to the evaluation of child development, by the Denver II Development Screening Test. Descriptive and bivariate statistics were used to analyze the data. Results: The majority of the children were younger than 36 months old (67.7%) and female (50.7%); 95.4% of the mothers got prenatal care; 53.8% of the children were born in normal labor, with a mean gestational age of 38.4 weeks, Apgar at the 5th minute of 9.4 and birth weight of 3.144g; 9.2% of them were underweight, 1.3% were very underweight and 11.3% were premature; 24% of the children presented neonatal complications, being the most frequent ones: jaundice, prematurity and low birth weight; 32% had previous hospitalizations, respiratory problems being the main reason; 65.1% of the children were eutrophic and 25.7% were at risk of overweight; 16.9% of the children had anemia; 98% of them were breastfed, and 68.4% of them received exclusive breastfeeding in a mean of 101.7 days; the majority of the parents lived together, being 19.1% married and 38.8% in a stable union; 50.3% of mothers were aged between 19 and 29 years; the most frequent age groups of the parents were 19 to 29 years and 29 to 39 years corresponding to 41.8% each; 37% of mothers and 37.6% of parents had completed high school; 61.6% and 90.1% respectively were employed; 55.3% of families had a family income of one minimum wage. As to the permanence of the child in the day care center, the average age of admission to the institution was 15.4 months, and their time of attendance at the institution was, on average, 13.8 months; evaluated by Denver II test, 73.7% of the children had the result "Normal" and 26.3% "Questionable"; 118 items identified as "Caution", 68% were in the Language area, presented by 63 (41.4%) of the children; of the 40 items with "Delay", 87.5% were from the Language area, present in 13.2% of the children; some have presented more than one "delay/caution" item by area and/or in more than one area. There was a statistically significant association between the Denver II score and the current age of the children (p <0.001), Hb level (p = 0.030), mothers' work status (p = 0.005) and frequency of child day care center (p = 0.001). Conclusion: Most of the children evaluated presented the results of the test Denver II "Normal", with more “caution” in the area of language. Final considerations: It is important to emphasize the importance of periodic evaluation of the development of the children who attend this educational equipment, in this and other institutions.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação do estado nutricional de crianças de creches públicas e crianças que recebem outros tipos de cuidado no município de Embu SP, 1994/1995(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP]; Nóbrega, Fernando José de [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosAvaliação do estado nutricional de crianças que frequentam uma comunidade infantil localizada em um bairro periférico do Município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1981) Augusto, Esmeralda [UNIFESP]; Nóbrega, Fernando José de [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosAvaliação do impacto do pão fortificado com sulfato ferroso microencapsulado sobre os níveis de hemoglobina em pré-escolares do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Barbosa, Teresa Negreira Navarro [UNIFESP]; López, Fábio Ancona [UNIFESP]Introdução: A anemia ferropriva é, atualmente, a carência nutricional mais freqüente do mundo, especialmente nos paises em desenvolvimento, e a causa mais comum de anemias nutricionais. Esta associada a retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, alterações na resposta imunológica e diminuição da capacidade intelectual. Intervenções para controle da anemia ferropriva de caráter populacional tem sido estimuladas, sendo a fortificação de alimentos a estratégia considerada mais sustentável e de melhor relação custo-benefício. Objetivos: 0 estudo teve como objetivo avaliar 0 impacto da fortificação de pães com sulfato ferroso microencapsulado com alginato de sódio sobre 0 estado nutricional e níveis de hemoglobina de crianças de 2 a 6 anos, freqüentadoras de creches filantrópicas de São Paulo, comparadas com controles. Métodos: Foram acompanhadas 173 crianças que aceitaram 0 equivalente a um ou mais pães por dia de estudo, sem doenças crônicas e com hemoglobina igual ou maior que 9g/dL. As creches participantes do estudo foram selecionadas por sorteio. Duas compunham 0 grupo Exposto (GE), com 88 crianças que receberam os pães com farinha de trigo fortificada e duas 0 grupo Controle (GC), com 85 crianças, que receberam pães similares não fortificados. Os pães, tipo bisnaguinha, foram oferecidos uma vez ao dia, cinco dias da semana, durante 24 semanas, sem modificação do restante do cardápio e forneciam 4mg de ferro por unidade. 0 estado nutricional foi avaliado pelos índices peso para estatura e estatura para idade, expressos em escores Z e utilizando a população de referência NCHS, no momento inicial (M1), após 12 semanas de intervenção (M2) e após 24 semanas de intervenção (M3). A dosagem de hemoglobina foi realizada em sangue capilar e leitura em hemoglobinômetro portátil HemoCue, considerando-se anemia valores inferiores a 11 g/dL. A avaliação ocorreu em quatro momentos do estudo, M1, M2, M3 e ap6s 24 semanas do termino da intervenção (M4). Resultados: Houve predomínio de crianças com adequada condição nutricional em ambos os grupos. Ao final da intervenção (M3) ocorreu aumento significante nos escores Z de peso para estatura e estatura para idade, no GE. Os valores médios de hemoglobina aumentaram de forma significante nos dois grupos, de 11,7g/dL e 11,1g/dL em M1, para 12,5g/dL e 12,4g/dL em M2 e 12,6g/dL e 12,3g/dL em M3, respectivamente em GE e GC. Houve diminuição significante na ocorrência anemia, de 22% para 9% no GE e de 47% para 8,2% no GC. As crianças anêmicas tiveram aumento na hemoglobina significantemente maior que as não anêmicas (1,9 x O,7g/dL no GE e 1,9 x O,5g/dL no GC). Em M4 92 crianças permaneciam nas creches. Observou-se anemia em 4,6% no GE e 4,1% no GC e manutenção dos níveis médios de hemoglobina. Conclusões: Concluímos que 0 pão fortificado com sulfato ferroso microencapsulado foi bem tolerado e produziu aumento nos níveis de hemoglobina e diminuição na ocorrência de anemia na população estudada. 0 aumento de hemoglobina no GC sugere que 0 impacto de ações promotoras de saúde seja positivo sobre esta variável..
- ItemSomente MetadadadosAvaliação nutricional e do desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos e idade que frequentam creches conveniadas com a secretaria municipal do bem-estar social de São Paulo na regional da Lapa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1989) Ferreira, Ana Maria do Amaral [UNIFESP]; Fisberg, Mauro [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosCárie dentária e práticas alimentares entre crianças matriculadas em creches do Município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Biral, Adriana Manrubia [UNIFESP]; Taddei, José Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]A carie dentaria e uma doenca infecciosa, transmissivel, multifatorial, que resulta da interacao de tres principais fatores: hospedeiro, microbiota e o substrato. A dieta tem grande impacto na Saúde bucal ja que ha forte correlacao entre o consumo de acucar e a experiencia de carie dentaria. Dados epidemiologicos a partir de indicadores clinicos, indicam declinio geral na prevalencia e severidade de carie dentaria nas populacoes infantis e adolescentes nos ultimos anos no Brasil e no mundo. Apesar dessa tendencia, estudos dos fatores associados a carie dentaria dentaria na primeira infancia evidenciam que essa doenca ainda e um dos principais problemas de Saúde da populacao que prepondera nos extratos de menor renda ainda excluidos dos programas profilaticos. Objetivo: Avaliar associacoes entre a carie dentaria e a Introdução de alimentos complementares nas criancas matriculadas em creches. Metodos: Estudo transversal com 288 criancas com idade entre 11 e 34 meses, de 8 creches do municipio de São Paulo, 2007. Para o diagnostico foi utilizando indice ceo-mod (dentes c=cariados, e=extraidos, o=obturadose e mod= mancha branca). A Introdução de alimentos foi investigada por meio de questionario respondido pelas maes. Para avaliar as associacoes bivariadas foi utilizado o teste qui-quadrado. Para analise multivariada foram ajustados modelos de regressao logistica. Resultados: A amostra apresentou ceo-mod≥1 em 77%, sendo o ceo-mod medio da populacao foi de 3,8. Identificaram-se como fatores de risco significantes para o ceo-mod o sexo masculino (OR=1,815;p=0,03) e a escolaridade paterna inferior a 8 anos (OR=1,94;p=0,02). O modelo de regressao logistica evidenciou a exposicao a carboidratos simples como fator de risco independente apos o controle dos efeitos de sexo e escolaridade paterna, sendo tal comportamento alimentar responsavel por aumento de 2,5 vezes nas chances de apresentar o indice ceo-mod ≥1. Discussao: Os erros alimentares levam a maior prevalencia de carie dentaria, ja que tanto a quantidade de sacarose ingerida, quanto a frequencia de inGestão sao importantes fatores envolvidos na etiologia da carie dentaria. A American Dietetic Association orienta que a nutricao e componente fundamental para a Saúde bucal e que tanto a alimentacao como a nutricao tem influencia direta no surgimento da doenca carie dentaria. Conclusao: A carie dentaria, mancha branca e consumo de carboidratos simples foi claramente observado de forma precoce na populacao estudada. Sugere-se que, uma atencao especial deve ser dada para esse grupo de individuos, adotando-se politicas preventivas em Saúde bucal pautadas na eliminacao de fatores de risco para o desenvolvimento da carie dentaria
- ItemSomente MetadadadosCondições de efetividade de creches públicas e filantrópicas – avaliação de um programa de educação e saúde para educadores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-10-28) Konstantyner, Tulio [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To test the impact of training for educators on the health of children enrolled in public and philanthropic day-care nurseries. Methods: A randomised, institutional, non-blind clinical trial was conducted involving 252 children from eight day-care centres in a sub-district of the city of Sao Paulo, Brazil. An educational intervention was performed in four day-care centres. Interviews with the mothers, collection of blood from the children by digital puncture and anthropometry were performed. The monitoring period was seven months. The chosen indicator for the improvement of health was anemia (haemoglobin less than 11g/dl). An unconditional logistic regression model was set for risk factors for anemia, considering associations with p ≤ 0.05 as statistically significant. The Epi InfoTM 2000 and Stata 10.0 software packages were utilised. Results: The children from the day-care centres that were not subject to intervention presented a risk 2.11 times greater (CI: 1.04 to 4.30; p=0.040) of having anemia at the end of the study independent of the control variables (sex, age, time in the day-care centre, anemia at the beginning of the study, maternal age, use of oral iron supplements, number of siblings, per capita family income, use of antibiotics and the necessity for avoidable hospitalisations) utilised in the construction of the final logistical model. Conclusions: The assessed educational intervention promoted significant changes in the health status of the children, reinforcing the importance of training for professionals who care for young children in day-care centres in developing countries in order to promote child health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento de mães e auxiliares de desenvolvimento infantil referente ao desenvolvimento de linguagem de crianças de zero a vinte e quatro meses de idade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Cardoso, Regina Maria [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]; Pedromônico, Márcia Regina Marcondes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Verificar o conhecimento de maes e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil referente ao desenvolvimento da linguagem de criancas de zero a vinte e quatro meses de idade e sua relacao com o nivel de escolaridade dessas cuidadoras. Metodos: Estudo transversal analitico, realizado com uma amostra nao probabilistica de 250 cuidadoras, divididas em cinco grupos, sendo 200 maes, residentes, em sua maioria, no municipio de Embu, e 50 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que atuavam em Creches Publicas do mesmo municipio. A coleta de dados foi feita por meio de um protocolo, contendo informacoes sobre as caracteristicas sociodemograficas das cuidadoras, e de um questionario baseado no Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, com treze questoes fechadas sobre marcos do desenvolvimento da linguagem de zero a vinte e quatro meses. Ambos foram aplicados sob forma de entrevista. Resultados: A media de acertos em todos os grupos de maes e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil foi de 11,6 questoes. Nos grupos de maes, a frequencia de acertos aumentou conforme o nivel de escolaridade em apenas quatro questoes. Os resultados obtidos no grupo de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil ficaram aquem do esperado, quando comparados aos das maes de mesma escolaridade. Conclusoes: As maes, segundo o nivel de escolaridade, e as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil apresentaram diferencas pouco relevantes em sua capacidade de observar a emergencia de marcos significativos do desenvolvimento da inguagem em criancas de zero a vinte e quatro meses
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