Navegando por Palavras-chave "Cosmetics"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da citotoxicidade e da atividade antioxidante de Baccharis trimera (Less.) DC. (Asteraceae) em queratinócitos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-01) Barsalobra, Karine Pires [UNIFESP]; Lopes, Patricia Santos [UNIFESP]; Andreo, Marcio Adriano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4495354534371511; http://lattes.cnpq.br/7939687315116927; http://lattes.cnpq.br/6376936575357091Radicais livres produzidos em excesso podem causar danos à pele, tais como a perda de elasticidade e aceleração do envelhecimento. Os antioxidantes são capazes minimizar ou prevenir esses danos, reduzindo a formação de radicais livres. A Baccharis trimera (Less.) DC. (Asteraceae), conhecida popularmente como “carqueja”, possui substâncias com grande potencial antioxidante, tornando a sua investigação importante para identificar compostos naturais que possam retardar o envelhecimento cutâneo. Diante disso, este estudo teve por objetivo realizar testes in vitro em uma linhagem de queratinócitos humanos imortalizados (HaCaT) para identificar a citotoxicidade e a atividade antioxidante de extratos de B. trimera (Less.) DC. A citotoxicidade foi determinada pelo método de coloração com a solução de MTS/PMS. No ensaio de atividade antioxidante, a fluorescência foi obtida utilizando o 2’,7’–dicloroflurosceína diacetato (DCFH-DA). As substâncias isoladas e identificadas foram os flavonoides quercetina, luteolina e apigenina. Os resultados também determinaram o IC50 de 1961 μg/ml para o extrato aquoso, 460 μg/ml para o extrato hidroalcoólico, 50 μg/ml para a luteolina, 240 μg/ml para a apigenina e 241,3 μg/ml para a quercetina. As amostras testadas mostraram ótimos resultados, evidenciando um potencial antioxidante de 80,5% para o extrato aquoso, 86,0% para o extrato hidroalcoólico; 78,0% para a luteolina; 83,0% para a apigenina e 86,8% para a quercetina, indicando resultados promissores para seu uso em cosméticos, principalmente relacionados ao extrato hidroalcoólico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da literatura relacionada a cosméticos naturais: utilização do pigmento C-ficocianina(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Gomes, Paula Horácio [UNIFESP]; Braga, Anna Rafaela Cavalcante [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1145965338858435Na busca de um padrão de beleza elevado, o uso de cosméticos aumentou consideravelmente nos últimos anos, em uma sociedade que batalha contra o processo de envelhecimento natural. Uma alternativa mais sustentável e mais saudável para essa preocupação social são os cosméticos naturais. Como o Brasil é um país com potencial gigantesco para o desenvolvimento cosmético por conta do alto consumo desses produtos, é latente que estes sejam desenvolvidos de maneira sustentável com ingredientes da biodiversidade brasileira. Dentre os componentes dos cosméticos, em particular de maquiagens, é comum o uso de pigmentos sintéticos que podem ser substituídos por pigmentos naturais com propriedades bioativas, como as antocianinas, os carotenoides e as ficobiliproteínas. A C-ficocianina, pigmento azul, que como outros pigmentos naturais traz vantagens que vão além da atribuição de cores vivas, como ação antioxidante, antienvelhecimento, pode ser usada em maquiagens, protetores solares e cremes para o rosto e corpo. Com isso, o objetivo do presente trabalho é estudar a manufatura de cosméticos naturais que utilizam pigmentos naturais na sua formulação, através de uma revisão bibliográfica, dessa forma, estabelecendo o estado da arte desse tema para futuros trabalhos experimentais do grupo de pesquisa. Para tanto, uma busca cuidadosa nas bases de dados Google Scholar, Scielo e Scopus com a utilização dos seguintes descritores: “ficocianinas”, “cosméticos”, “natural” e “pigmentos” foi realizada. Os resultados estão apresentados no presente trabalho, e foi observada a utilização da C-ficocianina em batons e máscaras faciais. Além disso, foi reportado na literatura o uso da Spirulina em cosméticos, dermocosméticos e seus benefícios na saúde humana. Contudo, mesmo esses bioprodutos apresentando efeitos biológicos desejáveis para a manufatura de cosméticos naturais, poucos estudos foram encontrados na literatura que tenham aproveitado seu potencial. Com isso, se demonstra o potencial não explorado da Spirulina e da C-ficocianina como ingredientes bioativos em biocosméticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação das medidas de oximetria de pulso em indivíduos sadios com esmalte de unha(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-01-01) Diccini, Solange [UNIFESP]; Pereira, Elizabete Mitsue [UNIFESP]; Im, Sonia Yoo; Shida, Lie Yamaguti [UNIFESP]; Bettencourt, Ana Rita de Cassia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Unidade Básica de Saúde Programa Saúde da FamíliaOBJECTIVE: To evaluate the changes in measurements of pulse oximetry in healthy individuals with nail polish. METHODS: Cross sectional study with 80 healthy volunteers. The colors of enamel used to assess oxygen saturation (SpO2) were: coffee with milk, coffee, chocolate, red and plum. These colors were distributed among the finger nails of his left hand. The fingers of the right hand were the controls. RESULTS: The colors red (p = 0.047) and coffee (p = 0.024) showed lower values in SpO2 in comparison to the control. The other colors did not change the measurement of SpO2. CONCLUSION: The colors red and coffee caused reduction in the measurement of SpO2, but the clinical relevance of this finding is questionable, because the values were within the normal range.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação dos estímulos gerados pelo uso de cosméticos através de métodos neurossensoriais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Ide, Flavia Megumi [UNIFESP]; Silva, Vânia Rodrigues Leite e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0737387413540260; http://lattes.cnpq.br/8283532865104472Nos processos de desenvolvimento, garantia da qualidade, inovação e marketing da indústria cosmética, a aceitação de um produto pelo consumidor é de extrema importância, sendo necessário avaliar as características do produto como cor, textura e odor através da percepção sensorial dos consumidores. Utilizando da interação entre consumidor e produto, através do processo cognitivo, as empresas de cosméticos podem ter uma melhor compreensão das experiências, expectativas e aceitação dos consumidores por determinado produto, descrevendo os benefícios pelas características intrínsecas e extrínsecas percebidas. A criação de uma formulação harmoniosa tem impacto direto no consumo do produto. Em formulações cosméticas, o bem-estar é fundamental e a presença de um bom emoliente e de uma fragrância agradável é essencial para que a venda do produto seja realizada, pois deixam o sensorial mais agradável ao toque e ao olfato, sentidos muito utilizados na compra de um cosmético. Esse bem-estar pode ser avaliado através de equipamentos neurossensoriais e têm sido cada vez mais frequente. O avanço da tecnologia e dos conhecimentos sobre a área da neurociência proporcionou a criação e evolução de diversos equipamentos. Os equipamentos mais utilizados para análise neurossensorial são: o Eletroencefalograma (EEG), Resposta Galvânica na Pele (GSR), Eletrocardiograma (ECG), Decodificador facial (COD FACIAL) e EYE TRACKING. Frente a isso, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre avaliação de estímulos de cosméticos através do método neurossensorial, utilizando equipamentos como EEG e GSR.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cosméticos para a população negra: uma revisão da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Santos, Laísa Aliandro dos [UNIFESP]; Silva, Vânia Rodrigues Leite e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0737387413540260; http://lattes.cnpq.br/8687494598667353O Brasil é o quarto maior país do mundo em consumo de produtos de higiene, cosméticos e artigos de perfumaria. Entretanto, negros (pretos e pardos), que representam 54% da população, ainda são minoria no escopo destes produtos. Neste contexto, esse trabalho tem como objetivo estudar o desenvolvimento e formulação de produtos capilares e maquiagem, considerando as diferenças entre negros e caucasianos e também analisar tendências de mercado, padrões de consumo e comunicação com o consumidor final. Foi observado o aumento no número de produtos que atendessem características específicas e/ou predominantes da população negra como pele escura e cabelo crespo, respectivamente. Na última década houve aumento da oferta de maquiagem em tons escuros, especialmente base e corretivo, e linhas capilares especialmente para cabelos crespos e cacheados. Apesar desse movimento da indústria, pouca produção acadêmica sobre o tema foi encontrada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de métodos para determinação de cádmio, chumbo e cromo em cosméticos por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser(Universidade Federal de São Paulo, 2014-08-14) Matos, Simone Pires de [UNIFESP]; Santos Junior, Dario [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Due to the increasing demand for beauty products, many cosmetic products have been marketed with dubious formulations about the safety of consumers' health. In some cases, pigments containing potentially toxic elements such as lead, chromium and cadmium are added in the formulations. Currently, there is a necessity to develop methods that allow the direct determination of these chemical elements in cosmetics. These methods are needed to assist in quality control and risk prevention, both by industry and by official regulators. In this work the optical spectrometry with laser-induced plasma emission was evaluated for determination of Cd, Cr and Pb in cosmetics. This technique, known internationally as Laser Induced Breakdown Spectroscopy with LIBS acronym, is in a consolidation phase, but the results presented in the literature highlight major advances and potential for direct determination of chemical elements in different types of samples. It was evaluated the key factors affecting the performance of LIBS, such as: sample characteristics and the ablation process, variables associated with laser, spectroscopic and matrix interference, and calibration strategies. The analytical calibration curves and the detection limits obtained initially indicate that LIBS can be a future alternative to quality control of these products.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de xampu sólido com pigmentos naturais: caracterização físico-química, microbiológica e análise da atividade antioxidante(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-20) Costa, Stephanie Fabrícia Francisco [UNIFESP]; Braga, Anna Rafaela Cavalcante [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1145965338858435; http://lattes.cnpq.br/4494408066360350; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O desenvolvimento de cosméticos formulados com ingredientes naturais está em ascensão e os xampus sólidos se apresentam como alternativa natural e ecológica que vem ganhando espaço na indústria cosmética. Compostos bioativos encontrados na natureza têm se destacado por exibirem propriedades promotoras de saúde, como atividade antioxidante e anti-inflamatória. Dentre os recursos naturais, a cianobactéria Spirulina (Arthrospira platensis) tem recebido destaque como possível ingrediente em diferentes formulações biotecnológicas por seu alto teor proteico e de compostos bioativos, relacionados à ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e anti-idade. Assim sendo, tanto a biomassa da cianobactéria quanto os bioativos que a compõe podem ser considerados potenciais ingredientes nas mais diferentes indústrias, desde a indústria de alimentos, energias renováveis e, mais recentemente, sua aplicação em formulações cosméticas. Considerando o exposto, o objetivo desse trabalho é desenvolver formulações cosméticas do tipo xampus sólidos usando pigmentos naturais derivados de Spirulina, que forneçam cor e propriedades promotoras de saúde. Além disso, foi realizado a caracterização físico-química e microbiológica, análise da estabilidade da cor e da atividade biológica dos bioprodutos elaborados. Para isso, foram elaborados quatro xampus sólidos: xampu controle (A), sem adição de pigmentos, xampu contendo 1% (m/m) de C-FC (B), xampu com 5% (m/m) de biomassa de Spirulina (C) e com 5% (m/m) de biomassa residual de Spirulina (D) (obtida após extração da C-FC). A caracterização físico-química realizada apresentou resultados dentro das faixas preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para todos os parâmetros avaliados. Os resultados da análise microbiológica indicaram que todas as amostras foram seguras e produzidas de maneira sanitária. Todos os xampus produzidos adicionados de pigmentos apresentaram atividade antioxidante e teor de compostos fenólicos maior do que o xampu controle. Porém, a formulação produzida com a biomassa de Spirulina (C) apresentou maior estabilidade em sua ação pigmentante e o mesmo aconteceu com a atividade antioxidante considerando os dois métodos estudados na avaliação deste parâmetro, durante o período avaliado.
- ItemSomente MetadadadosHow to design and write a clinical research protocol in Cosmetic Dermatology(Soc Brasileira Dermatologia, 2013-01-01) Bagatin, Edileia [UNIFESP]; Miot, Helio Amante [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)Cosmetic Dermatology is a growing subspecialty. High-quality basic science studies have been published; however, few double-blind, randomized controlled clinical trials, which are the major instrument for evidence-based medicine, have been conducted in this area. Clinical research is essential for the discovery of new knowledge, improvement of scientific basis, resolution of challenges, and good clinical practice. Some basic principles for a successful researcher include interest, availability, persistence, and honesty. It is essential to learn how to write a protocol research and to know the international and national regulatory rules. A complete clinical trial protocol should include question, background, objectives, methodology (design, variable description, sample size, randomization, inclusion and exclusion criteria, intervention, efficacy and safety measures, and statistical analysis), consent form, clinical research form, and references. Institutional ethical review board approval and financial support disclosure are necessary. Publication of positive or negative results should be an authors' commitment.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Methods of acute biological assays in guinea-pigs for the study of toxicity and innocuity of drugs and chemicals(Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2010-06-01) Ko, Gui Mi [UNIFESP]; Rosenkranz, Adela [UNIFESP]; Bertoncini, Clelia Rejane Antonio [UNIFESP]; Jurkiewicz, Neide Hyppolito [UNIFESP]; Franco, Mirian Ghiraldini [UNIFESP]; Jurkiewicz, Aron [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In this study, 602 samples were tested by the following assays performed at the animal facilities (Cedeme) of the Federal University of São Paulo (UNIFESP): 385 for dermal irritability, 90 for ocular irritability (discontinued in 1995), 31 for systemic toxicity by injection, 26 for oral acute toxicity, 15 for toxicity by intracutaneous injection, 15 for skin sensitization, 15 for toxicity of serum and vaccines for human use, 14 for toxicity by intramuscular implantation, 7 for pyrogens, 2 for acute dermal toxicity, and 2 for irritation of mucous membrane. The following agents were tested: cosmetics and related substances (42.0%), chemicals used in industry (32.9%), plastics, rubber, and other polymers (15.9%), agrotoxics (4.0%), medicines (2.7%), and vaccines (2.5%). In the present description, emphasis was given to tests of dermal irritability and sensitization. This work was conducted entirely in animal facilities, according to our general belief that animal facilities at universities, while considering ethic principles and sanitary, genetic, nutritional, and pathophysiological controls, also require laboratories specialized in areas such as transgenics, cryopreservation, ambiental physiology, functional genomics, alternative models, and mainly activities and research on methods in toxicology, as focused in this study.
- ItemSomente MetadadadosMinimum Evaporation Model of Dermatological Delivery Systems. Lamellar Liquid Crystal Formulations Containing Brazilian Nut (Bertholletia excelsa HBK) Vegetable Oil and Guarana Glycolic Extract(Taylor & Francis Inc, 2014-01-01) Monteiro e Silva, Silas Arandas [UNIFESP]; Costa Valarini, Michele Fernanda; Chorilli, Marlus; Friberg, Stig E.; Leonardi, Gislaine Ricci [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Univ Metodista Piracicaba; São Paulo State Univ; NTNUFormulations with lyotropic liquid crystals were prepared from a Brazilian nut vegetable oil, guarana extract and combination of sorbitan monooleate (Span 80) and sorbitan monolaurate ethoxylate EO 20 (Tween 20) in the ratio 1: 3 (surfactant component) and their physical-chemical aspects and rheological properties were determined. Compositions with liquid crystals were found in the pseudoternary diagram in a surfactant range of 70-90% and polarized light microscopy, small-angle x-ray scattering (SAXS) showed them to be lamellar. the preparations were furthermore characterized rheologically by shear stress shear rate sweeps finding plastic and pseudoplastic behavior without thixotropy. Electric conductivity and pH measurements demonstrated a potential for future application as dermatological delivery system of the active compounds in the Bertholletia excelsa and Paullinia cupana.
- ItemSomente MetadadadosPotential applications of violacein: a microbial pigment(Birkhauser Boston Inc, 2012-07-01) Duran, Marcela; Ponezi, Alexandre N.; Faljoni-Alario, Adelaide; Teixeira, Maria F. S.; Justo, Giselle Z. [UNIFESP]; Duran, Nelson; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal do ABC (UFABC); Univ Fed Amazonas UFAM; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Violacein is a versatile pigment from a bacterium Chromobacterium violaceum that exhibits several biological activities and, at present, has gained increasing importance in industrial markets, such as in medicine, cosmetics, and textiles. in this mini-review, we aimed to describe violacein production and to explore its various biological properties in a pharmacological context, including its antioxidant, immunomodulatory, antitumoral, and antiparasitic activities. in addition, its use in the fields of cosmetics, textiles, food, toys, and insecticides has emerged as unusual potential areas of application to be discussed here.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Stability evaluation of tocopheryl acetate and ascorbyl tetraisopalmitate in isolation and incorporated in cosmetic formulations using thermal analysis(Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2010-03-01) Almeida, Mariana Mandelli de; Lima, Cibele Rosana Ribeiro de Castro; Quenca-guillen, Joyce Santos; Moscardini Filho, Elder [UNIFESP]; Mercuri, Lucildes Pita [UNIFESP]; Santoro, Maria Inês Rocha Miritello; Kedor-hackmann, Erika Rosa Maria; University of São Paulo Faculty of Pharmaceutical Sciences Pharmacy Department; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In view of the increase in the number of cosmetic preparations containing antioxidant vitamins, chiefly, due to their action in preventing the process of skin aging, there is a need to develop pre-formulation studies and to validate analytical methods in order to obtain high quality products. Thus, the objective of this research was to evaluate and compare the thermal behavior of tocopheryl acetate and ascorbyl tetraisopalmitate as raw materials, and incorporated into a base cream. Thermogravimetry (TG / DTG) and differential scanning calorimetry (DSC) were used for this purpose. Both vitamins were found to be stable up to 250ºC. The base cream (placebo) and the sample (base cream containing the vitamins) presented different weight loss. Thermal analysis has shown itself to be an excellent tool for the characterization of these vitamins and can be used in routine analysis for quality control of this type of cosmetic formulation.