Navegando por Palavras-chave "Copper"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da atividade antimicrobiana de nanopartículas de cobre, prata e bimetálicas cobre/prata incorporadas em quitosana(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-21) Videira, Vanessa de Cassia Gomes [UNIFESP]; Diogo, Pellosi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4319283598735971As infecções microbianas tem sido um problema recorrente mesmo na era moderna dos antibióticos. Neste sentido, o uso de nanomateriais, em especial nanopartículas metálicas como prata e cobre têm sido avaliadas. Estes metais quando na forma nanoestruturada possuem elevada atividade antimicrobiana, porém sua aplicação pode ser limitada devido ao alto custo da prata ou baixa estabilidade frente a oxidação do cobre. Assim, no presente trabalho utilizou-se de duas estratégias para melhorar as propriedades destes nanomateriais: (i) sintetizar nanopartículas bimetálicas do tipo prata/cobre e (ii) pelo uso do biopolímero quitosana como matriz para a síntese e estabilização destas nanopartículas. Busca-se assim uma ação sinérgica entre o polímero e os nanometais de forma a aumentar a capacidade antimicrobiana e estabilidade cinética do compósito em relação aos componentes separados. A síntese utilizando um método hidrotérmico em refluxo (120 °C) e meio básico (pH ≈ 10) permitiu a obtenção de nanopartículas de Ag, Ag/Cu e Cu com boa dispersão, geometria aproximadamente esférica, tamanho nanométrico (<100 nm) e alta estabilidade em fase aquosa como demonstrado por análises UV-Vis, espalhamento dinâmico de luz e microscopia eletrônica de transmissão. Analises de difração de raios X e infravermelho confirmaram a natureza cristalina das nanopartículas e a ausência de óxidos de cobre na estrutura. As nanopartículas, em especial a de cobre, apresentaram elevada atividade de inibição das bactérias E. Coli e S. Aureus. Além disso, foi demonstrada a possibilidade de formação de filmes finos de quitosana/nanopartículas. Estes resultados promissores abrem grandes oportunidades para o desenvolvimento de materiais antimicrobianos a partir de nanopartículas metálicas incorporadas ao biopolímero quitosana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do efeito da interação entre o íon metálico Cu (II) e o pesticida malathion em amostras de solo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17) Lima, Ana Layla Carvalho de [UNIFESP]; Akamatu, Eliana Maíra Agostini Valle [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1501926375630837; http://lattes.cnpq.br/0527284336985558Com a utilização sem fiscalizaçao de diversos pesticidas no meio ambiente devido a sua eficiência no tratamento de pestes em pequena e larga escala, estas substâncias acabam se tornando um grande motivo de preocupação ao solo e água. Sabe-se que suas moléculas apresentam grupos funcionais que podem interagir com íons metálicos, formando novos compostos no meio ambiente e alterando suas características, propriedades e biodisponibilidade no ambiente. Dessa forma, o intuito deste trabalho foi estudar a interação entre o pesticida malathion e o íon metálico cobre (II) em amostras de solo. Para este fim, foram utilizados técnicas eletroanalíticas e espectroscópicas.Inicialmente foi realizado um estudo do comportamento eletroquímico das espécies por meio da técnica de voltametria, onde foi observada a interação entre as duas espécies através do deslocamento de seus potenciais de oxidação e redução, confirmada pela técnica de espectroscopia UV-Vis. Posteriormente o efeito dessa complexação foi avaliado em amostras de solo, que foram digeridas por digestão ácida sob refluxo, seguida da determinação do teor de cobre total nas amostras com e sem a adição do pesticida por espectrometria de absorção atômica com chama. Com esta metodologia empregada, não foi possível verificar a interação entre as espécies, indicando que o cobre pode não estar disponível para interagir com o pesticida no meio, uma vez que pode estar complexado com a matéria orgânica do solo, formando uma espécie altamente estável nas condições do meio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do uso de cascas de amendoim na adsorção de cobre em solução aquosa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Souza Junior, Gerson Roberto de [UNIFESP]; Alves, Magno José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7593445100543028; http://lattes.cnpq.br/6727676977315762; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pelo menos 125 milhões de pessoas no mundo têm a saúde comprometida pela poluição, sendo a maior parte oriundos de efluentes da atividade industrial. Substâncias como o cobre, usado por exemplo na produção de equipamentos eletrônicos, tem normalmente o seu descarte, como resíduos industriais, em corpos d’água próximos. A presença de metais nos efluentes líquidos tem sido de grande preocupação devido à sua toxicidade e suas características de natureza não biodegradável. Dentre os tratamentos para remoção desses poluentes, o processo de adsorção se apresenta como uma alternativa interessante, e a preparação de adsorventes a partir de resíduos agroindustriais vem sendo incentivada visando a redução destes resíduos mediante a utilização da biomassa para outros fins. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a adsorção de cobre em efluentes a partir da casca de amendoim, através da influência da relação massa de adsorvente no volume de efluente. As análises do teor de cobre no efluente foram obtidas utilizando o princípio da Espectroscopia por Fluorescência de Raios X por Reflexão Total – TXRF (Total Reflection X-Ray Fluorescence Spectroscopy). Para a avaliação do desempenho da casca de amendoim como material adsorvente, utilizou-se 50 ml de solução aquosa na concentração 100 mg L -1 de cobre, o sistema ficou sob agitação de 150 rpm por 4h. Os modelos de Langmuir e Freundlich apresentaram bons ajustes aos dados experimentais (R2 > 0,85), não ocorrendo predileção de um modelo em detrimento do outro e indicaram que o processo é controlado pela taxa de adsorção do soluto na superfície do adsorvente, dependendo das interações físico-químicas entre o adsorvato e os sítios ativos livres. No estudo cinético, o modelo de Pseudo-Segunda ordem foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais (R² de 0,968) indicando uma elevada taxa de adsorção inicial. Aos 5 minutos já foi possível obter 90% de remoção. A rápida adsorção pode ser atribuída à disponibilidade de muitos sítios disponíveis na casca de amendoim in natura no estágio inicial da adsorção. Tais resultados demonstraram o potencial adsortivo da casca de amendoim, resíduo agroindustrial, compatibilizando questões ambientais de poluição e evitando o acúmulo desse resíduo no meio ambiente.
- ItemSomente MetadadadosBiogenic nanoparticles: copper, copper oxides, copper sulphides, complex copper nanostructures and their applications(Springer, 2013-09-01) Rubilar, Olga; Rai, Mahendra; Tortella, Gonzalo; Diez, Maria Cristina; Seabra, Amedea B. [UNIFESP]; Duran, Nelson; Dept Chem Engn; Univ La Frontera; St Gadge Baba Amravati Univ; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal do ABC (UFABC)Copper nanoparticles have been the focus of intensive study due to their potential applications in diverse fields including biomedicine, electronics, and optics. Copper-based nanostructured materials have been used in conductive films, lubrification, nanofluids, catalysis, and also as potent antimicrobial agent. the biogenic synthesis of metallic nanostructured nanoparticles is considered to be a green and eco-friendly technology since neither harmful chemicals nor high temperatures are involved in the process. the present review discusses the synthesis of copper nanostructured nanoparticles by bacteria, fungi, and plant extracts, showing that biogenic synthesis is an economically feasible, simple and non-polluting process. Applications for biogenic copper nanoparticles are also discussed.
- ItemRestritoDesenvolvimento de nanopartículas a base de cobre e seu potencial uso como agente microbicida em nanoligas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Paiva, Giovanna dos Santos Matos [UNIFESP]; Vasconcellos, Suzan Pantaroto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4254240006926714; http://lattes.cnpq.br/4531446239268614O interesse em materiais que apresentam propriedades microbicidas têm crescido, visto que tais produtos têm sido importantes em diversos cenários, incluindo contextos industriais, clínicos e agrícolas. O mesmo ocorre com a nanotecnologia, devido ao potencial de nanopartículas em diferentes contextos. Metais, como por exemplo o cobre, que apresentam propriedades microbicidas, podem agir tanto separadamente, quanto juntos, constituindo as denominadas ligas metálicas, contribuindo na contenção da propagação de doenças, inclusive infecciosas, tais como a COVID-19. A utilização de nanoligas metálicas compostas por nanopartículas metálicas com atividade antimicrobiana, pode contribuir para a redução da taxa de infecção por microrganismos patógenos presentes em superfícies e materiais de amplo uso em diferentes ambientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana de nanopartículas à base de cobre (Cu) e óxido de cobre (CuO) frente a diferentes patógenos, além de propor suas possíveis aplicações. Ensaios microbiológicos foram realizados com as nanopartículas sintetizadas. Os ensaios microbiológicos demonstraram resultados atraentes quanto ao potencial microbicida dos materiais avaliados, indicando inibição de crescimento microbiano, e confirmando seu possível uso como agente microbicida.
- ItemSomente MetadadadosEffect of root age on the allocation of metals, amino acids and sugars in different cell fractions of the perennial grass Paspalum notatum (bahiagrass)(Elsevier B.V., 2011-12-01) Nabais, Cristina; Labuto, Georgia [UNIFESP]; Goncalves, Susana C.; Buscardo, Erika; Semensatto, Decio [UNIFESP]; Nogueira, Ana Rita A.; Freitas, Helena; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Univ Coimbra; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)This work aimed to compare the allocation of Al, Fe, Cu, Ni, amino acids and sugars in different fractions of root cells of Paspalum notatum with 21 and 120 days old grown in quartz sand. in general younger roots showed a higher content of Al, Fe, Cu Ni, amino acids and sugars, compared to older roots. This can be due to a higher metabolic activity of younger roots and/or to structural changes that can occur with cell ageing. Al and Fe were mainly allocated to fractions with pectin, hemicellulose and cellulose, both in younger and older roots. However, older roots also showed a significant fraction of Al allocated to the intracellular fraction. It seems that older roots were less able to prevent the entry of Al in the cytoplasm. the proportion of Cu was higher in intracellular components, both in younger and older roots, as expected from an essential nutrient. Ni content was very low in older roots and in younger roots it was mainly allocated to the intracellular fraction and to the cell wall polysaccharides fraction. the amino acids were mainly allocated to the cytoplasm and polysaccharide fraction. Although younger roots showed a higher total amount of amino acids compared to older roots, the amino acids profile and allocation, mainly in the cytoplasm polysaccharides, was quite similar. Arabinose, a major component of structural glycoproteins of the primary cell wall matrix, was only detected in younger roots. Thus, it seems that root cells of P notatum suffered changes in the composition of the cell wall components with ageing. To further understand the structural changes of root cells with ageing and its effect on metal allocation, it is important to quantify several components of the cell wall matrix, namely pectins and glycoproteins. (C) 2011 Elsevier Masson SAS. All rights reserved.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estado nutricional, ferro, cobre e zinco em escolares de favelas da cidade de São Paulo(Associação Médica Brasileira, 2007-08-01) Santos, Elisabete B. [UNIFESP]; Amancio, Olga Maria Silverio [UNIFESP]; Oliva, Carlos A.g. [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To assess the anthropometry, body composition and iron, copper and zinc nutritional status, according to gender, of institutionalized children and adolescents living in two shantytowns in the city of São Paulo. METHODS: A cross sectional study using weight, height, arm circumference, skinfolds, electrical bioimpedance, Z scores for the relationships: height to age, body mass index, middle-upper arm circumference, muscle area of the arm and fat area of the arm was carried out; the body fat and lean mass percentages were analyzed according to the formulas proposed by Siri and Slaughter. Hemoglobin, hematocrit, serum iron ferritin, copper and zinc were determined. RESULTS: Body weight, middle-upper arm circumference, triceps and subescapular skinfolds, electric resistance, Z scores of the arm area, muscle area of the arm, and body fat percentage of girls were higher in relation to boys. Low stature was found in 8% of the girls and in 5.6% of the boys, without differences according to gender. There was a lower prevalence of malnutrition (2% of the girls and 5.6% of the boys), than of overweight and obesity (30% and 11.2%, respectively). Anemia was observed in 24.4% and iron deficiency in 10.5% of the schoolchildren with or without anemia. Values were below the lower limit of the reference standard for serum copper and zinc, respectively, for 3 and 7 individuals. CONCLUSION: In the studied population, institutionalized and of low social economic level, a process of nutritional transition and high prevalence of anemia takes place which does not result from an interaction of iron, copper and zinc.
- ItemSomente MetadadadosIonothermal synthesis of aluminophosphates used for ion exchange: Influence of choline chloride/urea ratio(Elsevier B.V., 2012-02-01) Martins, Arthur Camara; Fernandez-Felisbino, Romilda [UNIFESP]; Ruotolo, Luis Augusto M.; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A wide variety of industrial processes produce aqueous effluents that contain heavy metals. Considering the toxicity of metal polluted wastewaters, ion exchange appears as an easy and inexpensive option to remove metal ions from these effluents. There is currently much investigation on synthetic and natural materials to be used as cation exchangers. Among these materials, using microporous molecular sieves have been proposed due to their high surface area, porous diameter and ion exchange capacity. in this work, aluminophosphates (AlPOs) were prepared by the ionothermal method using the eutectic mixture urea/choline chloride (CCh) as solvent and template. Different CCh ratios in the eutectic mixture used in gel synthesis resulted in different structures with very distinguished ion exchange capacities. the main structures obtained were SIZ-2 and AlPO-CJ2. Varying the percentage of CCh in the gel synthesis mixture, it was observed that the AlPO-CJ2 structure is obtained using CCh percentages greater than 50%, while SIZ-2 is obtained using 25% and 33.3% CCh. the structure-directing the interrupted structure are the ammonium cations coming from the partial decomposition of urea. the SIZ-2 prepared using 25% CCh has a somewhat higher ion exchange capacity than that observed using 33.3% CCh. This result is very interesting since CCh is the most expensive component in the eutectic mixture. (C) 2011 Elsevier Inc. All rights reserved.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nanoligas bimetálicas Ag/Cu: avaliação estrutural, morfológica e atividade antimicrobiana(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-24) Harada, Bruna Naemi [UNIFESP]; Pellosi, Diogo Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4319283598735971O desenvolvimento de cepas microbianas multirresistentes a antibióticos tem gerado preocupações globais na área da saúde. Neste contexto, nanopartículas metálicas como as nanopartículas de prata (AgNP) e cobre (CuNP) vêm sendo avaliadas como alternativa aos antibióticos comerciais. Ambos os metais possuem atividade antimicrobiana, mas enquanto as CuNP apresentam baixo custo, mas baixa estabilidade, as AgNP apresentam ótima estabilidade, porém custo mais elevado. Assim, neste trabalho o foco foi a produção de nanoligas do tipo Ag/Cu em busca de propriedades sinérgicas entre os metais. O sucesso da síntese das NPs e nanoligas via redução química em solução aquosa contendo polivinilpirrolidona (PVP) dependeu da metodologia aplicada. Por exemplo, o ácido ascórbico (redutor fraco) não foi eficiente, já o boroidreto de sódio (redutor forte) produziu os nanomateriais, mas as partículas com cobre tiveram baixa estabilidade. Por fim, optou-se pela síntese de NPs do tipo core@shell (Ag/Cu@Ag), otimizando o processo de produção via a ferramenta estatística de planejamento fatorial. A camada externa (shell) de prata assegurou a estabilidade das nanoligas produzidas, sendo estas então caracterizadas por espectrofotometria no UV-Vis, por espalhamento dinâmico de luz a fim de obter as medidas de tamanho e potencial zeta, e por microscopia eletrônica de transmissão, confirmando a formação de partículas esféricas nanométricas bem como sua morfologia core@shell. As nanoligas Ag/Cu@AgNPs apresentaram forte atividade biocida contra bactérias Gram-positvas e Gram-negativas, mas não apresentaram atividade antifúngica. Assim, o trabalho mostra que nanoligas do tipo Ag/Cu@AgNPs são materiais promissores no tratamento de infecções bacterianas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nanoligas bimetálicas de prata/cobre em matriz de quitosana: síntese, caracterização e inibição microbiana(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-16) Montalto, Gabriel Siciliano [UNIFESP]; Philadelphi, Laura Oliveira Péres [UNIFESP]; Pellosi, Diogo Silva; http://lattes.cnpq.br/4319283598735971; http://lattes.cnpq.br/7511492642565571; http://lattes.cnpq.br/1878469506268954A busca por (nano)materiais com propriedades antimicrobianas tem sido uma área de grande interesse na pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Nanopartículas (NPs) de cobre (CuNP) e prata (AgNP) têm sido avaliadas por apresentarem elevada atividade contra bactérias, inclusive aqueles resistentes aos antibióticos convencionais. No entanto, o alto custo das AgNP e a baixa estabilidade cinética das CuNP em meio aquoso limitam o uso destes materiais. Neste contexto, duas abordagens podem ser exploradas: i) o uso de nanoligas do tipo Ag/CuNP buscando um efeito sinérgico entre os metais e ii) uso de polímeros como matriz de encapsulação. Outra alternativa para a estabilização de nanomateriais é o uso de polímeros naturais para estabilização e veiculação de nanopartículas destes metais. Assim, neste trabalho propõe-se a síntese de nanoligas Ag/CuNP no biopolímero quitosana, o qual atua como agente quelante de metais e apresenta propriedades antimicrobianas, biodegradáveis e biocompatíveis favoráveis ao uso desejado. As nanoligas Ag/CuNP em quitosana foram sintetizadas via processo de co-redução em diferentes proporções Ag/Cu em quitosana. A estabilidade destas nanopartículas foi acompanhada por espectrofotometria UV-Vis. Estas foram ainda caracterizadas por microscopia eletrônica de transmissão e termogravimetria. A atividade biocida foi avaliada contra as bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Todas as nanoligas apresentaram significativa atividade de inibição destes patógenos. Portanto, pode-se concluir que a encapsulação de nanoligas Ag/Cu em quitosana traz uma abordagem promissora para a produção de nanomateriais antimicrobianos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Recuperação de resíduo ácido de ligas “alpaca” (cuproníquel-zinco) e geração do compósito CuO/ZnO/NiO para aplicações fotocatalíticas e antibacterianas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-24) Kassab, Lais Montanholi [UNIFESP]; Pellosi, Diogo Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4319283598735971As ligas metálicas baseadas no cobre, como as ligas “alpacas” que são constituídas essencialmente por cobre-níquel-zinco, vêm sendo muito exploradas ao longo do tempo devido a propriedades favoráveis como alta resistência à corrosão, maleabilidade e aspectos visuais devido a sua cor amarelo-dourado. Contudo, no tratamento da liga é utilizado um processo com soluções de ácidos fortes (decapagem ácida) para tratamento de superfície final, o que gera um resíduo altamente nocivo que, atualmente, é apenas neutralizado e separado. Este processo apenas diminuí o impacto do rejeito metalúrgico e possui grande custo para a indústria. Neste contexto, o presente projeto visou recuperar o resíduo ácido a base da liga “alpaca 5” (Cu0,69Zn0,26Ni0,05 – valores em massa) cedido por uma empresa metalúrgica situada no ABC Paulista. Este foi tratado por um processo hidrotérmico de co-precipitação no qual um novo material compósito dos óxidos metálicos dos metais componentes da liga (CuO/ZnO/NiO) foi formado. Este compósito foi caracterizado por absorção na região do UV-Vis, espectroscopia vibracional na região do infravermelho (FTIR), difratometria de raios X (DRX), espectroscopia eletrônica de luminescência e microscopias eletrônicas de varredura (MEV), de transmissão (MET) e espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS). Os resultados apontaram a formação de compósitos CuO/ZnO/NiO microestruturados e altamente cristalinos com uma morfologia que traz os diferentes óxidos em uma estrutura microheterogênea na qual ZnO e NiO nucleiam e crescem sobre a estrutura do CuO. O compósito apresentou atividade fotocatalítica na degradação do corante alaranjado de metila e atividade antimicrobiana frente as bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Assim, o processo sintético adotado permitiu transformar um rejeito industrial em um material promissor em diferentes áreas de aplicação.
- ItemSomente MetadadadosScanning electrochemical microscopy investigation of nitrate reduction at activated copper cathodes in acidic medium(Elsevier B.V., 2012-09-01) Lima, Alex S.; Salles, Maiara O.; Ferreira, Tiago L. [UNIFESP]; Paixao, Thiago R. L. C.; Bertotti, Mauro; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The cathodic reduction of nitrate at copper electrodes was investigated by using scanning electrochemical microscopy (SECM) in the stripping-mode SECM (SM-SECM). This electrochemical process is facilitated at surfaces activated by a potential protocol involving anodic dissolution and subsequent reduction of copper cations, which causes an increase in the surface area. in the presence of chloride, a much more significant current enhancement was noticed, and a mechanism based on the formation of CuCl was proposed to explain the increased rate of nitrate reduction at this experimental condition. (C) 2012 Elsevier B.V. All rights reserved.
- ItemSomente MetadadadosSECM Studies on the Electrocatalytic Oxidation of Glycerol at Copper Electrodes in Alkaline Medium(Wiley-Blackwell, 2012-08-01) Dantas, L. M. F. [UNIFESP]; De Souza, A. P. R. [UNIFESP]; Castro, P. S. [UNIFESP]; Paixao, T. R. L. C. [UNIFESP]; Bertotti, M. [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims at analyzing the reaction mechanism of the electrooxidation of glycerol at copper surfaces in NaOH solutions using Scanning Electrochemical Microscopy (SECM) in the substrate generation/tip collection (SG/TC) mode. Experiments showed the dependence of the current at the tip on the distance between generator and tip, as well as on the concentration of the NaOH solution. the current at the tip decreased significantly after addition of glycerol, as a result of the competition between diffusion of the free-soluble Cu(III) species and its consumption during the diffusion in the solution. the determination of the analyte in a castor biodiesel sample employing a single copper microelectrode was carried out.