Navegando por Palavras-chave "Controles internos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Auditoria e contabilidade forense como medidas de combate às fraudes em instituições financeiras: um estudo com base em casos ocorridos no Brasil entre 2010 e 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-03) Farias, Icaro Viana [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348O presente artigo teve como objetivo investigar as principais fraudes em instituições financeiras, observando a concordância dos controles internos, auditoria e contabilidade forense para inibir, prevenir e identificar os fatos que tangem a fraude contábil nesse tipo de instituição. A base de pesquisa utilizada foi a análise bibliográfica, casos de fraudes em instituições financeiras e normas relativas ao tema. Trata-se de uma pesquisa classificada como aplicada, descritiva, qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, que busca apresentar as fraudes ocorridas nos bancos Panamericano, Shahin, Cruzeiro do Sul, Pottencial e IRB Brasil Resseguros. Após a análise, pode-se observar que em todos os casos houve negligência relacionada aos controles internos das instituições. Também foram observadas falhas no processo de auditoria independente responsável pela emissão dos pareceres a respeito das demonstrações financeiras das companhias. Sugestões para pesquisas futuras consistem em aprofundar o tema do trabalho e relaciona-lo com a área de construção civil brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caso Petrobrás: um estudo de caso sobre o impacto da lei Sarbanes-Oxley em sua governança corporativa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08) Sá, Ana Carolina Baptista Vitorino de [UNIFESP]; Ishikura, Edison Ryu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6426821015583960A lei Sarbanes-Oxley, mais conhecida como SOX, foi criada após uma grande crise de credibilidade ocorrida na década de 90 no mercado norte-americano. Sua implementação teve como objetivo ditar novas regras mais rígidas quanto ao compromisso de transparência e garantia das informações prestadas aos investidores. Uma série de processos e medidas intensificaram as conferências internas, aumentando a responsabilidade dos executivos perante as divulgações financeiras. O intuito deste trabalho é, não somente verificar se há lacunas entre as imposições feitas pela lei norte-americana e as leis brasileiras já existentes no âmbito governança corporativa, mas também analisar um caso prático da aplicabilidade dessas leis e sua proteção para com investidores no Brasil e exterior.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Seção 404 da lei sarbanes oxley- uma análise de controles internos sobre relatório financeiro nas indústrias(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12) Belem, Christiane dos Santos [UNIFESP]; Fernandes, Francisco Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3472801221490632Devido à grande importância que os controles internos têm ganhado no mercado para proteger o acionista, desde o surgimento da Lei Sarbanes- Oxley (2002), este estudo teve como objetivo apresentar as fraquezas materiais de controles internos evidenciadas por empresas que receberam multa da Security Exchange Commission (SEC) por falharem na melhoria de seus ambientes de controle, do período de 2010 a 2015, comparando com uma grande companhia brasileira de capital aberto. Realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio da análise documental e abordagem qualitativa dos dados contidos nos formulários financeiros obrigatórios de entrega para a SEC, 20-F e 10-K, explicados na seção 2.6.1 deste trabalho, das companhias selecionadas. Os resultados apontam que das empresas analisadas, todas reportaram deficiências materiais ligadas a consolidação das informações financeiras, dado a um problema com integração de sistemas contábeis, sendo a categoria com maior percentual de fraquezas. O Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission COSO é uma metodologia utilizada por empresas como forma de construir seu ambiente de controles, melhor descrito na seção 2.4 deste trabalho. Seu componente mais afetado foi o de informação e comunicação. Empresas que possuem fraquezas materiais tendem a ser menores, porém como parte de entender fraquezas materiais, analisamos companhias grandes, mais complexas e obrigatoriamente auditadas, que em teoria são menos de apresentar problemas. A divulgação de informações sobre fraquezas materiais resulta em retornos negativos no preço das ações, entretanto, a reação do mercado é um pouco menos negativa quando a empresa contrata uma firma de auditoria ou quando algum tipo de informação já é conhecido antes da divulgação do relatório. Como pesquisas futuras, sugere-se um estudo com uso de modelos estatísticos, capazes de analisar o comportamento em um período de tempo maior das companhias selecionadas.