Navegando por Palavras-chave "Controladoria"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação do sistema de Business Intelligence na controladoria de uma metalúrgica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) SOUZA, Carlos Eduardo Pereira de [UNIFESP]; COSTA, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Este trabalho foi elaborado com o objetivo de estudar os impactos causados pela implementação do sistema de business Intelligence na controladoria de uma empresa de metalurgia da região metropolitana de São Paulo. O software escolhido foi o Power BI, o qual foi avaliado como o melhor software desse segmento, de acordo com empresas de consultoria desse ramo. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso que se utilizou da observação e descrição dos cenários pré-implementação e pós-implementação do sistema e, posteriormente, comparação das vantagens e desvantagens dos softwares utilizados anteriormente para elaboração de relatórios de controle, contra o software utilizado após a implementação. Os resultados obtidos com o estudo comprovaram que, a utilização do sistema de BI aumenta a eficácia e a eficiência da geração de relatórios de controle e acompanhamento de índices de negócios da empresa, diminuindo os processos de atualização, tornando dinâmicas as informações dos relatórios, permitindo a implementação de novos indicadores e acompanhamentos históricos. Em síntese, a implementação do software de BI trouxe impactos positivos ao setor, que pôde implementar uma política de monitoramento e acompanhamento mais assertiva nos índices de controle. Além disso, possibilitou a implementação de novos índices de controle graças à facilidade da extração e da dinamicidade de interação dos diversos dashboards. Como incentivo, outros trabalhos acadêmicos podem ser desenvolvidos nessa área, como: tendências futuras na área de BI e impactos da curva de aprendizado na implementação do sistema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto do sistema de incentivo na saúde financeira de uma indústria farmacêutica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-06) Campos, Aretha de Magalhães [UNIFESP]; Costa, Simone Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573; http://lattes.cnpq.br/7649168575622330Se para cada indivíduo motivação está relacionada a fatores diferentes, é muito difícil para grandes instituições conseguirem manter todos os funcionários sempre motivados. Por isso, é muito importante que os interesses individuais, os quais motivam os funcionários, estejam alinhados com os interesses da companhia. O presente artigo tem como objetivo estudar os possíveis impactos de um sistema de incentivo na saúde financeira de uma indústria farmacêutica, analisando a efetividade do sistema frente aos resultados apresentados pelos funcionários. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma empresa de grande porte, localizada em São Paulo. O estudo tem natureza qualitativa e descritiva e utiliza como técnicas a análise documental, pesquisa participante e entrevista semiestruturada. 19 funcionários de dois segmentos de vendas diferentes tiveram seus resultados analisados de forma comparativa durante três anos. Os resultados indicam que o impacto do sistema de incentivo na saúde financeira é positivo, visto que o retorno gerado para a companhia é alto quando comparado aos valores pagos aos funcionários. Além disso, a partir da análise dos resultados verifica-se que o sistema adotado é eficaz, visto que apenas 31% dos funcionários não conseguiu atingir o valor mínimo esperado pela empresa. Desse modo, verifica-se que a companhia consegue mobilizar esforços e fazer com que seus objetivos sejam alcançados com os valores de incentivo que oferece aos funcionários, atestando a efetividade do sistema adotado e melhorando a saúde financeira da companhia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impactos no empreendedorismo em tempos de covid-19: o uso da controladoria pelas micro e pequenas empresas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Pereira, Rafaela Cristina [UNIFESP]; Saporito, Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007; http://lattes.cnpq.br/9914464778934818Esta pesquisa tem como objetivo identificar o uso da controladoria pelas micro e pequenas empresas (MPEs), impactadas e decorrentes da pandemia por coronavírus (COVID19). Para tal, foi aplicado um questionário GOOGLE Forms, nas mídias sociais, apurou-se 102 respondentes de 70 mil abordados, a fim de identificar o perfil empreendedor, do negócio e da gestão, para mensurar a conformidade com a controladoria. A metodologia utilizada quanto a abordagem do problema é quantitativa e qualitativa, segundo o objetivo geral da pesquisa é caracterizado como descritiva e o procedimento técnico utilizado foi o levantamento de dados. Os resultados apurados, apontaram que os empreendedores são em maioria mulheres de 26 a 35 anos, com ensino médio completo; sobre o negócio, foram iniciados aproximadamente 73% em 2020 e 2021, nos meios digitais, por motivos de escassez de emprego; somente 5,9% tem contabilidade e as ferramentas de gestão mais usadas são o fluxo de caixa e a tecnologia da informação, as demais ferramentas não são usadas por mais de 50% da amostra. Conclui-se que há uma deficiência sobre a importância dos relatórios contábeis e uma carência quanto ao uso da controladoria. Sugere-se para trabalhos futuros estudar o nível de conhecimento das ferramentas de controladoria e a reaplicação para apurar mudanças no comportamento do empreendedor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Papel da Controladoria na Combinação de Negócios: Estudo de Caso da Natura e Avon(Universidade Federal de São Paulo, 2020-03-01) Pita, Pamella Mayara [UNIFESP]; Costa, Jorge Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0792048990228954As empresas estão em busca constante por posições de liderança no mercado em que atuam. As estruturas e políticas enrijecidas não favorecem esse comportamento, uma vez que, mediante às recorrentes mudanças do cenário econômico, as empresas estão, cada vez mais, expondo-se a transformações e adaptando-se a novas tendências, a fim de aumentar sua competitividade no mercado, expandir seus negócios e aumentar o seu lucro. Uma das formas desta expansão é a combinação de negócios, em que se realiza a compra de controle de outra empresa. Para compreender o importante papel da Controladoria nestas operações, a presente pesquisa realizou um estudo de caso da aquisição da Avon Products, Inc. pela Natura &Co Holding S.A. A pesquisa foi feita utilizando-se do estudo de caso da adquirente Natura com a adquirida Avon. Como resultado, observou-se a mensuração e reconhecimento dos ativos adquiridos e passivos assumidos da Avon pelo valor justo na combinação de negócios e a mensuração e reconhecimento da mais-valia e do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill). Conforme determinação do CPC 15 (R1), o papel da Controladoria nessa operação é complexo e há envolvimento de outras áreas da empresa. Pode-se concluir que o principal papel da Controladoria da adquirente foi na atuação: (a) da avaliação a valor justo dos ativos e passivos adquiridos; (b) da mensuração e reconhecimento da mais-valia e do goodwill; (c) dos cuidados com a parte fiscal e revisão; (d) do refazimento de orçamentos futuros; e (e) além da ampla divulgação dos dados relativos à combinação de negócios, em adição às divulgações corriqueiras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O perfil desejado do controller pelas empresas do mercado brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-10) Vieira, Gabriela de Oliveira [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573A Controladoria é a principal área responsável pelo planejamento estratégico de uma empresa, capaz de produzir informações de alta qualidade visando o futuro organizacional, o que faz com ela tenha grande importância para as tomadas de decisões. Tendo em vista que todos os tipos de organizações, por menores que sejam, necessitam de um controle gerencial de qualidade e que, no entanto, ainda não existe um perfil bem definido a respeito das funções, competências e habilidades do profissional de Controladoria, devido às divergências entre a literatura correspondente ao tema; o presente trabalho busca identificar quais são as principais atividades e características que as empresas no Brasil atribuem ao controller na atualidade. Para apurar os dados necessários, a pesquisa, de caráter descritivo e documental, utilizou 78 anúncios de vagas de controller, com atuação no Brasil, coletados no LinkedIn do dia 01 ao dia 10 de agosto de 2020. Os resultados mostram que as principais funções atribuídas ao controller são: Relatórios externos, Controle Interno, Estratégia financeira, Controle e gestão orçamentária, Gestão de recursos, Gestão de projetos e Aderência e conformidade à regulamentação. Já a respeito das principais competências e habilidades necessárias ao cargo, estão a capacidade de liderança, o domínio do inglês, a boa comunicação e o bom relacionamento interpessoal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pesquisa em controladoria: um estudo bibliométrico de 2010 a 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-06) Guedes, Giovanna de Queiroz [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8442544032653561O objetivo deste trabalho foi promover um estudo bibliométrico dos artigos publicados nas bases de dados SPELL e SCIELO, no período de 2010 a 2019, acerca do tema Controladoria. A pesquisa caracterizou-se como descritiva quanto aos objetivos e mista quanto à estratégia, utilizando métodos quantitativos e qualitativos. A amostra reunida para a análise conta com 39 artigos. Como resultado, observou-se que os autores Ilse Maria Beuren, Rogério João Lunkes e Darci Schnorrenberger se destacam como os autores mais prolíficos a respeito do tema, concentrando a produção de artigos no sul do país, especificamente no Estado de Santa Catarina (UFSC). Nota-se uma parceria entre Rogério João Lunkes, Darci Schnorrenberger e Fabricia Silva da Rosa, que produziram diversos artigos sobre Controladoria durante o período de 2010 a 2014. Destaca-se também, que a produção é mais intensa nos anos iniciais da década, entre 2010 e 2013, com 64,1% do total de artigos analisados. Para estudos posteriores, sugere-se a ampliação ou alteração das bases de dados utilizadas, além da análise de variáveis como citações e referências bibliográficas.