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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de projetos de gerenciamento de resíduos sólidos em eventos universitários: o caso da Sustentare Jr.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-23) Câmara, Stella Hoffman [UNIFESP]; Costa, Rosangela Calado da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4638308738481562; http://lattes.cnpq.br/4992006733394898Desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Brasil depara-se com desafios para alcançar os objetivos propostos no que concerne à gestão desse tema. Entre as consequências da dificuldade na implementação efetiva da PNRS, observada, por exemplo, pela disposição inadequada de resíduos sólidos, encontram-se contaminação ambiental, impactos na saúde pública e na saúde do ambiente. Diante disso, torna-se necessário propor medidas criativas para a resolução dos problemas gerados por todos os atores envolvidos. Um dos segmentos em que se pode atuar para diminuir os impactos ambientais dos resíduos sólidos compreende o setor de eventos de diversos tipos, que geram pontualmente quantidades expressivas de resíduos, e que são muito comuns na sociedade, trazendo, então, a necessidade de administrar o que é gerado de maneira mais eficiente. Assim, a pesquisa objetivou, por meio da sistematização e análise de projetos de gerenciamento de resíduos sólidos em eventos festivos universitários realizados por uma empresa júnior, gerar informações que podem ser úteis ao aprimoramento de projetos de mesma natureza. Para isso, foi utilizada uma combinação de metodologias, envolvendo análise das etapas de elaboração e de implementação do projeto; caracterização e quantificação gravimétrica dos resíduos gerados nos eventos; realização de oficina para identificar os pontos fortes, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças (metodologia FOFA) em torno do projeto, de acordo com a perspectiva dos membros da empresa júnior que atuam ou atuaram nos projetos de gerenciamento de resíduos sólidos; entrevistas com os contratantes do serviço, para conhecer a sua percepção acerca dos projetos realizados; e questionários “on-line” aplicados entre o público participante dos eventos, a fim de investigar suas percepções sobre o projeto e como são observadas as ações implementadas pela empresa júnior. Como principais resultados, entre os pontos positivos da implementação desse tipo de projeto, estão a sensibilização ambiental de atores envolvidos no processo, o encaminhamento de mais de 400 kg de materiais recicláveis para a reciclagem e a visibilidade da empresa dentro da universidade; entre os pontos negativos, encontram-se deficiências na comunicação e nos treinamentos oferecidos, bem como necessidade de melhorias nas metodologias utilizadas nos projetos. Em conclusão, entende-se que esse tipo de projeto possui relevância social, pois contribui para que menos resíduos precisem ser coletados pelas prefeituras locais, gerando economia ao poder público e melhoria da qualidade ambiental local. Dessa forma, é importante que sejam direcionados esforços para seu aprimoramento contínuo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do conteúdo de astronomia em livros didáticos do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Sousa, Raiany Silva de [UNIFESP]; Lima, Rodolfo Valentim da Costa [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/5310176891636181; http://lattes.cnpq.br/7841453581438850The textbook (TB) serves as the primary methodological resource employed by learners and educators, forming the foundation for the teaching-learning process, as it acts as a facilitator in communication between the student and the teacher. The implementation of the National Program for Textbook and Educational Material (PNLD) in 1985 facilitated an increase in the availability of such material. However, the analysis, evaluation, and concern for the content of the textbook only commenced in 1996 when the Ministry of Education (MEC) established certain political and conceptual criteria to assess the produced educational materials. The National Common Curricular Base (BNCC), in harmony with the São Paulo Curriculum, guides the pedagogical work of the teacher and the production of these printed manuals, providing the necessary skills to shape students at the end of Secondary Education who possess different perspectives on the world around them and act in society consciously and critically. In the midst of this, the objective of this study was to analyze the content of astronomy in two collections of science textbooks for Secondary Education, collections that were more widely distributed through the 2020 National Program for Textbook and Educational Material (PNLD) in the state of São Paulo. For such analysis, we employed the content analysis method, using five criteria as a framework: compliance with legislation and guidelines related to education, suitability for the grade level, scientific rigor, connection to other areas of science (interdisciplinarity), and the history of science. The results reveal that both collections contain some discrepancies in the printing of their volumes; furthermore, the history of science in both collections is limited to biographical aspects without proper contextualization of historical events.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise semiótica peirceana da literacia visual de estudantes universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2019-08-28) Beserra, Bárbara de Freitas [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/3385074951148370Investigamos em nossa pesquisa a existência de uma interface entre Literacia Visual e Alfabetização Científica, que chamamos de Literacia Visual Científica ou Literacia Visual Bioquímica, em função dos signos que averiguamos. A pesquisa buscou evidenciar, analisar e classificar esta interface. Foi realizada com a participação de estudantes da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema, curso de Ciências - Licenciatura. Para a averiguação do nível de Literacia Visual Bioquímica, os estudantes responderam a um questionário de múltipla escolha sobre catalisadores/enzimas e perguntas dissertativas relacionadas a vídeos que apresentam diferentes modelos para o processo de reação enzimática. No primeiro vídeo há o uso de massa de modelar para representar a enzima e o substrato, no segundo vídeo um gráfico da diferença de energia livre de uma reação sem e com o uso de uma enzima, e no terceiro vídeo animações 3D para o modelo do ajuste induzido com o exemplo da enzima citrato sintase. Foi elaborada uma metodologia de diagnóstico baseada nas categorias propostas por Peirce (1999): Primeiridade; Secundidade e Terceiridade, de acordo com os níveis de reconhecimento, diferenciação e interpretação dos signos, respectivamente. Os dados foram organizados a partir da sistemática da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Realizamos duas coletas de dados piloto, a primeira durante a unidade curricular Química I (2017), na qual, os estudantes responderam a uma versão do questionário de múltipla escolha e foi proposto que respondessem a uma pergunta vinculada a um vídeo, postado na rede social Facebook, em um grupo fechado. O tema do vídeo foi a origem da vida, e os termos mais recorrentes entre as respostas foram os signos “átomos” e “moléculas”. A segunda coleta de dados piloto foi realizada durante a unidade curricular eletiva Bioquímica (2017), nesta optouse por apresentar e discutir diferentes usos de vídeos em sala de aula e a aplicação de uma segunda versão do questionário de múltipla escolha. Destas intervenções foi elaborado um terceiro sistema de coleta de dados utilizando como ferramenta um questionário de múltipla escolha, com tema específico (catalisadores/enzimas) e vídeos. Foram apresentados três trechos de vídeos com diferentes modelos para o mecanismo de reações enzimáticas. A terceira coleta de dados foi realizada com a participação de 112 estudantes, das turmas A, B, C e D da unidade curricular Átomos e Moléculas (2019), do curso de CiênciasLicenciatura da Unifesp, Campus Diadema. Na pergunta dissertativa número 3, sobre o tema “modelo do ajuste induzido”, 48% dos participantes não elaboraram uma resposta à pergunta. No questionário de múltipla escolha, a questão (4), de mesmo tema, gerou o maior índice de erros da aplicação, aproximadamente 36% da amostra, o que indica uma dificuldade por parte dos estudantes para interpretar as reações enzimáticas a partir do “modelo do ajuste induzido". O objetivo da classificação triádica peirceana foi comparar o desempenho dos estudantes no questionário de múltipla escolha e respostas às perguntas dissertativas. A partir do método de insvestigação proposto, 19% dos estudantes obtiveram mesma classificação periceana nas duas variedades de questões.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tabaco na mídia: análise de matérias jornalísticas no ano de 2006(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2010-05-01) Lacerda, Alex Eustáquio de [UNIFESP]; Mastroianni, Fábio de Carvalho [UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Centro Universitário AraraquaraAiming at understanding the relation among health, press and public policies on Tobacco in Brazil, this article analyses the texts about Tobacco published in the Brazilian press in 2006. In the clipping process of eight newspapers and magazines, the information about Tobacco were identified and then submitted to content analysis allowing categorization and classification of the texts. The frequency of the texts in 2006 was compared to that of in 2000 and 2003. We observed a higher prevalence of factual approach among the texts (46.7%). Most of the texts mentioned the negative consequences, such as physical health problems (44.2%), death (20%) and dependence (14.2%). The analysis of the headlines and lead-ins showed control policies, anti-smoking movements and spreading of results as the main categories observed. The frequency of the articles in 2006 was similar to that of in 2003 and lower to that of in 2000. The journalistic coverage on Tobacco in 2006 was restricted predominantly to harm to health and anti-smoking movements. The high proportion of the factual approach and the stabilization in the frequency of texts (2003-2006) might suggest an impoverishment of the discussion on this issue in the country.