Navegando por Palavras-chave "Contaminated areas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da técnica de fitorremediação aplicada em áreas contaminadas por organoclorados(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-06) Camargo, Ana Carolina Medeiros de [UNIFESP]; Saia, Flavia Talarico [UNIFESP]; Choueri, Rodrigo Brasil [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0408418557980214; http://lattes.cnpq.br/5511483346873761; http://lattes.cnpq.br/9962371286592058; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A remediação de áreas contaminadas é um campo recente e ainda pouco explorado no Brasil, mas que vem ganhando força e importância nos últimos anos. No estado de São Paulo existem muitas áreas nesta situação, que por consequência se tornam inutilizadas e produzem efeitos tóxicos para o ecossistema e à vida ao redor, incluindo o ser humano. Uma das formas de contaminação encontrada são por organoclorados, compostos altamente persistentes, que representam uma grande ameaça devido ao seu caráter lipofílico, causando os fenômenos de bioacumulação e biomagnificação. Este estudo visou analisar a técnica de fitorremediação na biorremediação de compostos organoclorados, em busca de retirá-los do solo e assim remediar o local. Como resultado, foi elaborada uma tabela com as principais espécies recomendadas para os organoclorados, seu modo de aplicação, vantagens, desvantagens e custo. Por fim, um estudo de caso foi criado, correspondente à área do Parque do Perequê, em Cubatão/SP, com os principais impactos causados no local e uma possível solução, através da aplicação da fitorremediação. Os resultados encontrados neste trabalho fornecem subsídios para auxiliar em futuros trabalhos e pesquisas, assim como a disseminar o tema, para que novos resultados sejam alcançados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do transporte e destino de hidrocarbonetos na área de influência da Estação Antártica Comandante Ferraz(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Fernandes, Ricardo do Carmo Herrero [UNIFESP]; Freitas, Juliana Gardenalli de [UNIFESP]; Furquim, Sheila Aparecida Correia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3233419335271097; http://lattes.cnpq.br/9021997241840860; http://lattes.cnpq.br/4379883278718519Com a intensificação das atividades humanas desde o início do século XX, os ecossistemas naturais do continente Antártico vêm sendo continuamente impactados e degradados. Com o objetivo de regulamentar e gerir as atividades empreendidas pelas nações no continente, criou-se o Sistema de Tratados da Antártica, visando a preservação dos habitats e a responsabilização dos países em criar estratégias para a mitigação dos impactos gerados nas atividades empreendidas nas Estações. A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), sede institucional e científico-tecnológica do Brasil na Antártida, teve 70% de sua infraestrutura consumida pelo fogo durante um incêndio acidental ocorrido em fevereiro 2012, acabando por liberar na atmosfera e no solo grandes massas de hidrocarbonetos. O Brasil, sendo responsável pela gestão área, deve-se responsabilizar legalmente pela contaminação, realizando um Plano de Gerenciamento para a Área Contaminada. O objetivo geral deste Trabalho de Conclusão de Curso é a elaboração de um Modelo Conceitual representando o problema ambiental e auxiliando no gerenciamento da área, permitindo a visualização, em síntese, das interações dos contaminantes de interesse levando-se em conta os processos de partição, migração, transformação em outros compostos e tempo de residência na matriz. Tais informações foram obtidas por meio de levantamentos bibliográficos a respeito da área de estudo e dos contaminantes orgânicos de interesse e de seus comportamentos no solo Antártico. A hidrogeologia foi caracterizada baseada em medidas feitas em campo de topografia, corpos d’água e cargas hidráulicas. Além disso, amostras de solo foram usadas para caracterização física do meio (porosidade, densidade e condutividade hidráulica) e morfológica (cor, textura, plasticidade e pegajosidade). Com a obtenção dos resultados das análises físicas juntamente com as informações levantadas na revisão bibliográfica, foi possível integrar tais dados para o desenvolvimento do Modelo Conceitual para a contaminação por hidrocarbonetos ocorrida na EACF. Ao final da construção do Modelo, concluiu-se que a Área de Influência da Estação Antártica Comandante Ferraz apresenta potencial contaminação por Hidrocarbonetos de Petróleo em águas subterrâneas, solo e águas superficiais, o que pode trazer riscos aos trabalhadores da Estação a partir ingestão de água contaminada e inalação de vapores bem como ameaçar a biota nativa, sobretudo aos grupos mais sensíveis: aves migratórias e mamíferos marinhos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Otimização do questionário de avaliação das condições ambientais em imóveis(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-12) Clososki, Glaucia [UNIFESP]; Pereira, Camilo Dias Seabra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4298143669596994; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho apresenta a importância da investigação de passivos ambientais em imóveis, fazendo análise do “Guia para Avaliação do Potencial de Contaminação em Imóveis” da CETESB. É proposta a otimização da análise integrada do “Questionário de Avaliação das Condições Ambientais do Imóvel”, por meio da criação de um esquema informatizado que facilita o preenchimento, armazenamento e análise das respostas. O produto deste projeto é uma tecnologia que auxilia aos integrantes da sociedade que enfrentam necessidades de acesso às informações relacionadas a avaliação das condições ambientais de imóveis.