Navegando por Palavras-chave "Contabilidade"
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoAnálise da relação entre qualidade da informação contábil e desempenho das empresas brasileiras listadas na B3(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Silva, Giovanna Pereira Rodrigues da [Unifesp]; Moreira, Jeíce Catrine Cordeiro [Unifesp]; http://lattes.cnpq.br/2791318749429495Com a padronização dos relatórios contábeis, tornou-se possível a comparação entre o desempenho de empresas que atuam de forma similar. Isso, atrelado ao fato de que estes relatórios podem influenciar as decisões dos usuários externos, gerou a seguinte questão de pesquisa: qual o efeito da qualidade dos relatórios contábeis sobre o desempenho das empresas brasileiras contidas na B3?. Com esse estudo, objetivou-se demonstrar a impor tância de um relatório contábil de alta qualidade no desempenho das empresas. Assim, foram feitos estudos dos dados em painel, com amostragem de 2020 a 2022. Foi feita uma pesquisa com base no impacto da variável de interesse nas seguintes variáveis: Fluxo de Caixa, Variação do Lucro Líquido e Variação do Fluxo de Caixa. Encontraram-se indícios de uma relação inversamente proporcional entre o Fluxo de Caixa e o número de palavras por nota explicativa. O mesmo ocorreu para a Variação do Fluxo de Caixa. Desse modo, apesar de haver relação atestada entre duas das variáveis dependentes, são necessários estudos adicionais para mapear os pontos que podem ser responsáveis por essa relação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da transformação digital do mercado bancário brasileiro entre Bancos Tradicionais e Fintechs Bancárias: Um estudo a partir de indicadores financeiros(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27) Lima, Mariana da Silva Castagne [UNIFESP]; Fernandes, Francisco Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3472801221490632Os bancos brasileiros sempre tiveram uma grande influência na economia nacional, e o poder nesse mercado se concentrava nas mãos de poucos grupos de bancos comerciais que o dominam. Por ser um segmento de mercado com requisitos de segurança do usuário extremamente rígidos, a entrada de fortes concorrentes para os grandes do mercado sempre foi restrita. As Fintechs Bancárias entram no mercado com o objetivo de simplificar o dia a dia dos clientes, mudando a imagem de que os bancos são burocráticos e perpetuando à ideia de que os bancos devem ser acessíveis a grande parte da população, independentemente da classe social. Boas práticas de marketing, redução de custos e bom relacionamento com os clientes garantiram o crescimento dessas instituições e a adesão de novos usuários, principalmente entre os clientes mais jovens. O objetivo deste trabalho concentra-se em estabelecer uma análise comparativa entre Bancos Tradicionais e Fintechs Bancárias devido ao impacto da transformação digital no meio bancário. De forma específica, objetiva-se analisar os indicadores financeiros dos Bancos Tradicionais e Fintechs Bancárias e comparar os resultados dos dois grupos e analisar as mudanças geradas pela digitalização nos serviços bancários oferecidos. A pesquisa apresentada neste trabalho visa demonstrar as diferenças nos dois grupos de bancos estudados através dos dados recolhidos e apresentados, a fim que esta comparação enxergue se as Fintechs Bancárias estão se desenvolvendo ao ponto de atingirem patamares de transações e resultados já conquistados pelos Bancos Tradicionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise exploratória comparativa entre currículos de bacharelados em Ciências Contábeis do Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-06) Silva, Hugo Bezerra da [UNIFESP]; Cei, Nena Gerusa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805Este trabalho de conclusão de curso busca apresentar o grau de diversidade entre cursos universitários de Contabilidade; através da exposição de resultados de um estudo exploratório comparativo entre selecionados cursos superiores de Bacharel em Ciências Contábeis de algumas universidades brasileiras. A base de comparação utilizada foi a carga horária de cada grande área de conhecimento da referida formação; definidas com relação aos parâmetros de avaliação oficial nacional, feita pelo Ministério de Educação, o ENADE/INEP, de 2018. Utilizou-se a Matriz de Correlação de Pearson para constatar similaridades entre cursos; e calculou-se o Coeficiente de Correlação para verificar grau de associação de horas obrigatórias destinadas a determinadas áreas com o Conceito Contínuo do ENADE.
- ItemSomente MetadadadosAnalise financeira de um consultorio de oftalmologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Naufal, Sandra Cayres [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação da norma ITG 1000 nas microempresas e empresas de pequeno porte na zona leste da cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Lima, Rodrigo Bezerra de [UNIFESP]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805; http://lattes.cnpq.br/0426371832001706As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte possuem uma importância muito grande para economia do país, porém, muitas delas têm falido ou enfrentam dificuldade de sobrevivência sendo a causa raiz a má gestão, decisões que são tomadas sem respaldo e dados confiáveis. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo entender em que medida está sendo aplicada a Norma ITG 1000 nas Micro e Pequenas Empresas na Zona Leste da Cidade de São Paulo. Para tanto, é necessário examinar quais relatórios ou informações são gerados e entregues pela contabilidade, conhecimento que os empresários possuem sobre o tema e como percebem sua importância para o negócio, informações que gostariam de obter do profissional contábil, e o que usam no dia a dia para tomar decisões. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa de cunho descritivo, natureza aplicada e finalidade empírica, as informações foram coletadas via formulário, sendo entrevistados 30 gestores de micro e pequenas empresas. Diante disso, verifica-se que as informações entregues pela contabilidade se resumem em guias para pagamentos de impostos, realização da admissão, demissão, e calculo mensal das folhas de pagamentos dos funcionários. Tanto o conhecimento quanto a importância dada pelos gestores sobre a contabilidade estão focados no cumprimento das obrigações legais e a realização dos serviços de departamento pessoal. Existe interesse dos empresários em receber as demonstrações financeiras e relatórios que auxiliam na tomada de decisão, porém, no dia a dia o gestor é o protagonista do negócio tomando decisões sozinho ou com auxilio de sistemas de gestão. O que impõe a constatação de que os profissionais da contabilidade não entregam as demonstrações financeiras de forma satisfatória, revelando falta de conformidade com a norma. Os empresários desconhecem o que é contabilidade e o seu verdadeiro potencial para auxiliar na gestão dos negócios, e apesar de atribuir muita importância aos serviços prestados pelo contador, não existe comunicação adequada por parte do profissional contábil a fim de ofertar melhores serviços.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contabilidade e big data: como a tecnologia otimiza a contabilidade das empresas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Bezerra, Heloisa Santos [UNIFESP]; Carrera Júnior, José Marcos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7538776919172431O presente trabalho possui o objetivo de definir o impacto dos recursos do Big Data na contabilidade das empresas. A respeito de sua definição, a revisão bibliográfica revela que o Big Data é um termo recente e ainda sem um conceito preciso, mas que se refere a uma vasta quantidade de informações, originadas principalmente da era digital, que não são capazes de serem processados por softwares tradicionais. Esses dados, muitas vezes não estruturados e provenientes de diversas fontes, podem ser transformados em informações altamente relevantes para as empresas. Ademais, a pesquisa exploratória sobre os impactos dessas tecnologias na contabilidade aponta que o Big Data já tem influência relevante na auditoria e nas tomadas de decisão. Este efeito, impulsionado principalmente através de ferramentas de análise de dados, traz consigo novas exigências e capacidades aos profissionais da contabilidade, uma vez que as tecnologias atreladas ao Big Data têm assumido cada vez mais atividades manuais e repetitivas, gerando a necessidade de subsídio altamente técnico e analítico dos contadores para, de fato, conceder valor aos dados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contabilidade no mercado de videogames(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08) Freire, Henrique Braz [UNIFESP]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805Um mercado que apresenta um grande crescimento nos dias atuais é o de videogames. Entretanto, um problema encontrado é que, por ser um mercado relativamente novo, ainda não há muitos estudos sobre como as normas da contabilidade são aplicadas a empresas nesse setor. Portanto, o intuito deste trabalho é não somente explicar a relevância desse setor econômico apresentando parte de sua história e alguns de seus valores relevantes, mas, também, analisar as demonstrações contábeis de três empresas de videogames e descrever como a contabilidade dessa empresa foi realizada, e que dificuldades puderam ser encontrados durante a análise contábil dessas empresas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As dificuldades da contabilidade para a abertura de capital no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Celoti, Lais Gomes [UNIFESP]; Yamamoto, Marina Mitiyo [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765498J1&tokenCaptchar=03AGdBq26NpLGAng1TWWOoBBEbjR5g8oqlQSEvLSdY_Sy_IARXMKISQCbZ0GzOBgf4OETNMS1tSKpFsqXF0XEoLzF56EFDth_EhjuBOTbJePr4k9RYW42GmU-RxwyONVRBX5Wfl71EPXvZUBSGkKdJqUCX6uCTNa5CC0h97LsDGVhdzCuBWg6V4vG5haGyZAf7N4zeyl3jiQIFT5K1dVYXFSzGzDGAy9vB_qHlfuIx33r1-CC9546zjSK-k4T7BNLiJzimrhDndD9ogc5UWSKKhkWKk6dlmX9zRTRIq8YW2F4AOFxl6Vmqxr9oCvLEtqTu6vldLpEqtFNZWxpvczK5IQQjJ04n1OXE8YftgWWaks6sHwxjFc5UmJ5Uio1prcwsjuwRWsP9VW5SsG6-ROxKMPQMorJ260VR4tlfc5kcQqGiO6fHHr8HOBMIvVYGQatPekSJAagNB_nVg1LE9t9X6BFhNtzNCYkA0IqtkzApT2Uxa9O3vAQUCoic-LxOED1PWyAc6zDFgB9N6uYCSy0gswogaMXRc5TwVwFrequentemente, as companhias necessitam buscar formas de captar recursos a fim de financiar suas atividades e projetos. Além da captação através de seus lucros, há no mercado financeiro, diversas opções disponíveis para captação destes recursos, sendo a abertura de capital para comercialização de suas ações na bolsa de valores, uma destas opções. Entretanto, este é um processo que demanda diversas adaptações por parte da companhia, tanto jurídica como operacionalmente. Assim, diante das mudanças e novas obrigações que a companhia adquire a partir do processo de Abertura de Capital, o departamento contábil é uma das áreas mais afetadas, visto que diversas informações necessárias para a abertura de capital são fornecidas por este departamento. Através de Revisão Conceitual e pesquisa exploratória de percepção realizada por meio de formulário encaminhado via rede social Linkedin para companhias que abriram seu capital entre os anos de 2018 e 2021, este trabalho teve o objetivo de entender e identificar as principais dificuldades encontradas pela contabilidade no processo de abertura de capital, de forma a responder a questão de pesquisa: Existe dificuldade em relação à contabilidade no processo de abertura de capital?. Assim, obtiveram-se resultados a respeito de adaptações jurídicas, referentes à forma de constituição da companhia, e ainda, adaptações operacionais referentes, principalmente, à divulgação e publicação de Demonstrações Contábeis, adoção de normas e procedimentos contábeis, criação de novos departamentos, e ainda em relação à estrutura organizacional do departamento contábil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-05) Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Em um contexto de crise, o brasileiro se pôs a empreender para superar a falta de emprego, fato que abrange também os contadores que estão inseridos nessa sociedade. Pensando na importância de empreender, a questão discutida no trabalho é sobre se a proposta de ensino das IES (Instituições de Ensino Superior) em seus projetos pedagógicos é compatíveis com a demanda que a função empreendedora emprega, e quais competências deveriam ser trabalhadas para preparar o futuro contador a empreender. A metodologia para alcançar as informações desejadas compreendeu uma pesquisa documental que buscou analisar a ambição das IES para com o preparo de seu corpo discente, através da análise do protejo pedagógico de 15 Universidades Estaduais, além de uma pesquisa documental sobre as competências mais relevantes para exercer a função de empresário, segundo os mesmos, para assim conseguir verificar se o ensino dentro das IES e suas diretrizes tangenciam o tema empreendedor. A influência que as normas do MEC (Ministério da Educação) exercem aliada com a baixa abordagem com relação ao empreendedorismo, avanços tecnológicos e as demais competências do empreendedor, mostrou como resultados que, de 13 possíveis abordagens importantes para aperfeiçoar o empreendedor, em média as IES abordam 4,43, de forma que dentre as competências menos trabalhadas se destacam a persistência, capacidade organizacional, capacidade de avaliar oportunidades e riscos além da noção empreendedora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre a evidenciação da sustentabilidade nos relatórios contábeis dos maiores bancos brasileiros(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-03) Perrone, Luiza Cunha [UNIFESP]; Saporito, Antonio; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007Esta pesquisa teve como objetivo ressaltar as vantagens no uso de relatórios contábeis para a evidenciação de informações sobre sustentabilidade. Para tanto, selecionaram-se os cinco principais bancos brasileiros: Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco S/A, Santander S. A., Banco do Brasil S. A. e Bradesco S. A. Para especificar mais os estudos, analisaram-se as demonstrações contábeis ambientais (DVA e balanço social) e as publicações de ASG, RI e ISE, de cada instituição selecionada. Na metodologia, foi utilizado o método misto de pesquisa (quantitativo e qualitativo). Nas análises, observou-se que os bancos do setor privado tiveram a maioria de divulgações entre 2017 e 2021. Todavia, isso não implica numa melhor qualidade das ações sustentáveis praticadas pelas instituições bancárias. Como para o Banco do Brasil S. A. que conquistou um prêmio global de sustentabilidade, em 2021, mas tinha poucos documentos sobre o tema publicados. Na conclusão, foi visto que realizar demonstrações e relatórios de sustentabilidade realmente auxilia ao acesso de dados. Isso se deve ao aumento de lucro das empresas, após a atração de novos investidores engajados ao tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As expectativas dos profissionais da área de finanças quanto aos impactos financeiro, operacional e social da tecnologia na execução da atividade administrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13) Rosa, Rafael Gonçalves [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348Tendo em vista o constante avanço tecnológico, o tema deste estudo foi a expectativa dos profissionais da área de finanças quanto aos impactos financeiro, operacional e social da tecnologia na execução da atividade administrativa. Objetivava-se constatar quais são os possíveis impactos futuros da tecnologia e indústria 4.0 para as empresas e também para a profissão contábil e administrativa. Foram-se utilizadas análises bibliográficas, uma pesquisa quantitativa no formato survey utilizando a escala de Likert, e entrevistas qualitativa padronizadas. Com os resultados da pesquisa, constatou-se que: as novas tecnologias podem trazer um custo suficientemente benéfico para que sejam aderidas. Com menos trabalhos manuais, uma maior demanda pode surgir para análise de dados, e também para áreas mais próximas da programação, computação e gerenciamento dos futuros softwares. Os profissionais entrevistados não se sentiram preparados, em suas formações, para lidar com computação e ERP’s. Podem ocorrer demissões, todavia a maioria dos respondentes também se mostraram otimistas quanto ao futuro, acreditando que surgirão mais oportunidades do que riscos. Os profissionais também acreditam que podem ocorrer ganhos financeiro e operacionais crescentes nas empresas conforme adesão de novas tecnologias. Portanto o contador e administrador deve ficar atento para as oportunidades futuras e também deve trabalhar ativamente em reformular suas habilidades e reestruturar a profissão. Propõem-se futuras pesquisas acerca do custo de aquisição de um ERP contraposto aos benefícios, e também pesquisas sobre abordagem de tecnologias e ERP’s em escolas de contabilidade e negócios.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Governo eletrônico: uma análise da transparência das contas públicas dos municípios da região metropolitana de são paulo no âmbito da lei federal nº 9.755/1998(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-19) Brasil Junior, Claudinei Ferreira [UNIFESP]; Silva, Sandro Braz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6332079744575325O aumento da necessidade de prestação de contas e as recentes transformações na administração pública, colocam em destaque o tema governo eletrônico, principalmente com a Lei Federal nº 9.755/1998, com a Lei de Responsabilidade Fiscal de 2000, além da própria Constituição Federal de 1988, de onde surgiram normas para a publicação e divulgação de informações de contas públicas para todas as instâncias governamentais. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar prefeituras municipais que de fato disponibilizam informações e dados em site específico do Tribunal de Contas da União (TCU). Este estudo tem tipologias de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se de abordagem quantitativa. Os resultados desta pesquisa mostram que o percentual de prefeituras em relação à disponibilidade de informações junto ao referido site do TCU é baixo. A principal causa pode ser fundamentada na inexistência de norma punitiva para casos de não cumprimento à legislação vigente, haja vista que o próprio Tribunal de Contas da União menciona a não punição pelo descumprimento de norma específica ao tema. Com a continuidade da Lei Federal 9.755/1988, fica a proposta para os legisladores e pesquisadores, trazerem melhorias e atualizações na mesma para que se obtenha um percentual maior de adesão em seu cumprimento por parte de prefeituras e demais entes públicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto da implantação do IFRS 16 no retorno das ações: um estudo de caso da empresa JSL S.A.(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-09) Oliveira, Naylla Macedo Portela de [UNIFESP]; Ishikura, Edison Ryu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6426821015583960O IFRS 16 trouxe a alteração da forma de reconhecimento das operações de arrendamento mercantil, principalmente para as arrendatárias, que passaram a evidenciar os contratos operacionais no balanço patrimonial como um ativo de direito de uso e um passivo de arrendamento correspondente, que anteriormente era contabilizado em conta de despesa a cada pagamento. Isto posto, o presente estudo buscou analisar o impacto da adoção do IFRS 16 no retorno das ações do grupo JSL S.A, que possuí ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo. Para aferir o impacto dessa alteração foi feito um levantamento das demonstrações contábeis publicadas pela empresa e um estudo de eventos, aplicado antes da norma, no dia da publicação e dias depois, para estimar a variação da adoção da nova norma. De acordo com os resultados obtidos, foi possível chegar à conclusão que houve uma valorização no retorno das ações da empresa estudada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância da contabilidade na administração de condomínios edilícios(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Marciano, Yago Reali [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573O presente trabalho trata a respeito da importância da contabilidade na administração de condomínios edilícios, tendo em vista o crescimento dos centros urbanos e a verticalização das cidades, assim como uma maior importância dada a prestação de contas por parte dos administradores condominiais. Tal estudo se deu na razão de que, muito embora a lei não obrigue que seja exigido um profissional contábil para a elaboração dos documentos de prestação de contas, cada vez mais está sendo exigida a credibilidade e a confiança nos dados financeiros dos condomínios, o que os relatórios contábeis conseguem transmitir com tamanha seguridade. O trabalho traz por meio de pesquisa quantitativa, a qual foi obtida por meio da coleta de dados feitas a partir de um formulário eletrônico, as informações necessárias para verificar qual a importância da contabilidade e das informações contábeis para a administração de condomínios edilícios. Por fim, conclui-se que, mesmo a lei não trazendo a obrigatoriedade de um contador na elaboração de relatórios financeiros dos condomínios, há uma real demanda para este tipo de trabalho, tendo em vista a sua importância no que se refere a prestação de contas, credibilidade nos dados e auxilio nas tomadas de decisões e administração dos empreendimentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância da contabilidade no processo de recuperação judicial: Uma percepção de estudantes e contadores sobre o tema.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-09) Araujo, Thiago Molina de [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo captar a percepção de estudantes e formados em Ciências Contábeis a respeito do papel da contabilidade e do profissional contador no processo de recuperação judicial. Devido ao crescimento exponencial no número de requerimentos de recuperação judicial dentre os anos de 2020 a 2023, o tema se faz relevante na contemporaneidade. Nesse contexto, é de suma importância que os contabilistas entendam o papel da contabilidade no processo como um todo, e possam ver a área como uma fonte de oportunidades de trabalho. O referencial teórico concentrou-se em abordar, de maneira breve, o processo de recuperação judicial e as fases nas quais a contabilidade atua de maneira veemente. O procedimento adotado foi o de realizar um levantamento, por meio de um questionário, para captar a percepção dos estudantes e formados em contabilidade como medida para auferir os conhecimentos dos respondentes a respeito do tema, o interesse que possuem e o contato que tiveram sobre. Por fim, as conclusões indicam de que, de maneira geral, os estudantes e formados em Ciências Contábeis possuem um conhecimento limitado a respeito do tema, porém, apresentam bastante interesse em entender mais e aprofundar seu entendimento sobre a área
- ItemAcesso aberto (Open Access)importância da contabilidade para os profissionais das áreas de negócios em bancassurance(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Silva, Tais Moura [UNIFESP]; Saporito, Antonio [UNIFESP]; Costa, Jorge Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7756504057085313; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007O presente estudo investigou a influência do conhecimento contábil e da utilização de indicadores contábeis por profissionais das áreas de negócios no setor de bancassurance do mercado de seguros. O objetivo central consistiu na compreensão de como essa familiaridade contábil pode otimizar o processo de tomada de decisões relacionadas à priorização de iniciativas e projetos, com foco específico na seleção de produtos a serem lançados pelas seguradoras. Adicionalmente, foi avaliado se tais indicadores contábeis podem ser empregados de maneira prática e direta por profissionais não contábeis, com o intuito de aprimorar a precisão nas decisões de priorização de projetos. Para alcançar esses objetivos, adotou-se uma abordagem exploratória, visando aprofundar o entendimento em um campo pouco explorado. A coleta de dados ocorreu por meio de uma pesquisa quantitativa direcionada a profissionais de duas instituições de bancassurance. Utilizou-se um questionário elaborado no Google Forms destinado a profissionais envolvidos em estratégia, negócios e produtos, com o propósito de avaliar a sua familiaridade com os conceitos contábeis e a sua aplicação na tomada de decisões. Os resultados obtidos revelam a importância crítica do conhecimento contábil na gestão de negócios no setor de seguros. Além disso, tais respostas ressaltam a necessidade de fortalecer a compreensão dos conceitos contábeis fundamentais entre os profissionais de bancassurance. A pesquisa constatou que apenas uma parcela restrita dos respondentes demonstrou facilidade na interpretação da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de uma seguradora, compreensão plena do conceito de prêmio ganho ou entendimento completo do impacto da sinistralidade no resultado da seguradora. Adicionalmente, observou-se que os profissionais de negócios de bancassurance têm pouca interação com a área atuarial, o que pode prejudicar a obtenção de informações essenciais relacionadas aos riscos e custos envolvidos em produtos e serviços de seguros. Em resumo, ressalta-se a importância da promoção da colaboração e da troca de conhecimentos entre os profissionais de negócios e as áreas atuariais e financeiras, possibilitando análises conjuntas de iniciativas. Como contribuição deste trabalho, as empresas envolvidas em bancassurance poderiam avaliar estes resultados e repensar sobre treinamentos para os seus profissionais, bem como selecionar profissionais que já dominem conceitos da contabilidade de seguros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância da educação financeira na vida das pessoas desde a educação básica(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-20) Machado, Tayna Batista [UNIFESP]; Costa, Jorge Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0792048990228954; http://lattes.cnpq.br/4660009773114529Para que um indivíduo consiga lidar bem com as suas finanças pessoais é imprescindível que em algum momento de sua vida ele tenha tido contato com a educação financeira. Neste contexto, este trabalho visa a compreender a importância da educação financeira na vida das pessoas desde a educação básica. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um levantamento de dados, no qual, foram entrevistados, via questionário, três professores de cada um dos Estados brasileiros, totalizando setenta e oito professores que lecionam disciplinas na educação básica (ensino público – fundamental e médio). A educação financeira não consta nas disciplinas oferecidas pelas Escolas Públicas nos ensinos fundamental e médio no Brasil. Dentre os resultados obtidos, verifica-se que mais de três quartos dos professores respondentes nunca receberam alguma capacitação sobre educação financeira. Mesmo estando cientes da importância do planejamento financeiro no desenvolvimento pessoal dos alunos e de como este assunto pode ensiná-los a adquirirem hábitos financeiros racionais, a maior parte dos professores respondentes não se sente preparada para lecionar este tipo de conteúdo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Metodologia ágil – conceitos e implantação dentro de uma instituição financeira(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-10) Loiacono, Raissa Taveira Amancio [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Embora a metodologia ágil seja amplamente divulgada nas Instituições, há uma carência muito grande de estudos que correlacionem-a à área contábil. Preenchendo esta lacuna, foi realizado estudo sobre os conceitos e a implentação da metodologia ágil na área contábil de uma Intituição Financeira de referência no país. O propósito deste estudo foi avaliar os impactos de curto prazo da allteração do uso de metodologia tradicional de trabalho pela metodologia ágil e delinear os principais conceitos destametodologia difundidos na Instituição. Para tal, foi realizada pesquisa explortória, seguida de entrevistas individuais semi estruturadas com cerca de vinte minutos de duração e oito participantes acerca do tema. Onze temas principais foram extraídos destas entrevistas, sendo eles: estrutura organizacional; entregas; disseminação de conhecimento; simplicidade de processos; gestão visual; Daily Meeting; informatização; Gerente ágil; ambiente motivacional; mudanças de mindset; e documentação. Os principais comentários comuns entre os entrevistados demonstram so conceitos difundidos sobre a metodologia na Instituição Financeira. No curto prazo já nota-se que a implantação teve como resultados principais a proximidade e consequente satisfação dos clientes, melhora da comunicação interna, disseminação de conhecimentos facilitada, gestão por indicadores, rapidez e aumento de qualidade nas entregas, otimização dos fluxos operacionais, mudança de mindset entre outros pontos de melhoria, sendo benéfico o uso de metodologia ágil na área contábil da Instituição Financeira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres na formação profissional: um estudo sobre a participação do gênero feminino nas áreas de negócios a partir do censo de ensino superior/ INEP.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-29) Amaral, Kemely Santana do [UNIFESP]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/236060942898480Este estudo concentra-se na análise da participação feminina nas áreas de negócios, buscando compreender sua presença no ensino superior e sua relação com a disparidade de gênero no mercado de trabalho. Foi conduzida uma pesquisa aplicada de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizando Microdados do Censo de Educação Superior disponibilizados pelo INEP, entre os anos de 2010 e 2022, em intervalos quadrienais foi examinada a trajetória feminina em cinco cursos: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Adicionalmente, foi realizada uma análise dos dados relativos aos profissionais ativos de contabilidade em 2022 dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Os resultados revelam que, em três dos cinco cursos analisados, as mulheres são a maioria dos estudantes, evidenciando uma participação significativa nas áreas relacionadas aos negócios. No entanto, apesar dessa expressiva presença acadêmica, observa-se uma desconexão entre a formação educacional e a representação profissional no mercado de trabalho. Este estudo oferece evidências substanciais da participação positiva das mulheres nos cursos ligados aos negócios, porém, é importante destacar que essa participação não se reflete proporcionalmente na realidade profissional. Para futuras pesquisas, sugere-se uma análise da participação das mulheres em programas de pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado, visando compreender a continuidade educacional do gênero feminino. Propõe-se também uma investigação sobre a presença feminina em bancas de mestrado e doutorado, buscando evidenciar possíveis disparidades de gênero no âmbito acadêmico. Além disso, recomenda-se um estudo para entender por que as graduandas em Ciências Contábeis não estão obtendo o registro no Conselho Regional de Contabilidade, investigando se isso se deve a dificuldades ou preferência por áreas que não exigem o registro, evidenciando os fatores que contribuem para essa lacuna existente entre a formação acadêmica e a inserção profissional das mulheres nesse campo específico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Orçamento empresarial como ferramenta de gestão: um estudo de caso em uma empresa de iluminação(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-26) Alves, Isabela Silva [UNIFESP]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; Willrich, George Andre [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805Esta pesquisa teve como finalidade avaliar se o orçamento é uma boa ferramenta de gestão em uma organização de grande porte do ramo de Iluminação, localizada na Lapa em São Paulo, SP. A metodologia utilizada foi um estudo de caso na empresa citada, que passou a utilizar o processo orçamentário como forma de atingir suas metas e objetivos, contando com o apoio dos gestores de cada departamento na empresa. Para que fosse possível fazer uma análise acerca dessa ferramenta de gestão adotada, foram utilizadas coletas de dados e questionário aplicado na equipe gestora, com questões abertas e fechadas, aonde foi possível que os gerentes discorrerem sobre sua visão sobre o ciclo orçamentário na empresa e a importância que os gestores têm sobre isso. A aplicação do orçamento na organização, demonstra com clareza quais caminhos devem ser seguidos para se cumpra as metas propostos acordados pela alta administração da empresa. O processo orçamentário, busca melhorias contínuas dentro das empresas fazendo com que todas as áreas estejam cada vez mais sincronizadas entre si, buscando sempre o objetivo final em comum.