Navegando por Palavras-chave "Comportamentos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atitudes, comportamentos e dissonância cognitiva vistos no filme "Dark waters": o preço da verdade(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-15) Ribeiro, Vinícius Rogério Cavalcante [UNIFESP]; Leite, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1050030810573625; http://lattes.cnpq.br/3984318883881055A atitudes podem alterar-se mediante diferentes situações. Elas estão conectadas aos processos internos individuais e ditam a avaliação e o julgamento sobre o mundo e suas interconexões. São compostas por um sistema interno complexo, que engloba pensamentos, sentimentos, emoções, intenções e comportamentos. Comportamento é a parte exteriorizada, as ações propriamente ditas, que podem ser influenciadas por questões individuais, habilidades, atitudes, familiares e pelo meio em que se vive. Quando há alguma disparidade entre atitudes e comportamentos dá-se início a um processo mental interno que pode causar desconforto, denominado dissonância cognitiva. Busca-se geralmente mitigar esse desconforto ou tenta-se ignorá-lo. A presente pesquisa teve por objetivo principal, investigar atitudes, comportamentos e dissonâncias cognitivas vistas no filme “Dark Waters – O preço da verdade” (2019). Utilizouse para a fundamentação teórica deste TCC, os conceitos de atitude, comportamento e dissonância cognitiva. Trata-se um estudo de caso, utilizando-se a estratégia de estudos observacionais indiretos em análise fílmica. A partir do protocolo de observações foram extraídas, conforme expostas no Capítulo 4, as descrições das cenas, duração, linguagens fílmicas, principais fontes de observações e suas análises e consequentes discussões dos resultados. A análise dos dados e as discussões dos resultados foram baseadas em duas categorias: (1) Atitudes e Comportamentos, constituída de três subcategorias, nos âmbitos profissional, pessoal e social; e (2) Dissonância Cognitiva. Os resultados obtidos no presente estudo apontaram que esse filme ajudou a retratar o mundo corporativo da advocacia, as complexidades das relações do trabalho, das relações pessoais e, até mesmo, das relações sociais, facilitando a compreensão de como as atitudes, os comportamentos e as dissonâncias cognitivas se fundem e moldam as formas que os indivíduos, pensam, agem e vivem no trabalho, em seus lares e na sua comunidade, de forma ilustrativa e próxima da realidade. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a disseminação dos estudos observacionais em análise fílmica e no processo de ensino-aprendizagem no campo da Administração.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Consumo de polivitamínicos e minerais entre jovens e adultos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-13) Silva, Bianca Oliveira [UNIFESP]; Fonseca, Fernando Luiz Affonso [UNIFESP]; https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/34031/fernando-luiz-affonso-fonseca/Introdução: Os polivitamínicos são suplementos nutricionais formulados com uma combinação de vitaminas e minerais fundamentais para promover o funcionamento saudável do organismo. Embora uma alimentação equilibrada seja a abordagem preferencial para obter nutrientes, os polivitamínicos podem desempenhar um papel crucial na prevenção de deficiências nutricionais. Amplamente disponíveis sem necessidade de prescrição médica, são classificados como alimentos e estão disponíveis em farmácias e lojas de produtos naturais. Objetivo: Descrever como jovens e adultos têm o seu primeiro contato com os polivitamínicos e entender os principais motivos para o início do uso, o tempo de suplementação e o seu estilo de vida dos participantes, o que irá fornecer insights relacionados aos consumidores e suplementos nutricionais no geral. Materiais e Métodos: Os dados utilizados foram coletados pela plataforma Google Formulários. O link do formulário foi divulgado em plataformas como Instagram, grupos de WhatsApp e Facebook, todas via compartilhamento. Os participantes concordaram em participar da pesquisa ao assinar um termo de responsabilidade e autorização. A privacidade deles foi protegida, garantindo o anonimato de todos os envolvidos. Resultados: A pesquisa realizada revelou que a maioria do público é jovem, predominantemente do sexo feminino e reside em São Paulo. Sobre o consumo de polivitamínicos, 56% utilizaram esses suplementos nos últimos seis meses, destacando-se a melhora na imunidade e disposição física como principais benefícios. A indicação médica é o principal motivo para o uso de polivitamínicos. A prática regular de atividade física é comum e a alimentação dos participantes é majoritariamente composta por alimentos minimamente processados. Conclusão: É imperativo promover não apenas o consumo adequado de nutrientes através da dieta e suplementação, mas também a adoção de um estilo de vida saudável que inclua a prática de exercícios físicos como parte integrante da manutenção da saúde e do bem-estar geral.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da presença de cães terapeutas no ambiente escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-11-30) Santos, Thais Marques [UNIFESP]; Savalli, Carine [UNIFESP]; Petenucci, Andrea Lorenzon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7046492159530735; http://lattes.cnpq.br/3503386422176251; http://lattes.cnpq.br/1718384738466123; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presença de animais de estimação, especialmente o cão, na vida do ser humano pode trazer inúmeros benefícios nos aspectos psicológicos, emocionais e físicos. Os cães passaram a exercer um importante papel na família humana e também como auxiliares em diversas atividades, como por exemplo cães de serviço, cães guia e cães terapeutas. As Terapias Assistidas por Animais vêm sendo cada vez mais aplicadas em diversos contextos terapêuticos para diferentes populações alvo. Uma outra modalidade importante é a Educação Assistida por Animais que, por sua vez, é um recurso ainda novo, que merece ser estudada cientificamente pelo seu potencial de atrair a atenção dos alunos para uma presença incomum na sala de aula, o cão, que pode potencializar o resultado de várias atividades que envolvem o desenvolvimento das crianças, não somente no aspecto pedagógico, mas também no aspecto humano. O presente estudo teve como objetivo mudanças comportamentais e psíquicas em crianças após a participação em um projeto escolar que visa implementar a Educação Assistida por Animais. Os voluntários foram recrutados por meio do Projeto Entre Patas e Letras (https://www.facebook.com/entrepataseletras?fref=ts), que foi desenvolvido pela equipe da empresa Humanimais (http://humanimais.com.br/), como um projeto social que visa o incentivo à leitura e valores para crianças matriculadas em escolas públicas. Por meio de oficinas de leitura acompanhadas pelos cães terapeutas, especialmente preparados para interagir de forma positiva com as crianças, elas puderam desenvolver habilidades de leitura e trabalharam temas ligados à cidadania e valores. A pesquisa, realizada na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) - Dilermando Dias dos Santos na cidade de São Paulo, avaliou por meio de filmagens, a frequência de comportamentos positivos (como por exemplo o sorriso, a iniciativa de interação com os colegas e com os cães) emitidos durante atividades similares com e sem a presença cão. Durante o projeto foi realizado um estudo de caso com um dos estudantes da classe, por meio do Procedimento de Desenho-Estória e entrevista com os pais da criança e com o professor regular da classe. Os resultados sugerem que a presença do cão pode promover a interação entre as crianças e o engajamento na atividade de leitura.