Navegando por Palavras-chave "Comportamento do Adolescente"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAdolescentes infratores e não infratores: uma análise comparativa através do CBCL e YSR(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Dias, Maria Delfina Farias [UNIFESP]; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diferenças regionais de conhecimento, opinião e uso de contraceptivo de emergência entre universitários brasileiros de cursos da área de saúde(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2010-09-01) Silva, Flávia Calanca da [UNIFESP]; Vitalle, Maria Sylvia de Souza [UNIFESP]; Maranhão, Hélcio de Sousa; Canuto, Maria Helena Alves; Pires, Maria Marlene de Souza; Fisberg, Mauro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal de Santa CatarinaThe aim of this study was to evaluate regional differences in knowledge, attitudes, and practice in emergency contraception use among Brazilian university students. A sample of university students answered a semi-structured questionnaire on knowledge, attitudes, and practice related to emergency contraception and sexual behavior. Fisher's exact test and ANOVA were used for statistical analysis. Statistical significance was set at p < 0.05. Ninety-six percent (n = 588) of the students had heard of emergency contraception, and 19% (n = 111) knew all the situations in which emergency contraception is indicated, with statistical differences between regions of the country. Forty-two percent of sexually active women in the sample had already used emergency contraception; 35% (n = 207) of students equated emergency contraception with abortion; and 81% (n = 473) thought emergency contraception involves health risks. No significant difference was observed between regions of the country regarding use and attitudes towards emergency contraception. Inter-regional differences in knowledge had no impact on students' attitudes and practice in emergency contraception. National awareness-raising campaigns are needed to improve knowledge on emergency contraception.
- ItemSomente MetadadadosFatores individuais e ambientais associados ao comportamento anti-social em adolescentes de uma comunidade de baixa renda na região metropolitana de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Curto, Bartira Marques [UNIFESP]; Bordin, Isabel Altenfelder Santos [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosFatos e conhecimentos que afetam a vida jovem: sexualidade, relacionamento familiar e uso de drogas, alcool e fumo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1991) Santos, Marieta Fernandes [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosProblemas de comportamento em adolescentes portadores de cardiopatias(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Silva, Maria Marta da [UNIFESP]; Carvalho, Antonio Carlos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar os problemas de comportamento em adolescentes com cardiopatia congenita e/ou adquirida e, analisa-los em comparacao com adolescentes do grupo controle. A percepcao dos pais dos adolescentes cardiopatas tambem foi avaliada. Metodos: Foi realizado um estudo de corte transversal em 130 adolescentes com cardiopatia congenita e adquirida, e 246 controles sem cardiopatia, com idade entre 11 e 18 anos. Foram aplicados a segunda parte do Youth Self Report e uma entrevista semiestruturada nos adolescentes cardiopatas e nos controles e o Child Behavior Checklist nos cuidadores primarios dos cardiopatas. Resultados: Os meninos do Grupo-Estudo se perceberam tendo menos problemas de comportamento quando comparados aos meninos do Grupo-Controle, exceto na subescala Problema Social (p=0,030). Os meninos do Grupo-Controle apresentaram resultados significantes nas escalas de Internalizacao (p=0,006), Externalizacao (p=0,005) e na escala de Total de Problemas (p=0,001). No Grupo-Estudo, as meninas apresentaram mais problemas na subescala Problema Social (p=0,031) em relacao as do Grupo-Controle. Ao comparar-se os cardiopatas por genero, as adolescentes apresentaram resultados significantes na escala de Externalizacao (p=0,030) e na subescala de Problemas de Atencao (p=0,010). Ao analisar-se os cardiopatas por faixa etaria, as meninas na adolescencia Media e Final e os meninos na adolescencia Inicial apresentaram mais problemas. Quanto a comparacao dos grupos diagnosticos, nenhuma diferenca significante foi encontrada entre cardiopatia congenita e adquirida e nem entre cardiopatia congenita acianotica e cianotica. Os cardiopatas operados nao diferiram dos nao-operados. Os cardiopatas com defasagem escolar, ou seja, aqueles com atraso escolar apresentaram resultados significantes nas subescalas Queixas Somaticas (p=0,020) e Ansiedade/Depressao (p=0,040). Os cardiopatas apresentaram escores significantemente menores quando comparados aos seus cuidadores primarios nas escalas de Internalizacao (p=0,001), Total de Problemas (p=0,002), nas subescalas de Retraimento (p=0,001), Queixas Somaticas (p=0,001) e na subescala de Problemas de Pensamento (p=0,013)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Propaganda de álcool e associação ao consumo de cerveja por adolescentes(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2011-06-01) Faria, Roberta [UNIFESP]; Vendrame, Alan [UNIFESP]; Silva, Rebeca de Souza e [UNIFESP]; Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To analyze the association between alcohol advertising and beer drinking among adolescents. METHODS: A total of 1,115 students enrolled in the 7th and 8th grades of three public schools in São Bernardo do Campo, Southeastern Brazil, were interviewed in 2006. The independent variables were as follows: attention paid to alcohol advertisements, belief in the veracity of advertisements, affective response to advertisements and previous tobacco use, among others. The dependent variable was beer drinking in the last 30 days. Univariate and multiple logistic regression analyses were made. Age, importance given to religion and the presence of a bathroom in the home were used as control. RESULTS: Beer drinking in the last 30 days was associated with tobacco use (OR = 4.551), having a favorite alcoholic beverage brand (OR = 5.150), poor parental supervision (OR = 2.139), considering parties one goes to as similar to those seen in commercials (OR = 1.712), paying more attention to advertisements (OR = 1.563) and believing that advertisements tell the truth (OR = 2.122). This association remained, even in the presence of other variables associated with beer drinking. CONCLUSIONS: Alcohol advertisements are positively associated with recent beer drinking, because they remind adolescents of their own reality or make them believe in their veracity. Alcohol advertisement restrictions can be one way to prevent alcohol use and abuse by adolescents.