Navegando por Palavras-chave "Common National Curriculum Base"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino da Cultura Oceânica nos anos iniciais da educação básica: um estudo do currículo Municipal de São Vicente/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Costa, Silvia Adriana Leandro Gomes da [UNIFESP]; Christofoletti, Ronaldo Adriano [UNIFESP]; Mazzo, Tatiana Martelli [UNIFESP]; Ignacio, Barbara Lage [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8843091201331133; http://lattes.cnpq.br/6923280579431892; http://lattes.cnpq.br/4170381439518486; http://lattes.cnpq.br/8054962199433137; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O oceano é o maior ecossistema do planeta Terra, todavia o equilíbrio marinho vem sendo comprometido pelas ações antrópicas. No Brasil, questões sociais, culturais, econômicas são as grandes causas do agravamento dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente o oceano. Dessa forma é inegável a importância do desenvolvimento do tema oceano no currículo escolar. O objetivo desta pesquisa é investigar em que medida as habilidades presentes na matriz curricular dos anos iniciais do município de São Vicente, se alinham aos conceitos fundamentais presentes nos Princípios da Cultura Oceânica. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi uma análise documental. A coleta de dados se deu a partir do levantamento bibliográfico e a análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo como descreve Bardin (2016). Nos resultados, os conceitos foram categorizados, analisados e consolidados por meio de tabelas. Cada tabela relacionou o princípio da cultura oceânica como categoria e os conceitos como subcategorias em cada área do conhecimento. Foi possível identificar que há aproximações entre as habilidades curriculares e determinados conceitos fundamentais da cultura oceânica em algumas disciplinas tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto na Base Comum Municipal de São Vicente; nem todos os conceitos fundamentais tiveram aproximação com as habilidades curriculares; poucas habilidades foram construídas pelo município que se relacionavam com conceitos de cultura oceânica. Com esses resultados foi possível compreender que o currículo é um documento norteador, que deve ser revisto e discutido e que investir em alfabetização oceânica na educação formal pode aumentar a conscientização ambiental entre docentes e discentes. Além disso incluir projetos de educação ambiental no projeto político pedagógico podem fomentar a alfabetização oceânica, assim como investir em formação para professores, comunidades de prática e parceria entre educação básica e universidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As pesquisas sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento da produção científica da pesquisa brasileira entre 2010 e 2020.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-20) Silva, Denise Correa da [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/6005938826551659O presente estudo qualitativo de caráter bibliográfico teve como objetivo apresentar o Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2020. A Base Nacional Comum Curricular BNCC (Brasil, 2017), ao inserir a Álgebra como Unidade Temática da Matemática, propõe o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresentado pautou a pertinência do desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a generalização de padrões como elemento constituinte dessa forma de pensar. Foram mapeadas nove pesquisas acadêmicas que apresentaram grande relevância para o tema estudado, sendo elas constituídas por cinco artigos e quatro dissertações coletados no Portal de Periódicos da CAPES e na plataforma do Google Acadêmico. Para a análise do material coletado e apresentação das contribuições sobre o tema, os dados foram organizados em três agrupamentos: (1) Identificação/Catalogação das características do texto, (2) Síntese do conteúdo e (3) Contribuições para o ensino do tema generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O terceiro agrupamento foi subdividido em três categorias: Categoria (1): O que caracteriza a ‘generalização de padrões’ no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, categoria (2): Quais as condições para se efetivar o trabalho com o tema ‘generalização de padrões’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e categoria (3): Conhecimentos algébricos sobre ‘generalização de padrões’ dos docentes dos anos iniciais. Os resultados desse mapeamento mostraram ser pequena a quantidade de publicações sobre o tema voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo ocorrido a primeira publicação somente no ano de 2017. Contudo, os nove estudos analisados apresentaram importantes contribuições que esclarecem o que caracteriza a generalização de padrões, evidenciaram algumas condições necessárias para que esse ensino se efetive e indicaram a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes para que possam implementar o que está proposto na orientação curricular referente ao ensino da Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.