Navegando por Palavras-chave "Collective Health"
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- ItemSomente MetadadadosA Educação Permanente E As Ações Na Alteração Primária À Saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-29) Terrazas, Caroline [UNIFESP]; Pinto, Umberto De Andrade [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aims to analyze the processes of permanent education in health (PEH) offered to professionals that work in Primary Attention to Health (PAH) through the Family Health Strategy (FHS) of the city of São Paulo. This is a qualitative study in which 14 semi-structured interviews were carried out. Among the professionals interviewed, 13 are hired by 6 different Social Health Organizations (SHO) and, among these, 6 develop PEH actions and the other 7 are FHS workers who participated in some permanent education process and interview with a professional of the Municipal Health Secretary responsible for PEH in PAH. The interviews were handled by content analysis according to Bardin. The empirical data were interpreted by the intersection between education and health, with the respective theoretical references of Freire, Saviani, Paim, Ceccim, and by the manuals of the Ministry of Health and by the National Policy of Permanent Education in Health (NPPEH). From the analysis procedure, the following categories emerged: The PEH processes; the PEH at the FHS; Proposals and themes of PEH; Methodologies and didactics adopted at the PEH; Challenges and Reflections about the practice of PEH. The research showed that the PEH actions, carried out with the PAH workers acting at the FHS, are educational practices based on the concepts of Continuing Education and Education in Service. The methodologies adopted are the same of the initial education processes and, because of this, there is no employee participation. The proposals and themes are developed through programmed courses, previously, by the Municipal Planning of Permanent Education, which is done annually. The educational actions are made by professional categories, themes related to the relational knowledge of the practice are not addressed, there is established mismatch between the principles of the SUS with the contracts of management established by the partnership between OSS and SMS-SP. Therefore, PEH is a practice that is still far from the NPPEH proposal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Espaços de educação permanente na gestão da atenção básica em saúde: entre construção e desconstrução do SUS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-27) Muniz, Paulo Guilherme [UNIFESP]; Pezzato, Luciane Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0088988136074066; http://lattes.cnpq.br/1432090744398763; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Inserida no campo das políticas públicas da atenção à saúde, esta pesquisa, de natureza qualitativa, na perspectiva da pesquisa-intervenção, teve como objetivo discutir as potencialidades que a prática de Educação Permanente em Saúde pode produzir, a partir de um processo realizado com os Gerentes de Unidades Básicas de Saúde do município de São Bernardo do Campo, São Paulo. Procurou-se identificar analisadores do processo de pesquisa que potencializaram a análise da experiência dos gerentes, mapear potências que aquele espaço de Educação Permanente produziu na prática dos participantes da pesquisa, como também refletir com as experiências dos coordenadores neste processo. Foram utilizados encontros grupais com coordenadores de Unidades Básicas de Saúde, como dispositivos para criação de espaços de discussão, com intuito de produzir análises e reflexões da prática na gestão destas Unidades Básicas de Saúde, a partir das Oficinas de Educação Permanente, ocorridas no período de 2014 a 2016, das quais participaram. Apoiados no referencial teórico da Análise Institucional, pudemos utilizar alguns conceitos para a análise dos dados produzidos. Foi possível verificar que o espaço da Educação Permanente em Saúde foi potente e possibilitou para os coordenadores oportunidades de reflexão sobre seu modo de fazer gestão; conhecimento de outras formas de construção de processos de trabalho; aproximação a outros conceitos teóricos e práticos na gestão da Atenção Primária em Saúde; conhecimento de novas experiências trazidas pelo moderador e outros colegas; construção de ferramentas para a gestão das unidades. Porém, de acordo com os coordenadores participantes desta pesquisa, houve pouco espaço de escuta das reflexões e análises que surgiam ao longo do processo de Educação Permanente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Por um gesto de leitura materialista dos conceitos da Avaliação em Saúde no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Gasparini, Max Felipe Vianna [UNIFESP]; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; Barbosa Filho, Fábio Ramos; http://lattes.cnpq.br/4350854052243669; http://lattes.cnpq.br/6869345414404363; http://lattes.cnpq.br/5164267918387599; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Avaliação em Saúde no Brasil, mais especificamente no âmbito da Saúde Coletiva, tem se constituído enquanto uma prática social que se busca científica a partir de formulações conceituais que operam em e a partir de discursividades específicas. Os conceitos em operação no seu discurso são constructos historicamente determinados, cujos efeitos de sentido constituem as bases que regulam aquilo que é possível e aceitável na prática dita sistemática da avaliação. Partindo de um gesto de leitura materialista e estabelecendo uma questão inicial de investigação acerca da discursividade dos conceitos da Avaliação em Saúde no Brasil, esta tese tem como objetivo contribuir para uma apreensão crítica deste subespaço da Saúde Coletiva, compreendendo o funcionamento ideológico de sua enunciação. Para tanto, direcionamos nosso gesto de leitura materialista em quatro direções: primeiro, à forma como a história da avaliação é contada por meio da sucessão de abordagens e normas, e que constituem uma compreensão não histórica de seu desenvolvimento; segundo, para um período histórico específico, definido em função de acontecimentos já mapeados e registrados que nos parecem fornecer pistas nas quais podemos seguir para compreender aspectos da discursividade da Avaliação em Saúde no Brasil, buscando analisar suas determinações; terceiro, na análise da relação da avaliação com indicadores sociais, dada a força de evidencia com a qual os indicadores se impõem como natural na produção científica da área; e quarto, abordando o conceito de qualidade de Avedis Donabedian a partir das determinações históricas que marcaram o contexto de publicação de sua obra seminal. Compreender a formação do discurso conceitual em torno da prática social da Avaliação em Saúde Coletiva no Brasil e, assim, compreender o funcionamento ideológico de sua enunciação, buscando contribuir para que a Avaliação em Saúde não seja instrumentalizada ideologicamente, constitui a mais modesta contribuição desta tese.
- ItemSomente MetadadadosAs questões da saúde bucal na estratégia de saúde da família em um território vulnerável de Cubatão/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-09-20) Barbosa, Pamela [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aimed to understand and problematize the performance of the Health Team In the Family Health Strategy, in areas of social vulnerability from the intense insertion of the researcher in the routine of the Caraguatá Island service, with some visits to the Fisherman's Village, focusing on the reception and establishment of links within the team, and between them and the community. Through research ethnographic study with records in Field Diaries, we observed the experiences and perceptions that the researcher came to have on the daily life, complemented by the narrative of oral history of the local dental surgeon. The methodology is understood as the approach to reality, and allows the subjectivity of the researcher and the in the construction of knowledge, which results in approach to the historicity and culture of the field of study. The process of reflections on the social and individual manifestations of the subjects relation to the meanings given to oral health, since it is understood that the illness takes place from elements that configure the meanings of things to people. It can be verified that, the dental loss is naturalized among the citizens, however, according to the literature, it is known that it is not natural, but production social, cultural and historical context that subjectively interferes with the subject who suffers it. Being Thus, it is necessary to understand that oral problems interfere with the quality of and the promotion of oral health needs to be centered on the construction of enabling new meanings to be associated with well-being and establishing a balance between biological and socio-psychological aspects of health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Visitas domiciliares em saúde mental: uma perspectiva dos usuários, trabalhadores e familiares(Universidade Federal de São Paulo, 2012-04-24) Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6869345414404363; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo investiga a articulação entre os CAPS-Leste (Centro de Atenção Psicossocial) e a UBS-Promissão (Unidade Básica de Saúde do Bairro Promissão), especialmente as Visitas Domiciliares, tanto a partir da equipe de profissionais da Saúde Mental e da Atenção Básica que as realizam, quanto dos usuários e familiares que são seus beneficiários, no Bairro Promissão da cidade de Diadema/SP. A estratégia metodológica, cujo referencial se apoiou em elementos da pesquisa participante, se concretizou principalmente por meio de observação participante, em realização de acompanhamento sistemático a reuniões, Visitas Domiciliares e grupos de orientação. A análise do trabalho de campo permite apontar que, apesar de ser recente a proposta de articular os serviços de Saúde Mental e Atenção Básica no território em Diadema/SP, as Visitas Domiciliares, as ações no território e as reuniões entre equipes surgem como estratégias interessantes na aproximação dos profissionais e na elaboração de estratégias que se proponham atender os usuários numa perspectiva da integralidade e da intersetorialidade. Todavia, a complexidade e os desafios que estão postos às demandas da atenção ao usuário da saúde mental e seus familiares no território, bem como à gestão e organização do trabalho, ao trabalho interprofissional das equipes e interesses profissionais influenciam diretamente as intervenções e oferecem impasses quando na perspectiva de concretizar princípios e diretrizes das políticas públicas de saúde.