Navegando por Palavras-chave "Cognition and aging"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos agudos de diferentes protocolos de exercício resistido sobre a função cognitiva em idosos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-16) Dumbá, Izadora Borges [UNIFESP]; Gomes, Ricardo José [UNIFESP]; Borges, Mariana Eiras [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2967870697533392; http://lattes.cnpq.br/2738281530091229; http://lattes.cnpq.br/4177761237814349; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O aumento da população mundial de idosos tem ocorrido de forma acelerada nas últimas décadas. Simultaneamente a este crescimento populacional, estima-se um quadro de prevalências de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao envelhecimento, que refletem negativamente na autonomia, independência e qualidade de vida destes indivíduos. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos agudos de diferentes protocolos de exercício resistido, sobre a função cognitiva em idosos. Participaram da amostra nove idosos de ambos os sexos com idade de 65.11±5.03 anos, que foram submetidos a uma sessão dos protocolos de exercício resistido simples e resistido composto, realizados em intensidade moderada. A pesquisa tem abordagem quantitativa, sendo a coleta de dados mediada pelos testes de Recordação Livre de Palavras, Atenção Concentrada de Toulouse-Pierón e Dígitos Diretos e Inversos WAIS-III para análise da função cognitiva. Foram aplicados os testes de função cognitiva nos momentos basais e pós-intervenções. O estudo não apresentou diferenças significativas sobre os parâmetros analisados: memória, atenção e função executiva. O resultado pode ser explicado em parte pela caracterização da amostra, ambiente de coleta e intensidade de intervenção. São necessários mais estudos que contemplem os diversos protocolos de exercício resistido e as variáveis de dose-resposta dos mesmos, em populações sedentárias ou com desempenho cognitivo inferior, para compreender mais profundamente os efeitos do exercício resistido agudo sobre a função cognitiva.