Navegando por Palavras-chave "Classe social"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acesso e permanência no ensino superior: perfil dos alunos da área da saúde no Vale do Ribeira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-24) Monma, Aline Tatiane Almeida [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/6834320490284164; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Vale do Ribeira é uma região muito rica em biodiversidades, porém seus índices socioeconômicos são os mais baixos do Estado de São Paulo. Na região há somente uma faculdade presencial na área da saúde, que funciona durante o período noturno. O projeto objetivou compreender a possível influência dos aspectos socioeconômicos e da formação prévia no ensino médio com a permanência no ensino superior, dos estudantes matriculados nos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior privada, situada no Vale do Ribeira. Teve como objetivos específicos: caracterizar o perfil socioeconômico dos estudantes matriculados nos cursos da área da saúde; explorar junto aos estudantes aspectos de sua formação prévia no ensino médio e sua relação com a permanência no ensino superior; e conhecer e compreender os aspectos dificultadores para permanência dos estudantes no ensino superior. Método: a investigação foi do tipo exploratório descritivo, transversal com abordagem qualitativa. Teve como instrumentos o questionário socioeconômico e a entrevista semiestruturadas, as coletas de dados foram realizadas após o aceite do termo livre esclarecido. Os resultados encontrados evidenciaram as dificuldades enfrentadas no ensino superior devido a baixa qualidade do ensino médio e a baixa renda socioeconômica, porém esses fatores não foram relevantes para a desistência do curso. O fator Motivação foi o mais relatado para a permanência dos discentes para a permanência no ensino superior. As informações obtidas no estudo trouxeram indicadores para proposição de estratégias que podem melhorar o acolhimento e aprimorar a permanência dos discentes e conclusão do curso de graduação.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação de um programa de educação em asma para adultos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Oliveira, Maria Alenita de [UNIFESP]; Fernandes, Ana Luisa Godoy [UNIFESP]Sao apresentados dois estudos onde avaliamos a efetividade da implantacao de um programa de educacao em asma para adultos em uma populacao com nivel socio-economico desfavoravel e comparamos este programa de educacao com um atendimento especializado usual para determinar se o programa apresentaria diferencas nos parametros de morbidade, de funcao pulmonar e qualidade de vida dos asmaticos. 1.1 ESTUDO CLINICO 1 Neste estudo desenvolvemos um programa de educacao em asma para adultos com nivel socio-economico desfavoravel , para avaliar parametros clinicos, funcionais e de qualidade de vida pre e pos a intervencao educacional aplicado num ambulatorio de asma especializado (UNIFESP). O programa tinha duracao de seis meses e durante as sessoes eram dadas informacoes sobre asma, nocoes sobre medicacoes de alivio e prevencao, fatores desencadeantes e profilaxia ambiental, como reconhecer que a asma estava fora de controle, alem do treino da tecnica correta do uso do aerossol Apos seis meses houve reducao significante dos parametros de morbidade com reducao do numero de visitas ao pronto-socorro (p=O,O3) e do numero de hospitalizacoes por asma (p=O,03), melhora da funcao pulmonar (p=O,O3) e da qualidade de vida (p=O,OOOO) quando comparado aos valores previos a intervencao educacional. Avaliacao de um programa de educacao em asma para adultos 1.2 ESTUDO CLINICO 2 Em um segundo estudo, foi elaborado um protocolo de avaliacao de forma aleatoria e controlada, com duracao de seis meses para comparar o atendimento no ambulatorio especializado de asma isolado ou associado com uma intervencao educacional em parametros de morbidade, de aprendizado e qualidade de vida. A avaliacao foi feita pre e pos a intervencao nos dois grupos . Os doentes do grupo educacao participavam de um programa que incluia informacoes sobre asma, medicacoes de alivio e prevencao , como reconhecer que a asma estava fora de controle, fatores desencadeantes e profilaxia ambientar , alem de instrucoes sobre o uso adequado de medicacao e da tecnica correta do uso do aerossol . O grupo controle foi submetido ao cuidados rotineiros do ambulatorio especializado, No final do programa, foi observado que no grupo educacao quando comparado ao controle apresentou maior reducao do numero de visitas ao pronto-socorro por asma (p=O,O3), reducao dos sintomas noturnos (p=O,O4) , menor escore de sintomas(p=O,O4) e melhor qualidade de vida (p=O,OOO5). Os doentes do grupo educacao tambem ...(au)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eventos vitais estressores e lesão renal aguda em centros de terapia semi-intensiva e intensiva(Sociedade Brasileira de Nefrologia, 2012-03-01) Diniz, Denise Para [UNIFESP]; Marques, Daniella Aparecida [UNIFESP]; Blay, Sergio Luis [UNIFESP]; Schor, Nestor [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUCTION: Several studies point out that pathophysiological changes related to stress may influence renal function and are associated with disease onset and evolution. However, we have not found any studies about the influence of stress on renal function and acute kidney injury. OBJECTIVE: To evaluate the association between stressful life events and acute kidney injury diagnosis, specifying the most stressful classes of events for these patients in the past 12 months. METHODS: Case-control study. The study was carried out at Hospital São Paulo, in Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) and at Hospital dos Servidores do Estado de São Paulo, in Brazil. Patients with acute kidney injury and no chronic disease, admitted to the intensive or semi-intensive care units were included. Controls included patients in the same intensive care units with other acute diseases, except for the acute kidney injury, and also with no chronic disease. Out of the 579 patients initially identified, 475 answered to the Social Readjustment Rating Scale (SRRS) questionnaire and 398 were paired by age and gender (199 cases and 199 controls). RESULTS: The rate of stressful life events was statistically similar between cases and controls. The logistic regression analysis to detect associated effects of the independent variables to the stressful events showed that: increasing age and economic classes A and B in one of the hospitals (Hospital São Paulo - UNIFESP) increased the chance of a stressful life event (SLE). CONCLUSIONS: This study did not show association between the Acute Kidney Injury Group with a higher frequency of stressful life events, but that old age, higher income, and type of clinical center were associated.
- ItemSomente MetadadadosA expressão da desigualdade social na mortalidade infantil, no município do Embu(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Ventura, Renato Nabas [UNIFESP]; Oliveira, Eleonora Menicucci de [UNIFESP]O objetivo deste trabalho foi construir uma explicacao processual, a luz das classes sociais, para o comportamento da mortalidade infantil no municipio do Embu, estabelecendo uma sintese explicativa para o fenomeno, dentro do marco conceitual da desigualdade social e propondo formas de enfrentamento do problema por meio de acoes de Saúde Publica. E um estudo que se da no campo da medicina e busca outras abordagens, como a das Ciências humanas, em especial a da sociologia, atraves da utilizacao de uma abordagem quantitativa e qualitativa referenciada numa concepcao metodologica denominada paradigma emergente, que se contrapoe ao modelo de racionalidade da Ciência moderna. Parte de um estudo realizado em 1996, que avaliou os diferenciais intra-urbanos atraves da construcao de indicadores compostos para estudo das condicoes de vida nas diferentes areas do municipio e agrega um segundo estudo que utilizou a realizacao de entrevistas fechadas as familias das criancas que faleceram antes de completar um ano de vida, residentes no Embu, nos anos de 1996 e 1997, construindo, com os dados obtidos de fonte secundaria (declaracoes de obito) e de fonte primaria (entrevistas dos dois estudos), categorias analiticas, segundo o lugar que a familia ocupa na estrutura produtiva e as condicoes de reproducao social. Mostrou, apos a analise das categorias - condicoes de vida, trabalho e renda, escolaridade, cenario reprodutivo, acesso a servicos de Saúde, condicoes do meio ambiente - que a forma de ocorrencia dos obitos no primeiro ano de vida e uma expressao das desigualdades sociais que surgem em decorrencia da divisao social do trabalho, da dominacao do capital sobre o trabalho e agravadas pelas condicoes economicas e sociais determinadas pela hegemonia neoliberal. E por fim, discute que o entendimento das inter-relacoes que envolvem o fenomeno da mortalidade infantil tem o objetivo de politizar o enfrentamento do problema, devendo considerar as diferentes oportunidades de acesso aos bens e servicos de cada classe social e, propoe uma intervencao de carater intersetorial e interdisciplinar, como forma de minorar os efeitos da desigualdade, em contraposicao as politicas de focalizacao que visam, unicamente, a diminuicao do coeficiente de mortalidade infantil
- ItemAcesso aberto (Open Access)The expression of vulnerability through infant mortality in the municipality of Embu(Associação Paulista de Medicina - APM, 2008-09-01) Ventura, Renato Nabas [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]; Silva, Nilza Nunes da [UNIFESP]; Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP]; Oliveira, Eleonora Menicucci de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CONTEXT AND OBJECTIVE: Infant mortality expresses a set of living, working and healthcare access conditions and opens up possibilities for adopting interventions to expand equity in healthcare. This study aimed to investigate vulnerability and the consequent differences in access to health services and occurrences of deaths among infants under one year of age in the municipality of Embu. DESIGN AND SETTING: This was a descriptive study in the municipality of Embu. METHODS: Primary data were collected through interviews with the families of children living in the municipality of Embu who died in the years 1996 and 1997 before reaching one year of age. Secondary data were obtained from death certificates. The variables collected related to living conditions, income, occupation, prenatal care, delivery and the healthcare provided for children. These data were compared with the results obtained from a study carried out in 1996. RESULTS: Statistically significant differences were found with regard to income, working without a formal employment contract and access to private health plans among the families of the children who died. There were also differences in access to and quality of prenatal care, frequency of low birth weight and neonatal intercurrences. CONCLUSIONS: The employment/unemployment situation was decisive in determining the degree of family stability and vulnerability to the occurrence of infant deaths, in addition to the conditions of access to and quality of healthcare services.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2008-02-01) Farias, Roberta Jansen De Mello [UNIFESP]; Sousa, Luciene Barbosa De; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Hospital Oftalmológico de SorocabaABSTRACT Penetrating keratoplasty has been the leading and the most successful type of transplant in the world, however corneal deficiency is a commom problem usually presented to corneal surgeons. PURPOSE: Impact evaluation of the number of corneal graft donations to the Sorocaba Eye Bank after the implementation of a corneal graft procurement system; to draw the socioeconomic profile of corneal graft donors of the Sorocaba Eye Bank (SEB). METHODS: Retrospective study on donations to SEB from its creation and after the development of media marketing. Prospective analysis of the socioeconomic profile of corneal graft donors by a questionnaire sent as letters to the families of the donors in a certain month. RESULTS: SEB began its work in 1971 by spreading need of organ donation through lectures in churches, shopping malls, community meetings, radio programs, television programs, etc. In the 70s, the number of retrieved corneal grafts was 1 or 2/month. Between 1984 - 1989 a procurement coordination team was trained to act in mortuaries and by 2000 they also began to work in public hospitals. In 1984 only 260 corneal grafts were retrieved. This number has been increasing to 2,778 corneal graft donations in 2004. The questionnaire was answered by 76 of the 93 donor families, with a response rate of 81.7%. Donor age had a mean of 65.1 ± 14.7 y/o, forty-two (55.3%) were men. Educational level of the donor families was an important factor for organ donation, once 36.8% had concluded high school and 34.2% completed university. The great majority, sixty-three (82.9%) of the corneal grafts were donated through the efforts of the procurement coordination team. CONCLUSION: The role of the media and institutional credibility are mandatory for public commitment to organ donation. The proficiency of the procurement coordination team requires intensive training, as the results show that 82.9% donations were made thanks to their efforts.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O magistério como opção de carreira: um estudo sobre os fatores contributivos para a escolha do curso de Pedagogia em uma universidade pública(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-11) Yada, Jackeline Kyoko [UNIFESP]; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem por tema o exercício da docência com foco na escolha profissional. O objetivo é investigar fatores sociais relacionados à escolha do curso de Pedagogia por alunos de graduação. As questões que norteiam a pesquisa são: “quais fatores relacionados à origem, trajetória e posição social contribuem para escolha do magistério como profissão? Por que a opção pelo ingresso em uma universidade pública? Qual o perfil dos ingressantes no curso de Pedagogia da universidade pesquisada?”. A hipótese é que a escolha profissional dos agentes está relacionada ao posicionamento social, que diz respeito às condições objetivas de vida, que se incorpora aos indivíduos como um habitus, que por sua vez é em grande parte responsável pelas escolhas realizadas nas trajetórias escolares. Para a fundamentação teórica recorre-se aos conceitos de capital cultural, classe social e habitus de Pierre Bourdieu, por esses contemplarem aspectos relacionados aos processos formativos aos quais o agente social está submetido em seu trajeto social. Nesta pesquisa foram utilizadas duas fontes de dados: Questionário socioeconômico respondido pelos alunos ingressantes no curso de Pedagogia no ano de 2014 e entrevistas semiestruturadas com dez alunas do curso que estudam nos turnos vespertino e noturno. Os resultados apontam para regularidades no grupo de alunos no que diz respeito à origem social, ao estilo de vida e às condições de vida e de existência, que contribuiriam com a escolha profissional por eles realizada. A representação da docência, na dimensão simbólica, se expressa em determinadas regularidades estruturantes no grupo de estudantes, como no amor e cuidado misturados com o trabalho específico da docência, na disposição em se dedicar a um trabalho socialmente desvalorizado e na crença na posse de determinado dom ou destinação para ser professor. Trata-se de alunos com famílias que, assim como eles, valorizam o fato de estudarem em uma universidade pública, mas que muitas vezes gostariam que seus filhos estudassem em um curso de maior prestígio social, que propiciasse maior retorno financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conceito de classes no cinema de horror brasileiro: uma leitura marxista do filme “À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)” de José Mojica Marins, o Zé do Caixão(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07) Silva, Herbert Henrique Pereira; Rovai, Mauro Luiz; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567A proposta deste trabalho é analisar o filme A Meia-Noite Levarei Sua Alma (Brasil, 1964, P&B, 84 minutos), dirigido por José Mojica Marins, utilizando como metodologia a análise interna da obra e como principal referência teórica o livro SOCIOLOGÍA DEL CINE: La Apertura para la Historia de Mañana, de Pierre Sorlin sobre a sociologia do cinema e o livro O Discurso Cinematográfico: a Opacidade e a Transparência de Ismail Xavier sobre a linguagem cinematográfica. A nossa hipótese é a de que seria possível identificar elementos sociológicos presentes na referida obra de José Mojica Marins, em particular, a noção de luta de classes, conforme proposta por Karl Marx e Friedrich Engels. Além disso, este trabalho pretende apontar o caráter formativo presente no cinema, especialmente na percepção dos recortes de classe, dando relevo a uma dupla consideração acerca do cinema, como produto cultural e como entretenimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Para além do The Making. A formação do conceito de classe social na obra de E. P. Thompson (1965-1991)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-08) Silva, Thatianne; Biondi, Luigi; http://lattes.cnpq.br/8982557411289179; http://lattes.cnpq.br/6879278997911065A discussão sobre o conceito de classe trabalhadora tem sido objeto de atenção de importantes estudiosos marxistas. As notas inacabadas de Marx sobre o assunto estimularam discussões acaloradas sobre a definição do conceito. E. P. Thompson desde a década de 1960 até os anos 1990 procurou contribuir na definição de classe trabalhadora em termos históricos, a partir dos pressupostos marxianos, inaugurando uma forma original de se pensar sobre o conceito. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo realizar uma breve síntese de sua teoria de classe social buscando ressaltar os principais elementos sociais e culturais evidenciados na análise do autor sobre o tema e demonstrar a forma como o conceito de classe e as evidências empíricas se relacionam e se transformam ao longo de sua pesquisa histórica. Em um primeiro momento, buscou-se identificar na vida pessoal e política do autor os principais elementos que influenciaram suas escolhas intelectuais; em um segundo momento, foi realizada uma breve incursão teórica a respeito do conceito de classe trabalhadora tratando, sucintamente, a respeito da metáfora da base/superestrutura e, por fim, buscou-se demonstrar como as escolhas teóricas do autor se relacionaram com suas pesquisas históricas acerca do século XVIII na Inglaterra, evidenciando os temas a respeito do novo ritmo de trabalho na consolidação do capitalismo industrial; o conflito entre gentry e plebe; a rough music e a venda de esposas como rituais importantes de equilíbrio social da cultura plebéia; e as lutas de classes do período entre os pobres e a classe dominante. O levantamento de textos foi feito mediante o mapeamento de dossiês brasileiros sobre a vida e obra de Thompson e consulta em bancos de dados como o Scielo, JSTOR e Project Muse, além do acesso aos artigos do autor publicados em coletâneas. Por meio das leituras, constatou-se que a proposta da abordagem thompsoniana é entrever as lutas de classes em um momento no qual a formação da classe ainda não havia sido realizada. Portanto, para compreender o conceito de classe é imprescindível a reflexão sobre luta de classes, consciência de classe, além de um forte senso de história como processo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Patterns of alcohol use among Brazilian adolescents(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2010-09-01) Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Sanches, Marcos; Zaleski, Marcos [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]; Caetano, Raul; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Ipsos Reid; University of Texas SouthWesternOBJECTIVE: To describe patterns of alcohol consumption by adolescents in Brazil. METHOD: From November 2005 to April 2006, a sample composed of 661 subjects aged between 14 to 17 years was rigorously selected in Brazil using a multistage probabilistic method to represent the profile of the adolescent Brazilian population. RESULTS: 34% of Brazilian adolescents drink alcoholic beverages. The mean age of drinking initiation was 14 years of age. Older adolescents, as well as those living in the southern part of Brazil, those who are not attending school and those who are working, and black individuals and those with personal income reported a higher frequency of drinking. Socio-demographic factors such as gender, income bracket, family income and student status do increase the amount of alcohol consumed. Males report a higher frequency of binge drinking than females. Moreover, more than half of the males that had drunk in the previous year reported having engaged in binge drinking on at least one occasion. Beer represents approximately half of all the drinks consumed by adolescents. There was no significant difference between genders in the kind of alcohol consumed. DISCUSSION: Among adolescents who drink, the consumption of several drinks is frequent. Alcohol consumption varies from region to region, social economic status (including self-generated income) and age. These findings are discussed in light of their importance for the development of alcohol prevention policies in Brazil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O sujeito n(d)a saúde coletiva e pós-modernismo(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2001-01-01) Lacaz, Francisco Antonio de Castro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Taking into account the influence of postmodernist approach in the academic production of social medicine and collective health in the last years, when the importance of authors like Michel Foucault is remarkable; one intend to dialogue with that kind of production specially because the so-called end of man as the subject of History; and because the importance of the categories discourse, gender, ethnic, sexuality, in consequence of searching new identities and fragmentation of reality introduced by that approach, in order to counteract the idea of totality brought by the Marxist approach. The goal is to rescue the idea of subject updating the notion and the concept of social class, in a totality perspective, considering the world reality marked by the globalization, as the imposed on model that must be faced by a strategy that overcome the fragmented reality as it is seeing by the postmodernist agenda and rescue to the scene the social classes, updated in a globalized capitalism, while the subject inside the social thinking in (of) the collective health.
- ItemSomente MetadadadosUnidade móvel cirurgia de oftalmologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Ventura, Marcelo Carvalho [UNIFESP]; Brandt, Carlos Teixeira [UNIFESP]Introdução: A distribuição assimétrica de oftalmologistas, no Brasil, tem estimulado o desenvolvimento de projetos assistenciais para áreas críticas. A Fundação Altino Ventura desenvolve um projeto externo que prestar assistência oftalmológica nessas áreas, com sucesso. Objetivos: Avaliar o custo/eficiência do atual projeto externo de cirurgia de catarata da Fundação Altino Ventura (FAV) e propor um modelo alternativo a ser realizado em Unidade Oftalmológica Móvel Cirúrgica (UOMC). Métodos: Foram selecionados, para análise de custo/eficiência, os dados do relatório do Projeto Externo de 2002 do Mutirão de Catarata, da Unidade Móvel Oftalmológica Clínica da FAV. Para análise de custo/eficiência na sede da Instituição, foram analisados os dados do setor de faturamento da Instituição. Para análise dos custos de investimentos na UOMC foram usados os dados do prestação de contas da FAV para o Rotary Clube de Recife. Resultados: A eficiência na sede da FAV foi maior do que a do projeto externo, traduzindo-se por um maior número de cirurgias realizadas em relação às cirurgias indicadas (86,3 por cento versus 68,1 por cento XZ = 7,578 - p = 0,0059). O valor do investimento inicial na UOMC foi de R$ 715.433,75. A estimativa do custo médio da cirurgia de catarata foi maior na UOMC, quando comparada com o custo da mesma cirurgia no projeto externo e na sede da FAV (R$ 549,00 versus R$ 526,00 versus R$ 425,00, respectivamente). Discussão: Apesar do aumento do custo da cirurgia em relação aos projetos externos fixos da FAV, e o investimento inicial da UOMC ser muito alto, o valor agregado para população de baixa renda das cidades do interior, justificam a existência do Projeto. Até porque, o lucro de cada cirurgia realizada na sede da FAV compensaria o prejuízo da cirurgia realizada na UOMC. Além do mais, a não utilização de unidades hospitalares do governo seria uma economia importante para o SUS