Navegando por Palavras-chave "Clarice Lispector"
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- ItemEmbargoA carne infinita do mundo: o entre Clarice e Yoga(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-06) Oyakawa, Karoline de Oliveira [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/6667033016129459; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No livro A Paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, a personagem G.H. ao dirigir-se ao quarto da empregada, chega ao seu deserto como o espírito transformado em camelo, cansada e impotente. Mas é no quarto vazio que ela se depara com uma barata e este encontro a fará sentir uma tremenda desestabilização dando início à dissolução de sua forma. É nesse momento de perder-se em que ela se encontrará e a vida antes negada passará a ser afirmada. Esse processo vivido pela personagem se assemelha a experiência de samādhi do yogin. Apesar de o livro tratar da narração póstuma de um acontecimento e suas reverberações na personagem, é possível traçar uma paralela ao caminho do yoga: G.H. e o yogin parecem compartilhar uma jornada em comum, a da libertação. Para ela será a liberação de uma vida humanizada demais, uma vida de excessivos contornos e decadente. Para o yogin trata-se de kaivalya, a liberação em vida. O yoga, que embora possa pregar certa renúncia à vida na busca pela liberação do espírito, é um tanto paradoxal e pode proporcionar também um modo mais afirmativo de se viver. G.H. e o yogin, ao permitirem a dissolução do Eu, renascerão com uma nova percepção de si e da realidade e prontos para trilharem seus próprios caminhos e inventarem suas verdades. A liberação para ambos, longe de significar o fim, a morte, dará início a uma vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O discurso candidiano na amplificação de Clarice Lispector(Dr. Eduardo Lopes Piris, 2021-04-30) Correa, Bruna Camargo; http://lattes.cnpq.br/3758792653112490A crítica literária é um discurso persuasivo que visa louvar ou censurar, assumindo, portanto, relevância para com o sucesso (ou não) de novos escritores na literatura prestigiada. Com base nisso, este texto considera como objeto de análise a crítica literária “Perto do coração selvagem”, escrita por Antonio Candido e publicada em 1944, no jornal Folha da Manhã, sobre a estreia literária de Lispector. O objetivo principal é mostrar os recursos retóricos mobilizados para amplificar o caráter virtuoso de Clarice Lispector. Entende-se que compreender a persuasão da crítica literária é fundamental para formação do leitor, já que tal discurso tem o poder de conduzir o leitor à obra. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Retórica (ARISTÓTELES, 2015) e da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014; MEYER, 2007; EGGS, 2008; FERREIRA, 2010; FIORIN, 2015; TRINGALI, 2014), com ênfase no gênero epidítico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Figurações do Neutro em Água Viva, de Clarice Lispector(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-30) Firmino, Mislene das Neves; Costa, Leila de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1268080118888867; http://lattes.cnpq.br/4237349388899692O presente trabalho visa, além de estabelecer redes interpretativas e analíticas em torno de Água Viva, fomentar a crítica literária da obra escrita e publicada pela primeira vez em 1973 por Clarice Lispector, poucos anos antes de sua morte. A fim de mergulhar no universo sensorial da escritora, propomo-nos a observar a tentativa e a realização de uma transformação em curso durante o fazer da obra: uma escrita que passa de pessoal a impessoal (ou ao que disso mais se aproxima). Processo editorial que se baseia em cortes e reduções, principalmente no que diz respeito a trechos ou a índices autobiográficos. Serão principalmente mobilizados os motivos conhecidos sob as denominações de “Neutro”, de “escrita branca” ou, ainda, de “escrita de grau zero”, ambas propostas e discutidas por Roland Barthes ao longo de seu percurso como pesquisador e professor. Será um de nossos objetivos analisar de que forma esses conceitos são abordados em diferentes obras, em O grau zero da escrita (1953) e em O Neutro (2002), por exemplo; e como essas perspectivas se modificam no decorrer do tempo. Tentaremos, sobretudo, analisar se há, de fato, nuances de Neutro na obra Água Viva, e, se sim, por meio de que figuras ele se faz presente. Ainda: será convocado aquele motivo que encena a morte do autor a partir de Barthes, além da discussão acerca do papel do leitor na obra publicada em 1973.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Percurso da aprendizagem, ou pela dor, ou pelo prazer, em personagens femininas de Clarice Lispector(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-01) Pinheiro, Cynthia Rejane da Silva [UNIFESP]; Silva, André Luiz Barros da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999046768714295; http://lattes.cnpq.br/4571372749741478A presente dissertação analisa comparativamente o percurso da aprendizagem ou por meio da dor, ou por meio do prazer, em duas obras da autora brasileira Clarice Lispector, buscando laços de aproximação ou distanciamento. Nesta pesquisa são apresentados alguns conceitos relevantes acerca da interface da literatura comparada, literatura brasileira, fundamentos psicanalíticos, filosóficos e feministas, bem como algumas outras obras da autora para estabelecer vasos comunicantes com o objetivo geral desta pesquisa, que visa identificar os processos demarcados por meio dos conflitos internos desencadeados pelo processo de aprendizagem nas personagens femininas e suas possíveis representações, sendo as personagens Lóri, do romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Macabéa, da novela A hora da estrela (1977).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatório Científico Final- Candido sobre Clarice: a retórica do crítico na construção do ethos da escritora(Não há, 2021-03-10) Correa, Bruna; http://lattes.cnpq.br/3758792653112490Este relatório objetiva expor o desenvolvimento da pesquisa de Iniciação Científica "Candido sobre Clarice: a retórica do crítico na construção do ethos da escritora" (nº processo FAPESP: 2019/22313-7).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatório Científico Parcial - A retórica de Candido: o despertar das paixões na estreia literária de Clarice(Não há, 2021-09-10) CORREA, Bruna Camargo; http://lattes.cnpq.br/3758792653112490Em vista de a crítica literária ser um discurso persuasivo de ordem epidítica, sabe-se que para o leitor ser conduzido à obra, é preciso que o crítico não só se apresente como um orador dotado de credibilidade, mas também desperte paixões nos leitores. Este projeto pretende dar continuidade ao estudo da produção persuasiva no discurso crítico literário, o qual buscou analisar a construção dos ethé de Candido e de Clarice bem como a constituição do discurso epidítico. A proposta agora é refletir sobre o funcionamento persuasivo do pathos no discurso crítico literário. Justifica-se este estudo, considerando-se que a herança crítica pode nos oferecer uma compreensão histórica-literária muito rica de um determinado escritor, além disso, no que se refere aos pressupostos da Retórica, perspectiva adotada, uma análise retórica deve considerar as três provas: ethos, pathos, logos. Como o estudo anterior priorizou o ethos e o logos, neste projeto, pretende-se contemplar o pathos. Para isso, mantém-se como objeto de análise a crítica literária “Perto do coração selvagem”, publicada pelo crítico literário Antonio Candido em 1943, no jornal Folha da Manhã, sobre a estreia literária da escritora modernista Clarice Lispector. Objetiva-se investigar, por intermédio do logos (seleção lexical, argumentos, figuras e lugares), quais e como as paixões são despertadas pelo discurso epidítico em questão. O estudo parte da hipótese de que a mobilização de paixões positivas no discurso epidítico podem explicar a adesão do auditório. Dessa forma, a pesquisa fundamenta-se no arcabouço teórico da Retórica (ARISTÓTELES, 2015) e da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014; MEYER, 2007; FERREIRA, 2010; FIORIN, 2015; TRINGALI, 2014), com foco na concepção de pathos, conceito que, segundo entendemos, contribui para se compreender o processo de persuasão no discurso crítico-literário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatório Científico Parcial - Candido sobre Clarice: a retórica do crítico na construção do ethos da escritora(2020) CORREA, Bruna Camargo; http://lattes.cnpq.br/3758792653112490O presente relatório tem por objetivo apresentar o desenvolvimento da pesquisa de Iniciação Científica "Candido sobre Clarice: a retórica do crítico na construção do ethos da escritora" (nº processo FAPESP: 2019/22313-7).
- ItemAcesso aberto (Open Access)A retórica de Candido na construção de si e de Clarice(Prof. Dr. Kennedy Cabral Nobre, 2020-07-21) Correa, Bruna Camargo; http://lattes.cnpq.br/3758792653112490
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tensionamentos entre a prosa e a poesia em "Água Viva", de Clarice Lispector(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-29) Oliveira, André Matos de; Ricieri, Francine Fernandes Weiss; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768943D8&tokenCaptchar=03AGdBq26-PBZj8rz4cL3lGFkgoXD6wnTG40Nz3tU7FlbCL3cayKkhsMq-DuUWDf6tUp_L_OwPE1ybnTHd_ReUiof2aSZVCPGtsSsCVv3VgpyMGgap2bEPOpru7Tu-x1_1Pa1PXb_-MxwHt-tVJdRKsogg15226YIGOEizUmsoFn8A5B5WINPKsBZIIbKPzjuB3Mq6R-58-glCugLsGFT-VoyFL4aboz-nAqhQzZjg2i-mBfn21PZ14pQV4CIU0epdkZV4LNE_n9jela0mDEilNPQjF8fxr_6eFRWUuZU6bKhvhDfkeBYE5dUE5NLOjK-bUKyuZZXPQ9A7zjLSz9L45zqxdk1sTB80IYPjzVf8uAr956YBZkW4RSuJ_p7Ha6iSTJ8c9pAlQJ3SYbtPfJoFrw3BK7w1fvPH_4m39mFS1dGGWYcsUGBD4IxgEbOfJyu3NuTGB4TTvbL3Ps76CRB0AJZ4FrsSCPM-lw; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8012753Z6&tokenCaptchar=03AGdBq24JnupiUOGBVWhaqdZ4SIE0uu5s32chotlrbrjKjjVyuYEdPPwudjx6tOPRKtVEKJSCmJu_rxChyyXVvSTOjK2b73fSjwA-551jl0VShSlezblSSG1tvpA1_tygwmsFPvd5rwAqcp3O1Hmr7pk85MSasT2nrHkxUBNqFBePWltMImFhmuI-g3RPBD3AR6vpNQ9EYYg2YK45TMMhtl0e_MivxKnSWMRuwU3vJmaK-iMjI-oktRFRFmOJKOsxu5KtrKWrAEFNPR6CBNf9mE2GRv2EXZRPrFSXoaziDkhZg2igUssBPqMETjLKDc86eRro2k-JSfLdgXUY7ijiEsy7uDXAj7tnWt3BBEKUXUi3lgPfMbx7c0qQk7dbNPHHuOV56BXq6fji0nZzvWwGCxX_D7z_77aSmXPWjcNdCGtn4DAgiR1ZjzoWquaaRKHyxTGDGqkoK1CiLXuwtp3uTF9MXEOq0cLbTgEm Água Viva, Clarice Lispector propõe uma ruptura com a forma clássica da narrativa. Nesse livro, através de uma personagem-narradora, a autora radicaliza seu estilo, apresentando características de dissolução do sujeito e, ao mesmo tempo, lança mão de técnicas da prosa e da poesia. Dessa forma, ao explorar recursos do texto poético, ainda que se trate de escritos em prosa, a autora produziu uma obra que talvez possamos entender como narrativa lírica. Paralelamente, existe uma tensão quanto àquilo que tradicionalmente se entende como fronteiras entre subjetividade e referencialidade. O objetivo central desta dissertação é analisar alguns dos aspectos que parecem sustentar a hipótese de uma narrativa lírica e, paralelamente, pensar como tais elementos promovem um deslocamento da referencialidade. A partir dessas reflexões, pretendemos trazer à luz a discussão de outros aspectos presentes no livro, tais como: questões referentes ao endereçamento e ao papel do leitor, dissolução do sujeito narrativo, bem como a problematização dos gêneros literários.