Navegando por Palavras-chave "Cidadania"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Artesãos em Bogotá (1832-1854): resistência e liberalização econômica na República da Nova Granada(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-13) Marçal, Beatriz Nascimento [UNIFESP]; Cavlak, Iuri [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3321727021689564; https://lattes.cnpq.br/4040364513975955O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória política e social dos artesãos em Bogotá entre 1832 e 1854, durante a institucionalização da República da Nova Granada, um período marcado pela liberalização do país em vista da consolidação da emancipação política e da superação dos aspectos coloniais. Neste contexto de disputas políticas entre as classes subalternas e a dominante, os artesãos e a elite crioula se organizaram em torno de seus projetos a fim de atingir seus objetivos em meio a construção do Estado. O projeto político e econômico implementado pela elite crioula nas primeiras décadas do século XIX visava a inserção do país no capitalismo mundial através da agroexportação, eliminação das tarifas alfandegárias e supressão das produções manufatureiras ao mesmo tempo que se pautava politicamente nos ideais nacionalistas de cidadania e igualdade jurídica. No entanto, esses esforços se traduziram como uma retórica eleitoral, considerando que a abolição da escravidão só ocorreu em 1851 e foram estabelecidas constitucionalmente diversas condições que restringiam o sufrágio e o reconhecimento social, portanto, excluindo grande parte da população. A trajetória dos artesãos em Bogotá representa uma luta política e social em torno da defesa de seus interesses econômicos com as produções internas, cidadania e participação política. O protagonismo dos artesãos remonta da independência do país e é fortalecido ao longo da primeira metade do século XIX, pois o setor influenciou gradativamente na opinião pública e nas eleições com a formação de sociedades que visavam o acesso à política institucional, a cidadania e a defesa da produção manufatureira através do protecionismo alfandegário e da manutenção das oficinas em meio a liberalização do país. Com isso, desenvolvimento do dinamismo social ocorreu com a formação de alianças e rompimentos entre os artesãos e a elite crioula de Bogotá de acordo com as insatisfações e tensões sociais, que ao longo das décadas de 1840 e 1850 acarretaram conflitos cada vez mais acentuados nos campos civil e militar até o golpe artesão-militar de 1854.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Autonomia e cidadania: efeitos da participação política na reabilitação psicossocial?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-20) Silva, Raiany Neves [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8786999221233177; http://lattes.cnpq.br/2395839526080413; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O processo em curso da Reforma Psiquiátrica Brasileira é marcado desde o seu início pela ampla participação social de usuários da saúde mental e seus familiares por meio dos movimentos sociais. Com o passar do tempo, a participação social foi incorporada à gestão do Sistema Único de Saúde mediante a participação em duas instâncias colegiadas, a Conferência e o Conselho de Saúde. Com a desmontagem do manicômio, todos os espaços possíveis no território são considerados lugares de cura, incluindo os espaços de participação política, uma vez que a noção de ato terapêutico é transformada e ampliada e a cura é compreendida no sentido de emancipação, autonomia e cidadania ativa. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os espaços de participação política existentes no campo da saúde mental da cidade de Santos/SP e investigar como a participação de usuários dos serviços de saúde mental reflete nos processos de reabilitação psicossocial, com contribuição na ampliação da autonomia e cidadania dessas pessoas. Utilizando a pesquisa qualitativa de abordagem hermenêutica crítica e narrativa, foi realizado um encontro, no qual foi aplicado o instrumento do grupo focal com usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade de Santos que participam de espaços políticos ligados à saúde mental, para fins de produção de dados, e posteriormente produzida uma narrativa que foi validada pelo grupo em um segundo encontro, chamado de momento hermenêutico. Constatou-se a falta de lugares no território onde os usuários da saúde mental possam ter uma participação ativa, que inclua a tomada de decisões, sobressaindo-se nesse sentido o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é visto pelos participantes como um equipamento que não está conseguindo efetivar um fomento à participação dos sujeitos atendidos nele. No que diz respeito aos espaços de participação política ligados à saúde mental, estes estão fragilizados desde antes da pandemia e atualmente enfrentam desafios como dependência da gestão municipal, desrespeito às deliberações, baixa participação ativa e falta de acesso à internet. Desse modo, perante esses desafios e a falta de conquistas de direitos advindas da participação política dos usuários, eles exercem a cidadania na perspectiva da reivindicação do direito a ter direitos e mostram estarem a postos para ocupar lugares de maior potência na sustentação do cuidado em liberdade. Percebeu-se a relevância da construção de lugares que possibilitam a tomada de decisões e a construção de redes sociais amplas onde se torna possível a construção de autonomia e cidadania plena. Nessa perspectiva, a universidade pública se destacou como um lugar privilegiado de inclusão social, sociabilidade, produção de autonomia e construção de novas identidades, incidindo no eixo rede social e no eixo morar/habitar da reabilitação psicossocial, repercutindo terapeuticamente na vida dos participantes de um grupo de extensão voltado para a temática da saúde mental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cursinhos Populares do Alto Tietê: um estudo sobre acesso ao ensino superior e construção da cidadania(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-25) Santos, Saulo Monteiro dos [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/5522390582806919O objetivo geral desta pesquisa é analisar os processos formativos relatados por coordenadores pedagógicos, professores e estudantes de cursinhos populares da região do Alto Tietê, em um contexto de forte presença da teoria do capital humano, uma faceta da pseudoformação que tem direcionado a formação dos jovens para a adequação ao mercado de trabalho. Os cursinhos populares são iniciativas cujo objetivo é viabilizar o acesso ao ensino superior público de qualidade àqueles segmentos tradicionalmente excluídos da sociedade brasileira. Nesse sentido, para além do ensino do conteúdo necessário à realização de processos seletivos para ingresso na Educação Superior, esta pesquisa busca analisar se os cursinhos visam também fortalecer a cidadania e a democracia por meio de maior participação popular. A hipótese que orienta este estudo é a de que os cursinhos populares buscam oferecer tanto uma formação geral ampla, voltada à reflexão crítica sobre a sociedade, quanto um ensino de conteúdos orientados para a aprovação em vestibulares, propósitos muitas vezes contraditórios que encontram limites para a sua realização. Para verificar a validade da hipótese, a pesquisa apresenta inicialmente uma revisão bibliográfica sobre a temática para compreender a atuação dos cursinhos populares na fase atual do capitalismo, o neoliberalismo, visto que diversas reformas no campo da educação têm sido implementadas e afetam essas iniciativas; após a compreensão desse contexto, realizamos o mapeamento e caracterização dos cursinhos populares da região do Alto Tietê, região próxima à capital paulista. Esse mapeamento e caracterização dos cursinhos populares teve por base dois procedimentos de método: 1) a coleta de informações sobre os cursinhos populares no Alto Tietê em diversas mídias e 2) a realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores, professores e estudantes de dois cursinhos da região - o Cursinho Comunitário A-Sol e o Cursinho Popular Maio de 68, situados nos municípios mais populosos do Alto Tietê, Guarulhos e Mogi das Cruzes, respectivamente. Por já funcionarem há alguns anos, esses cursinhos devem suscitar questões pertinentes aos limites de uma educação voltada tanto à emancipação quanto à preparação para o vestibular. A análise dos dados levantados teve como referência a Teoria Crítica da Sociedade. Encontramos em nossos resultados a permanência da contradição existente entre treino ao vestibular e formação crítica, o que permite o desvelamento do funcionamento da sociedade administrada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entensão universitária e Política Nacional de Educação em Direitos Humanos: caminhos para efetivação nas instituições privadas de ensino superior no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-30) Mendonça, Patrícia Ferreira de; Comparato, Bruno Konder; http://lattes.cnpq.br/6195755585703714; http://lattes.cnpq.br/5179969197538885O presente trabalho busca compreender como as instituições privadas de ensino superior podem atuar na promoção e defesa dos Direitos Humanos, com ênfase no papel da extensão universitária recentemente curricularizada. Partindo de uma revisão bibliográfica abrangente, a pesquisa examina o potencial transformador das atividades extensionistas na formação discente e seu alcance social, considerando a capilaridade das IES privadas por meio de seus campi, unidades de ensino e polos de educação à distância. O estudo perpassa a trajetória histórica dos Direitos Humanos, analisando sua evolução e relevância no contexto educacional contemporâneo. Ademais, investiga as políticas nacionais pertinentes, como a Política Nacional de Direitos Humanos e a Política Nacional de Educação em Direitos Humanos no ensino superior, estabelecendo distinções cruciais entre abordagens assistenciais e assistencialistas. A pesquisa se aprofunda no panorama do ensino superior privado brasileiro, refletindo sobre seu papel social à luz da recente curricularização da extensão e seu potencial na promoção e defesa dos direitos humanos. As conclusões do trabalho apontam possíveis estratégias para que as IES privadas efetivem a extensão como instrumento de defesa, proteção e promoção dos Direitos Humanos nas localidades onde se fazem presentes, sobretudo via polos EaD. Destaca-se a importância de projetos e ações que alcancem efetivamente as comunidades, contribuindo assim para uma formação acadêmica socialmente responsável e para o fortalecimento da cidadania. O estudo visa, portanto, não apenas analisar o cenário atual, mas também propor caminhos concretos para a integração efetiva entre ensino superior privado, extensão universitária e a promoção dos Direitos Humanos, reconhecendo o papel fundamental das IES na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo sobre o papel do cidadão para a caracterização das cidades inteligentes(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-06) Nagliati, Fillipe Martins [UNIFESP]; Santos, Emerson Gomes dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6587229762373764Diante dos problemas de crescimento populacional e concentração urbana surge a necessidade de implantação de novas abordagens que possibilitem um crescimento sustentável da cidade. Esta abordagem deve ser capaz de integrar espaços urbanos a soluções tecnológicas promovendo uma melhora na qualidade de vida de seus cidadãos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal sugerir níveis de classificação para as cidades a partir de fatores que caracterizem o papel do cidadão dentro das smarts cities. Os estudos sobre as cidades inteligentes são recentes e a maioria dos indicadores relativos aos fatores identificados ainda não possuem formas de medição bem definidas e os que possuem não mostram os resultados de forma individualizada por cidade, mas por outras formas mais agregadas como região ou categorizados por faixas. Por fim, foi proposto uma forma de classificação das cidades segundo os indicadores identificados. Porém, ainda é necessário que os indicadores sejam aprimorados de modo que eles a reflitam os fatores referente ao papel dos cidadãos nas cidades brasileiras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Para além do lixo, sujeitos de direito: noção de proteção social e cidadania das catadoras e catadores de materiais recicláveis em um contexto capitalista neoliberal(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Pepato, Sophia Frigi [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; https://lattes.cnpq.br/1191363526065181; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho analisa a relação entre os catadores e catadoras de materiais recicláveis com a sociedade, o Estado e o sistema capitalista, sendo explorados três principais frentes: o âmbito social, a participação política e a influência econômica. Deste modo, aborda especificamente como a relação entre os catadores de materiais recicláveis e o resíduo urbano impacta nas relações sociais, de direito e de pertencimento perante o contexto neoliberal brasileiro. Trata-se de um texto realizado através de uma revisão bibliográfica exploratória, além da busca documental, com viés metodológico materialista histórico-dialético, sendo considerado uma abordagem qualitativa, ou seja, estudados aspectos subjetivos de fenômenos sociais, estes que não podem ser quantificados em equações. O estudo indicou que, apesar da existência de luta dentro da categoria dos e das catadoras, é ínfima a quantidade de sujeitos inseridos e contemplados com direitos previdenciários, sociais e de acesso à serviços públicos, sendo agravado com a não-noção de pertencimento gerado pelo preconceito enraizado com estes sujeitos. Conclui-se que há uma longa jornada para que sejam inseridos, da maneira que necessitam, dentro das pautas, e que mesmo com a possibilidade de cidadania, há a necessidade de ampliação de legislações e programas voltados para esta população, visando a dignidade de sujeito de direitos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pessoas em situação de rua e a reivindicação da esfera do político(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Soares, Daniel Fernandes; Vasquez, Daniel Arias; http://lattes.cnpq.br/2366516791006291; http://lattes.cnpq.br/0459199844846577O Brasil não possui uma base de dados acurada sobre pessoas em situação de rua. Os poucos dados existentes apontam para o crescimento exponencial do problema. Partindo do princípio que pessoas em situação de rua expressam, de maneira mais radical, a desigualdade socioeconômica e a não efetividade de direitos existentes em uma sociedade, busca-se analisar aqui alguns dos conflitos e contradições que operam na (re)produção deste problema social. O objetivo deste trabalho é, portanto, investigar a relação entre pessoas em situação de rua, a cidadania e o espaço público, que é marcado por ações de exclusão, invisibilidade e negação de direitos, mas também de reação e busca por inclusão e voz por parte desta população precária. Para tanto, realizaremos uma revisão bibliográfica do conceito de ação à luz dos trabalhos de Hannah Arendt e Judith Butler. Em seguida, faremos uma revisão bibliográfica do processo de construção da cidadania no Brasil e destacaremos algumas das ações realizadas pela população de rua desde meados da década de 1960 até a publicação do Decreto Presidencial 7.053/2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPR). Por fim, mapearemos o processo de formulação da Lei 14.489, de 2022, que versa sobre a então chamada “arquitetura hostil”, a fim de contribuir para o debate a respeito dos usos e ocupações legitimados e deslegitimados do espaço público. Os resultados indicam que embora as PSR sofram ações que limitam o exercício de sua cidadania, elas têm buscado criar meios para agir politicamente, em especial a partir da produção de alianças resultante da solidariedade social e do reconhecimento da condição de precariedade compartilhada com outras populações política e economicamente vulnerabilizadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prática Argumentativa No Ensino De Geografia: Um Estudo A Partir Do Conceito De Território(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-07-06) Carli, Eden Correia [UNIFESP]; Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation aims to investigate “which are” and “how are” developed the scientific arguments constructed by the students of the final years of elementary school (9th grade) of three public schools in the city of São Paulo. With a view to formation of citizens scientically literate, we propose in this dissertation the indentification of the scientific arguments developed by the students, in the context of learning about the concept of territory, analyzing them in the light of geographic science and thus relating the arguments to the role that the Geography can have in the construction of a citizen practice on the part of the students. A test kind of knowledge questionnaire was used as a data collection research tool. The discussions that involve this investigation, analyze the quality of the students' argument in the contact with the scientific theory presented (according as Lima, 2008; Duschl, 2007) and the quality assessment of the arguments developed by students when qualified following a standart of: data usage (D); Warranty (W) for definition conclusion (C) and the ability to rebuttal (R), through the refinement of the categories of Toulmin's argument pattern (2001), according to Sasseron (2008) Erduran & Jiménez-Alexandre (2007). They are also concerns to this research contextualize the analysis of the role of morality and ethics in the decision making contained in the arguments collected, according to Zeidler & Sadler (2007) and Kolstø & Ratcliffe (2007). The variety of analyzes proposed demonstrates a range of obstacles to the students' learning in contact with the scientific discourse offered by the activity, among them we highlight the difficulties of working with scientific evidence. The study of the statement used by the students in defending their justifications revealed the importance of classroom research and practices in socio-scientific technical discussions as a means of engaging the student and promoting a critical reflection related to the construction of contents, evidence, implications and consequences of scientific knowledge. The results demonstrate the potential of the field of scientific argumentation in providing new steps for research and classroom practice in the discipline of Geography.
- ItemRestritoQuando o munícipe encontra o cidadão: uma experiência com o ensino de história local e a formação para a cidadania na EJA de São Bernardo do Campo.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-07) Ferreira, Priscila Matsushita; Lourenço, Elaine; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; http://lattes.cnpq.br/3623723815194806Uma das principais características da Educação de Jovens e Adultos está no caráter reparador de direitos negados. Pensando na educação como formação para o exercício da cidadania, a presente pesquisa busca compreender como o ensino de História local pode contribuir para a formação para a cidadania de jovens e adultos que já estão nela inseridos. Escolheu-se utilizar a História local de São Bernardo do Campo, uma vez que a contextualização das práticas pedagógicas à realidade dos educandos é essencial, especialmente nesta modalidade. A utilização da localidade também se relaciona à proposta curricular da rede municipal, de caráter crítico-libertador, que pressupõe partir da realidade opressora dos educandos. Deste modo, a presente dissertação, fruto do desenvolvimento de uma prática pedagógica realizada nas aulas de História na rede municipal de São Bernardo do Campo, no Bairro dos Alvarengas, com uma turma do 8º termo (9º ano) do ensino fundamental II buscou compreender as possibilidades da História local, por meio de fontes documentais, contribuir para a formação para a cidadania
- ItemAcesso aberto (Open Access)Rotinas Do Cárcere: Uma História Social Da Casa De Detenção Da Corte Entre 1856 E 1889(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-24) Lazarim, Anita De Souza [UNIFESP]; Oliveira, Maria Luiza Ferreira De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research has as main objective to understand some aspects about the operation of the “Casa de Detenção da Corte” of Rio de Janeiro during the Empire. We sought to unravel the practices that existed there, how the authorities of the Ministry of Justice and the police acted and who were the prisoners and how the Casa de Detenção is mentioned at different times by the press of the time. From the analysis of the “livros de matrículas” (logbooks), we tried to find out who the prisoners were. Along with the reports of the authorities, we were able to understand better the institutional dynamics, and through the newspapers we tried to find out what was going on in the society . The research seeks to contribute to the social history of prisons, bringing a reflection on one of the parts of the main prison complex of the largest brazilian Empire city, which, however, did not have its functioning studied before. The “Casa de Correção da Corte”, the prison considered as "model", was better studied, but can we understand the prison system in the Court, and by extension, in the Empire, without understanding the other part, the Casa de Detenção itself? Little is known about the relationship between the two wings of the prison complex, this relationship can only be clarified when the Casa de Detenção operation is scrutinized. It was by detecting this gap in the History of Prisons that we proposed this Master's Degree research.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Subprefeituras e cidadania: um estudo sobre a percepção ambiental de moradores do Riacho Grande - Represa Billings (São Bernardo do Campo, SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2017-02-22) Reis, Daniele Prado dos [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Riacho Grande subprefeitura district is located near the banks of the Billings Dam, an important area in the metropolitan area of the city of São Paulo, which is a strategic location for environmental conservation. However, historically the anthropic processes arising from the dumping of commercial and household waste directly in the water environment have interfered in the biological cycle of this region, besides the process of deforestation of native vegetation due to irregular occupations. In this perspective, the objective of this study was to analyze the perception and environmental relations of residents attending Riacho Grande subprefecture meetings, as well as to answer some questions of reflection, such as the types of demands and complaints Population has led to these meetings? Are the population concerned about the current situation in the region? Do most of them try to exercise the conservation / preservation of the environment? The environmental perception of the subjects of this research was obtained from the semi-structured questionnaires containing also their speeches through open questions. 48 collections were made in the space of the Subprefeitura. The questionnaire contained questions of environmental perception, socioeconomic characterization and related to citizenship. The results suggest that the residents are affectionate about the place and do not intend to move from the region, but they perceive that the environment is abandoned and that it needs measures against social and environmental impacts, such as deforestation, solid waste, pollution, burning and sewage In the Billings dam. For the most part, regulators agree that pollution is negatively affecting the health of residents and considers it the duty of everyone to care for the environment and to do so as much as possible during the debate and demand for Billings Dam at meetings of the Subprefeitura, being a place that can favor the exercise of the citizenship of these individuals.
- ItemEmbargoUm olhar reflexivo sobre as vivências territoriais e o viver em Santos sob a perspectiva de pessoas em grave sofrimento psíquico(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-02) Peixoto, Michelle Horacio [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; https://lattes.cnpq.br/9771897514974811; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste estudo é compreender os desdobramentos de experiências territoriais de indivíduos em sofrimento psíquico grave na cidade de Santos, sob a perspectiva do cuidado em liberdade em diálogo com a Reforma Psiquiátrica. Sua construção deu-se a partir de histórias narradas pelos participantes do projeto de extensão da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, “Trajetórias: Protagonismo de usuários de serviço de saúde mental nas ações de ensino-aprendizagem em saúde”, o qual firma o compromisso da universidade com o território ao proporcionar um espaço de escuta e troca dos saberes sobre saúde mental, incentivando o encontro de alunos e usuários de diferentes Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Diante disso, utilizou-se da metodologia qualitativa, a fim de esclarecer conceitos e ideias reveladas pelos próprios participantes. A partir da análise de dados produzida e articulação com estudos acerca de referenciais teórico-críticos que discutem o cuidado em território em oposição ao cuidado institucional encontrou-se os temas centrais destacados em três eixos temáticos: 1) A singularidade do sofrimento; 2) A construção do cuidado em rede em oposição ao cuidado institucional; 3) Território enquanto espaço de existência e amplitude de vida. Ao final, pode-se afirmar a necessidade do incentivo à promoção de saúde a partir de uma rede ampliada que zele pelos direitos e bem-estar do indivíduo em sofrimento psíquico.