Navegando por Palavras-chave "Ciclismo"
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- ItemSomente MetadadadosAnálise da avaliação física de atletas de futebol, voleibol, natação e ciclismo (proposta de testes laboratoriais e de campo)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-11-26) Neves, Cleide Der Torossian Torres [UNIFESP]; Griggio, Mauro Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The evaluation of the physical capacity of the athlete is very important when it searches to reach previously defined objectives. There is the need of a complete physical and human being structure, which allows organizing and guiding all the training process so that the athletes arrive at the main competition in the height of their physical form. The competitions, whatever annual or in each two, four years, to be successfully, need to be minutely planned. All details are important and, the less important they may seem, they can decide the competition. The training control is extremely important for the athletes’ performance and, as a result, of the team. The ideal would be the athletes to have a specific professional accompaniment to improve their performance. Tests of functional analysis are necessary to track this evolution. Then, evaluation tests of the physical capacity are important to verify if the athletes are favorably corresponding to the programmed exercises. It must be observed that the tests need to present: validity, trustworthiness, stability and also need to be very objective. Objectives: the purpose of this literature research is to demonstrate which would be the best types of laboratorial and field tests to be used for high level trainers and athletes of soccer, volleyball, swimming and cycling in search of a better performance. Results: Once all the peculiar aspects to each studied modality is analyzed, it was possible to define a list of laboratorial and field tests that, if not complete, however can help both, trainers and athletes, to reach the maximum possible results in proper benefit and of their team.
- ItemSomente MetadadadosAnalise dos aspectos nutricionais, composicao corporal e densidade mineral ossea de ciclistas bem treinados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Penteado, Vivian Santos da Rocha [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos motivacionais associados ao uso da bicicleta como meio de transporte(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-10) Vieira, Leticia Salvador [UNIFESP]; Ferreira, Sionaldo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7730654028676766; http://lattes.cnpq.br/7098520653588679; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo teve por objetivo quantificar, analisar e comparar aspectos motivacionais relacionados ao uso da bicicleta como meio de transporte e o uso de outros meios de transporte. Participaram 95 pessoas que fazem uso de algum meio de transporte. Foi realizada uma abordagem quantitativa com a aplicação inicial de uma Anamnese para divisão de grupos e posterior aplicação de Questionário Motivacional a fim de sustentar os objetivos do estudo. Obteve-se a classificação de três grupos: grupo BIC (utilizam apenas a bicicleta como meio de transporte), grupo MULT (utilizam a bicicleta e outro meio de transporte) e grupo CON (utilizam apenas outro meio de transporte). Notou-se o uso significativo da música (63%) como instrumento motivacional para todos os grupos além da presença de companhia (16%) para os voluntários durante o trajeto até à Universidade. Nos grupos BIC e CON a música foi considerada determinante para a utilização do meio de transporte (51%). Em relação à mudança ou não do meio de transporte utilizado, 61% do grupo BIC mudaria o meio de transporte se tivesse condições financeiras, assim como 58% do grupo MULT e 72% do grupo CON. Sobre utilizar a bicicleta como meio de transporte, se possuísse uma, todo o grupo BIC utilizaria, enquanto 70% do grupo MULT utilizaria e 50% do grupo CON. Diante destes resultados, conclui-se que a música é o método motivacional mais utilizado por estudantes universitário usuários de bicicleta como meio de transporte, porém, por se tratar de estudantes, há de se considerar que a companhia de amigos e colegas é um concorrente da música, além de grande parte dos voluntários considerarem estes métodos determinantes para a utilização da bicicleta como meio de transporte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da mecânica e função pulmonar em paratletas de ciclismo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-05) Maciel, Elaine Teles Santos [UNIFESP]; Albertini, Regiane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2515657728339113; http://lattes.cnpq.br/0542734525074390; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A lesão medular apresenta alterações nas funções autônomas e sensório-motoras, dentre as funções autônomas esta o comprometimento respiratório. Sabe-se que este comprometimento depende do nível de lesão da medula espinhal, pois há redução ou perda de inervação devido a lesão. A prática esportiva proporciona aumento do condicionamento respiratório seja qual for o nível de lesão. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a função e mecânica pulmonar de paratletas de ciclismo com lesão medular e verificar se possuem alterações. Método. Participaram da pesquisa 20 praticantes de ciclismo do sexo masculino, com idade entre 20 a 45 anos, sendo 12 atletas e 8 paratletas com lesão medular sendo nível de lesão entre C5 incompleta a T10 completa. Foi realizada uma ficha de avaliação, espirometria, oscilometria, manuovacometria e dinamometria. Resultados. Os paratletas apresentaram diminuição em CVF (p<0,05), VEF1 (p<0,05), PEF (p<0,05), VCIn ( p<0,01), MEF75% (p<0,05 ), Z5Hz(p<0,05) e R5Hz (p<0,05). Não houve diferença significativa entre os dois grupos nos parâmetros índice de Tiffeneau, de MEF 25%, de MEF 50%, Freq Res, X5Hz, PEMax , PIMax , oxido nítrico e força de preensão palmar. Conclusão. Paratletas de ciclismo possuem alteração da mecânica e função pulmonar diminuída devido comprometimento muscular, além de um padrão restritivo característico dessa população, contudo a prática do esporte regular parece minimizar as consequências das sequelas respiratórias fato observado na manutenção da força respiratória e de membros superiores e pelos níveis de oxido nítrico sugerindo a ausência de inflamação em vias aéreas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação seminal de ciclistas de baixo e alto rendimento(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-20) Adami, Luana Nayara Gallego [UNIFESP]; Bertolla, Ricardo Pimenta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8479803539567479; http://lattes.cnpq.br/8127972790085890Objetivo: Estudar o efeito da prática intensa do ciclismo no potencial fértil masculino. Método: O estudo transversal incluiu 72 amostras seminais provenientes do grupo Alto Rendimento (AR=32), do grupo Baixo Rendimento (BR=28) e do grupo Controle (C=12). Inicialmente os voluntários foram avaliados por um urologista e encaminhados para a coleta seminal. Uma alíquota do sêmen foi utilizada para avaliação do espermograma, outra foi centrifugada a 600xG por 30 minutos quando o plasma seminal foi separado e utilizado na análise proteômica por meio de quantificação e digestão proteica, análise por espectrometria de massas e busca das proteínas correspondentes aos espectros encontrados. Quanto ao pellet restante, foi ressuspendido e analisado de acordo com a função dos espermatozoides, como análise cinética por meio da motilidade espermática, integridade acrossômica, atividade mitocondrial, aferição do potencial de membrana mitocondrial, fragmentação de DNA e quantificação de ânions superóxidos nos espermatozoides. A análise estatística foi realizada no programa SPSS, iniciando com análise descritiva dos dados e aplicando um teste por Modelos Lineares Generalizados, adotando um α de 5%. Para análise proteômica foi realizado o teste Kruskal-Wallis com post hoc de Games Howell e a Análise Discriminante. Resultados: O grupo BR apresentou maiores valores de neutrófilos, cinética espermática (velocidade média de percurso e velocidade retilínea) e integridade de DNA espermático, quando comparado ao grupo AR. Por outro lado, o grupo AR apresentou maiores taxas de presença do ânion superóxido e fragmentação do DNA classe III, quando comparado ao grupo BR, assim como alta taxa de fragmentação classe IV quando comparado ao grupo C. Foram encontradas 14 proteínas diferencialmente expressas do total de 281 quantificadas, sendo 2 hiperexpressas no grupo AR e 4 no grupo BR. As demais proteínas estiveram hipoexpressas em relação ao grupo C. Conclusões: O ciclismo de Alto Rendimento está associado a um aumento dos níveis de fragmentação do DNA espermático e elevação da atividade oxidativa intracelular, enquanto o de Baixo Rendimento à alta expressão proteica de resposta ao processo imune e inflamatório, à via alterativa de energia e à proliferação celular.
- ItemSomente MetadadadosCafeína reduz a percepção de esforço e melhora o desempenho físico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-26) Motoyama, Yuri Lopes [UNIFESP]; Azevedo, Paulo Henrique Silva Marques de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6559911217770194; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In this study, we showed that supplementation of caffeine increases exercise time associated with a reduction in perceived exertion scale (PES) and increased activation of the motor drive. Nine cyclists performed two tests of constant workload using caffeine and placebo on different days. In both conditions was not identified the fatigue from the motor drive activity, concluding that fatigue is controlled by central mechanisms.
- ItemSomente MetadadadosComparacao dos efeitos fisiologicos do treinamento de spinning e do treinamento continuo em cicloergometro em mulheres jovens(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Pudo, Marcos Antonio [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Motivação entre praticantes de ciclismo recreacional(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Pereira, Elisangela Lima [UNIFESP]; Oliveira, Camila Aparecida Machado de [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/4886067148875464; http://lattes.cnpq.br/8694320482722719; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O uso de bicicletas está relacionado a diversos benefícios à saúde física e mental de seus usuários. Nos últimos anos, o número de ciclistas recreacionais tem aumentado expressivamente, o que torna relevante compreender os aspectos motivacionais envolvidos com essa prática. A motivação está diretamente relacionada a pensamentos, sentimentos e comportamentos que guiam o indivíduo à realização de uma atividade específica Nesse processo, a autonomia que compreende os esforços pessoais envolvidos na participação voluntária de atividade específica tem uma importante função. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo analisar quais as características da motivação em praticantes de ciclismo recreacional com maior e menor índice de motivação. Para isso, praticantes regulares de ciclismo recreacional (mínimo de 6 meses de prática), com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, foram convidados a participar do estudo, por meio das redes de contato dos pesquisadores. A coleta de dados foi feita através de três questionários, estruturados na plataforma Google Forms, que foram respondidos remotamente. Os questionários foram: Questionário de Investigação do perfil do ciclista, Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-3) e Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54). Os ciclistas foram organizados de forma crescente de acordo com o índice de autonomia calculado a partir do questionário BREQ-3 e foram posteriormente separados em 2 grupos com igual número de participantes (n=26/grupo): aqueles com menores valores de índice de autonomia (grupo 1), e os participantes com valores maiores (grupo 2). A partir dessa divisão, foram avaliados os demais aspectos motivacionais e de características de prática do ciclismo. Os resultados foram expressos como média + desvio padrão. A análise estatística utilizada foi o teste t-student não pareado, com nível de significância adotado de p<0,05. Resultados: o perfil dos ciclistas de ambos os grupos foi semelhante. O grupo de ciclistas com maior índice de autonomia obteve maior pontuação (p>0.05) nos escores de saúde, sociabilidade e prazer do questionário IMPRAF-54. Conclusão: entre os ciclistas com maior índice de autonomia, os aspectos motivacionais mais importantes foram saúde, sociabilidade e prazer relacionado à prática da atividade.
- ItemSomente MetadadadosSuplementação de cafeína atrasa a fadiga(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-26) Pereira, Paulo Eduardo de Assis [UNIFESP]; Azevedo, Paulo Henrique Silva Marques de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6559911217770194; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In this study we demonstrated that caffeine supplementation delays the onset of fatigue, promoting improved performance without inducing changes in autonomic cardiac function, respiratory system and energy metabolism. We conclude that fatigue is regulated by the action of CAF in the central nervous system.
- ItemSomente MetadadadosSuplementacao de carboidrato antes e durante 40Km no ciclismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Pisciottano, Marcus Vinicius Caio [UNIFESP]Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da inGestão do carboidrato comparado com a inGestão do placebo, antes e durante 40 Km no ciclismo Metodos: O estudo foi conduzido com um protocolo do tipo duplo cego, envolvendo 10 ciclistas que foram submetidos a quatro testes, onde a solucao foi ingerida de diferentes maneiras: placebo antes da prova e durante a prova, carboidrato antes e durante a prova, placebo antes e carboidrato durante a prova e carboidrato antes e placebo durante a prova. Os ciclistas foram submetidos a sete coletas de sangue, sendo a primeira uma hora antes do teste, as outras cinco durante o teste com um intervalo de quinze em quinze minutos, e a ultima coleta quinze minutos apos o termino do teste. A suplementacao foi de 80 gramas de carboidrato diluidos em 800 ml de um liquido ou so os 800 ml do liquido(placebo).. Para a avaliacao do desempenho dos 40 Km foi utilizado o tempo de duracao Resultados: A media de peso corporal antes e apos o teste foi, respectivamente, PLI PL - 69,59 ± 4,56; / 69,16 ± 4,49; CHO/ CHO - 69,46 ± 4,32/ 69,14 ±4,29; PL/ CHO - 69,64 ± 4,14/ 69,20±4,15; CHO/ PL - 70,00 ± 4,09/ 69,49 ± 4,16. O peso corporal apos foi significantemente menor para todos os grupos (p<0,001) A media da duracao dos teste foi, respectivamente, PL/ PL 57,20 ± 3,06; CHO/ 59,35 ± 6,00 PL/ CHO - 58,30 ± 6,00 e CHO/ PL - 60,05 ± 3,28. O desempenho na duracao dos protocolos nao foi significantemente diferente entre eles (P=0,001). Conclusao: Apesar da manutencao dos niveis de glicose ao longo dos 40 Km nao foi encontrado nenhuma diferenca no tempo de duracao dos protocolos