Navegando por Palavras-chave "C-ficocianina"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da literatura relacionada a cosméticos naturais: utilização do pigmento C-ficocianina(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Gomes, Paula Horácio [UNIFESP]; Braga, Anna Rafaela Cavalcante [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1145965338858435Na busca de um padrão de beleza elevado, o uso de cosméticos aumentou consideravelmente nos últimos anos, em uma sociedade que batalha contra o processo de envelhecimento natural. Uma alternativa mais sustentável e mais saudável para essa preocupação social são os cosméticos naturais. Como o Brasil é um país com potencial gigantesco para o desenvolvimento cosmético por conta do alto consumo desses produtos, é latente que estes sejam desenvolvidos de maneira sustentável com ingredientes da biodiversidade brasileira. Dentre os componentes dos cosméticos, em particular de maquiagens, é comum o uso de pigmentos sintéticos que podem ser substituídos por pigmentos naturais com propriedades bioativas, como as antocianinas, os carotenoides e as ficobiliproteínas. A C-ficocianina, pigmento azul, que como outros pigmentos naturais traz vantagens que vão além da atribuição de cores vivas, como ação antioxidante, antienvelhecimento, pode ser usada em maquiagens, protetores solares e cremes para o rosto e corpo. Com isso, o objetivo do presente trabalho é estudar a manufatura de cosméticos naturais que utilizam pigmentos naturais na sua formulação, através de uma revisão bibliográfica, dessa forma, estabelecendo o estado da arte desse tema para futuros trabalhos experimentais do grupo de pesquisa. Para tanto, uma busca cuidadosa nas bases de dados Google Scholar, Scielo e Scopus com a utilização dos seguintes descritores: “ficocianinas”, “cosméticos”, “natural” e “pigmentos” foi realizada. Os resultados estão apresentados no presente trabalho, e foi observada a utilização da C-ficocianina em batons e máscaras faciais. Além disso, foi reportado na literatura o uso da Spirulina em cosméticos, dermocosméticos e seus benefícios na saúde humana. Contudo, mesmo esses bioprodutos apresentando efeitos biológicos desejáveis para a manufatura de cosméticos naturais, poucos estudos foram encontrados na literatura que tenham aproveitado seu potencial. Com isso, se demonstra o potencial não explorado da Spirulina e da C-ficocianina como ingredientes bioativos em biocosméticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de sorvete adicionado de pigmentos extraídos de Spirulina: avaliação dos parâmetros de cor, bioacessibilidade e atividade antioxidante(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-22) Būrck, Monize [UNIFESP]; Braga, Anna Rafaela Cavalcante [UNIFESP]; Murador, Daniella Carisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9588756359521098; http://lattes.cnpq.br/1145965338858435; http://lattes.cnpq.br/2352796433729253A Spirulina (Arthrospira platensis) é uma cianobactéria comumente consumida como alimento ou suplemento, que apresenta proteínas, ácidos graxos poli-insaturados e compostos bioativos denominados C-ficocianina (C-FC), aloficocianina e ficoeritrina. O composto bioativo predominante e de maior atividade antioxidante da Spirulina é a C-FC. Trata-se de uma ficobiliproteína hidrossolúvel e de coloração azul brilhante que pode ser usada como corante natural em alimentos. Este composto apresenta atividade antioxidante, uma vez que é capaz de interagir com espécies reativas de oxigênio, atuando assim na prevenção de vias patológicas, como inflamações, hepatopatias e câncer, dentre outras. A atividade antioxidante da C-FC depende da manutenção da sua estabilidade após a extração, pois exposição à luz, variações de temperatura e de pH aumentam sua susceptibilidade à degradação, sendo a aplicação da C-FC um desafio tecnológico para a indústria de alimentos. Tendo em vista o amplo consumo de gelados comestíveis, e sua temperatura de processamento e armazenamento, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma formulação de sorvete adicionada de C-FC como corante natural e adoçada com sacarose ou maltodextrina e determinar a capacidade antioxidante, estabilidade da cor e a bioacessibilidade in vitro. Visando o aproveitamento integral da cianobactéria, a biomassa residual (BR) após a extração de C-FC também foi adicionada em sorvete para comparação dos resultados. Ambas as formulações apresentaram estabilidade da cor durante os seis meses de análise e apresentaram atividade antioxidante. A atividade antioxidante, expressa em equivalentes de Trolox, sofreu um aumento de 2,68 vezes no sorvete contendo sacarose e C-FC, e 2,48 vezes no sorvete com sacarose e BR após digestão in vitro (41,3 ± 12,6 e 38,0 ±14,3) respectivamente, demonstrando seu potencial efeito biológico na saúde humana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de xampu sólido com pigmentos naturais: caracterização físico-química, microbiológica e análise da atividade antioxidante(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-20) Costa, Stephanie Fabrícia Francisco [UNIFESP]; Braga, Anna Rafaela Cavalcante [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1145965338858435; http://lattes.cnpq.br/4494408066360350; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O desenvolvimento de cosméticos formulados com ingredientes naturais está em ascensão e os xampus sólidos se apresentam como alternativa natural e ecológica que vem ganhando espaço na indústria cosmética. Compostos bioativos encontrados na natureza têm se destacado por exibirem propriedades promotoras de saúde, como atividade antioxidante e anti-inflamatória. Dentre os recursos naturais, a cianobactéria Spirulina (Arthrospira platensis) tem recebido destaque como possível ingrediente em diferentes formulações biotecnológicas por seu alto teor proteico e de compostos bioativos, relacionados à ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e anti-idade. Assim sendo, tanto a biomassa da cianobactéria quanto os bioativos que a compõe podem ser considerados potenciais ingredientes nas mais diferentes indústrias, desde a indústria de alimentos, energias renováveis e, mais recentemente, sua aplicação em formulações cosméticas. Considerando o exposto, o objetivo desse trabalho é desenvolver formulações cosméticas do tipo xampus sólidos usando pigmentos naturais derivados de Spirulina, que forneçam cor e propriedades promotoras de saúde. Além disso, foi realizado a caracterização físico-química e microbiológica, análise da estabilidade da cor e da atividade biológica dos bioprodutos elaborados. Para isso, foram elaborados quatro xampus sólidos: xampu controle (A), sem adição de pigmentos, xampu contendo 1% (m/m) de C-FC (B), xampu com 5% (m/m) de biomassa de Spirulina (C) e com 5% (m/m) de biomassa residual de Spirulina (D) (obtida após extração da C-FC). A caracterização físico-química realizada apresentou resultados dentro das faixas preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para todos os parâmetros avaliados. Os resultados da análise microbiológica indicaram que todas as amostras foram seguras e produzidas de maneira sanitária. Todos os xampus produzidos adicionados de pigmentos apresentaram atividade antioxidante e teor de compostos fenólicos maior do que o xampu controle. Porém, a formulação produzida com a biomassa de Spirulina (C) apresentou maior estabilidade em sua ação pigmentante e o mesmo aconteceu com a atividade antioxidante considerando os dois métodos estudados na avaliação deste parâmetro, durante o período avaliado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração de hidrogéis à base de C-ficocianina obtida de Arthrospira platensis (Spirulina) para impressão 3D de alimentos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-29) Pandolfo, Vinicius Martins [UNIFESP]; Braga, Anna Rafaela Cavalcante [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1145965338858435A Arhtrospira platensis é uma cianobactéria, da classe das cianofíceas, comumente encontrada em ambientes alcalinos. Esta microalga, comercialmente conhecida como Spirulina, é amplamente conhecida por sua variedade de nutrientes e pigmentos. Destes pigmentos, a C-FC é o de maior destaque, não somente por sua vívida coloração azul, mas também por suas propriedades farmacológicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, fatores estes que levam ao seu alto grau de comercialização e gama de aplicações. O presente trabalho discorre sobre a aplicação da C-FC proveniente da Arthrospira platensis nas formulações das tintas de impressão 3D, estudando a adesão e comportamento da tinta desenvolvida. O objetivo consistiu em formular um hidrogel contendo C-FC em sua composição, a fim de utilizá-lo como tinta para impressão 3D e avaliar seus parâmetros de printabilidade e estabilidade. Para tanto, foram avaliados os parâmetros de composição do hidrogel e sua printabilidade. Além disso, a análise da estabilidade do hidrogel quanto a sua coloração e em função da luminosidade também foi realizada. Os resultados mostraram que foi possível incorporar com sucesso a C-FC em hidrogel de ágar e goma xantana e a biotinta produzida apresentou printabilidade e estabilidade da cor. O presente trabalho pode ser utilizado para o grupo de pesquisa para direcionar as etapas posteriores de aplicação da biotinta de C-FC produzida na aplicação em produtos alimentícios.