Navegando por Palavras-chave "Burnout"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O adoecimento dos profissionais da saúde em clínicas de autismo, reabilitação e desenvolvimento neurológico infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Nascimento, Luana Nihi do [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474Os profissionais da área da saúde enfrentam uma série de condições laborais que geram um desgaste físico, mental e emocional, como altas demandas, falta de materiais e longas jornadas de trabalho, as quais, além de relacionar-se à precarização laboral, contribuem para a geração do estresse ocupacional que pode evoluir para a síndrome de burnout, o que afeta a qualidade de vida e a saúde do trabalhador. O objetivo deste trabalho foi investigar e compreender, na literatura brasileira, a prevalência de estresse e síndrome de burnout em trabalhadores da área da saúde e relacionar essas problemáticas à atuação de terapeutas em clínicas de autismo, reabilitação e desenvolvimento neurológico infantil, incluindo fatores como os vínculos de trabalho, o período laboral e a estrutura do ambiente. Método: Esta pesquisa foi conduzida através da revisão sistemática da literatura, desenvolvida a partir de artigos publicados na base de dados bibliográficos Portal de Periódicos CAPES, nos anos de 2010 a 2023. A busca resultou em 16 artigos para análise final. Os resultados evidenciam que o estresse ocupacional e a síndrome de burnout são prevalentes em profissionais da área da saúde, devido a alta demanda de trabalho, a pressão por produtividade vivida no ambiente laboral, as longas jornadas, a fragilidade de direitos e vínculos empregatícios, a estrutura do local e a dificuldade de conciliar a vida pessoal e profissional. Considerações Finais: A pesquisa também revelou a escassez de estudos relacionados ao tema no Brasil. Assim, evidencia-se a necessidade de conduzir estudos que se dediquem a esse grupo, de forma a encontrar intervenções que minimizem os quadros de estresse e síndrome de burnout nos profissionais da área.
- ItemSomente MetadadadosAdrenal fatigue does not exist: a systematic review(Biomed Central Ltd, 2016) Cadegiani, Flavio A. [UNIFESP]; Kater, Claudio E. [UNIFESP]Background: The term "adrenal fatigue" ("AF") has been used by some doctors, healthcare providers, and the general media to describe an alleged condition caused by chronic exposure to stressful situations. Despite this, "AF" has not been recognized by any Endocrinology society, who claim there is no hard evidence for the existence. The aim of this systematic review is to verify whether there is substantiation for "AF". Methods: A systematic search was performed at PUBMED, MEDLINE (Ebsco) and Cochrane databases, from the beginning of the data until April 22nd, 2016. Searched key words were: "adrenal" + "fatigue", "adrenal" + "burnout", "adrenal" + "exhaustion", "hypoadrenia", "burnout" + "cortisol", "fatigue" + "cortisol", "clinical" + "burnout", "cortisol" + "vitalility", "adrenal" + "vitality", and "cortisol" + "exhaustion". Eligibility criteria were: (1) articles written in English, (2) cortisol profile and fatigue or energy status as the primary outcome, (3) performed tests for evaluating the adrenal axis, (4) absence of influence of corticosteroid therapy, and (5) absence of confounding diseases. Type of questionnaire to distinct fatigued subjects, population studied, tests performed of selected studies were analyzed. Results: From 3,470 articles found, 58 studies fulfilled the criteria: 33 were carried in healthy individuals, and 25 in symptomatic patients. The most assessed exams were "Direct Awakening Cortisol" (n = 29), "Cortisol Awakening Response" (n = 27) and "Salivary Cortisol Rhythm" (n = 26). Discussion: We found an almost systematic finding of conflicting results derived from most of the studies methods utilized, regardless of the validation and the quality of performed tests. Some limitations of the review include: (1) heterogeneity of the study design
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da usabilidade e eficácia preliminar de um programa online de autocuidado baseado em Mindfulness nos níveis de Burnout em profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS)(Universidade Federal de São Paulo, 2018-04-17) Favarato, Maria Lúcia [UNIFESP]; Demarzo, Marcelo Marcos Piva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9242996936416312; http://lattes.cnpq.br/4796181513178733Objective: Developing and assessing the usability and preliminary efficacy of a Mindfulness-based Care Programs offered by self-directed learning (online) in the level of Burnout in the primary health care (PHC) professionals and generating knowledge could be included in the prospective guidelines for Burnout in the PHC. Methods: It is an uncontrolled naturalistic study with pre- and post-test measures. It is an uncontrolled naturalistic study with pre and post measurements. The intervention consists online Mindfulness course for two consecutive weeks (2 sessions of two and half-hours. 330 professional of health applied for study and only 112 were PHC. 78 professionals have completed the pre-test survey (before the mindfulness-based course). 27 PHC professionals obtained a value less than 9 – cut off point to inclusion in this study – and they were registered to participate in the mindfulness course. However, only 5 PHC professionals concluded the pre- and post-test measures. Results: Difference statistic revealed significant improvement in self-compassion scaled their subscale. However, the self-judgment, over-identification, and isolation increased significantly after the online course (p=0.067). The mindfulness level decreased in the all measures. The coefficient of friction between people concluded the course versus the non-people concluded the course revealed homogeneous data (p>0.05), with the exception of age (p= 0.005) (completers were 10 years older than non-completers in average). Nevertheless, a trend toward increased to anxiety level could be observed in the HADS scale, but it was not significant (p>0.05). Finally, self-compassion subscale, the subtype Common humanity revealed significant increase (p=0,083). Furthermore, the average of Mindfulnes (SCS) was higher than people concluded the course online (p=0,009). Conclusion: A brief mindfulness intervention may contribute to improving the common humanity of PHC professionals. The implementation of this program contributes to Burnout prevention, which has been reflected positively in the your emotions. However, its important to improve the adhesion of the mindfulness practices. More research using controlled and randomized designs are necessary to support found evidence in our study.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Burnout syndrome and coping strategies in Portuguese oncology health care providers(Univ Sao Paulo, Inst Psiquiatria, 2017) Cumbe, Vasco F. J. [UNIFESP]; Pala, Andrea N.; Palha, Antonio J. P.; Gaio, Ana R. P.; Esteves, Manuel F.; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; Wainberg, MiltonBackground: Burnout is a multidimensional syndrome and includes symptoms of emotional exhaustion, depersonalization, and reduced personal accomplishment at work. Oncology health care providers are at high risk to develop symptoms of burnout because of work-related stressors. Adaptive coping strategies adopted to deal with stressors may prevent the development of burnout. Objective: The present study aims to assess the association between burnout, functional coping strategies, and occupational factors in a sample of oncology providers, mostly nurses. Methods: Sociodemographic Questionnaire, the Maslach Burnout Inventory, and the Problem Solving Inventory "Inventario de Resolucao de Problemas" were administered. Descriptive, correlational, and linear regression analyses were performed. Results: The study showed that emotional exhaustion correlated with lower levels of adaptive coping, less years of experience in Oncology, and a greater amount of hours worked per week. Personal accomplishment was associated with the adaptive coping strategies. No further statistically significant associations were identified. Discussion: Our findings support the importance of adaptive coping strategies in order to prevent symptoms of burnout when health professionals face potentially stressful occupational factors. Training aimed at improving adaptive coping skills may prevent burnout syndrome for health care professionals working in Oncology.
- ItemEmbargoBurnout: incidência entre docentes do ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-26) Souza, Giovana Carvalho de [UNIFESP]; Campanharo, Cássia Regina Vancini [UNIFESP]; Costa , Karina Aparecida Lopes da [UNIFESP]; Piacezzi , Luiz Humberto Vieri [UNIFESP]; Teixeira , Maria Carolina Barbosa [UNIFESP]; Batista, Ruth Ester Assayag [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8738547985320225; http://lattes.cnpq.br/8268058871799835; http://lattes.cnpq.br/5786332482130448; http://lattes.cnpq.br/7232913011589777; http://lattes.cnpq.br/1796718487677796; http://lattes.cnpq.br/5426395702425688O aumento de casos de burnout entre os docentes demonstra a urgência da criação de estratégias sustentáveis para preservar a saúde mental desses profissionais no contexto educacional atual. O estudo teve o objetivo de identificar a incidência de burnout e os fatores relacionados entre docentes do ensino superior. Tratou-se de um estudo transversal, realizado entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 70 professores da Escola Paulista de Enfermagem, unidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário socioeconômico e o Oldenburg Burnout Inventory, para identificar a presença da Síndrome de Burnout em trabalhadores. Para associar a idade com Exaustão e Desligamento do Trabalho foi utilizado o teste de Mann-Whitney e com a Classificação de Burnout o Kruskal-Wallis. Para associar as variáveis categóricas com Exaustão, Desligamento do Trabalho e Classificação de Burnout foi utilizado o Qui-Quadrado e, quando necessário, o Exato de Fisher ou a Razão de Verossimilhança (p-valor < 0,05). A média de idade dos professores foi 47,4(±9,8), maioria do sexo feminino (92,9%), sendo sua maioria brancos (82,9%), casados (62,3%), católicos (58,6%) e apresentando uma renda familiar de mais de 10 salários mínimos (60%). Em relação ao nível de escolaridade, a maioria dos docentes possui doutorado (47,1%), ministra aulas na graduação (95,7%), pós graduação lato sensu (72,9%) e strictu sensu (50,7%). Além disso, a maioria realiza orientação de TCC (94,2%), entretanto, em relação a orientação de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, um pouco mais da metade (51,4%) não realiza essas orientações. Ainda, grande parte tem cargos de diretoria, chefia ou coordenação (55,1%). Do total de professores, 61,4% apresentaram burnout, sendo que brancos (p=0,0059) e aqueles que realizam orientação de TCC (p=0,0096) apresentam maior percentual de burnout com distanciamento/esgotamento. Concluímos que mais da metade dos professores apresentaram burnout, avaliado pela Oldenburg Burnout Inventory. O excesso de atividades e responsabilidades inerentes ao cargo podem relacionar-se com altos níveis de estresse. Melhores condições de trabalho e autopercepção do estresse podem propiciar aumento da produtividade e qualidade de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Correlações entre os níveis de mindfulness, autocompaixão e sintomas de Burnout em profissionais da atenção primária à saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-30) Oliveira, Marcelo Batista de [UNIFESP]; Demarzo, Marcelo Marcos Piva [UNIFESP]; García-Campayo, Javier [UNIFESP]; Montero-Marin, Jesus; http://lattes.cnpq.br/8583125054558674; http://lattes.cnpq.br/9242996936416312; http://lattes.cnpq.br/9579759078557333; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Verificar a correlação entre sintomas de Burnout (síndrome do esgotamento profissional), (medido por meio da escala "Maslach Burnout Inventory - General Survey"- MBI-GS) e níveis de autocompaixão (escala "Self-Compassion Scale" - SCS) e Mindfulness (atenção plena) (escala "Five Facets Mindfulness Questionnaire" FFMQ) em profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Partiu-se da hipótese de que profissionais com maiores níveis de Burnout apresentariam menores níveis de Mindfulness e Autocompaixão Método: Este estudo de delineamento transversal-correlacional, foi composto por 405 profissionais da APS, e os dados foram coletados através da plataforma online Survey Monkey, com as medidas obtidas usando a técnica de auto relato. Resultados: Os fatores da MBI-GS tiveram associações com as dimensões da FFMQ e SCS. Na dimensão exaustão de Burnout as características que mais a explicaram foram (falta de) agindo consciente (Beta = 0,26; p <0,001) e sobre identificação (Beta = 0,29; p = 0,001). Na dimensão Cinismo as características (falta de) agindo consciente (Beta = 0,23; p <0,001) e o isolamento (Beta = 0,22; p = 0,002) foram as mais explicativas. Eficácia foi explicada por (falta de) agindo consciente (Beta = -0,22; p <0,001) e mindfulness (Beta = 0,30; p <0,001). Conclusões: As correlações entre os constructos medidos pelas escalas apresentaram um resultado esperado dentro das hipóteses previamente levantadas. Por meio desses resultados podemos entender melhor o fenômeno Burnout e também contribuir para a criação de novas estratégias para a prevenção e tratamento dessa condição em profissionais da APS no Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Correlates of burnout and dropout intentions in medical students: a cross-sectional study(Elsevier, 2024-08-10) Sinval, Jorge [UNIFESP]; Oliveira, Pedro; Novais, Filipa; Almeida, Carla Maria; Telles-Correia, Diogo; http://lattes.cnpq.br/9227052078286181Background: Burnout is a pervasive issue among medical students, exhibiting a high prevalence that jeopardizes their academic success and may also predispose them to more severe affective disorders such as depression. This study aims to explore the complex relationships between psychological capital (PsyCap), general social support, educational satisfaction, and burnout, and how these factors collectively influence dropout intentions. Methods: A non-probabilistic convenience sample was collected through an online survey from first- and second-year medical students at a Faculty of Medicine in Portugal. The survey employed psychometric instruments to measure burnout (BAT-12), social support (F-SozU K-6), PsyCap (CPC-12R), satisfaction with education, and dropout intentions (Screening Instrument for Students At-Risk of Dropping Out). Structural equation modeling was applied to analyze the data from 351 participants. Results: The model demonstrated a significant positive association between burnout and dropout intentions (β = 0.37; p < 0.001), underscoring burnout as a direct correlate of dropout intentions alongside educational satisfaction (β = −0.25; p = 0.003) and PsyCap (β = −0.22; p = 0.005). Higher social support is associated with reduced burnout (β = −0.28; p < 0.001) and increased educational satisfaction (β = 0.22; p = 0.002). Limitations: The non-probabilistic sampling method prevents the generalization of the findings. The cross-sectional data do not permit the inference of temporal relationships between the studied variables. Conclusions: These findings emphasize the importance that burnout may have on dropout intentions, and contribute to the understanding of affective syndromes such as burnout in educational settings.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dialética rotina escolar-saúde: fatores que contribuem para o adoecimento docente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-07-22) Melo, Leandro Ferreira De [UNIFESP]; Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloTeaching has been the subject of study in different areas of knowledge, such as education and health. One of the spheres that has been extensively explored is the quality of teaching life, mainly due to the numerous problems related to their physical-emotional destabilization. This research aimed to identify and understand which factors interfered in the school routine and, consequently, in teaching health. We sought to assess the relationship between school routine and the triggering of symptoms related to Burnout Syndrome, as well as self-efficacy, use of alcohol and tobacco in teachers of Kindergarten, Elementary, High School and University Education. It was hypothesized that the school routine is affected not only by factors intrinsic to it, but also by external factors. The methodological procedures for data collection were carried out through questionnaires validated in Brazil and made available on the SurveyMonkey platform. The sample consisted of a number of 3,077 educators from all over Brazil who were invited to participate in the research through media and social networks. To assess the relationships and intensities between the variables Burnout, school routine, selfefficacy, use of alcohol and tobacco in teachers of Basic and University Education, mathematical models, called "networks", were created from the data collected. The analyzes showed that the school routine has been a mechanism that contributes to the onset of psychosomatic symptoms in teaching health. Research has shown that these symptoms are directly related to Burnout Syndrome, such as depression, anxiety, alcohol and tobacco use. It was also clear that it is not the school routine per se that affects teaching health and effectiveness, as there are extra-school precedents that dialectically affect the school routine. It is mentioned, the lack of “effective” policies for valuing the teaching profession (teaching career), as well as, preventive policies for their health. It is no wonder that there has also been a growing lack of credibility in the teaching career by the government, the media, students and the family. These factors directly contributed to the emotional destabilization and consequently the teaching illness. In addition to these findings, there are countless others. Thus, it is necessary to plan and implement political investment actions, especially in the area of valuing and preventing careers and teaching health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência de alterações do sono, transtornos mentais comuns, Síndrome de Burnout e qualidade de vida no desempenho acadêmico de estudantes de medicina: um estudo multicêntrico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-08-19) Medeiros, José Givaldo Melquiades de [UNIFESP]; Citero, Vanessa de Albuquerque [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9798707175891242; http://lattes.cnpq.br/1409052578771992; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: sleep alterations, quality of life impairment and other psychological distress in medical students have been described in the literature with higher rates compared to the population at large. Objective: the present study aimed to assess the direct and mediated effect of quality of life, common mental disorders and burnout syndrome, and sleep alterations (excessive daytime sleepiness and sleep quality) on self-perceived academic performance of Medical students. Method: a sample of students of four Medical schools in the North East region of Brazil was used. Students from the first, fourth, eighth and twelfth semesters answered the scales and one demographic questionnaire. The statistics were calculated by SPSS and AMOS, using structural equations modelling to test the relations between the variables. Results: the paper 1 shows a literature review on sleep alterations, common mental disorders, including anxiety and depression and burnout syndrome in Medical students. On paper 2, the relation between quality of life of medical students with burnout syndrome and common mental health disorders and demographic data was studied. It was confirmed the relation between these variables and with female students, older students and the ones in more advanced periods of the course, with poorer quality of life, more burnout and common mental health disorders. On paper 3, the results pointed out to a moderate effect on sleep alterations on academic performance, with complete mediation of quality of life. The paper 4 points out that poor sleep quality has impacted positively on TMC; and this has impacted positively in emotional exhaustion (Burnout) and negatively on selfperceived academic performance. Low quality of sleep and excessive daytime sleepiness have impacted negatively in self-perceived academic performance. Conclusion: it was highlighted that quality of life, burnout and common mental disorders interfere in the relation between sleep alterations (sleep quality and excessive daytime sleepiness) and self-perceived academic performance.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investigação de Burnout em estudantes de graduação: impactos psicobiológicos relacionados à rotina universitária(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-29) Bertuci, Ana Flávia [UNIFESP]; Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]; Oliveira, Camila Aparecida Machado de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4886067148875464; http://lattes.cnpq.br/1464519773053362; http://lattes.cnpq.br/4213024467061244; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao longo dos anos, a área da saúde tem sido alvo de estudos devido ao constante estresse no ambiente de trabalho que pode causar desgaste físico e mental, gerando um quadro conhecido como Síndrome de Burnout. Enquanto estudante, o profissional da saúde também se depara com situações que demandam desgaste físico e mental, no entanto, as repercussões deste quadro nos aspectos psicobiológicos são pouco conhecidas. Assim, o objetivo deste estudo consiste em investigar a existência da Síndrome de Burnout em uma amostra de estudantes de cursos da área da saúde de uma universidade pública e sua eventual repercussão no estado de humor e no padrão de sono. Foram recrutados 101 voluntários, estudantes do 2ºao 5º ano de graduação em uma instituição de ensino superior pública, com idade entre 18 a 25 anos, ambos os sexos, com dedicação exclusiva à universidade. Os voluntários responderam uma bateria de questionários que avaliaram o perfil de estado de humor, padrão de sono, nível de atividade física, Burnout e de questões relacionadas a rotina do ambiente acadêmico. Os dados foram analisados com auxílio do programa Statistica versão 13, utilizando Anova One Way com Duncan como post hoc, e Coeficiente de correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi de α=5%. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Unifesp (#2.693.519). Os resultados apresentam uma amostra jovem, fisicamente ativa, com perfil de sono e humor alterados, e com escores indicativos de Síndrome de Burnout na esfera Esgotamento Emocional. O presente estudo concluiu que os alunos com escores indicativos para alterações de sono, alterações de humor, e síndrome de Burnout não estão associados a um baixo nível de atividade física, e não têm interferência significativa no desempenho acadêmico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Is medical internship emotionally deleterious? A study on burnout and personality characteristics of first-year orthopaedic interns(Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, 2009-12-01) Esquivel, Daniela Arroyo [UNIFESP]; Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]; Yazigi, Latife [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this paper was to identify the emotional difficulties through a prospective case study. The participants were 13 first-year male orthopaedic interns. Administration of MBI (burnout) in the 1st (=T0), 6th (=T1) and 12th (=T2) months of the first year of internship; and the Rorschach Test, in T 0 and T 2 . Rorschach: They seem to be sensitive to stress, but that does not make them cold or distant. They become more self-aware, their depressive aspects diminish and they start to express a greater need for human contact and for the establishment of cooperative relationships. MBI: 1) Emotional exhaustion: T0 =17.6 / T1=28.7/ T2 = 24.6. 2) Depersonalisation: T0=9.6 / T1=15.9 / T2=15.3. 3) Personal accomplishment: T0=31.2/ T1= 25.2 / T2 =26.6. Situational stress increases in accordance with the intensity and pace of the training activities, although the interns do not seem to be emotionally defended. The training program does not oppress them.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Médicos na linha de frente do combate à COVID-19 no Estado de São Paulo: prevalência de Estresse no trabalho e Burnout(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-19) Netto, Gabriela Correia [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; http://lattes.cnpq.br/3851419651886425; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo investiga a prevalência de Estresse no Trabalho (TS) e Burnout em uma amostra de médicos do Estado de São Paulo utilizando a Escala de Estresse no Trabalho e o Inventário de Burnout de Maslach em dois momentos. O teste de Student, ANOVA, coeficiente de Pearson e análise multivariada foram realizados. 301 médicos participaram. 71,1% tinham níveis médios ou altos de WS. De acordo com hipóteses, WS, escores de exaustão emocional (EE) e cinismo (CY) foram correlacionados. EE e cinismo (CY) foram maiores em médicos que tinham menos experiência profissional e trabalham em Atenção primária, a ineficácia é maior em médicos de emergência. CY aumentou, enquanto EE, CY e realizações permanecem constantes ao longo do tempo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)The mental health of graduate students at the Federal University of São Paulo: a preliminary report(Associação Brasileira de Divulgação Científica, 2004-10-01) Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]; Fagnani Neto, Rafael [UNIFESP]; Macedo, Paulo Costa Mosca [UNIFESP]; Citero, Vanessa de Albuquerque [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)We present data regarding the care provided to graduate level health professionals at the mental health center of the Federal University of São Paulo. From September 1996 to September 2003, 146 graduate students (99 in the Master's degree program and 47 in the Doctoral program) were attended. This population was predominantly female (68.5%), with a mean (± SD) age of 28.6 ± 4.42 years, not married (71.9%). Most of the subjects were professionals who had not graduated from the Federal University (78.1%). The students who sought help for psychological and/or psychiatric problems were classified into two categories: situational-adaptive crises and psychopathological crises. The main diagnoses were depression and anxiety disorders (44%) causing 4.5% of the subjects to be temporarily suspended from their graduate studies; 19.2% reported that they had used psychotropic drugs within the previous month, and 47.9% referred to sleep disturbances. Suicidal tendencies were mentioned by 18% of those interviewed. Students with emotional disturbances and academic dysfunctions should be recognized at an early stage, and it is fundamental for them to have access to mental health programs that provide formal, structured and confidential care. Thus, it is important that professors and advisors in graduate programs build a warm and affective learning environment. If we consider the expressive growth in Brazilian scientific production resulting from the implementation of an extensive national system of graduate education, it is important to focus efforts on enhancing and upgrading the mental health care system.
- ItemSomente MetadadadosOssos do ofício: um estudo sobre a saúde mental e a qualidade de vida de residentes do programa de residência médica em ortopedia e traumatologia da UNIFESP-EPM(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-06-27) Esquivel, Daniela Arroyo [UNIFESP]; Yazigi, Latife [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7964028344093715; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudos com residentes de diferentes especialidades médicas referem altas prevalências de distúrbios emocionais e disfunções profissionais como estresse, depressão e burnout, principalmente durante o primeiro ano de treinamento. Apesar desses fatores serem de extrema relevância, e poderem comprometer o aprendizado e o desempenho dos residentes em suas tarefas, poucos estudos abordam especificamente a saúde mental dos residentes de ortopedia. Docentes do Departamento de Ortopedia da UNIFESP-EPM apresentaram preocupação com a elevação do número de desistência e a alta incidência de problemas psicológicos entre os residentes de ortopedia. Baseando-se nesses fatos um estudo sobre os aspectos psicológicos e a saúde mental dos residentes de ortopedia foi desenvolvido. Objetivo: avaliar, ao longo do período de residência médica, a incidência de dificuldades emocionais, tais como estresse, burnout, depressão e ansiedade em médicos residentes do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP-EPM. Método: estudo de caso prospectivo. Participantes: 13 residentes, todos do sexo masculino, média de idade de 26 anos. Instrumentos: Método de Rorschach, Sistema Compreensivo, análise dos Índices DEPI e CDI e das variáveis R, nota D, es, Sum Y e An. Inventários, Maslach de Burnout (MBI), Inventários Beck de Depressão (BDI) e Ansiedade (BAI), de Qualidade de Vida (WHOQOL). Procedimento: Aplicação do Método de Rorschach no 1º (T0), 12º (T2) e 32º mês da residência (T3) e aplicação dos inventários no 1º (T0), 6º (T1), 12º (T2) e 32º mês do programa de residência médica em ortopedia e traumatologia (T3). Resultados: Por meio do Método de Rorschach, observou-se que uma elevada quantidade de respostas de conteúdo mórbido (MOR) em T0, que diminuiu acentuadamente ao longo do tempo (T3). Com relação às variáveis, FD e S apresentaram mínima diminuição de T0 para T3, contudo apresentaram expressivo aumento de ambas as variáveis em T2. Os residentes iniciam as atividades do programa de residência em ortopedia apresentando componentes autodepreciativos, de autocobrança e autoinspeção elevados, que vão se diluindo/dissipando ao longo do tempo e deixam de ser significativos. No MBI, os dados encontrados foram os seguintes: (a) Exaustão Emocional: T0=17,6; T1=29,5; T2=24,6; T3=22,1; (b) Despersonalização: T0=9,7; T1=15,9; T2=15,3; T3=13,7; (c) Realização Profissional: T0=31,2; T1=25,1; T2=26,6; T3=27,8. No BDI: T0=3,5; T1=11,5; T2=9,0; T3=11,2. No BAI: T0=3,9; T1=9,5; T2=5,8; T3=6,9. No WHOQOL, (a) Domínio Físico: T0=23,1; T1=16,9; T2=19,1; T3=20,7; (b) Domínio Psicológico: T0=22,8; T1=19,1; T2=19,6; T3=19,5; (c) Domínio Social: T0=11,8; T1= 8,7; T2=9,5; T3=10,2; (d) Domínio Ambiental: T0=30,8; T1=24,2; T2=26,8; T3=27,9; (e) Domínio Geral: T0=8,1; T1= 5,8; T2=6,1; T3=6,7. O grupo apresentou sintomas de depressão, ansiedade, burnout e diminuição da qualidade de vida, principalmente no sexto mês do R1 (T1). Os sintomas diminuíram ao longo do tempo, contudo não retornaram no final do R3 (T3) aos menores valores encontrados no início do treinamento (em T0). Conclusão: A residência médica não se apresenta deletéria ou prejudicial, contudo pode ser fonte potencializadora de vulnerabilidades emocionais, principalmente durante o primeiro ano dada a inexperiência, o ritmo e a intensidade da tarefa médica. O período de treinamento não os oprime, ao contrário, parece promover mudanças importantes e necessárias para sua formação como futuros especialistas. Foi possível observar que ao longo do tempo, apresentando maior nível de experiência da área médica, mostram-se mais assertivos e autoconfiantes, e passam a utilizar menos recursos defensivos face às demandas externas. Comportam-se de modo semelhante quando comparados ao grupo da amostra normativa brasileira, uma vez que são submetidos às mesmas tensões e pressões externas que geram estresse situacional e ansiedade, que são vivenciadas por todos aqueles que vivem em grandes cidades como São Paulo. Tendo em vista que os programas de residência médica podem ser fontes potencializadora de vulnerabilidades emocionais, é importante apontar para a necessidade de programas de tutoria para dar maior apoio emocional aos residentes principalmente no seu primeiro ano de residência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A síndrome de burnout em professores: sua relação com a satisfação no trabalho, fatores sociodemográficos e organizacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-08) Gonçalves, Raphaela dos Santos [UNIFESP]; Estadella, Debora [UNIFESP]; Casagrande, Breno Picin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6324977074006223; http://lattes.cnpq.br/5715718187140258; http://lattes.cnpq.br/2066977547568709; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Descrita inicialmente em 1974, a síndrome de burnout é um fenômeno cada vez mais comum no mercado de trabalho. É caracterizada como uma resposta aos estressores crônicos interpessoais presentes na rotina do indivíduo, sobretudo no trabalho. Afeta principalmente profissionais da saúde e da educação. Suas consequências podem gerar, além de exaustão emocional acentuada, diversos problemas de ordem psicológica, física e metabólica. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de burnout na amostra estudada, bem como realizar associações com fatores sociodemográficos, de satisfação no trabalho e organizacionais. A pesquisa desenvolvida foi conduzida digitalmente, contemplando o Copenhagen Burnout Inventory (CBI), o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) e um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 397 professores da educação básica de diversos estados brasileiros, provenientes de escolas públicas e privadas. A prevalência de burnout encontrada foi de 32,75%, sendo burnout pessoal a dimensão mais afetada, com prevalência de 55,92%. Homens e mulheres apresentaram prevalência equitativa em todas as dimensões da síndrome de burnout avaliadas com o CBI. Porém, quando correlacionando a presença de burnout com os fatores do TJSQ, é possível perceber que a satisfação tem efeito antagônico entre os dois sexos. Homens apresentam menores chances de ter burnout quando se encontram mais satisfeitos com seu trabalho, enquanto a satisfação aumentada gera maiores chances de burnout em mulheres. Frente aos resultados observados, pode-se concluir que mais estudos são necessários para que seja possível avaliar e desenvolver medidas de mitigação dos fatores estressores que possam desencadear a síndrome de burnout, a fim de assegurar a saúde mental e dignidade de trabalho aos profissionais da educação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Study protocol of a multicenter randomized controlled trial of mindfulness training to reduce burnout and promote quality of life in police officers: the POLICE study(Biomed Central Ltd, 2018) Trombka, Marcelo; Demarzo, Marcelo Marcos Piva [UNIFESP]; Bacas, Daniel Campos; Antonio, Sonia Beira [UNIFESP]; Cicuto, Karen [UNIFESP]; Salvo, Vera Lucia Morais Antonio de [UNIFESP]; Claudino, Felipe Cesar Almeida; Ribeiro, Leticia; Christopher, Michael; Garcia-Campayo, Javier; Rocha, Neusa SicaBackground: Police officers experience a high degree of chronic stress. Policing ranks among the highest professions in terms of disease and accident rates. Mental health is particularly impacted, evidenced by elevated rates of burnout, anxiety and depression, and poorer quality of life than the general public. Mindfulness training has been shown to reduce stress, anxiety, burnout and promote quality of life in a variety of settings, although its efficacy in this context has yet to be systematically evaluated. Therefore, this trial will investigate the efficacy of a mindfulness-based intervention versus a waitlist control in improving quality of life and reducing negative mental health symptoms in police officers. Methods: This multicenter randomized controlled trial has three assessment points: baseline, post-intervention, and six-month follow-up. Active police officers (n = 160) will be randomized to Mindfulness-Based Health Promotion (MBHP) or waitlist control group at two Brazilian major cities: Porto Alegre and Sao Paulo. The primary outcomes are burnout symptoms and quality of life. Consistent with the MBHP conceptual model, assessed secondary outcomes include perceived stress, anxiety and depression symptoms, and the potential mechanisms of resilience, mindfulness, decentering, self-compassion, spirituality, and religiosity. Discussion: Findings from this study will inform and guide future research, practice, and policy regarding police offer health and quality of life in Brazil and globally.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Viabilidade e eficácia preliminar de uma intervenção baseada em mindfulness nos sintomas de Burnout em profissionais da atenção primária à saúde: estudo controlado(Universidade Federal de São Paulo, 2017-09-22) Sopezki, Daniela da Silva [UNIFESP]; Demarzo, Marcelo Marcos Piva [UNIFESP]; Castro Filho, Eno Dias de; Fortes, Sandra Lucia Correia Lima; Eno Dias de Castro Filho : http://lattes.cnpq.br/8821573065224229; Sandra Lucia Correia Lima Fortes : http://lattes.cnpq.br/8632178826165568; http://lattes.cnpq.br/9242996936416312; http://lattes.cnpq.br/4517634160329577; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Um dos principais riscos à saúde do trabalhador da Atenção Primária à Saúde (APS) é a Síndrome de Burnout (SB). Mindfulness é um estado psicológico que está positivamente associado com uma variedade de indicadores de saúde mental. As intervenções baseadas em mindfulness (IBM) são uma alternativa para o manejo do estresse e SB na APS. O objetivo principal deste estudo foi comparar o efeito de uma IBM de oito encontros (G1), na sintomatologia da SB em profissionais da APS, com uma intervenção breve, de quatro encontros, baseada em relaxamento (G2), além de um grupo do tipo lista de espera (G3). A hipótese inicial foi de que a IBM é superior ao relaxamento nas variáveis de interesse. Método: Ensaio Clínico Controlado não-randomizado, com investigação mista. Para a avaliação dos dados quantitativos utilizou-se: questionário de dados sociodemográficos, MBI-GS, para identificar as dimensões da SB, PANAS, para avaliar afeto, FFMQ, para mensurar as facetas de mindfulness, Escala de experiências, para medir descentramento e ruminação e a Escala de Autocompaixão. Resultados: participaram do estudo 142 profissionais de distintos perfis da APS. A prevalência de sintomas de Burnout no total da amostra foi considerada moderada. A exaustão e despersonalização foram correlacionadas com todas as dimensões negativas das demais escalas do estudo. Os resultados do estudo de intervenção confirmaram parcialmente a hipótese de superioridade da IBM. Houve superioridade significativa comparada aos demais grupos nas medidas de: bondade, total de autocompaixão, subescala não-julgar e não-reagir e resultados semelhantes em G1 e G2 nas medidas de exaustão, autocrítica e isolamento. G1 é superior ao G3 nas subescalas: cinismo, afeto positivo e negativo, descentramento, fixação e mindfulness, descrever e observar, enquanto que o G2 não é superior a G3. Em relação aos dados qualitativos, foram comparados dois grupos, G1 e G2, e após análise temática, no pré-teste, para entender as características do sofrimento do trabalhador, chegou-se a nove distintos temas: sobrecarga, sentimento de injustiça, manifestações do estresse (físicas e psicológicas), interferência do estresse na qualidade do trabalho, conflitos na equipe, falta de cuidado com a saúde do trabalhador, estratégias de enfrentamento (absenteísmo e medicalização), expectativas com a intervenção e implantação do cuidado à saúde (barreiras e possíveis facilitadores), todos debatidos em confronto com a literatura. E no pós-teste: percepção sobre o impacto da intervenção, percepção sobre a intervenção (forças e fraquezas), engajamento nas práticas (formais e informais) e novamente implantação e sentimento de injustiça. Conclusão: Foram evidenciados mais e distintos benefícios a favor da IBM, possivelmente por abordar um repertório mais amplo de habilidades cognitivas, porém a intervenção de relaxamento demostrou mudanças significativas no alívio da sintomatologia aguda do estresse e da SB. É necessário projetar medidas preventivas para o cuidado da saúde do trabalhador da APS, que promovam habilidades de atenção e manejo do estresse para lidar com as adversidades constantes deste cenário de atuação, tal como se propõe as intervenções baseadas em relaxamento, compaixão e mindfulness, conforme proposto nesta pesquisa.