Navegando por Palavras-chave "Bitcoin"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bitcoin é, de fato, um padrão monetário?(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-20) Souza, Humberto Tenaglia de [UNIFESP]; Handfas, Alberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6405099265623850A moeda emitida pelas autoridades centrais exerce um papel central nas economias capitalistas há muito tempo. Nesse contexto temos em 2009 a criação de uma moeda digital chamada Bitcoin, que surge com outras características desafiando a visão do controle estatal e sob um contexto de avanço tecnológico imenso. A partir disso, essa monografia visa, a partir dos estudos bibliográficos, concluir se Bitcoin pode ser considerado uma moeda. Assim, iniciamos buscando entender a história da moeda, sua origem e evolução. Partimos para o estudo das principais correntes monetárias incluindo as visões ortodoxas e heterodoxas com ênfase em Marx e Keynes. Posteriormente, estudamos o Bitcoin em si, listando e discutindo suas principais vantagens, desvantagens e características marcantes, usando de bibliografia e dados. Por fim, munido das informações necessárias, concluímos que Bitcoin ainda não pode ser considerada moeda por conta de sua alta volatilidade, baixa aceitação e baixa liquidez.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Boxso: plataforma para processamento de micropagamentos em Bitcoin para o varejo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-27) Paula, Ricardo Felipe de [UNIFESP]; Conceição, Arlindo Flavio da [UNIFESP]; Fernandes, Andressa Guimarães Torquato; http://lattes.cnpq.br/0022426626370020; http://lattes.cnpq.br/1725477351660877; http://lattes.cnpq.br/3322560451107418A tecnologia Bitcoin nasceu com o propósito de ser utilizada em meios de pagamentos, mas embora haja muitas pessoas negociando a moeda, ela ainda não é utilizada em larga escala no segmento de pagamentos. Bitcoin possui vantagens conhecidas em relação aos meios de pagamentos digitais tradicionais, mas ainda há impedimentos técnicos e sociais que dificultam sua utilização. Em relação a problemas tecnológicos o tempo de confirmação de uma transação é o principal deles, e devido a flutuação no valor da moeda, esse tempo pode inviabilizar seu uso em pagamentos presenciais. Sobre o aspecto social, a falta de conhecimento em Bitcoin e sua pobre interface com o usuário dificultam sua adesão para mais pessoas. Nesta dissertação foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre benefícios e desafios no uso de Bitcoin no varejo. Também foi feita uma pesquisa com varejistas da cidade de São José dos Campos-SP para identificar o nível de conhecimento e interesse sobre Bitcoin. Foram levantados requisitos funcionais, não funcionais e de negócio e foi desenvolvida a POC da plataforma proposta. A POC trabalhará integrada ao sistema que o comércio já utiliza, abstraindo a parte tecnológica e possibilitando que lojistas — sem conhecimento prévio em Bitcoin — possam utilizá-lo em seu estabelecimento. A plataforma também será responsável por converter Bitcoin em reais, possibilitando que lojistas a utilizem sem risco de perdas com uma possível desvalorização da moeda. Além disso, também foram feitas análise de viabilidade e compilações de aspectos legais do uso de moedas digitais no Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Detecção de bolha especulativa em criptomoedas(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-04) Diniz, Renan Bassoli [UNIFESP]; Mendonça, Diogo de Prince [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3160691112817642O início da era das criptomoedas se deu em 2008 com a criação do Bitcoin. As moedas digitais são descentralizadas e com as operações criptografadas. Ao longo dos anos subsequentes, o aumento da popularidade das criptomoedas levou a um aumento na variância de seus preços, tornando-as atrativas para o comportamento especulativo. Através de uma análise empírica, o presente trabalho teve como objetivo investigar a existência de bolhas para os preços diários das criptomoedas Bitcoin e Ethereum, que são duas importantes moedas digitais desse mercado. Utilizando-se dos testes de raiz unitária em séries de tempo SADF (PHILLIPS et al., 2011) e GSADF (PHILLIPS et al., 2015), com os valores críticos simulados por bootstrap, há evidências de 2 períodos de bolha para os preços do Bitcoin: (i) entre novembro e dezembro de 2013 com 22 dias de duração; e (ii) em dezembro de 2017 com duração de 15 dias. Não foram identificados momentos de bolha para os preços do Ethereum, o que pode ser explicado por meio das diferenças que esta plataforma tem em relação às demais, como a criação de contratos inteligentes e a de criptomoedas alternativas customizadas.
- ItemEmbargoDIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS: Introdução do bitcoin em um portfólio com ativos brasileiros(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-29) Barbosa, Gustavo Mauro dos Santos [UNIFESP]; Santos, Emerson Gomes dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6587229762373764A tomada de decisões lógicas em investimentos envolve a busca pelo aumento das taxas de retorno, desde que o investidor considere um nível de risco aceitável. Gerenciar uma carteira de investimentos requer encontrar a estratégia adequada que corresponda ao nível de risco desejado, garantindo que os retornos atendam às expectativas. No entanto, essa tarefa é complicada devido à ampla variedade de ativos disponíveis, inúmeras combinações possíveis e à imprevisibilidade do desempenho futuro desses ativos. Nesta monografia, a hipótese e os objetivos estão centrados na análise do impacto da inclusão do bitcoin em uma carteira composta por ativos financeiros brasileiros tradicionais. Para atingir esse objetivo, foram aplicados os princípios da teoria de portfólio de Markowitz e o índice de Sharpe. Para tanto, a pesquisa selecionou e coletou dados de três classes de ativos (ações, títulos públicos e imóveis) ao longo dos anos de 2018 a 2022. Adicionalmente, foram obtidos dados de preços da criptomoeda bitcoin durante o mesmo intervalo de tempo. Inicialmente, uma carteira foi construída com os ativos tradicionais do mercado financeiro brasileiro, e os cálculos de rentabilidade e risco foram realizados de acordo com as formulações de Markowitz. Posteriormente, os mesmos cálculos foram aplicados à mesma carteira, porém com a inclusão do token bitcoin nela. As conclusões da pesquisa indicaram que, nos períodos e níveis de rentabilidade esperada analisados, a incorporação do bitcoin em uma carteira com ativos tradicionais brasileiros nem sempre resultou em ganhos para o investidor em termos de rentabilidade e risco. Desta forma, a pesquisa contribui ao evidenciar os prós e contras da estratégia de incluir o bitcoin em carteiras de ativos tradicionais, ressaltando a importância de considerar outros fatores, incluindo eventos econômicos e o contexto do mercado de criptomoedas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diversificação de investimentos: uma análise sobre o ouro, bitcoin e bolsa de valores como opções para investimentos.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-14) Strenger, Gabriel Follmann [UNIFESP]; Khatib, Ahmed Sameer El [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776Este trabalho busca fazer uma pesquisa das novas e tradicionais opções de investimento no mercado financeiro. Partindo do questionamento: É possível encontrar uma forma de investimento segura e com alto rendimento para investidores com baixo poder aquisitivo. Assim buscamos levantar dados históricos que nos auxiliem qual será a melhor opção de investimento. Foram levantadas várias hipóteses para a tomada de decisão, com uma pesquisa bibliográfica que levantou todos os dados necessários para essa decisão. Dessa forma apresentamos dados e gráficos que mostram que todas as formas de investimentos são possíveis para cada perfil de investidor. Assim concluímos que as opções de investimentos existentes no mercado são opções válidas para cada perfil de investidor e esse deve buscar qual delas se encaixa melhor em seu perfil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Movimento co-explosivo do bitcoin com outros ativos e variável de sentimento(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-04) Ribas, Bárbara Aragoni [UNIFESP]; Mendonça, Diogo de Prince [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doApesar da presença expressiva no mercado do criptomoedas, seja pelo seu potencial de geração de lucros exorbitantes, seja pela segurança oferecida por uma rede blockchain, o Bitcoin será um dos nossos objetos de estudo, assim como seu comportamento no longo prazo e preço eficiente. Nos utilizamos de um modelo Vetor Autorregressivo (VAR) co-explosivo, calculado a partir de outras variáveis, como preço do ouro, S&P500, número de buscas no Google pela palavra "Bitcoin" (Google Trends), Índice de Stress do mercado e o próprio preço eficiente da moeda. Neste sistema, foi observada relação de longo prazo entre o Bitcoin e as demais variáveis, porém com 6 raízes explosivas. Adaptamos o conjunto de ativos e chegamos a um modelo contendo apenas o preço do Bitcoin, Google Trends e o índice de Stress para que houvesse apenas uma raiz explosiva para usar o modelo VAR co-explosivo. A partir da relação de longo prazo, obtemos que em momentos de maior stress, o preço da criptomoeda aumenta de modo que o Bitcoin mais se aproxima de ativo de segurança e há uma maior busca pela palavra "Bitcoin".
- ItemAcesso aberto (Open Access)O bitcoin como moeda: o caso de El Salvador(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-11) Tinôco, Bruna Mendonça Moreira [UNIFESP]; Ferreira, Guilherme Augusto Guimarães [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1141741782092601; http://lattes.cnpq.br/4627766201002173A experiência de El Salvador no uso do bitcoin como moeda oficial tem dividido opiniões e gerado polêmicas especialmente quanto à identificação de seus êxitos e seus principais desafios diante dessa implementação ao longo dos últimos três anos. Assim, o presente artigo busca compreender o potencial e os possíveis limites no uso de criptomoedas como moedas oficiais de Estados. Nesse sentido, foi feita uma revisão sistemática para analisar os artigos específicos existentes sobre temáticas relacionadas, e a construção de hipóteses por meio de pesquisa bibliográfica a partir de documentos e artigos publicados, de forma que o sistema monetário fosse analisado junto a dados públicos de veículos internacionais e independentes salvadorenhos, além de ser ancorado em pesquisa de campo realizada em El Salvador no período de julho de 2022, um ano após a implementação do bitcoin no país. Até o momento, o país lida com consequências econômicas a curto prazo, e a população ainda se encontra com baixa adesão, entretanto, a implementação pode ser promissora, se considerado que o sistema fiduciário é um código de programação Blockchain. Assim, o bitcoin tem se mostrado passível de exercer as principais funções de uma moeda, principalmente como uso corrente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reconhecimento contábil dos bitcoins(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-26) Motoshima, Renato Hirata [UNIFESP]; Costa, Jorge Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0792048990228954; http://lattes.cnpq.br/5824087225288731O presente estudo objetivou analisar como deve ser feito o reconhecimento contábil dos bitcoins adquiridos pelas companhias. Devido ao crescimento e a popularização dessa moeda digital no mundo, é preciso refletir sobre a importância da tratativa contábil adequada devido ao aumento do número de companhias com posse desse ativo, dado que as informações contábeis são fundamentais para a tomada de decisão. Alguns dos passos realizados para a compreensão do reconhecimento contábil do bitcoin foram identificar as suas características e suas particularidades. A metodologia utilizada foi a exploratória e os procedimentos de coleta de informações foram bibliográficos e documentais. A partir da análise das informações foi possível estabelecer algumas sugestões para o registro contábil dos bitcoins, visto que, desde o surgimento dessa criptomoeda, em 2008, até o presente momento, ainda não existe no Brasil qualquer regulamentação contábil que trate sobre o tema. Portanto, por meio do estudo realizado e da análise dos trabalhos científicos, papers, livros e sites especializados juntamente com revistas e jornais de renome sobre o tema, foi possível estabelecer relações com as normas contábeis e das interpretações iniciais de órgãos reguladores e firmas de auditoria para que seja sugerido um reconhecimento contábil para os bitcoins. Concluindo, a sugestão deste estudo é: (i) contabilizar os bitcoins como estoque, caso seja adquirido para revenda. Neste caso a mensuração seria pelo custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor; e (ii) nos demais casos a sugestão seria registrar contabilmente os bitcoins como intangível