Navegando por Palavras-chave "Bilinguismo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de recursos didático-visuais para o ensino remoto de educandos Surdos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-27) Geraldes, Ana [UNIFESP]; Garrutti, Érica [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268; http://lattes.cnpq.br/1803243200492169Este trabalho surge a partir da Iniciação Científica (IC) desenvolvida pela graduanda que escreve este e foi financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado São Paulo). Esta iniciação científica teve início em março de 2020 e terminou em março de 2022, ou seja, foi realizada de modo integral durante o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 e, consequentemente, no contexto de ensino remoto. Este trabalho é apenas uma parte dos dados coletados e analisados durantes os dois anos de IC, a qual tinha como objetivo geral analisar as particularidades da mediação pedagógica de docentes bilíngues (Libras – Língua Brasileira de Sinais - e Língua Portuguesa) com crianças Surdas matriculadas em uma escola-polo bilíngue do município de Guarulhos. No recorte que constitui a materialidade deste estudo, objetivou-se analisar e compreender como os materiais didático-visuais produzidos por uma docente bilíngue, durante o período de ensino remoto, atende às particularidades dos educandos Surdos. Para isso, adotou-se, nesta análise, a educação bilíngue como a melhor e única abordagem para a educação de Surdos, como também a perspectiva vygostskyana de desenvolvimento. A pesquisa, de caráter qualitativo e na perspectiva sócio-histórica, realizou a análise de vídeos produzidos por uma docente bilíngue de uma escola polo-bilingue guarulhense que foram utilizados no ensino remoto e, também lançou mão das diretrizes curriculares do município para compreender o contexto no qual a pesquisa estava inserida. A partir da análise dos materiais didático-visuais, foi possível perceber o cuidado da docente em produzir materiais minuciosamente planejados visualmente, que respeitassem a cultura de seus educandos e seu modo de experenciar o mundo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aquisição de existenciais em contexto de educação bilíngue português-inglês(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-14) Verniano, Marina [UNIFESP]; Marcelino, Marcello; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237; http://lattes.cnpq.br/1319507260620761Baseada da Teoria Gerativa, proposta por Noam Chomsky (1981, 1986, 1995), esta pesquisa investiga a aquisição de verbos existenciais na língua inglesa por crianças de 5 e 6 anos de idade falantes de português brasileiro (PB) como primeira língua (L1) e inseridas em um contexto de educação bilíngue com exposição de 5 horas semanais à língua inglesa. Enquanto o PB pode se utilizar dos verbos haver, ter e existir para construções existenciais e manter a posição do sujeito vazia (NASCIMENTO e KATO, 1995; VIOTTI, 1999; KATO, 2019), a língua inglesa necessita da concatenação do expletivo there à copula be (there-to be), o que também é conhecido na literatura como there-insertion (MILSARK, 1979; McCAWLEY, 1998), devido à obrigatoriedade de preenchimento da posição do sujeito para essa língua. Essa diferença estrutural é explicada através do Parâmetro do Sujeito Nulo (PSN) (CHOMSKY, 1981; RIZZI, 1982), no qual o PB é uma língua de sujeito nulo parcial, e o inglês, uma língua marcada negativamente ao PSN, levando a processos de aquisição de linguagem distintos. Dessa forma, a partir da coleta de dados de produção espontânea (DEMUTH, 1998) e de produção eliciada (THORNTON, 1998), esta pesquisa gerou um corpus com dois grupos de crianças e as respectivas professoras de cada grupo. O primeiro (grupo A), composto por 6 crianças, recebeu input enriquecido e direcionado (MARCELINO, 2017, 2019), rico em sentenças existenciais; o segundo (grupo B), composto por 2 crianças, não. Com base em estudos acerca das diferenças paramétricas entre as línguas e em estudos sobre bilinguismo e aquisição de linguagem (HERSCHENSOHN, 2000; GUASTI, 2002; SLABAKOVA, 2016; MARCELINO, 2017, 2018), cabe aqui analisar e descrever a utilização do existencial there to be, pelos sujeitos, com observância a possíveis influências nos processos de aquisição, que possam gerar a produção e/ou representação mental correta e incorreta do verbo. A pesquisa se desenvolveu com base no (i) desenho de um panorama sobre a aquisição de verbos existenciais em segunda língua (L2); (ii) na análise da forma em que esses verbos refletem diferenças na representação mental e nos processos de aquisição de segunda língua (AL2), a partir de suas estruturas, com e sem input direcionado; (iii) na análise e verificação das possíveis influências do ter-existencial (L1) na aquisição do there to be em L2. Na análise de dados, esta dissertação fez a normalização dos dados do corpus, para que possíveis vieses de frequência fossem eliminados, e utilizou o software #LancsBox versão 6.0, através do qual foi possível computar o número de ocorrências de existenciais de ambos os grupos, bem como das professoras. Após a análise dos dados através do software, é perceptível a diferença de produção dos grupos A e B, sendo o primeiro, exposto ao input enriquecido, com maior índice de produção de orações com there to be do que o segundo. Os resultados desta pesquisa apontam para a confirmação do papel do input enriquecido e planejado no processo de aquisição da L2 em contexto de educação bilíngue, corroborando a ideia de que apenas a exposição prematura nesse contexto, não basta.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cognição numérica em estudantes monolíngues do 5º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-27) Merino, Sibele Medeiros [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Santos, Flavia Heloisa; http://lattes.cnpq.br/5842894807452055; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/9477397514354196Objetivo: Avaliar o desempenho de escolares monolíngues do 5º ano do EF em cognição numérica, cálculo mental e resolução de problemas aritméticos, compará-lo quanto ao sexo e estudar a aplicabilidade desses protocolos avaliativos. Método: O grupo de escolares monolíngues foi constituído por 25 crianças escolares (18 meninos), com média de idade 10,6 anos (DP = 0,26 anos), matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental de escola regular da rede particular de ensino. A esse grupo foi aplicada uma bateria de testes padronizados para avaliar processamento numérico e cálculo (ZAREKIR) e o desempenho em cálculos por escrito (TDE II – Aritmética). A cada tarefa do ZAREKIR, o tempo foi cronometrado. Os desempenhos foram analisados segundo os parâmetros de cada teste. Dados descritivos, média e Desvio padrão foram identificados e calculados. Resultados: O grupo monolíngue (GM) foi avaliado pelo TDE II e ZAREKIR e foram encontradas correlações positivas moderadas entre as respostas obtidas pela aplicação dos dois instrumentos. As melhores pontuações nas tarefas de cálculo e resolução de problemas do ZAREKIR associaram-se inversamente ao menor tempo de execução (r =0,71). Conclusão: O grupo de escolares monolíngues apresentou desempenho mediano nas habilidades escolares relacionadas com a aritmética. Meninos e meninas mostraram capacidade matemática semelhante, mas os meninos superaram a precisão e a velocidade das meninas em tarefas aritméticas básicas.
- ItemSomente MetadadadosEnsino bilíngüe na Educação Infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Fett, Natália Adriana Consolmagno [UNIFESP]; Petri, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9386446512033448; http://lattes.cnpq.br/4059632718706208; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The following paper started from questions about the bilingual teaching proposed by private institutions which offer this kind of teaching for babies and children between zero and three years old. Therefore, by using psychoanalytic concepts, our main objective is to deal with the individual constitution process, bearing in mind the importance of the relation established between the adult, who will be responsible by initiating the child in the language skill and making it become a desire individual. Having in mind the importance of the mentioned relationship, this paper also focus on the importance of the emotional bond constituted between the educator and the child who is usually in nurseries, besides talking about the history of the mentioned institutions and the changes occurred up to now. Finally, we discussed about the bilingualism presence in the contemporary society and the reasons behind families’ intense search for this new kids teaching methodology.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fundamentos linguísticos: bilinguismo e multilinguismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-10) Bassani, Indaiá de Santana [UNIFESP]Disciplina 3 pertencente ao Módulo 3: Marcos conceituais referentes à variação linguística
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Influência do bilinguismo na doença de Alzheimer(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-28) Paulavicius, Andrea Muner [UNIFESP]; Trevisani, Virginia Fernandes Moca [UNIFESP]; Mizzaci, Carolina Christianini; http://lattes.cnpq.br/2567303884901444; São Paulo; http://lattes.cnpq.br/9054730236021091; http://lattes.cnpq.br/5869827837451986; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: Alzheimer's disease is a neurodegenerative disease characterized by the loss of cognitive functions. Bilingualism maybe one factor contributing to cognitive reserve and delay in symptom to onset. Objectives: To assess effect of bilingualism compared with monolingualism in Alzheimer's disease. Methods: Systematic review of the literature of observational studies comparing bilingualism versus monolinguals in patients with Alzheimer’s disease. We searched the databases: The Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE, Embase and LILACS. The quality of each included study was assessed using the NewcastleOttawa Scale. Two reviewers independently extracted data and bias risk assessment. The quality of the evidence was evaluated by the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Results: Eight studies were included in the systematic review. The metaanalysis showed there was no difference between monolinguals and bilinguals group in the outcomes: Cognitive impairment level measured through MiniMental State Examination at the time of assessment (MD = 0. 20; 95%CI: 0.99,1.40) ; at the age of diagnosis (MD = 0.46; 95%CI: 0.21, 1.14), age of diagnosis of Alzheimer's disease (MD = 2.61; 95%CI: 5.77, 0.55); cognitive and functional performance measured through Clinical Dementia Rating ( MD = 0. 11; 95%CI: 0.06, 0.27), and Behavioral Neurology Assessment (MD=6.35; 95%CI:0.17,12.88). The analysis showed that bilingual patients exhibited symptoms of dementia later than a comparable group of monolingual patients (MD 5. 57; 95%CI: 3.43, 7. 70). The evidence found was low and very low quality. Conclusion: Although this systematic review did not show difference between bilingual and monolingual group in most outcomes analyzed, the available data s how that the onset of symptoms in Alzheimer's disease was later in the bilingual group compared with the monolingual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-14) Santos, Denis Pereira; Vieira, Cláudia Regina; Hollosi, Márcio; http://lattes.cnpq.br/0009306878714171; http://lattes.cnpq.br/0791754239372678; http://lattes.cnpq.br/0896870830025882Esta pesquisa tem por objetivo, por meio de um estudo qualitativo, investigar, compreender e observar o uso da visualidade nas práticas pedagógicas, e como o professor e o instrutor de Libras trabalham com os recursos imagéticos e como trabalham a visualidade com os estudantes surdos na perspectiva da educação bilíngue, também perceber a didática da imagem nas atividades aplicadas que envolvem múltiplas linguagens em uma elaboração didática. A abordagem da análise microgenética utilizada neste trabalho engloba a interpretação semiótica e histórico-cultural dos processos humanos. O referencial teórico utilizado neste trabalho abarca a compreensão do significado de alfabetização e letramento por meio de Soares (2003, 2004, 2020), Tfouni (2010), Oliveira (2017), Ferreiro (1996), Rojo (2009), Kenski (2003), Júnior (2019), Santos e Hollosi (2022). No que tange sobre os conceitos de imagem, visualidade, leitura de imagens, a alfabetização, letramento e pedagogia visual tanto na educação quanto nas artes são abordados e esclarecidos por Santaella e Nöth (1999), Santaella (2005; 2012), Lopez (2004); Dondis (2003), Lebedeff (2010, 2017), Campello (2007, 2008), Ramos (2007), Romanelli (2010) e Reily (2004). Sobre a educação bilíngue de/para surdos Ciccone (1990), Bauer (2007), Vieira (2014; 2017), Martins (2015) e Hollosi (2019) nos trazem os esclarecimentos sobre o que é, os desafios, as problemáticas e as realidades nesta prática atual dentro das escolas ou polos de educação bilíngue. O presente trabalho tem como corpus a semiótica como elemento central e essencial no desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos escolares e do aprofundamento da leitura de mundo partindo da visualidade, da leitura e interpretação de imagens além de um elemento estético ou usado como recurso secundário no momento da aprendizagem. Esta pesquisa buscou entender que há possibilidade de letrar visualmente os alunos surdos que estão ingressos nos primeiros anos do ensino fundamental e que há benefícios de aprendizagem no uso das duas línguas, os sujeitos envolvidos por meio de uma didática imagética e voltada para a visualidade conseguiram realizar as atividades propostas e os trabalhos desenvolvidos pela equipe docente obtiveram boas respostas, além do que esperava neste trabalho. Por fim, o estudo evidenciou que a visualidade para os estudantes surdos, está além das imagens e recursos visuais utilizados e presentes nos espaços escolares, que a leitura e interpretação de imagens quando trabalhada com uma didática imagética aplicada tanto pelo instrutor quanto pelo professor nos possibilita um novo olhar sobre as atuais práticas bilíngues para alunos surdos que estão no processo inicial da alfabetização e do letramento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Linguagem, interação e cultura : um olhar com foco na educação infantil bilíngue para surdos(2018-06-28) Moreira, Tarsila Nunes de Andrade [UNIFESP]; Lourenço, Érica Aparecida Garrutti de [UNIFESP]"Este estudo tem por objetivo compreender o processo de aquisição de linguagem por crianças surdas. Contando com uma fundamentação teórica sobre aquisição de linguagem e particularidades da educação de surdos, consiste numa pesquisa de campo, em que foi observada, à partir de um roteiro e por sete meses, em períodos específicos durante dois anos, a rotina de uma turma de Educação Infantil bilíngue -Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa - com crianças surdas, buscando indícios reais do que foi pesquisado na teoria. Os dados coletados foram registrados em um diário de campo e integraram o corpo da pesquisa, bem como entrevistas, focando em questões pedagógicas e formação de professores, com os respectivos professores da turma, coordenadora e diretora da instituição. Como resultado, temos um entendimento mais aprofundado do desenvolvimento da linguagem e cognição em crianças surdas que tenham contato com a língua de sinais já nos primeiros anos de vida, buscando melhorias para propiciar um crescimento saudável, em termos de cognição, comunicação e identidade. Foi observado, e pesquisado em teoria, a importância de um ambiente bilíngue e culturalmente preparado, para desenvolvimento identitário, linguístico e cerebral. No caso dos surdos, a instituição escolar, como mostra a presente pesquisa, é o meio que proporcionará as vivências fundamentais para a construção identitária e cognitiva da criança."
- ItemAcesso aberto (Open Access)A multiculturalidade e o bilinguismo no contexto da formação médica: análise de uma experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2016) Campos, Sandra Regina Carneiro de; Ferreira, Beatriz Jansen; Ruiz-Moreno, Lídia; http://lattes.cnpq.br/9956782921722263; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/1091170914690235Introduction: The complexity of the contemporary world and the demands of the labor market require a qualified professional training of health that involves the improvement of new skills. The Federal University of Latin American Integration (UNILA) in the triple border receives Brazilian and other Latin American countries, including non-Latin Caribbean countries students. This university has the characteristics multiculturalism and bilingualism and its principle the partnership. Therefore UNILA, experiences a unique experience in a rich scenario as cultural diversity, where students and teachers from different countries make up this context, providing new opportunities and challenges in higher education. An expanded education within multiculturalism instigates knowledge of new knowledge and new practices in the training process. Objective: To describe the contributions to the teaching / learning process in arising perspective of multiculturalism and bilingualism in the context of the triple border of Medicine Course UNILA. Specifically it is proposed to analyze the perception of teachers and students about medical training against DCN and PPC, analyze teaching and student perception of the teaching / learning process developed in the context of multiculturalism and bilingualism in the tri-border scenario and Build and validate the likert type instrument. Method: With qualitative and quantitative approach, descriptive and exploratory character, the study was conducted at the Federal University of Latin American Integration - UNILA. The study in line with the research ethical principles had to collect data divided into two stages. At first, the instrument Attitudinal Likert was applied, with 111 students, distributed in 1st and 2nd year and 7 members teachers of that course. 4 dimensions in the light of the research objectives were constructed in order to identify the perceptions of respondents about the researched object. In the second phase, interviews were conducted with 11 teachers. Interviews were recorded, transcribed and analyzed using content analysis technique, thematic modality. Results: Participants value the multicultural perspective and bilinguista the medical training process in UNILA and express a proper correlation with the content of DCN and of course PPP. However the data suggest challenges preponderance of native language regarding Hispanic and will need to expand the legislation on mobility of students and professionals and on medical prescription in different countries. Conclusions: Medical training in construction by UNILA in the triple border constitutes a relevant perspective for a larger and qualified understanding of health care in the countries that comprise it. However, aspects of infrastructure such as the provision of bibliography in Spanish, the use of this language in the training process, the increase of practice scenarios in border countries, among others, should be potentiated in the short term to create satisfactory conditions of implantation Of the said Course of Medicine.
- ItemSomente MetadadadosQuestionário de histórico linguístico de crianças bilíngues: adaptação, tradução e estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Santos, Esther Simonato Dos [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloGoal: To adapt and translate a language history questionnaire for brazilian bilingual children and conduct a pilot study in order to investigate the adequacy and applicability of the material. Method: The questionnaire was developed, subjected to the translation process and pretested with 05 parents of bilingual children, enrolled at international schools in Sao Paulo. Parental feedback was collected, to assess the adequacy of the material and, having identified the necessary adjustments, the final instrument was produced. Results: Parental feedback revealed limitations of the questionnaire in relation to the investigated languages (Portuguese and English). The need for further instructions and clarity in the material was also identified, especially in the investigation of the daily interaction time between child and family, as well as the television viewing habits of bilingual children. Conclusion: This study produced versions of the questionnaire applicable in both languages (English and Portuguese). Both final versions, consisting of 34 items, were conceptually equivalent and demonstrated effectiveness in collecting most of the essential information about the history of language acquisition and usage by bilingual children.