Navegando por Palavras-chave "Belonging"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoAtravessando muros, plantando florestas: acesso e permanência indígena nas universidades públicas do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Moraes, Stephany Santana [UNIFESP]; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2899447703219719; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e a permanência da população indígena aos cursos de ensino superior público a partir das experiências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). As reflexões aqui produzidas buscam elucidar quais os desafios na construção de uma universidade pública, que acolha e, também, seja construída por e para os mais diversos povos indígenas do Brasil. As considerações levantadas neste trabalho passam pelo acesso à universidade e dão enfoque à questão da permanência estudantil indígena; trazendo, principalmente, os desencontros epistemológicos e sócio-políticos como empecilhos na construção de um pertencimento e identificação desses sujeitos como parte das universidades públicas. Este estudo se debruça em alguns elementos que envolvem a chegada dos estudantes indígenas no espaço universitário, como os consequentes processos de desterritorialização, afastamento de suas culturas, assim como o contato com um ensino construído a partir de uma epistemologia colonizadora. Como apontamentos finais, fica evidente que há uma escassez na existência de políticas e ações que permitam a existência plena de pessoas indígenas no ensino superior. Mais que isso, demonstra-se necessário pensarmos não somente na inclusão desses sujeitos nos espaços universitários, mas na construção de um outro modo de viver a cultura acadêmica e a produção do conhecimento científico que contemple os saberes dos demais povos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens universitários nipo-brasileiros: a construção de identidades entre Japão e Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Fukuda, Aline Beatriz Antunes [UNIFESP]; Carneiro, Alan Silvio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/5225826480901413; https://lattes.cnpq.br/2013509202018045A imigração japonesa para o Brasil, a imigração brasileira para o Japão e o retorno dos nipo-brasileiros para o país de origem são fenômenos conhecidos e bastante estudados no campo da sociologia e da antropologia e, inclusive, da psicologia social, no entanto, as dimensões de reconstrução das identidades dos jovens nipo-brasileiros no Japão a partir da língua portuguesa ainda são um fenômeno a ser mais estudado. Especialmente quando temos a oficialização, através da Declaração de Yokohama, pela comunidade de imigrantes, do fim simbólico da chamada Era Dekassegui e o início da Era dos Brasileiros Residentes no Japão, considerando que atualmente mais de 60% dos brasileiros que vivem no Japão têm visto de permanência. O foco desta pesquisa são os jovens nipo-brasileiros que ingressam em universidades no Japão para estudar português. A presente pesquisa parte de minha experiência como professora de português nesses cursos, ao longo de dez anos, na Universidade de Kanda (Kanda University of International Studies, KUIS) e na Universidade Sofia (Sophia University), a partir da qual pude identificar alguns padrões de comportamento entre esses estudantes no que se refere à formação identitária, como por exemplo, a escolha por manter sua nacionalidade brasileira no anonimato. Devido ao fenótipo e pela proficiência do idioma japonês, pois a maioria desses jovens estudou em escolas japonesas, esses estudantes facilmente são vistos como japoneses natos. No entanto, é visível a busca pela construção de uma identidade brasileira ao longo dos quatro anos de formação universitária. Por essa razão, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar se o estudo do português influência na formação identitária de jovens nipo-brasileiros universitários. Para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre migrações brasileiras para o Japão, sobre o significado de ser nikkei no Japão e sobre o ensino de português nesse contexto. Como metodologia de geração de dados foram aplicados formulários e entrevistas semiestruturadas, realizadas à distância, por meio digital, com alunos, ex-alunos, professores brasileiros e professores japoneses, sendo um deles, o coordenador do curso de Língua Portuguesa da Universidade de Kanda. A análise dos dados desta pesquisa levou a uma compreensão dos principais fatores que são relevantes nos processos de construção identitária de jovens e adultos nipo-brasileiros no Japão e a importância da formação universitária em língua portuguesa na desconstrução de estereótipos negativos em relação a essas identidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Universidade Pública: um lugar para todas, todos e todes?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Souza, Maria Mariana de Carvalho Lisboa [UNIFESP]; Cirera, Marta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7795690820886153; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a permanência estudantil na Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, verificando se as desigualdades sociais afetam o modo em que as (os) estudantes oriundas (os) das classes populares acessam e permanecem na universidade pública. Assim, objetivou-se compreender o processo de permanência na universidade pública; Metodologicamente optou-se pela pesquisa bibliográfica, sendo o trabalho organizado em três capítulos, elucidando o histórico do ensino do superior no Brasil, até os parâmetros regulatórios da conquista da educação como direito social; Levantando dados e análises documentais da política de assistência estudantil, elementos que possibilitaram observar mudanças no perfil da/o estudante no decorrer dos anos e os diversos significados de permanência estudantil, o desmonte do Ensino Superior Público e o papel do Serviço Social na relação com o acesso ao direito. Na conclusão da pesquisa, constatamos que as desigualdades sociais afetam a permanência na universidade pública e que ainda há um longo caminho de lutas em defesa da educação para todas/es/os. O estudo se mostra relevante pela possibilidade de ampliar a discussão sobre o tema, a fim de contribuir ao trazer elementos para o fortalecimento da Política de Assistência Estudantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As versões sescentistas dos Trocvas de bandarra e as noções de pertencimento ao reino de Portugal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-05-29) Ferreira, Rafaela Dias Chaves [UNIFESP]; Lima, Luis Filipe Silverio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation discusses the notions of belonging to the kingdom of Portugal in the Seventeenth Century versions of Trovas of Bandarra reunited in the period. Different from a historiographical position which defended that there was nationalism in Portugal, in particular in the Restored Portugal, we have tried to approach the concepts related to the idea of belonging to the kingdom seeking for their use in the particular moments of speech of each author or copyist. This assessment of the subject allowed to show that the concepts of nation, in the current sense of the term, do not apply to the Early Modern period and, moreover, one should instead pay attention to the multitude of proposals when thinking about belonging and also political and religious conformations for the formation of the empire Portuguese.