Navegando por Palavras-chave "Basic education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da adoção da cultura oceânica no ensino formal como ferramenta de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável no município de Guarujá - SP, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Castro, Sandayara Campos de [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; https://lattes.cnpq.br/0841030137028577; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A educação ambiental para o desenvolvimento sustentável deve ser integrada e contínua em todos os níveis de ensino, desde a primeira infância até ao ensino secundário, incluindo a educação especial e a formação para adolescentes e adultos. Os currículos escolares devem ser complementares e articulados com os contextos locais e regionais. A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável,pelas Nações Unidas enfatiza a importância da ciência na sociedade e no combate às mudanças climáticas. Em Guarujá-SP, a Cultura Oceânica é parte integrante do currículo escolar, com o objetivo de compreender a influência dos ecossistemas marinhos e terrestres e promover o desenvolvimento sustentável local. A integração da Cultura Oceânica no Projeto Político Pedagógico pode contribuir para o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, seguindo uma metodologia específica. Portanto, a educação básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e na construção de conhecimentos capazes de transformar a realidade local.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A ciência brasileira na escola: uma proposta de recursos didáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Ferreira, Luis Gustavo Ribeiro [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164Apesar da vasta dimensão na produção de pesquisas científicas brasileiras já realizadas, é notório perceber que a maioria dos cidadãos brasileiros não reconhece os cientistas do seu próprio país, o que acaba por levar à sua desvalorização. É fundamental para o crescimento da produção científica do país que a população acompanhe a ciência produzida nacionalmente. É comum nos depararmos com jovens em idade escolar que não conhecem cientistas nacionais, tampouco instituições onde são produzidas a ciência nacional, causando preocupação em estudiosos de educação em ciências e da percepção pública da ciência. Diante dessas preocupações, é importante fornecer subsídios didáticos para que os(as) docentes da educação básica possam abordar em suas aulas os(as) pesquisadores brasileiros(as) que contribuíram para a pesquisa de suas áreas de atuação, e por meio disso auxiliem seus estudantes a compreender conceitos científicos. Este trabalho de conclusão de curso se debruçou sobre esta questão e produziu material bibliográfico e didático, voltado para a educação básica, abordando 08 pesquisadores(as) brasileiros(as). A utilização destes recursos tem como finalidade aproximar a linha de pesquisa dos(as) estudiosos(as) ao cotidiano dos estudantes, ao serem apresentados em aula para os mesmos. Estes recursos podem ser encontrados no site “Ciência e Cientistas Brasileiros”, e estão disponíveis para o proveito dos docentes e discentes em busca da valorização esperada da ciência nacional.
- ItemEmbargoCompetências digitais de professores e tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas ao ensino: usos, desafios e perspectivas em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-05) Pires, Larissa Cavalcante [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610581984121401; http://lattes.cnpq.br/9349335899324760; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças profundas no cenário educacional global, impactando significativamente alunos, professores e métodos de ensino. Enquanto muitos estudos priorizaram o ensino superior, há uma lacuna relevante na compreensão dos impactos na Educação Básica, particularmente no Brasil. O objetivo desta pesquisa foi investigar as competências digitais dos professores e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino, explorando seus usos, desafios e perspectivas durante a pandemia. O Estudo I teve como objetivo realizar um levantamento da produção científica brasileira recente sobre as competências digitais dos professores e a aplicação das TDIC no ensino, identificando principais usos, desafios enfrentados e perspectivas futuras. O Estudo II buscou mapear a produção científica internacional recente sobre o mesmo tema, ampliando a compreensão global sobre as competências digitais e os desafios no uso das TDIC. O Estudo III investigou, por meio de uma revisão de escopo, a aplicação da plataforma "Brain Breaks Physical Activity Solutions®" (BBPAS®), avaliando seu impacto no desempenho acadêmico e na saúde física e mental dos alunos. A metodologia incluiu duas revisões sistemáticas de literatura e uma de escopo: a primeira sobre estudos brasileiros, a segunda com foco em estudos internacionais, e a terceira analisando 13 artigos sobre a plataforma BBPAS®. Foram selecionados 4 artigos para o Estudo I, 12 para o Estudo II e 13 para o Estudo III, abrangendo publicações de janeiro de 2018 a outubro de 2024. Os resultados revelaram que as TDIC proporcionaram inovações significativas, como a continuidade do ensino remoto e novas formas de engajamento dos alunos, mas também expuseram desafios, incluindo a falta de preparação docente e desigualdades de acesso à educação digital. A revisão de escopo sobre o Brain Breaks® evidenciou que plataformas interativas podem melhorar não apenas o desempenho acadêmico, mas também a saúde física e mental dos alunos. Contudo, a eficácia da sua aplicação depende da formação contínua dos professores e de suporte institucional, fatores que demonstraram impacto positivo em contextos com infraestrutura mais robusta, como Malásia e Singapura, mas resultados limitados em regiões com menor suporte, como a África do Sul. Esta pesquisa ressalta a importância de programas de formação abrangentes para o desenvolvimento de competências digitais e da implementação de políticas públicas inclusivas. Em suma, oferece insights relevantes para a adaptação das práticas educacionais e para a criação de estratégias sustentáveis em um contexto digital cada vez mais presente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A contribuição da Gestão Democrática e o trabalho do Assistente Social no âmbito da escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-11) Santos, Franciele de Jesus [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho teve a intenção de entender os aspectos da Gestão Democrática e a sua contribuição para a educação básica e como ela é importante para a autonomia na educação, além de abordar sobre a forma como o trabalho do Assistente Social é importante no âmbito escolar. O primeiro capítulo discorre sobre a educação nas políticas públicas, em uma análise a partir de autores que foram essenciais para a discussão sobre o assunto. Fazendo esse estudo do funcionamento das escolas públicas, eu pude partir no segundo capítulo para a educação pública em Santos obtendo informações da Secretaria de Educação de Ensino — SEDUC. E com os primórdios da educação em Santos, em meados de XIX, junto ao surgimento das primeiras escolas, pelo qual é citado de forma bem sucinta, com o intuito de trazer um contexto histórico mais preciso. Também no segundo capítulo, a Gestão Democrática nas escolas públicas de Santos são analisadas, levando a conclusões sobre como ela funciona. Levando em consideração a estrutura social das escolas públicas em Santos e as vastas demandas e evasão escolar, no terceiro capítulo o trabalho do Assistente Social é pautado, trazendo aspectos da profissão como um todo e como o Assistente Social é necessário para mediar e solucionar conflitos sustentados de forma teórica-metodológica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Demonstração no ensino de Geometria: uma incógnita a ser decifrada(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Kowalski, Gabriel Amorim Lima [UNIFESP]; Kluth, Verilda Speridião [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6294236455477671; http://lattes.cnpq.br/6737936873224481O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica envolvendo referências bibliográficas que dizem a respeito de demonstração geométrica. Este tema surge de uma inquietação a respeito do ensino da demonstração geométrica na educação básica, tendo em vista que ela aparece nas competências especificas para o aprendizado, mas não aparece nos objetos do conhecimento até chegar no 8° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é orientada pela pergunta norteadora: Qual caminho o(a) professor(a) deve seguir para ensinar a geometria através da demonstração geométrica? Nesta pesquisa tivemos como propósito mostrar a importância da demonstração geométrica na educação básica, mostrar onde ela aparece e como aparece nos currículos que foram analisados, a BNCC e o Currículo Paulista e apresentamos uma síntese sobre as metodologias ativas. Destacamos, também, aspectos relevantes referentes ao processo histórico-filosófico da demonstração e da demonstração geométrica. Também descrevemos algumas propostas didáticas para seu ensino, envolvendo atividades dinâmicas, fazendo uso de softwares. Este trabalho culmina na indicação de um aprofundamento sobre a temática no sentido de aproximar aspectos epistemológicos ao projeto pedagógico de cada instituição de ensino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental e do desafio da interdisciplinaridade com o ensino de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07) Camelo, Clemil de Sousa [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415A importância de investir em Educação Ambiental (EA) foi sendo notada a partir de 1972 em Estocolmo – Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, onde houve grande repercussão sobre problemáticas ambientais em âmbito global. No Brasil, só obteve êxito com a promulgação da Lei 9.795/99, que aponta que a EA deve permear todos os níveis da educação, ao mesmo tempo que reconhece a instituição de ensino formal – a escola - como parte responsável pela formação de cidadãos éticos, críticos e responsáveis, capazes de desenvolver conhecimentos, valores e condutas que harmonizem a convivência para com a sociedade e o meio que o cerca. Neste sentido, o papel dos educadores assume grande relevância e potencialidade na vida de seus estudantes, incluindo suas concepções sobre questões socioambientais. A temática destaca-se, portanto, ao considerar que a Educação Ambiental deve estar fortemente atrelada às concepções dos educadores. A problemática recai na perspectiva restritiva de que Educação Ambiental e Sustentabilidade concernem somente à área de Ciências na educação básica, premissa que vai contra o instituído em lei, na qual a EA é apresentada como tema interdisciplinar. Nessa conjuntura, a presente dissertação busca compreender questões relacionadas à dificuldade de implementação da EA enquanto frente interdisciplinar de trabalho pedagógico. Para tal investigação, é apresentado um estudo qualitativo, baseado em questionários semiestruturados e entrevistas, realizados com professores, e análise do projeto político pedagógico de uma escola pública de Diadema-SP, configurando uma pesquisa de campo. Os resultados do estudo indicam que muitos educadores possuem um entendimento limitado das concepções que orientam a EA. Apesar dessas limitações, o estudo também revelou aspectos positivos, como o aumento do reconhecimento da importância da interdisciplinaridade por parte de alguns educadores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental no âmbito escolar: análise do desenvolvimento da elaboração e aprovação da base nacional comum curricular (bncc).(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-15) Oliveira, Lucas De [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In spite of being an approach foreseen since the constitution of 1988 and regulated by National Guidelines as well as by several instruments of the legislation, Environmental Education was only consolidated in the formal education curriculum (fundamental and average) from the approval of the National Curricular Parameters ( PCN) in the late 1990s. The "Cross-Cutting Environment" theme suggested by the NCPs ensured an interdisciplinary approach at the school level that fulfilled the need for a debate that is extremely important for the current times, and to promote sustainability as a fundamental principle. However, the current federal government is proposing a reformulation in both elementary and middle schools in order to implement a new National Curricular Common Base (BNCC), which was approved and endorsed at the end of 2018 and in which cross-cutting themes Environmental) are not explicitly addressed. This paper aims to describe the process of elaboration and approval of the BNCC seeking to analyze its implication for the future of Environmental Education in formal education. For that, a documentary analysis of the debated versions of the National Curricular Base and other official documents (laws, directives, PCN, and the São Paulo City Hall curriculum) was carried out. In addition to face-to-face and distance discussion BNCC. It was found that the new BNCC does not address the transversal themes of teaching in the way that it should, not giving its due importance, so much that Environmental Education is mentioned only once in the whole file, putting responsibility to education systems and schools contextualized. When analyzing, however, the new Curriculum of the Municipality of São Paulo, it is perceived that this approach is not present satisfactorily either.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os eletrólitos no corpo humano: uma abordagem interdisciplinar(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Silva, Thaís dos Santos [UNIFESP]; Ceridório, Lucinéia Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1469862511079434The interdisciplinary approach is a humanized learning opportunity that considers phenomena to occur simultaneously so that knowledge must be treated as a whole, avoiding segregation into disciplines. In the search for teaching approaches in classrooms that promote meaningful learning, interdisciplinarity has already been presented by authors Hilton Japiassu and Ivani Catarina Fazenda for more than four decades as a way of overcoming the limitations determined by the segregation of areas of knowledge that each imposes itself in the field of teaching, building a dynamic and fluid knowledge base on phenomena through dialogue between disciplines. In this context, this final paper is aimed at the study of the interdisciplinary approach and its applications in Science Teaching combined with the applications of case study methodology. The case study methodology consists of teaching through the investigation of one or more problems, in which the student is the protagonist of their learning, assuming the role of case investigator, while the teacher acts as the facilitator of knowledge, assisting in the process. The highlight of the case study is the promotion of protagonism on the part of the student stimulated by the investigation and, added to an interdisciplinary approach, it encourages learning centered on the being and which becomes effective as legitimate knowledge. After the study of interdisciplinarity and case study, a class proposal was prepared with a case study in the area of health as a methodology and an interdisciplinary approach involving the concepts of electrolytes in the human body in accordance with the assumptions studied in this work. The case created presented a narrative of a common and characteristic medical care for a disorder caused by low concentration of potassium in the blood in which the student is challenged to investigate the problem to find a treatment option where it is necessary to understand the relationship between electrolytes in the Chemistry and Biology contemplating interdisciplinarity in the case study.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres na ciência: a produção científica brasileira e o seu papel no ambiente escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Fonseca, Geovanna Almeida [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164Pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) apontam que 93% dos jovens entre 15 e 24 anos não conhecem cientistas brasileiros e brasileiras, outros estudos apontam números inferiores quando indagados se conhecem alguma cientista mulher. De forma notória, a bagagem histórica da presença feminina no cenário científico, foi e ainda é marcada pela invisibilidade e desigualdade de gênero, fator que se aglutina ao distanciamento que os jovens possuem da ciência nacional. De certo, a divulgação, compreensão e busca pelo saber científico foram se moldando de acordo com as perspectivas políticas e sociais do público atuante daquela determinada sociedade, entretanto, torna-se necessário ampliar a disseminação e popularização da pesquisa realizada no Brasil para os jovens, sobretudo, no âmbito escolar. Para o presente trabalho de conclusão de curso, a realização de uma revisão bibliográfica subsidiou a montagem de materiais biográficos de 09 pesquisadoras brasileiras, utilizando as principais contribuições e linhas de pesquisas de tais cientistas para elaboração de materiais didáticos que contemplam as temáticas voltadas para a educação básica. Tais pesquisas e materiais constituem o repositório abarcado pelo projeto de extensão “Ciência e cientistas brasileiros na escola” conduzido por docentes e discentes da UNIFESP Campus Diadema (site: https://cienciaecientistas.unifesp.br/). Essa interconexão visa subsidiar a atuação de educadores para o fomento de uma educação científica destacada e alinhada à relevância da produção científica nacional.
- ItemRestritoA natureza da ciência na educação científica: reflexões sobre as concepções dos professores de ciências.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-21) Leite, Sabrina Sobral Marchetto [UNIFESP]; Martins, Roberto de Andrade; Testoni, Leonardo André; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/1303182900555819; http://lattes.cnpq.br/9457262292768403Muitos trabalhos anteriores, realizados por pesquisadores em educação, alertaram sobre professores e estudantes nutrirem visões ingênuas sobre o processo científico. Entendemos que a Natureza da Ciência (NdC) poderia facilitar a compreensão da ciência como um empreendimento social e, portanto, permeada e condicionada por valores éticos, políticos, econômicos e culturais (alguns dos aspectos incompreendidos nestas pesquisas realizadas), contribuindo com a educação científica. Dessa forma, se a intenção é promover a educação científica, a imagem de ciência sustentada pelos professores passa a ter especial importância, uma vez que ela influenciará as abordagens e estratégias desenvolvidas por eles em sala de aula. Com base no exposto, a pesquisa em tela visa responder ao questionamento sobre quais seriam as concepções dos professores de ciências, que atuam nos anos finais da educação básica, sobre NdC e quais as possibilidades vislumbradas por eles para inserir essa temática em suas aulas. Para a presente investigação, contamos com um grupo bastante heterogêneo formado por 24 professores de ciências e alicerçamo-nos nos referenciais teóricos de Gil-Pérez e Lederman, que se opõe a uma visão positivista e ingênua da ciência. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a interpretação dos resultados, escolhemos a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin; pudemos perceber que entre os professores participantes desta pesquisa, algumas visões ingênuas, antes amplamente presentes no discurso docente e demostradas em diversas pesquisas anteriores à essa, se mostraram muito tímidas ou não foram detectadas, e que as propostas estratégicas para inserir a NdC em sua prática são coerentes com a imagem de ciência sustentada pelos docentes. No entanto, é importante ressaltar que nossa análise ocorreu com um número pequeno de professores e, apesar de otimistas, não podemos ainda falar em uma mudança significativa o suficiente para supor um impacto positivo na educação científica dos estudantes da educação básica. Nesse sentido, acreditamos ser importante que outras pesquisas busquem observar se essas concepções se mantêm em outros e mais extensos grupos de professores de ciências e, caso isso ocorra, quais os efetivos impactos delas nos estudantes da educação básica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de mídias audiovisuais para compreensão do contexto histórico-cultural da física(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-05) Campos, Letícia Alves [UNIFESP]; Ferreira, Yara Araújo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2428339911493615A forma de expressão humana que irá compor este trabalho envolve a arte de contar histórias, histórias de diferentes perspectivas através das narrativas entre o lúdico e o real. Sendo assim um bom mecanismo de recreação e reflexão. E, portanto, a filmografia é a forma de expressão humana escolhida como objeto de estudo deste trabalho. O uso de filmes com fins pedagógicos é uma metodologia largamente utilizada no ensino de forma geral pelos docentes de diversas áreas nos diferentes níveis de ensino, sendo também incentivada pelos documentos legais. O filme histórico é um discurso sobre o passado, isto é, a história lida através do cinema e pode ser do tipo Documentário ou Não-Documentário. Neste trabalho de conclusão de curso propomos trabalhar com filmes no ensino de ciências para discutir a História da Física. Assim, temos como objetivo geral avaliar como filmes históricos podem ser usados para a construção do conhecimento histórico-científico de física e para atingir esse objetivo vamos desenvolver uma pesquisa qualitativa de cunho documental e bibliográfico. Inicialmente fizemos um levantamento bibliográfico das pesquisas que abordam o tema e elaboramos uma linha do tempo com filmes históricos que abordam a história da ciência a fim de promover uma compreensão cronológica dos adventos históricos-científicos. Analisamos como a história da Física é apresentada em trechos de alguns filmes e propor possíveis formas de uso destes recursos na Educação Básica. Assim, propomos discutir o entendimento da utilização de filmes históricos enquanto ferramenta mediadora para romper uma das maiores dificuldades no ensino de Física. Esta pesquisa visa contribuir com as discussões acerca do uso de mídias audiovisuais como ferramentas para o ensino, sobretudo o ensino científico de física na escola básica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As potencialidades e desafios das olimpíadas de ciências e matemática da educação básica.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-27) Lopes, Laura Cristina Silva [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; Lima, Rodolfo Valentim da Costa; http://lattes.cnpq.br/5310176891636181; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499Este trabalho de conclusão do Curso de Ciências- Licenciatura tem como tema central as Olimpíadas Científicas. O trabalho é constituído pela análise de 18 olimpíadas, escolhidas através da criação de filtros/critérios: gratuitas, área de Ciências e Matemática, âmbito nacional, editais de 2022 e ensino fundamental I, II e médio. O objetivo foi descrever as potencialidades e desafios das olimpíadas escolares na educação básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com dados públicos divulgados pelas próprias olimpíadas em seus sites. Destacam-se alguns resultados da análise comparativa e descritiva: (i) nível de escolaridade – apenas 16,6% aceitam o fundamental I; (ii) edições – grande quantidade de olímpiadas surgindo (38,8%); (iii) modelo de prova – maioria 61,1% provas teóricas contrastando com a natureza prática experimental da área de Ciências; (iv) medalhas e certificados para ações afirmativas - 22,2% para as participantes femininas, 33,3% para alunos e alunas de escolas públicas e 5,5% para alunos de baixa renda, vinculado ao programa Bolsa Família; (v) cotas – apenas 1 olímpiada, o que acaba por favorecer os alunos das escolas particulares.; (vi) participação nas vagas do ensino superior - maioria 61,1% reserva vagas para medalhistas e (vii) reconhecimento do trabalho do professor na olimpíada – maioria 61,1% reserva vagas para medalhistas. Um fator motivacional é que as olimpíadas se tornaram uma porta de entrada para universidades públicas do Brasil e do exterior, por meio das chamadas “vagas olímpicas”. Foi observado a relevância das olimpíadas como um meio de extensão da aprendizagem e aprimoramento do currículo pessoal do aluno, a necessidade das cotas para alunos das escolas públicas e a importância do papel do professor nessa atividade. As implicações do trabalho são promover melhorias nas aprendizagens dos alunos das escolas básicas através do incentivo à participação em olimpíadas, envio de sugestões aos organizadores das olimpíadas e instituições parceiras e, futuramente, seguir com outras pesquisas sobre o tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Professor pesquisador, professora pesquisadora: faz diferença?(Universidade Federal de São Paulo, 2024-01-25) Guglielmo, Luísa Alves Motta [UNIFESP]; Rangel, Flaminio de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8458202307511602; http://lattes.cnpq.br/4068525879758217Os cursos de graduação em Licenciatura e Pedagogia se mostram insuficientes para lidar com os problemas educacionais da educação básica. Stenhouse, Elliot e Pimenta abordam a importância da pesquisa realizada pelos professores na escola para a formação de um profissional crítico e reflexivo, para além da dimensão individual, transformando a escola em um espaço de enriquecimento cultural, propício para discussões de injustiças sociais e desenvolvimento reflexivo dos estudantes. Contudo, são muitas barreiras que o professor encontra ao tentar fazer pesquisa, como a falta de preparo dos docentes, o distanciamento entre Universidade e escola, a baixa (ou inexistente) remuneração e a falta de espaços das escolas que permitam a consolidação de pesquisas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o professor acaba sendo o principal responsável por buscar espaços para se apropriar e produzir novas pesquisas. Porém, esses espaços são alheios às necessidades do sujeito que faz pesquisa. Considerando que as mulheres são maioria na docência, e que a produção acadêmica da mulher que se torna mãe diminui nos 4 primeiros anos após o primeiro filho, era de se esperar meios que permitissem com que elas desenvolvessem pesquisa de forma igual aos homens. Assim, essa dissertação busca delimitar os entraves existentes para o gênero feminino nas diferentes relações entre a docência e a pesquisa na educação básica, de forma a compreender se o gênero feminino deve ser um fator estruturante nesta relação. Para isso, será realizado um ensaio teórico (auto)biográfico, baseado na experiência vivenciada por mim no mestrado em Educação do PECMA, com o intuito de levantar questionamentos para o leitor acerca dos conceitos que entrelaçam a docência e a pesquisa, de forma a trazer e evidenciar a importância da questão de gênero para esses conceitos. Os resultados do estudo indicam que os cursos de mestrado e doutorado em educação analisados não possuem nos regimentos nenhuma questão a respeito da licença maternidade, fazendo com que a mulher que fica grávida durante o curso tenha que concluí-lo no mesmo prazo que os demais estudantes, tampouco os editais de ingresso desses cursos possuem uma análise diferenciada ao analisar o currículo de uma mulher que foi mãe recentemente para entrada nos cursos de stricto sensu. Além disso, uma análise realizada sobre os dados dos anos de 2019 a 2023, a respeito da quantidade de professores e professoras da Educação Básica 1 e 2 da rede pública do Estado de São Paulo identificou que na maioria dos anos analisados, tanto na Educação Básica 1, como na Educação Básica 2, o percentual de professores que fazem mestrado (em relação ao total de professores) é maior que o percentual de professoras que fazem mestrado (em relação ao total de professoras). Tais dados nos permitem evidenciar que a relação entre o professor e a pesquisa estão entrelaçadas com as questões de gênero e que, para que a escola consiga se apropriar da pesquisa, é necessário haver legislações e políticas públicas que favoreçam o acesso à pesquisa de forma igualitária para homens e mulheres.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa de Resposta à Intervenção: modelo de estimulação no ambiente educacional para aprimoramento de habilidades subjacentes à leitura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-02-24) Damasceno, Esmeralda Sandra Santos [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao de [UNIFESP]; Kida, Adriana de Souza Batista; http://lattes.cnpq.br/5978149518137369; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/9757434203350336; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The National Assessment of Basic Education (Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB) has noted difficulties Brazilian students face concerning proper reading at the end of the second half of the Primary Education (EF). The challenge of schools is to offer proper strategies and support in order to improve learning process, and identifying potential reading disorders, which may require specific pedagogical and/or clinical support. The Response to Intervention Program (RTI) is characterized by a controlled learning stimulation in the school environment. Since the RTI approach stimulates all students with scientifically-based programs, it prevents the interference of external factors in the learning process and, through monitoring of gains, it identifies students with disabilities in an opportune and accurate way. Purpose: Elaborate and test an RTI model, in its first layer, which comprises the stimulation of underling skills regarding decoding abilities. Method: Prospective and quantitative research. Certificate of Presentation for Ethical Consideration No. 47579715.9.0000.5505, carried out in two studies: Study 1 elaborated a response to intervention program from evidences collected on scientific studies. Study 2 has sought to investigate the effectiveness of the proposed program. 124 children enrolled from the 1st to the 3rd grade of EF at a single public school in the city of São Paulo have taken part in the study. They were divided into two groups: Research Group (RG) – 62 students (30 boys) from first to third grade, who have undergone RTI intervention; and Control Group (CG) – 62 students (29 boys) from first to third grade who have not received stimulation. The students’ reading performance has been individually assessed (before and after the intervention) through a task of individual words. Results: Study 1 - The program aimed at stimulating: auditory discrimination, morphosyntactic skills, phonological access to mental lexicon, phonological awareness, letter recognition, reading fluency and vocabulary (sight words) has been developed, created to improve word recognition (ten collective stimulation sessions). Study 2 - The RG has presented greater performance differences between the assessments taking place before and after the intervention when compared to the CG for accuracy (RG: mean = 5.9, dp = 0.8; CG: mean = 3.5, dp = 0.8; p = 0.014) and score in the word reading (RG: mean = 2.6, dp = 0.4; CG: mean = 0.5, dp = 0.4; p = 0.000). By considering the effects as per school grade, in the performance difference comparison between the RG and the CG in moments 1 and 2, it was observed that the RG presented a higher increase in performance for all reading parameters (1st grade: rate – p = 0.020; accuracy – p = 0.023; total hits: p = 0.004; 2nd grade: rate – p = 0.028; accuracy – p = 0.002; total hits: p = 0.002). The underlying variables that differentiated the gain in the groups were auditory discrimination (RG: mean (dp): 2.04 (1.5), CG: 0.13 (1.5); p = 0.000) and phonological awareness (RG: mean (dp): 1.08 (1.2), CG: 0.61 (1.3); p = 0.015) for 1st grade students; and phonological awareness (RG: mean (dp): 1.72 (1.3), CG: 0.40 (1.1); p = 0.004) for 2nd grade students. Conclusion: The RTI program has improved reading fluency of students from 1st and 2nd grades of EF. Significant increases have been observed for auditory discrimination, phonological awareness and reading automaticity. Results varying due to school grade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sobre o bom professor : estudo de caso em uma escola da rede estadual paulista com alunos do ensino médio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-11-30) Lanza, Maria Lucia [UNIFESP]; Jacomini, Marcia Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The focus of this work is on the two vital subjects of schooling: teachers and students. The object of this study is how high school students perceive their good teachers, and therefore, the aim is to investigate, based on the perspective of these students, elements that compose a competent teacher. Furthermore, it seeks to identify possible points of convergence and divergence on what characterizes a good teacher according to students, taking into account the results of other investigations on this topic, as well as classic literature about Education and studies on the nature of teaching. A qualitative research was conducted based on a questionnaire applied to 392 students of a public school in São Paulo?s state, and according to these answers, 5 pupils were selected for an interview. The categories of analyses were chosen having as reference the ?content analysis? of Laurence Bardin. As for theoretical basis, the work of authors considered classic in the Education literature were used. These are Bruner, Comenius, Dewey, Freinet, Freire, Jacotot, Korczak, Makarenko, Mondolfo, Montaigne, Pistrak, Rousseau and Whitehead. In addition to the classics, other scholars that address different aspects of teaching were also used, such as Azanha, Biesta, Contreras, Paro e Rios, among others. Reaffirming what had already been concluded by the classic authors and academics, the students have showed that the humanistic character of the Education is the most important aspect, not failing to include technical aspects. The vast range of approaches by previous studies and the many behaviors indicated by the students stress the huge complexity the work of a teacher entails. Attributes related especially to dimensions ethical-political and affective were highlights, revealing a teacher that enjoys her/his work, has good temperament, is a person who likes, respects and believes in all his/her students and establish trust bonds with them, is patient, appreciates her/his work, is committed and is concerned with the formation of the pupils, providing the right conditions so that they ?want to learn? and may, in this way, seek autonomously their own paths. The good teacher seems to acknowledge she/he does not know everything, and is always trying to ask new questions that challenges oneself. This research started off with some contradictions, and some other were added by the end of the process. From the excess of discourse to the scarcity of practice, from the high number of complaints to the execution of successful practices, from a great appreciation of teachers by their students while at the same time having registers of disregard; the confirmation of the enormous humanizing and civilizing potential of school are in contradiction to results allegedly tenuous of the learning process. With the aim to investigate what is a good teacher, this study has come to a revealing conclusion: the students recognize that all teachers are important, not only those teachers who consider themselves good. One of the great challenges that emerges from this study, for each individual school, is how to develop in the collective of teachers, qualities and knowledges identified as necessary for each educator. This challenge must be faced collectively by the school itself, aiming to contribute to the building of a more just society. Nonetheless, is not possible to exclude the teacher from her/his material conditions and its context, since there are aspects of reality that go beyond the teaching responsibilities, aspects that should be credited to insufficient and/or misguided public policies.