Navegando por Palavras-chave "Base Nacional Comum Curricular"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atividades Escolares que envolvem a Análise Combinatória, a partir da expectativa do desenvolvimento da Habilidade de Contagem, segundo a BNCC(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-13) Silva, Alex Sandro Vaz Da [UNIFESP]; Gama, Marcelo Cristino [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloCombinatorial Analysis is an area of study of mathematics that has essential tools for the development of the counting ability to be acquired by the student from the early years of basic education, according to the Common National Curriculum Base (BNCC), promulgated on December 20, 2018. However, classroom experience shows that most students do not have the expected mastery of mathematics in the final years of high school. Considering that counting gains significant importance in BNCC, becoming an essential mathematical skill for student education and great relevance to society, the study of Combinatorial Analysis is fundamental to guarantee the expected results in the development of this skill. As there is a need to improve the evelopment and learning of our students, as the results presented by them in external evaluations are below expectations, this study aims to contribute to research on activities related to counting, using tools from Combinatorial Analysis, which can be worked by education professionals and that produce positive results in the development of knowledge and practice of public (and private) students. Activities with problems involving counting, application of the Multiplicative and Additive Principle, random aspects of countable phenomena, analysis of some event happen, are among the objects of study.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diálogos entre o ensino de história da África e as orientações para a área de História presentes na Base Nacional Comum Curricular(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-08) Bernardes, Bruna Ramos [UNIFESP]; Santos, Patrícia Teixeira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5205163871513241; Não possuiA presente pesquisa busca analisar os conteúdos de História da África e Cultura Afro-Brasileira presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que prescreve a formulação dos currículos escolares em todo território nacional. Com isso, foram feitas reflexões sobre qual a concepção de História para a BNCC, e também quais as finalidades do ensino de História da África e Afro-Brasil para a Base, à luz dos objetivos da Lei nº 10.639 e do documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, de 2004.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino da Cultura Oceânica nos anos iniciais da educação básica: um estudo do currículo Municipal de São Vicente/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Costa, Silvia Adriana Leandro Gomes da [UNIFESP]; Christofoletti, Ronaldo Adriano [UNIFESP]; Mazzo, Tatiana Martelli [UNIFESP]; Ignacio, Barbara Lage [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8843091201331133; http://lattes.cnpq.br/6923280579431892; http://lattes.cnpq.br/4170381439518486; http://lattes.cnpq.br/8054962199433137; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O oceano é o maior ecossistema do planeta Terra, todavia o equilíbrio marinho vem sendo comprometido pelas ações antrópicas. No Brasil, questões sociais, culturais, econômicas são as grandes causas do agravamento dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente o oceano. Dessa forma é inegável a importância do desenvolvimento do tema oceano no currículo escolar. O objetivo desta pesquisa é investigar em que medida as habilidades presentes na matriz curricular dos anos iniciais do município de São Vicente, se alinham aos conceitos fundamentais presentes nos Princípios da Cultura Oceânica. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi uma análise documental. A coleta de dados se deu a partir do levantamento bibliográfico e a análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo como descreve Bardin (2016). Nos resultados, os conceitos foram categorizados, analisados e consolidados por meio de tabelas. Cada tabela relacionou o princípio da cultura oceânica como categoria e os conceitos como subcategorias em cada área do conhecimento. Foi possível identificar que há aproximações entre as habilidades curriculares e determinados conceitos fundamentais da cultura oceânica em algumas disciplinas tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto na Base Comum Municipal de São Vicente; nem todos os conceitos fundamentais tiveram aproximação com as habilidades curriculares; poucas habilidades foram construídas pelo município que se relacionavam com conceitos de cultura oceânica. Com esses resultados foi possível compreender que o currículo é um documento norteador, que deve ser revisto e discutido e que investir em alfabetização oceânica na educação formal pode aumentar a conscientização ambiental entre docentes e discentes. Além disso incluir projetos de educação ambiental no projeto político pedagógico podem fomentar a alfabetização oceânica, assim como investir em formação para professores, comunidades de prática e parceria entre educação básica e universidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Orientações de livros didáticos para professores sobre resolução de problemas em matemática(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Motizuki, Izabel Tiemy Zettler [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este Trabalho de Conclusão de Curso visa analisar as orientações para professores em livros didáticos. Para a análise, serão considerados os documentos referentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um coleção pautada nesse documento, avaliada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Buscaremos responder a seguinte interrogação: como orientações sobre resolução de problemas dessa matriz são transformadas por autores de livros didáticos em proposições teóricas para o trabalho do professor que ensina matemática? Qual a natureza dessas orientações? Constituem-se, elas, em saberes profissionais do professor que ensina matemática? A pesquisa objetiva caracterizar tais orientações em termos de um saber profissional ou um recurso matemático. A hipótese teórica de pesquisa considera que a resolução de problemas tenha sido trabalhada como um recurso didático em vez de um saber profissional docente. A pesquisa irá confirmar ou refutar tal hipótese.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As pesquisas sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento da produção científica da pesquisa brasileira entre 2010 e 2020.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-20) Silva, Denise Correa da [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/6005938826551659O presente estudo qualitativo de caráter bibliográfico teve como objetivo apresentar o Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2020. A Base Nacional Comum Curricular BNCC (Brasil, 2017), ao inserir a Álgebra como Unidade Temática da Matemática, propõe o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresentado pautou a pertinência do desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a generalização de padrões como elemento constituinte dessa forma de pensar. Foram mapeadas nove pesquisas acadêmicas que apresentaram grande relevância para o tema estudado, sendo elas constituídas por cinco artigos e quatro dissertações coletados no Portal de Periódicos da CAPES e na plataforma do Google Acadêmico. Para a análise do material coletado e apresentação das contribuições sobre o tema, os dados foram organizados em três agrupamentos: (1) Identificação/Catalogação das características do texto, (2) Síntese do conteúdo e (3) Contribuições para o ensino do tema generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O terceiro agrupamento foi subdividido em três categorias: Categoria (1): O que caracteriza a ‘generalização de padrões’ no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, categoria (2): Quais as condições para se efetivar o trabalho com o tema ‘generalização de padrões’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e categoria (3): Conhecimentos algébricos sobre ‘generalização de padrões’ dos docentes dos anos iniciais. Os resultados desse mapeamento mostraram ser pequena a quantidade de publicações sobre o tema voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo ocorrido a primeira publicação somente no ano de 2017. Contudo, os nove estudos analisados apresentaram importantes contribuições que esclarecem o que caracteriza a generalização de padrões, evidenciaram algumas condições necessárias para que esse ensino se efetive e indicaram a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes para que possam implementar o que está proposto na orientação curricular referente ao ensino da Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A plataforma Nova Escola: O ensino de História em políticas que pautam a BNCC(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Amaral, Mariana Fernandes; Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4291908233389825O trabalho examinou o Ensino de História na plataforma Nova Escola à luz das políticas neoliberais dos reformadores empresariais. Ao investigar a influência de agentes como a família Lemann e seus interesses empresariais na Educação brasileira, revelaram-se lacunas na representatividade histórica, interdisciplinaridade superficial e padronização dos planos de aula. A análise apontou para uma dinâmica na qual os conteúdos educacionais refletem os propósitos políticos desses reformadores, muitas vezes gerando preocupações sobre a autonomia docente e a profundidade do ensino. Isso ressalta a necessidade crucial de repensar os modelos educacionais, enfatizando a reflexão crítica, a inclusão de narrativas marginalizadas e a contextualização histórica para uma transformação autêntica no panorama educacional nacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Podcast Canoa como Ferramenta Pedagógica sobre Cultura Oceânica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Rasmussem, Luis Forte [UNIFESP]; Torrente-Vilara, Gislene [UNIFESP]; Darido da Cunha, Maíra; http://lattes.cnpq.br/1472529642945802; http://lattes.cnpq.br/7189914468988860; http://lattes.cnpq.br/2661014194144364; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil estabeleceu como política de Estado a criação de um currículo comum mínimo, avançando gradualmente com a criação de instrumentos como o Conselho Nacional de Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, e leis como a 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação, culminando na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC define diretrizes para o desenvolvimento de competências e habilidades em cinco áreas do conhecimento, permitindo que as escolas adaptem o currículo às realidades locais. Diante do contexto atual, marcado pela Década do Oceano e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 - educação de qualidade e o ODS 14 - vida na água, a presente pesquisa buscou investigar as contribuições do uso de podcasts como ferramenta na formação continuada de professores do Ensino Fundamental, interseccionando essa metodologia com a cultura oceânica. A pesquisa explora como essa integração de conteúdos pode apoiar o desenvolvimento das competências da área de Ciências da Natureza da BNCC, destacando a importância de formar professores, que, ao se apropriarem desses conhecimentos, tornam-se multiplicadores fundamentais para seus alunos na educação básica. A escolha do podcast como ferramenta tecnológica se dá por sua acessibilidade, inclusive em áreas remotas, e por seu potencial pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O podcast contribui para a fixação de conteúdo, o aperfeiçoamento de habilidades e a contextualização do aprendizado com as experiências diárias dos alunos, ampliando o impacto educativo e facilitando a inclusão de temas relevantes, como a cultura oceânica, no dia a dia escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Provar sem palavras: uma abordagem teórica para o ensino de Geometria(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-19) Silva, Ana Patriarcha Clinio da UNIFESP]; Aragão, Gleiciane da Silva [UNIFESP]; Kassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1157956417719223; http://lattes.cnpq.br/2376991776742062; http://lattes.cnpq.br/1764842655853154Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo das provas sem palavras. A abordagem teórica irá mostrar o conceito e o surgimento das provas sem palavras e como elas se popularizaram em meados da década de 80 através de publicações de uma coletânea de enunciados figurativos, desenvolvidos ou encontrados na literatura mundial por diversos matemáticos e leitores da revista American Associate Magazine. Pretende-se discutir, através de artigos acadêmicos, o que é e como a visualização no ensino foi pouco discutida ao longo da história, e como ela é aplicada ao ensino de Geometria, e propor provas sem palavras que podem ser abordadas ao longo do currículo básico definido pela Base Nacional Comum Curricular. Para tal, serão apresentados os enunciados figurativos em planos de aula, com seus respectivos objetivos a serem trabalhados, bem como as habilidades e competências que serão exploradas. Em seguida, será proposta a sua resolução com o auxílio do software Geogebra, e um planejamento de aula, utilizando o dado enunciado, com dicas e sugestões ao professor