Navegando por Palavras-chave "Baixada Santista"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da efetividade do uso de índices de qualidade ambiental para gestão de praias arenosas. Estudo de caso na Baixada Santista, São Paulo, Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-10-21) Gonçalves, Kelly Rodrigues [UNIFESP]; Yokoyama, Leonardo Querobim [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8665461712861520; http://lattes.cnpq.br/9743664036286015; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Na região costeira o aumento da população fixa e flutuante vem sendo uma constante, seja em função do turismo, da urbanização (comércios, indústrias e portos) ou até mesmo das estruturas necessárias para comportar a população. Ao tempo que o tamanho populacional e as atividades econômicas crescem e se diversificam, mais alterações são feitas no ambiente natural. Como consequência, tem se impactos como: poluição das águas, solo e ar, pisoteamento e remoção mecânica de sedimento das praias (“limpeza de praia”), construção de emissários submarinos, portos e canais de drenagem. Estes impactos degradam as praias, bem como alteram as comunidades de organismos, podendo ocasionar a diminuição da abundância e riqueza local. Em face disto, diversos estudos vêm sendo guiados para melhorar o gerenciamento do espaço costeiro, muitos deles pautados em índices que mapeiam a qualidade ambiental e recreacional. Neste sentido, este estudo adaptou dois índices presentes na literatura e aplicou para a Baixada Santista (SP), analisando pontualmente cinco praias ao longo das cidades de Santos, Guarujá e Bertioga. Ambos índices mostraram que não há correlação entre a qualidade ambiental e recreacional, mas que é possível pautar-se em um dos índices para gerenciamento e plano de ação em curto e médio prazo, enquanto o outro pode ser usado como índice de efetividade do processo de gestão
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da eficiência do sistema de limpeza das praias utilizado pela prefeitura de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Brum, Isabel de Macedo [UNIFESP]; Oliveira, Emiliano Castro de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2433172806859859; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O acúmulo de lixo na faixa de areia é um dos fatores que refletem as consequências de ações antrópicas irregulares. Plásticos, bitucas de cigarro e isopores são os resíduos mais encontrados em praias, além de produtos usados nas áreas urbanas como móveis, vidros e embalagens de produtos domésticos. A prefeitura da cidade de Santos realiza diariamente limpeza por toda a faixa extensa de areia e no Jardim da Orla com caminhões e garis, porém os resíduos podem se fragmentar e fundir a areia dando a impressão de que não estão mais presentes. Assim, este trabalho teve como objetivo estudar e compreender a eficiência da coleta de lixo na faixa de areia realizada pela cidade e suas principais fontes de contaminação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de eventos extremos entre 2004 e 2014 no litoral da Baixada Santista (São Paulo, Brasil)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Pieroni, Carlos Eduardo Junqueira Netto [UNIFESP]; Watanabe, Wandrey de Bortoli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6241297377328814; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho tem como tema uma análise do clima das ondas de gravidade de superfície do oceano em uma faixa próxima ao litoral da Baixada Santista, detectando a frequência de eventos extremos (ressacas), como forma de prevenção para a população urbana adjacente e tomada de decisões dos órgãos públicos. O objetivo é fazer um levantamento estatístico de dados de ondas e seus parâmetros a partir de resultados de simulação numérica fornecidos pela Marinha do Brasil e compará-los com estudos e a realidade histórica divulgada nos meios de comunicação. O principal parâmetro é a altura significativa das ondas, pois a energia da onda é diretamente proporcional à sua altura. Verificou-se que o período de maior incidência de eventos extremos é de abril a setembro de cada ano, sendo os meses de abril e setembro os que apresentam as maiores alturas significativas, no entanto são os meses de maio, agosto e setembro que apresentam a maior constância de mares grandes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos fatores de influência na balneabilidade das praias da Baixada Santista e ações para mitigação dos problemas ambientais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Berlim, Alice Oliveira [UNIFESP]; Mendes, Vinícius Ribau [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5430672600389568; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho conta com estudos baseados em bancos de dados disponibilizadas pelos sites da Cetesb e Climatempo, os quais possibilitaram o cruzamento inteligente de informações entre eles, permitindo ainda o levantamento de teses importantes que irão beneficiar tanto a população quanto a economia das cidades estudadas, dando embasamento para melhores decisões públicas e empresariais, como desenvolvimento de programas de manutenção do meio ambiente e aquático das praias, fortalecimento da economia local por uso de um aplicativo, entre outras medidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação dos efeitos fisiológicos de diclofenaco em invertebrados marinhos bentonicos associada à acidifação oceânica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Mota, Heloísa Helena Perez [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; Pusceddu, Fabio Hermes; http://lattes.cnpq.br/3624928283294471; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/2969895147863032; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com a crescente quantidade de CO2 sendo emitida de fontes antrópicas, a absorção de carbono pelos oceanos acarreta a formação de ácido carbônico, que quando dissociado, aumenta a presença de íons [H]+, tornando o pH da água mais ácido. Essa mudança de pH altera as características geofísicas do mar, como mudança de solubilidade e mobilidade de poluentes. A presença de fármacos no ambiente marinho vem sendo mais preocupante do que a presença de outros compostos químicos bioativos, visto que são formulados visando alterar a fisiologia e/ou comportamento de organismos alvo. Além disso, sua taxa de remoção dificilmente passa dos 50% e o cenário só se agrava com a falta de saneamento e tratamento de esgoto. Todavia, ainda há poucos dados sobre a biodisponibilidade e efeitos associados ao comportamento desses compostos, especialmente em um cenário de acidificação oceânica. O diclofenaco é um anti-inflamatório não esteroide amplamente utilizado em todo o mundo, cujo consumo excede 100 toneladas por ano. Sua presença foi identificada não somente no local de estudo, mas também em outros lugares como Mar mediterrâneo, Mar Adriático e Mar Norte. Nos ensaio de toxicidade realizado em três diferentes pHs (8,0; 7,6 e 7,3), nos dois primeiros tratamentos, houve uma diminuição significativa do tempo de retenção do corante vermelho neutro em concentrações ambientalmente relevantes nos pH 8,0 e 7,6 e após a análise estatística, somente no pH 7,3 não apresentou diferença significativa entre as concentrações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caicaras Fishermen Identities: Heroism and Precariousness in Traditional Populations?(Univ Federal Parana, Editora, 2017) Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Scachetti, Rodolfo Eduardo [UNIFESP]; Nagib, Victor [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)From an Eriksonian perspective, psychosocial identity manifests itself in everyday occupational, family and intersocial relations. Changes resulting from ecosystemical interactions involving nature, society and technology take place in peculiar rhythms and ranges, in different areas of contemporary human work. Research shows artisanal fishing is impacted by these changes. In order to study aspects of identity in the psychosocial profiles of artisanal fishermen, three caicaras fishermen from Baixada Santista (SP) were investigated through open interviews, questionnaires and participant observation. Using qualitative methodology, the results were systematized indicating enhancement of the profession / craft (the hero fisherman that faces major challenges from nature) and attributes of a worker involved in precariousness (harm to health and livelihood), with few resources from formal education and power to face the emerging challenges of contemporary political interactions. The data was discussed in controversial perspectives of understanding on the artisanal fishermen communities as traditional populations, in their coexistence with the modernization processes of urban culture.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização de genomas virais recuperados do canal de São Vicente(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Castro, Júlia Couto Pitta de [UNIFESP]; Gregoracci, Gustavo Bueno [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2981096200649699; http://lattes.cnpq.br/5677795880085186; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo avaliou os cinco genomas virais mais abundantes recuperados do Canal Estuarino de São Vicente, próximo às palafitas, buscando expor parte da grande problemática relacionada às moradias na região, além de tentar identificar possíveis relações entre as condições ambientais e as características genéticas dos bacteriófagos. Foram observados alinhamentos com sequências bacterianas frequentemente encontradas no microbioma intestinal humano, o que pode estar relacionado à liberação de esgoto não tratado na região e pode sugerir a presença de bactérias patogênicas. Também foi notado que os bacteriófagos estudados podem influenciar processos biogeoquímicos, além de possivelmente mediarem processos regionais importantes, como a liberação de toxinas por cianobactérias. Por fim, destaca-se que a ocupação residencial de Áreas de Proteção Permanente como manguezais pode representar uma ameaça à saúde, aos recursos hídricos, ao solo, à biodiversidade, à paisagem e ao bem estar das populações humanas e que medidas de regularização fundiária são necessárias para casos como este
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização de manguezais: relação entre unidade amostral e estrutura da vegetação(Universidade Federal de São Paulo, 2016-05-23) Medeiros, Aline Silveira [UNIFESP]; Christofoletti, Ronaldo Adriano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The mangrove ecosystem is characterized by occupying coastal areas in regions close to the tropics, being subjected to high salinity and temperature conditions, tides action and low oxygen concentration. This environment has important ecological and economic functions, such as organic matter production; protecting the coast against natural phenomena; providing food and habitat for endemic and from other environments species; providing products for human populations. Different anthropogenic impacts have led to changes in this ecosystem, and with its increasing loss, it is necessary to identify efficient means for studies on the characteristics of this vegetation, which have highest accuracy and precision and that, in contrast, require the shortest time possible. Facing this issue, this study examines the size of sampling units to estimate structural parameters of the mangrove trees species populations, as well as the community, considering relative standard error as precision indicator, the relative disparity as accuracy indicator and the Wiegert?s product as best ratio cost (time) - data variance indicator. The relative standard error tended to continuously show itself pursuant to the variation in the sampling unit size. On the other hand, the relative disparity tended to be reduced by the growth of the sampling unit, being lower than 5% for units exceeding 625 m². Considering Wiegert?s product for the characterization of mangroves which structure and composition are similar to this study, the use of sets of 225 m² sampling units was more suitable. The characterization of a 1600 m² area by two 225 m² units (that is to say, sampling 28% of the total area) provided a disparity from 5% to 13%. Considering that many times the use of large areas is sought, preventing a sample that represents 28% of the total study area, it must be considered that estimates? accuracy in most cases will be lower, with disparities above the range 5% to 13%. The accuracy achieved, therefore, is limited by cost and extension of the area studied.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Como as mudanças climáticas afetam as comunidades costeiras do Litoral Centro de São Paulo? - Estudo de caso do município do Guarujá(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06) Raizer, Larissa [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/0020477348960954; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Mudanças climáticas vem afetando o litoral, e como consequência trazendo uma série de impactos para as comunidades pesqueiras. Sendo assim, o estudo pretende fazer uma análise sobre como as mudanças climáticas impactam a pesca artesanal por meio da percepção dos pescadores, e apresentar um estudo de caso da região do Perequê - Guarujá, no estado de São Paulo. Dessa forma, foi feita uma revisão da literatura, e adicionalmente foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas em representantes da pesca artesanal para compreender como os mesmos percebem os impactos das mudanças climáticas na atividade pesqueira e em seus modos de vida. Os resultados apresentados mostram que os pescadores artesanais da região já reconhecem os efeitos das mudanças climáticas e como isso afeta o pescado, e com isso, os dados obtidos poderão contribuir para a adoção de políticas públicas mais efetivas, tendo como prioridade os municípios costeiros e comunidades vulneráveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Condições e desafios dos/as professores/as da rede pública de São Paulo na baixada santista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-12) Couto, Samantha Cristina [UNIFESP]; Melo, Luciana Maria Cavalcante [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1238685693766051; https://lattes.cnpq.br/3020602532617463; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de compreender vivenciados pelos/as professores/as atuantes na rede pública de São Paulo, com foco na Baixada Santista. Observando se o processo de aprendizagem, quando realizado em instituições de ensino públicas do Estado de São Paulo, vão apresentar efeitos no processo de formação acadêmica. Compreender também se as dificuldades enfrentadas por estes/as professores/as são mais expressivas naqueles/as professores/as que estudaram, durante o ensino básico, no período em que o Estado de São Paulo teve como governador políticos filiados ao PSDB. Além disso, entender que outros desafios esses/as professores/as enfrentaram durante sua formação. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, com dados quantitativos, de revisão bibliográfica, documental e pesquisa de campo, através de questionário enviado à professores/as pelo formulário google forms. Constata-se uma enorme contradição no processo de contratação docente no Estado de São Paulo, que provoca o sucateamento para todo ambiente escolar, atingindo estudantes e professores/as. O perfil docente participante da pesquisa é majoritariamente professores/as moradores/as da baixada santista, atuantes da rede Estadual de ensino e registrados na Diretoria de Ensino de Santos. Nas considerações finais destacam-se os inúmeros desafios postos aos/às profissionais docentes frente às condições de trabalho e da luta pela garantia de uma educação emancipadora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conversas à beira-mar: a prática do surfe pelos olhares de surfistas veteranos da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-16) Labella, Bruna Teixeira [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/1930208325867967; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O surfe é o ato de deslizar sobre as ondas em direção à praia, e, além disso, ele carrega muitos significados, desde um estilo de vida, estado de espírito, harmonia, igualdade, respeito até conexão com o mar e com a natureza. O presente estudo tratou dos significados do surfe para praticantes veteranos. A partir de entrevistas semiestruturadas, com perguntas norteadoras, foram ouvido 8 surfistas veteranos da Baixada Santista que apresentaram mais de 20 anos de prática e mais de 50 anos de idade e que não tiveram mais de um ano de ausência da prática do surfe. O intuito da pesquisa foi investigar as possíveis transformações do surfe, seus modos de prática e seu entendimento sob a perspectiva desses surfistas. Utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin para analisar os conteúdos expressos nas falas dos surfistas e a partir disso foram elaboradas categorias as quais foram discorridas durante a pesquisa. Viu-se no trabalho que o surfe é encarado pelo surfista como uma prática que se aproxima muito mais a uma prática corporal de expressão cultural do que propriamente um esporte. Além disso, o surfe encontra-se na vida dos surfistas para além da prática, os quais carregam seus ensinamentos, valores e conexões ao longo da vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dimensões do autocuidado na experiência de mulheres artistas da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-02) Ferreira, Aline Carvalho [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; https://lattes.cnpq.br/8267116698826316; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo investigou, por meio de relatos de mulheres artistas, como elas se relacionam com o autocuidado, e, como as dinâmicas de cuidado outras, acontecem em suas realidades. Pensar o autocuidado em sua dimensão ética e suas configurações, levou as reflexões aqui presentes até o eixo central que motivou a pesquisa e conduziu, por fim, seus desbravamentos: a arte como espaço de reinvenção da vida e as dimensões de autocuidado possíveis na experiência de mulheres que a vivem. Acompanhada de referenciais teóricos e a participação de mulheres artistas selecionadas por recorte territorial, a Baixada Santista, este estudo foi gestado e finalmente deu luz a reflexões férteis, a redes afetivas e a uma produção acadêmica destinada a somar e a formar corpo na construção e visibilidade de saberes que atuem na descolonização de nosso imaginário e de nossas ações. Partindo da visão da arte enquanto um dispositivo importante de linguagem, esta pesquisa adentra as distintas realidades de ser mulher que aqui se revelam, e a partir de cada perspectiva que trazem sobre o fazer artístico, o autocuidado e a relação entre ambos, desdobra-se a pensá-los como fundamentais e políticos na subjetivação da vida e seus tantos agentes.
- ItemSomente MetadadadosEducação permanente para assistentes sociais na perspectiva do projeto ético-político profissional: um estudo aproximativo na realidade da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-26) Nunes, Heloise Helena Pereira [UNIFESP]; Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este documento analiza la educación permanente de los trabajadores sociales, entendiendo la formación profesional como permanente y esencial para que las respuestas profesionales estén en línea con el proyecto ético-político, reafirmando la dirección social de la profesión. La relación ontológica entre el trabajo y la educación fue el punto de partida para el proceso de análisis del objeto de investigación, de modo que la educación permanente pudiera situarse en la sociedad contemporánea y desvelara las contradicciones que la consupordinan. La investigación se centró en la Baixada Santista – Región de Sao Paulo y, para aproximar la realidad de/trabajadores sociales en la región, se llevó a cabo una investigación documental y bibliográfica en el área del trabajo social, destacando las categorías de trabajo y educación y sus interlocuciones con los procesos productivos contemporáneos. La recopilación de datos se produjo a través de un cuestionario respondido por los trabajadores sociales de la región y el análisis de las respuestas, apoyado según la investigación documental y bibliográfica, buscó presentar los procesos de educación permanente experimentados por los trabajadores sociales de la región, los límites y dificultades encontrados por los profesionales y la relación de la educación permanente con el proyecto ético-político de la profesión. Se concluye destacando la relevancia de la dimensión de la formación profesional como algo de educación permanente y permanente con estrategia para fortalecer el proyecto ético-político del servicio social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos biológicos da orfenadrina sob diferentes cenários de acidificação oceânica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-02) Souza, Mariana Gonçalves de [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; Pusceddu, Fabio Hermes; http://lattes.cnpq.br/3624928283294471; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/7928844398169248; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O aumento das emissões de gás carbônico atmosférico proveniente de atividades antrópicas desde a Revolução Industrial teve como consequência uma maior participação de águas superficiais no processo de sequestro de dióxido de carbono, a fim de amenizar o efeito estufa. A principal consequência do aumento de captura de gás carbônico pelos oceanos é um fenômeno denominado acidificação oceânica. Alguns poluentes presentes na água, como por exemplo fármacos e produtos de cuidados pessoais (FPCPs) podem sofrer alterações na sua mobilidade e biodisponibilidade por conta da diminuição do pH do meio. Atualmente a quantidade de dados sobre os efeitos e o risco ambiental de FPCPs em organismos marinhos ainda é escassa. Diante deste cenário o presente estudo teve como objetivo analisar a ocorrência, o comportamento e a biodisponibilidade do fármaco orfenadrina frente a diferentes cenários de acidificação oceânica. O fármaco orfenadrina, empregado como relaxante muscular e amplamente consumido foi observado em todos os pontos de amostragem das áreas de influência dos emissários submarinos de Santos e Guarujá - SP, com concentrações que variaram LOQ a 0,5 ng/g em sedimentos. Os resultados do ensaio de toxicidade com água empregando ouriços do mar (Echinometra lucunter) nos diferentes pHs 8,0; 7,6; 7,3 apresentaram valores de CEO de 0,05mg/L e o EpH50 foi estabelecido em 7,30. Quanto aos ensaios com mexilhões Perna perna foram observados efeitos em concentrações ambientalmente relevantes, com CEO de 200 ng/g.Os resultados dos ensaios feitos para a avaliação do desenvolvimento embriolarval em água indicaram que tanto o processo de acidificação quanto o aumento da concentração afetam o desenvolvimento dos embriões de ouriço do mar. Já nos ensaios com P. perna foi possível verificar ainda que a presença do fármaco de caráter básico reduziu os efeitos da acidificação oceânica. Os resultados da análise de bioacumulação detectaram a presença da orfenadrina em todos os tecidos analisados. A análise dos ensaios de citotoxicidade nesta ocasião refutou a hipótese inicial do estudo, visto que a presença do fármaco de caráter básico reduziu os efeitos da acidificação oceânica. Neste sentido, fica evidente necessidade de se aprofundar os estudos sobre toxicologia relacionada a fármacos sob cenários de acidificação em ambiente marinho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estigma na Demência: estudo exploratório na perspectiva de munícipes da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-15) Melo, Beatriz Delgado de [UNIFESP]; Mattos, Emanuela Bezerra Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746624378040152; http://lattes.cnpq.br/3060940542309229; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O envelhecimento populacional é uma realidade ao redor do mundo. O aumento do número de idosos, chamado de transição demográfica, e a transição epidemiológica trouxe a mudança no padrão de doenças infectocontagiosas para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Dentre as DCNTs, encontram-se os Transtornos Neurocognitivos, também conhecidos como demência. Esta é uma doença crônico-degenerativa, isto é, não possui cura e gera uma deterioração progressiva na saúde, sendo o aspecto cognitivo o mais afetado. A progressão e sintomas da doença variam de acordo com o subtipo observado, dentre eles estão a Doença de Alzheimer (DA), Demência Vascular, Demência Frontotemporal e Demência de Corpos de Lewy. Além dos prejuízos para a autonomia do sujeito, há a influência do estigma relacionado à doença. Diante disto, torna-se necessário o estabelecimento de estratégias como a Comunidade Amiga da Pessoa com Demência, visando o aumento da qualidade de vida desta população. Objetivo: Compreender o estigma na demência na perspectiva dos munícipes da Baixada Santista. Método: A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário disponibilizado no Google Docs, através de um link. Teve início após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de São Paulo e da Prefeitura de Santos. O questionário foi dividido em seções. Na primeira, constava o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e as demais abarcavam o perfil socioeconômico, questões sobre a demência e a comunidade amiga da pessoa com demência, respectivamente. Os dados foram tabulados em planilha de Excel e analisados estatisticamente. Resultados e Discussão: Participaram da pesquisa 184 pessoas, 82,1% eram mulheres, 29,9% com idade entre 18 a 29 anos, renda mensal total predominante (33,7%) foi de 3 a 5 salários mínimos, a maioria (64,7% com escolaridade ensino superior completo e principal município de residência sendo Santos (72,8%). Foram encontrados dados que confirmam a necessidade da implementação da comunidade amiga da pessoa com demência. Uma parcela significativa dos respondentes referiu não ter conhecimento prévio de tal estratégia. Considerações Finais: Foi possível concluir que a população da Baixada Santista vivencia os desdobramentos do estigma na demência, podendo se beneficiar de estratégias como a comunidade amiga da pessoa com demência, que visam a redução do estigma.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo comparativo do impacto ambiental dos projetos de destinação final de resíduos sólidos urbanos, no contexto da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-22) Torres, Bruno Eduardo Baptista Rodrigues [UNIFESP]; Bet, Luís Gustavo [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/4745787284832483; http://lattes.cnpq.br/6197148380667820; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No ano de 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) apresentou ao mundo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um programa internacional que dispõe de um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enfrentar as problemáticas relacionadas ao desenvolvimento social, econômico, tecnológico e ambiental do século XXI. O ODS de número 6, diz respeito às tratativas de resolução das desigualdades de acesso à Água Potável e Saneamento, visando proporcionar, através das políticas públicas, condições dignas e igualitárias de acesso à água, esgoto tratado, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. Com base nessas diretrizes, foram elaboradas algumas leis relacionadas a saneamento no Brasil, a última delas a Lei nº 14.026/20, que instituiu o novo marco regulatório de Saneamento Básico no Brasil. Dentro desse escopo, a questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) vem se tornando uma das problemáticas mais presentes nas gestões públicas atuais. Mesmo após 10 anos da instituição da Lei Federal nº 12.305/10, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ainda existem diversas lacunas que precisam ser preenchidas para que as diretrizes e valores ligados às práticas mais sustentáveis e responsáveis sejam colocados em prática. Diante desse cenário, a região da Baixada Santista, enfrenta problemas decisivos e complexos frente ao gerenciamento resíduos sólidos urbanos, pois o Sítio das Neves, maior aterro sanitário da região, está com a sua vida útil praticamente esgotada, sendo necessário uma nova solução de destinação final compatível para a região. Algumas propostas apresentadas geram uma discordância entre os tomadores de decisão, sociedade civil e o setor privado sobre qual a solução mais sustentável a ser implementada. O presente estudo visa investigar as principais soluções discutidas, propondo uma metodologia comparativa que utilize como variável central as emissões de CO2 equivalente para cada solução. As soluções analisadas foram: URE Valoriza Santos, Ampliação do Aterro Sítio das Neves e Disposição Intermunicipal no município de Mauá - SP. De forma geral, o estudo conclui que não existe somente uma única solução para a resolução da problemática da gestão de RSU no contexto Baixada Santista (BS), mas sim soluções múltiplas que podem ser melhor desenvolvidas dentro de uma cadeia de realizações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de performance elétrica e financeira de sistema fotovoltaico operando em área costeira: estudo de caso na Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-07) Gonzalez, Júlia de Oliveira [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/0713354401503309; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O litoral brasileiro, em especial a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), tem grande demanda por desenvolvimento social, econômico e ambiental. O setor de geração de energia solar fotovoltaica (FV) está em crescente expansão e ultrapassou 12,1 GW de potência instalada no Brasil, em 2021. Isso o torna uma fonte de oportunidades de inovação e desenvolvimento socioeconômico para a RMBS — área de grande densidade populacional. O presente trabalho apresenta a avaliação de desempenho de um sistema FV instalado na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, em Santos/SP. O sistema FV opera próximo ao maior Porto da América Latina, responsável por grande parcela das emissões de material particulado na atmosfera na região de estudo. Santos apresenta clima tropical com inverno seco e verão úmido bem caracterizados temporalmente. Esta pesquisa de mestrado investigou o desempenho do sistema FV entre outubro/2020 e setembro/2021, incluindo aspecto financeiro do investimento em geração fotovoltaica distribuída. A metodologia envolveu a aquisição de dados meteorológicos ambientais e de dados de operação do sistema FV estudado; a aplicação do Método de Regressão Linear Periódica; e a utilização de ferramentas computacionais para a simulação de operação e para a avaliação dos indicadores de desempenho do sistema FV estudado. O Método de Regressão Linear Periódica demonstrou que o sistema FV vem operando com uniformidade (sem alterações bruscas) dos indicadores de desempenho avaliados. Os parâmetros de desempenho mostram valores superiores ou similares aos de outros sistemas operados na região, no território brasileiro e no exterior. Por fim, o piranômetro associado ao sistema FV forneceu dados de irradiância solar incidente com algumas disparidades quando comparado com os resultados simulados pela ferramenta SOLergo; A geração de eletricidade observada também foi superior ao estimado pelo pacote Solergo, provavelmente em razão da influência de variáveis ambientais locais não consideradas nas simulações numéricas. Os indicadores de desempenho monitorados no estudos não demonstraram variação significativa entre a seca e chuvosa. O valor de PR variou entre 83% e 95%; e a produtividade Yf apresentou valores no intervalo de 56,4 a 145,8 kWh/kWp. As comparações com os indicadores de plantas fotovoltaicas em operação em outras localidades costeiras e continentais mostram que o sistema FV em operação apresenta desempenho similar ou superior aos demais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão de resíduos sólidos, em especial plásticos, na Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Santos, Gleyce Elen Araújo dos [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A região central da baixada santista, vem sofrendo com um grande acumulo de resíduos em suas praias e rios, e a maior quantidade desses dejetos encontrados são os plásticos que levam cerca de 500 anos para se decompor, o plano nacional de combate ao lixo do mar foi criado em 2019, no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, este plano contém um programa nacional de combate ao lixo do mar, que traz recomendações a três eixos principais, e a educação ambiental é uma principal aliada, pois torna possível conscientizar uma população junto ao PNCLM, um vídeo foi realizado como divulgação, trazendo imagens de lugares com resíduos na região central da baixada santista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Identificação de macroalgas associadas aos manguezais do estuário de Santos-SP com base em DNA barcoding(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Pinto, Mateus Henrique de Oliveira [UNIFESP]; Milstein, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7442898844707725; http://lattes.cnpq.br/1914651376495917; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os manguezais são ambiente-chave no ciclo de vida de diversas espécies marinhas e têm enorme importância para a pesca e a aquicultura, entretanto, estão entre os ecossistemas mais ameaçados de degradação. As macroalgas detêm um papel de suma importância na produção primária dos bosques de mangue, considerado um dos ecossistemas mais produtivos do mundo. Coletivamente chamadas de “Bostrychietum”, os gêneros de algas vermelhas (Rhodophyta) Bostrychia, Caloglossa e Catenella, são comumente encontrados nos manguezais, juntamente com os gêneros de algas verdes (Chlorophyta) Cladophoropsis, Rhizoclonium e Boodleopsis, crescendo sobre as raízes das árvores. Levantamentos da flora ficológica de manguezais do Brasil são, em sua maioria, baseados em análises morfológicas. Devido à morfologia simples e à plasticidade fenotípica comuns à maioria das macroalgas, o emprego de ferramentas moleculares é fundamental para a identificação precisa das algas em nível de espécie. O presente trabalho teve por objetivo identificar espécies de macroalgas vermelhas que ocorrem nos manguezais do estuário de Santos, pelo sequenciamento de marcadores moleculares de DNA barcoding. Os resultados obtidos indicam a ocorrência de onze espécies pertencentes a três diferentes ordens do Filo Rhodophyta, entre elas três novas ocorrências: Bostrychia pilulifera, Gelidium americanum e Caloglossa intermedia, além de uma nova espécie de Bostrychia. Amostras identificadas a priori como Catenella, tiveram altas taxas de divergência em relação a sequências de Catenella do Genbank, indicando que as amostras coletadas, provavelmente pertencem a um gênero novo para a ciência. Sendo assim, foi possível concluir que as ferramentas moleculares são eficazes na identificação e delimitação de espécies quando a identificação morfológica é complexa, por exemplo, em casos de sobreposição de caracteres entre diferentes espécies, como do gênero Bostrychia; casos de espécies crípticas como do gênero Catenella; e casos de novas ocorrências, como da espécie G. americanum e C. intermedia, que poderiam passar despercebidas como espécies endêmicas. O conhecimento da diversidade genética permite a identificação de espécies com acurácia, facilitando o processo de conservação não apenas das espécies, mas do ecossistema como um todo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Índice de encalhes de toninhas (Pontoporia blainvillei) no Litoral de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Scioli, Caroline Vicente Simões [UNIFESP]; Yokoyama, Leonardo Querobim [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8665461712861520; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Há diversos motivos para animais marinhos encalharem nas regiões costeiras, mas devido às condições que se encontram no momento da necrópsia, com um alto nível de decomposição, muitas vezes é difícil averiguar a razãode seu óbito. Por outro lado, os encalhes representam registros importantes da presença de determinadas espécies na região. Desta forma, o monitoramento de encalhes, especialmente de cetáceos marinhos, tem sido um recurso fundamental para o entendimento dos padrões de distribuição das espécies. Com isso, cada vez mais há estudos que buscam entender as causas dos encalhes. Dentre os cetáceos marinhos da costa brasileira, a toninha Pontoporia blainvillei representa a maior incidência de registros de encalhe, entretanto não há muita informação sobre os padrões de encalhes para a costa brasileira. Neste contexto, neste trabalho buscou-se analisar o padrão de encalhes de P. blainvillei ao longo do litoral paulista, comparando três regiões com diferentes gradientes de urbanização e caracterização geomorfológica (Litoral Norte, Baixada Santista e Litoral Sul). Para tanto, foi analisado o banco de dados Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática (SIMBA) sobre encalhes de P. blainvillei entreos anos de 2019 e 2021. Foram encontrados padrões nos encalhes entre os meses, sendo os com maior índice nos períodos mais quentes (setembro a janeiro), enquanto os menores foram registrados nos meses mais frios (marçoa agosto). Com relação à região dos encalhes, os maiores valores foram registrados na Baixada Santista, sendo possível que esses encalhes ocorreram por motivos geográficos, climatológicos e por migrações da espécie. Considerando que a espécie é a que mais encalha no Brasil, é importante que tenham mais informações sobre seus padrões de migrações, para buscar a razão por trás dos encalhes e avaliar os impactos na biologia populacional dessa espécie.