Navegando por Palavras-chave "BNCC"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise comparativa de material didático de biologia do antigo e do novo ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Pereira, Vinicius Ferreira Lemos [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Viesba, Leticia Moreira; http://lattes.cnpq.br/0769389543642677; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; https://lattes.cnpq.br/9620430681228744Diante da modificação provocada pela BNCC, foi definido um novo formato para o ensino médio, sua implementação está sendo gradual, iniciando no ano de 2022 com o primeiro ano do ensino médio. Essa modificação exclui algumas disciplinas obrigatórias insere novas disciplinas e altera conteúdos das disciplinas, de acordo com as séries. A instauração vem sendo criticada por professores e pesquisadores, relatando impactos diretos no aprendizado dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo comparar material didático de biologia utilizado por este novo formato, por meio de uma análise crítica, com o material didático de biologia utilizado no antigo ensino médio. Após a análise, é possível apontar que: no antigo ensino médio os temas abordados, em grande maioria, seguem uma cronologia como por exemplo no primeiro ano, se inicia com a origem do universo, passando pela origem dos seres vivos, como surgiu a matéria, os biomas e assim por diante enquanto no novo ensino médio em um mesmo livro possuem conteúdos não só de uma matéria – aborda, também, conteúdos de química e de física, os temas em sua grande maioria são explicados em uma página, no máximo em duas páginas, possuindo imagens. Com a implementação dos itinerários formativos, os alunos do ensino médio sentiram diretamente essa diminuição dos conteúdos obrigatórios das matérias tradicionais, quando substituídos por temas muito específicos e pouco aprofundados nos itinerários.
- ItemRestritoAnálise de conteúdo da regulamentação brasileira sobre educação financeira nas escolas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Yamamoto, Victor Takashi [UNIFESP]; Sayed, Samir [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9649848620479143O presente estudo tem como objetivo discutir a eficácia das novas perspectivas para a Educação Financeira no Brasil, com ênfase nos projetos e regulamentações, tendo como base o DECRETO Nº 10.393 (BRASIL, 2020) e a obrigatoriedade da EF na BNCC. A abordagem metodológica escolhida foi uma pesquisa qualitativa de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) norteando a análise sobre os projetos da ENEF (2010, 2014, 2016), Programa Aprender Valor (2020) e Programa Educação Financeira nas Escolas (2021). Com o objetivo de entender as formas e padrões das regulamentações sobre educação financeira nas escolas brasileiras, além de identificar como a educação financeira infantil será abordada na formação das crianças, dos adolescentes e do futuro dos brasileiros, foi concluído que sim, mas em longo prazo. As regulamentações ainda estão se desenvolvendo e crescendo. Através dos resultados foi possível entender que cada vez mais, as escolas ao redor do país estão aderindo aos projetos, com foco no ensino dos professores, já que os docentes são fundamentais para a disseminação e ensinamento do conteúdo para seus alunos. Além disso, os alunos que já passaram pelos projetos conversam com seus responsáveis sobre finanças e participam da organização do orçamento doméstico e ainda mudaram significamente a sua maneira de manejar o dinheiro, controlando suas despesas e gastos e até mesmo aumentando a intenção de poupar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aritmética no Ensino Fundamental II: Um Estudo sobre os Quadrados Perfeitos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Reis, Felipe Klinger Pereira [UNIFESP]; Jorge, Grasiele Cristiane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6312308130945210; http://lattes.cnpq.br/2295454520865722Neste projeto, propomos o estudo teórico de tópicos de Teoria dos Números, a fim de produzir uma dissertação que possa ser utilizada como referência didática por professores de Matemática do Ensino Básico. O tópico principal a ser estudado é o de números inteiros que são quadrados perfeitos, destacando suas propriedades e suas principais aplicações no Ensino Básico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crianças com deficiência na educação infantil: uma discussão sobre repercussões da BNCC em práticas escolares de inclusão(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Almeida, Hanna Martiniano; Carvalho, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; http://lattes.cnpq.br/9077937128119510The objective of this master's research is to investigate the repercussions of the 'Common National Curricular Base' document (BNCC, Brazil, 2017) on school inclusion practices for children with disabilities in Early Childhood Education in the municipality of Guarulhos (SP), where the document was widely accepted and used as the basis for the reorganization of the municipal curriculum known as the 'Quadro de Saberes Necessários' (2019). The main question guiding this research is: How are the BNCC-EI and the QSN-EI present in schools, and do they impact the inclusion practices for children with disabilities in Early Childhood Education? This qualitative study is grounded in the assumptions of historical-cultural psychology regarding the role of schools in child development and the education of children with disabilities, as well as contributions from historical and political studies in special and inclusive education. The research aims to understand and analyze a teacher's perspective on the topic through a semi-structured interview with the classroom teacher at the research site school. Additionally, participant observation of pedagogical work was conducted (audio and video recordings and field notes in a diary) along with participation in non-teaching hours at a school designated as a Specialized Educational Assistance (AEE) Center, located in Guarulhos. The research also includes a literature review on the subject - BNCC-EI and inclusion in Early Childhood Education - and a critical analysis of the curricular documents produced by the municipality after the implementation of BNCC-EI. This analysis aims to highlight and discuss guiding principles that address curricular changes in relation to the national document and its role in directing educational practices for children aged zero to five. The final conclusions revisit the research findings and, among other aspects, point to the limited impact of BNCC-EI and QSN-EI on observed inclusion practices. They also highlight their influence on discourses that reflect idealized forms of children and spontaneity in working with children. Furthermore, the conclusions underscore the absence in BNCC-EI and QSN-EI of greater attention to the specific needs of children with disabilities and their educational and social inclusion.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Critérios de divisibilidade: uma abordagem de acordo com a BNCC(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-25) Alvarenga, Geisa Feltrin Santana de [UNIFESP]; Jorge, Grasiele [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6312308130945210; http://lattes.cnpq.br/2733318703572843Este trabalho tem como objetivo trazer uma abordagem dos critérios de divisibilidade tendo como referência o que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de 2017 traz a respeito do assunto. Para isso, será feita uma descrição de como alguns livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental - elaborados de acordo com a BNCC - apresentam os critérios de divisibilidade. Além disso, serão apresentados alguns critérios de divisibilidade com demonstrações para professores e outros com deduções para alunos do 6º ano. Para professores, serão apresentados os critérios de divisibilidade nos inteiros por 2 até 20, por 100 e por 1000 com demonstrações usando congruências e mínimo múltiplo comum. Para alunos do 6º ano, serão deduzidos os critérios de divisibilidade nos naturais por 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10 usando propriedades da divisibilidade e decomposição de números.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental no âmbito escolar: análise do desenvolvimento da elaboração e aprovação da base nacional comum curricular (bncc).(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-15) Oliveira, Lucas De [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In spite of being an approach foreseen since the constitution of 1988 and regulated by National Guidelines as well as by several instruments of the legislation, Environmental Education was only consolidated in the formal education curriculum (fundamental and average) from the approval of the National Curricular Parameters ( PCN) in the late 1990s. The "Cross-Cutting Environment" theme suggested by the NCPs ensured an interdisciplinary approach at the school level that fulfilled the need for a debate that is extremely important for the current times, and to promote sustainability as a fundamental principle. However, the current federal government is proposing a reformulation in both elementary and middle schools in order to implement a new National Curricular Common Base (BNCC), which was approved and endorsed at the end of 2018 and in which cross-cutting themes Environmental) are not explicitly addressed. This paper aims to describe the process of elaboration and approval of the BNCC seeking to analyze its implication for the future of Environmental Education in formal education. For that, a documentary analysis of the debated versions of the National Curricular Base and other official documents (laws, directives, PCN, and the São Paulo City Hall curriculum) was carried out. In addition to face-to-face and distance discussion BNCC. It was found that the new BNCC does not address the transversal themes of teaching in the way that it should, not giving its due importance, so much that Environmental Education is mentioned only once in the whole file, putting responsibility to education systems and schools contextualized. When analyzing, however, the new Curriculum of the Municipality of São Paulo, it is perceived that this approach is not present satisfactorily either.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação financeira no ensino fundamental II(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-22) Akamine, Isadora [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido no segundo semestre de 2023 no curso de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática. Relata-se sobre a trajetória profissional que levou à problematização sobre a importância da Educação Financeira, especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa se fundamenta nos preceitos da Educação Matemática Crítica e tem como objetivo principal encontrar maneiras de trabalhar a Educação Financeira por meio de situações-problema de forma que os estudantes se tornem participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico da pesquisa baseia-se no princípio de que a Educação Financeira vai além do ensino de conceitos financeiros e envolve os estudantes em uma reflexão profunda sobre as implicações sociais e econômicas das decisões financeiras. Além disso, discute-se a importância da Educação Financeira no contexto das políticas públicas no Brasil e o papel da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) na promoção da educação financeira e previdenciária da população. Outro ponto abordado na pesquisa é a relação entre Educação Financeira e inflação, destacando a importância de compreender o impacto da inflação no poder de compra dos consumidores. É abordada a necessidade de incluir o conceito de inflação no ensino da Educação Financeira, especialmente considerando o contexto econômico brasileiro. Ademais, a pesquisa analisa a presença da Educação Financeira nos documentos oficiais a fim de contextualizar o histórico da Educação Financeira e sua evolução nos currículos educacionais. Por fim, propõe-se uma sequência didática para o Ensino Fundamental II, que inclui o desenvolvimento de conceitos sobre inflação, poupança, investimentos financeiros, gestão de recursos e consumo consciente, por meio de situações-problema.
- ItemRestritoEnsino de história em tempos de BNCC: qual cidade no Currículo da Cidade?(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-09) Oliveira, Rodolfo Raphael Sousa [UNIFESP]; Carvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/780382975877915; https://lattes.cnpq.br/1832134687062674Este trabalho tem como tema a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Currículo da Cidade (2017) e o ensino de História na Cidade de São Paulo. O Currículo da Cidade foi elaborado para se alinhar à BNCC com um discurso de construção participativa e continuidade aos debates da rede municipal de ensino de São Paulo, questionamos nesta pesquisa o quanto esta proposta curricular se aproxima ou se distancia da BNCC e das últimas propostas da rede, as Orientações curriculares e proposição de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo II: História (2007), e os Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: História (2016), também investigamos como se deu este processo de construção democrática e como a Cidade de São Paulo se faz presente na prescrição. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental, fazendo uso na análise do currículo os referenciais teóricos Goodson (1995), Apple (2006), Willians (2005), Quijano (2005;2010), Bittencourt (1998, 2001, 2004, 2011, 2019), Moeller e Tarlau (2020) e Michetti (2020). Como parte propositiva produzimos uma lista de leituras para problematizar o currículo e as prática nestes tempos de BNCC.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Explorando o potencial do pensamento computacional no ensino de ciências na rede básica de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-24) Gomes, Thiago Luiz Dias [UNIFESP]; Lourenço, Ana Valeria Santos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5210899977507748; http://lattes.cnpq.br/3651531342432000Este estudo se concentrou em investigar as possibilidades e limitações da integração do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Ciências da Natureza em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de São Paulo. O estudo foi conduzido com alunos do sétimo ano, nos quais realizaram atividades mediadas pelo uso ou não de tecnologias. Essas atividades foram categorizadas como "plugadas" (com computador e outros dispositivos) e "desplugadas" (sem computadores). Este estudo adotou uma abordagem de pesquisa que mesclou elementos qualitativos e quantitativos, com características quase-experimentais, integrando análises estatísticas à interpretação e compreensão dos fenômenos presentes no processo de ensino-aprendizagem, especificamente relacionados à integração do Pensamento Computacional. Para alcançar esse objetivo, foram utilizados dois instrumentos de avaliação criados para quantificar as contribuições do PC, além da realização de uma entrevista semiestruturada, destinada a avaliar as percepções sobre as atividades propostas. A análise dos dados foi conduzida através de procedimentos estatísticos descritivos, ANOVA, testes t e p, teste de confiabilidade, análises de correlação e análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que o Pensamento Computacional (PC) pode favorecer uma aprendizagem significativa, especialmente no que diz respeito aos processos de resolução de problemas e organização do conhecimento, sobretudo quando consideramos abordagens colaborativas. Embora não houvesse exigências adicionais para a resolução do CT-test, exceto a idade mínima, foi observado que muitos alunos encontraram dificuldades em aspectos como lateralidade, rotação, direção e sentido, conceitos essenciais na disciplina de Ciências. Isso evidencia a relevância do domínio de habilidades básicas para lidar com desafios mais complexos no contexto do ensino de Ciências. Além disso, foi possível notar que alguns estudantes não relacionaram o emprego de tecnologias com a aprendizagem, mas sim com suas atividades diárias e o ambiente profissional. Diante dos aspectos mencionados, é crucial considerar que as atividades ainda estão majoritariamente centradas no ensino de matemática e ciência da computação. Portanto, é crucial investigar a concepção e implementação de novas estratégias voltadas para outras áreas do conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A implantação do “Currículo da Cidade” na visão do docente: impressões e dificuldades iniciais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-14) Aparecido, Paulo Henrique [UNIFESP]; Testoni, Leonardo Andre [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis work aimed to analyse the vision of teachers regarding the implementation of the new curriculum base in the city of São Paulo in 2018, to the Elementary School II, referring to the Natural Sciences curriculum component and reflect on possible difficulties encountered by teachers in this process. At the end of 2017, a new school curriculum was presented in the city of São Paulo for Primary Education, the "Currículo da Cidade", with a proposal to align the curriculum guidelines of the Municipality of São Paulo with the process of building the Common National Curriculum Base, a document that defines the essential learning to which all Brazilian students are entitled throughout Basic Education. Faced with this scenario, the following research problems were raised: What is the teachers' perception of the implementation of this new curriculum? Are the teachers getting adequate support for the training courses to work with the new curriculum? How will the subjects be continued in this transposition? What about the updating of teaching material? To try to answer these questions, it was tried with this qualitative research to make an analysis of the models of training of science teachers, whose search for a critical-reflexive profile is desirable to gain autonomy for the construction and/or implementation of curriculum during their professional activity. First, a theoretical survey was made on the definition of curriculum, passing by authors such as Sacristán, Saviani, Macedo and Lopes and a brief historical survey on the BNCC and the reorganization of elementary education in the São Paulo Municipal Education Network in recent years. This sought to base this research considering the profile of the teachers interviewed and considering extremely relevant the vision of the teacher about the implementation of the “Currículo da Cidade”, not being seen as a mere executor, but as an important, critical and participative character in decisions that affect the environment and school community.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio em uma escola pública de São Paulo: do discurso oficial às práticas curriculares(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-26) Piva, Alcione; Crochick, José Leon; http://lattes.cnpq.br/5516424346600815; http://lattes.cnpq.br/6693445142494205O Ensino Médio brasileiro é uma etapa da escolarização marcada por problemas de identidade e finalidade. Historicamente essa etapa de ensino têm se caracterizado pela dualidade marcada ora pela concepção de ensino propedêutico com vistas à continuidade no ensino superior e outra pela terminalidade com profissionalização precoce, além de ainda estar em processo de universalização. Também são característicos dessa etapa os maiores índices de evasão e abandono na educação básica. Sob o discurso de modernização, o governo federal edita a Medida Provisória 746 em outubro de 2016 que no ano seguinte seria convertida na Lei 13.415, conhecida como Reforma do Ensino Médio e promulga a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a proclamada intenção de diminuir a fragmentação disciplinar, aumentar a carga horária, promover a educação integral e flexibilizar o percurso formativo, além de garantir aprendizagens essenciais para todos os estudantes. Considerando isso, o objetivo da presente tese foi investigar como foram implementadas as alterações curriculares da Lei 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular em uma escola pública estadual da cidade de São Paulo, com intenção de investigar quais sentidos e significados estão sendo construídos nas unidades escolares e verificar aproximações e distanciamentos do discurso reformador. Para tanto, a investigação contou com três fontes: entrevistas semiestruturadas com gestores escolares, professores e alunos das séries nas quais a nova proposta está sendo interpretada; análise das matrizes curriculares proposta na escola e análise da Lei 13.415/2017, da BNCC e do Currículo Paulista tendo como referência a Teoria Crítica da Sociedade, principalmente conceitos desenvolvidos por Adorno, Horkheimer e Marcuse. Os resultados da pesquisa mostraram que os problemas que a reforma pretendia resolver estão sendo intensificados, principalmente no que se refere ao esvaziamento conceitual e consequente desenvolvimento de pseudoformação materializada por meio do primado da pedagogia das competências. Essa circunscreve a formação à sua dimensão instrumental. Além disso, foi constatada evidente pulverização disciplinar expressa no aumento exponencial de componentes curriculares nas matrizes estaduais. Também se observou a administração estrita dos processos escolares e de seu tempo, no sentido de controle dos sujeitos e de sua atividade com vistas à produção de resultados mensuráveis acerca do desempenho escolar. Ademais, a análise revelou que o aumento na prescrição das orientações curriculares acaba por liquidar o sujeito e reduzir a capacidade do currículo de produzir formação cultural com vistas ao desenvolvimento de pessoas críticas. A influência do setor produtivo por meio de suas fundações foi evidenciada e reflete o papel da ideologia neoliberal nas políticas públicas da educação, atuando para manutenção de sua hegemonia na totalidade. Também foi verificado que o discurso em favor do protagonismo discente e da flexibilização curricular se distancia da realidade, uma vez que a forma como os itinerários formativos foram oferecidos não possibilitou que as opções dos estudantes fossem verdadeiramente contempladas. Os elementos listados expõem o projeto de sociedade almejado pelas políticas públicas estudadas e refletem as contradições do Esclarecimento na medida em que simultaneamente realizam progresso técnico e aprimoramento de processos educacionais e dificultam qualquer possibilidade de formação humana esclarecida, crítica e emancipada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ludicidade e ensino de ciências nos anos iniciais: um estudo teórico-curricular(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-04) Silva, Sandra Maria de Souza [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/4047912614641403Esta dissertação transita por um viés historiográfico da utilização do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, tendo como foco principal a transição da criança do ensino infantil para o Ensino Fundamental, entendendo ser uma fase que merece atenção do educador, para que o educando construa essa ponte de forma segura e rica em conhecimentos, assim, em um ponto de vista acadêmico, a presente dissertação tem como objetivo entender como ocorreu a integração da ludicidade na educação científica dos anos iniciais no ensino de ciências, no decorrer do tempo, e sua articulação com os documentos curriculares atuais, utilizando metodologia qualitativa de revisão bibliográfica em trabalhos publicados no catálogo de teses e dissertações CAPES, onde analisamos e catalogamos 15 publicações, para tanto, realizamos a análise de dados baseada na baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), seguida de levantamento historiográfico sobre a inclusão da ludicidade no ensino de ciências dos anos iniciais e revisão dos documentos curriculares nacionais atuais, sempre embasando nossa pesquisa nos referenciais teóricos antigos e contemporâneos, para que possamos identificar como a ludicidade pode contribuir para o ensino de ciências através de um estudo teórico-curricular. Por fim, este vasto material analisado e produzido para o desenvolvimento desta dissertação resultou em amplo cenário da ludicidade no ensino de ciências e sua exequibilidade em sala de aula, para que possamos, com as hipóteses aqui apresentadas, seguir com a busca da melhor maneira de ensinar ciências, ensinar crianças a desenvolver pensamento crítico, entender e assimilar conteúdo, o que torna mais prazeroso o aprendizado, e seguimos acreditando que a ludicidade, por preservar história, cultura, e regionalidade do educando, é uma ferramenta aliada para que o educador possa atingir seus objetivos. Concluímos ainda que a subjetividade do tema nos documentos oficiais curriculares faz com que os professores tenham que interpretar e criar metodologias próprias para aplicar a ludicidade em sala de aula, assim com esta pesquisa pretendemos contribuir para o entendimento da importância da utilização desta ferramenta tão importante como coadjuvante do ensino-aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)MEMES E ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ALGUNS MEMES DO PORTAL LÍTERA BRASIL(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Meirelles, Luciano Nunes dos Santos; Oliveira, Lucila Maria Pesce de; http://lattes.cnpq.br/4867232275873194; http://lattes.cnpq.br/2554585093032652A presente dissertação tem por objetivo compreender a possível contribuição dos memes com o Ensino de Literatura. Para tanto, analisa alguns memes de Literatura do Portal Lítera Brasil, vinculados às escolas literárias do Romantismo e do Realismo, estudadas na 2ª série do Ensino Médio, levando-se em consideração as habilidades da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realiza a análise documental de alguns memes do Portal Lítera Brasil. O quadro teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: a) multiletramentos, apoiando-se em Rojo (2013), Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019); b) linguagem hipermidiática, com base em Recuero (2011) e Santaella (2004; 2013; 2007); c) gêneros discursivos e suas extensões, consoante a Bakhtin (2003) e Brait (1996, 1997, 2013); d) meme como gênero discursivo veiculado nas redes sociais digitais, baseando-se em Dawkins (2007), Recuero (2011) e Ventapane (2019); e) paradigmas do Ensino de Literatura, baseados em Cosson (2019, 2020). Os achados da pesquisa sugerem a potência do uso de memes no ensino de Literatura no Ensino Médio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Não existe naturalidade: a BNCC e o ensino de história medieval(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Borges, Luís Henrique Rodrigues [UNIFESP]; Almeida Neto, Antônio Simplício de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4291908233389825O trabalho a seguir se propõe a desenvolver uma análise crítica em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos na educação básica, tomando como ponto de análise as mudanças na proposta do ensino de História Medieval. O trabalho foi realizado a partir da análise da publicação das três versões da BNCC juntamente com notas, artigos e publicações que buscam analisar a Base Nacional e suas propostas para o ensino de História, principalmente entre aqueles que comentaram a respeito da remoção do ensino de História de Medieval na primeira versão do documento ou supressão de tópicos desse conteúdo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade da educação: mito meritocrático ou possibilidade libertadora?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12) Maia, Nicolle Cristine Pereira [UNIFESP]; Graciano, Mariângela; Minhoto, Maria Angélica Pedra; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/8133929640899337; http://lattes.cnpq.br/7147385009857855Este projeto tem os objetivos de analisar o conceito de qualidade da educação expresso na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) atual (2018), à luz da Pedagogia Libertária de Paulo Freire. Além disso, visa refletir sobre as representações que docentes da educação básica nas redes pública e privada de ensino têm sobre qualidade, como também os egressos do Ensino Médio que se formaram em 2020 em ambas as redes. A abordagem metodológica é qualitativa e a tipologia da pesquisa é bibliográfica e exploratória. As fontes são documental (BNCC 2018) e entrevistas semiestruturadas com docentes e egressos do Ensino Médio. As análises dos dados levantados têm base em reflexões teóricas de diversos autores como Paulo Freire e bell hooks. Destacam-se os principais conceitos de Freire, como a dialogicidade, que é, basicamente, comunicação de A com B, mediatizados pelo mundo; a autonomia, um processo histórico e humano de experiências e tomada de decisões; humanização, processo em que ocorre o desvelamento das realidades e a superação das situações-limites; e os de Hooks, como a afetividade, a importância das emoções e sentimentos; o corpo/mente, que são inseparáveis e fundamentais para o desenvolvimento dos educandos; o conceito de espaço, da escola e dos corpos nela e fora dela. A pesquisa foi realizada ao longo de 30 meses, a contar de sua aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp. A análise do conceito de qualidade expresso na BNCC mostrou que está comprometida com a manutenção do status quo e com a adaptação à vida contemporânea, destacam-se: a predominância da construção de projetos de vida, do protagonismo juvenil, disfarçado de responsabilização e culpabilização individual, flexibilidade curricular e autonomia de escolha, como formas de generalização e não aprofundamento de conteúdos por meios dos chamados itinerários formativos, discurso meritocrático e estímulo ao empreendedorismo, que contradizem os fatos sobre as diversas desigualdades, matérias das ciências humanas sendo minimizadas na formação, discursos com estímulos para um conformismo e aceitação das imprevisibilidades do futuro do trabalho e vida das juventudes. A hipótese desta pesquisa foi confirmada, pois a representação do conceito de qualidade da educação para os(as) educadores(as) entrevistados(as) está em sua autonomia e liberdade de atuação nos sistemas de ensino, tanto público quanto privado. Já a representação do conceito para os(as) egressos(as) entrevistados(as) está na atuação, empenho e afeto direto dos(as) educadores(as), sendo eles(as) a principal motivação para a concretização da aprendizagem. Nesse sentido, os resultados indicam que a noção estreita de qualidade presente na BNCC, aliada à representação de que permanecem traços da educação bancária nas escolas públicas e privadas da educação básica na visão de educadores e educandos, contribuem para a existência de contradições no conceito de qualidade educacional, o que pode levar ao retardamento e retrocesso no processo de democratização do país, como entendido por Freire.
- ItemAcesso aberto (Open Access)The pre-service science and mathematics teachers’ knowledge content about the human body and their preparedness to follow the Brazilian common core national standards (BNCC)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Dias, Gilberto de Paiva [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/0533228454268231The Common Core National Standards (BNCC) for elementary education (EF) has been implemented in Brazilian schools` curricula since 2019 and scientific studies analyzing the impact of BNCC on abilities and competences in teaching and learning process of the science curriculum components, especially those referring to the human body, are still rare. The implementation of BNCC occurred without the proper initial or continuing training of science teachers, which can lead to inconsistencies in teaching due to the misalignment between the pedagogical knowledge of the content and the mandatory curriculum. This study evaluated the previous students’ knowledge entering in a Science-Licentiate course on the human body contents provided in BNCC, and the effectiveness of a course curricular unit (UC) of human anatomy and physiology in promoting mastering, learning and confidence to teach such contents. The analysis was performed based on the data collected through the application of structured questionnaires at the beginning and at the end of the UC. This study compared the effects of the remote development of the possible abilities acquired during face-to-face learning. Students have a high mastering of the abilities taught in the first year of elementary school (EF) which are related to hygiene and health of the human body. The lower mastering involves the abilities related to the nervous system. The abilities with high learning during basic education were those related to puberty, contraceptive methods, and prevention of sexually transmitted infections. The competences indicated as with high confidence to teach after having attended the UC were those related to the nervous and locomotor systems. The UC has significantly increased students' perception of the general mastering of the abilities, as well as the confidence in teaching them. The development acquired through the UC was similar in both cases, face-to-face and remote groups. Therefore, the analysis showed either that the competences provided in BNCC and those which should be taught to elementary students are not completely mastered by future science teachers, and a well-structured initial training course would improve their competence for future teaching.