Navegando por Palavras-chave "Autonomia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-30) Silva, Edy Carlos Leite Da [UNIFESP]; Araujo, Virginia Gil [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)León Ferrari was an Argentine contemporary artist known for his controversial work, wich criticizes the western christian power and ideology. Among his many works of art, the Parahereges series, studied here with greater attention (specifically the Pareherege II), is an evidence of the artist's questioning and authentic character, within an apparently free art system, but wrapped by a society still faithful to catholic Church's mores, traditions and ideologies. Its provocative feature lies precisely in the encounter between sacred works of art, or images of saints, associated with inhuman atrocities committed by famous political systems of the present-day society, like Nazism . The trajectory of this research follows the historical path of his journey as an artist in a country that suffered one of the worst dictatorships in Latin America. Besides that, the formative process in the works of the series in question resulted from the artist's research on photomontage, which will be observed here under the bias of the German artist John Heartfield. In this respect, the philosopher Walter Benjamin's theories will serve as support and sustention to what is understood as political photomontage.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Autonomia dos sujeitos na política de assistência social: contradições e desafios para o trabalho profissional da/o assistente social(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Prado, Marcelo Rodrigues do [UNIFESP]; Arruda, Daniel Péricles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2377455944784166; http://lattes.cnpq.br/0591281204115630; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho tem por finalidade analisar a trajetória do conceito de autonomia e provocar uma reflexão a respeito de pensar formas de utilizá-lo na construção de mediações na atuação dos/as assistentes sociais inseridos na política de assistência social. Levando em consideração a direção social que aponta o Projeto Ético-Político do Serviço Social que tem em seus princípios a liberdade e a emancipação humana, ou seja, a construção de outra ordem societária - um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero - e entendendo que a autonomia dos sujeitos é absolutamente vinculada a esses princípios, sobre a atuação das/os assistentes sociais, os limites e contradições que se impõem nos espaços da atuação profissional e como podem (re) produzir determinadas relações em conjunto com os sujeitos, analisar se nessa sociedade é possível aspirar autonomia sem as condições materiais, recursos financeiros para tal, como também trazer para reflexão se o Serviço Social é capaz de promover/desenvolver a autonomia anunciada nas legislações e demais documentos que orientam a política de assistência social. Portanto, investigamos a temática apresentada por meio de pesquisa qualitativa e de caráter bibliográfico, considerando algumas referências em relação ao estudo da autonomia e sua interface com a atuação do/a assistente social. Concluímos que os desafios são grandes, mas também é grande a possibilidade de promoção/desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, primordialmente no que se refere à emancipação política.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Autonomia e cidadania: efeitos da participação política na reabilitação psicossocial?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-20) Silva, Raiany Neves [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8786999221233177; http://lattes.cnpq.br/2395839526080413; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O processo em curso da Reforma Psiquiátrica Brasileira é marcado desde o seu início pela ampla participação social de usuários da saúde mental e seus familiares por meio dos movimentos sociais. Com o passar do tempo, a participação social foi incorporada à gestão do Sistema Único de Saúde mediante a participação em duas instâncias colegiadas, a Conferência e o Conselho de Saúde. Com a desmontagem do manicômio, todos os espaços possíveis no território são considerados lugares de cura, incluindo os espaços de participação política, uma vez que a noção de ato terapêutico é transformada e ampliada e a cura é compreendida no sentido de emancipação, autonomia e cidadania ativa. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os espaços de participação política existentes no campo da saúde mental da cidade de Santos/SP e investigar como a participação de usuários dos serviços de saúde mental reflete nos processos de reabilitação psicossocial, com contribuição na ampliação da autonomia e cidadania dessas pessoas. Utilizando a pesquisa qualitativa de abordagem hermenêutica crítica e narrativa, foi realizado um encontro, no qual foi aplicado o instrumento do grupo focal com usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade de Santos que participam de espaços políticos ligados à saúde mental, para fins de produção de dados, e posteriormente produzida uma narrativa que foi validada pelo grupo em um segundo encontro, chamado de momento hermenêutico. Constatou-se a falta de lugares no território onde os usuários da saúde mental possam ter uma participação ativa, que inclua a tomada de decisões, sobressaindo-se nesse sentido o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é visto pelos participantes como um equipamento que não está conseguindo efetivar um fomento à participação dos sujeitos atendidos nele. No que diz respeito aos espaços de participação política ligados à saúde mental, estes estão fragilizados desde antes da pandemia e atualmente enfrentam desafios como dependência da gestão municipal, desrespeito às deliberações, baixa participação ativa e falta de acesso à internet. Desse modo, perante esses desafios e a falta de conquistas de direitos advindas da participação política dos usuários, eles exercem a cidadania na perspectiva da reivindicação do direito a ter direitos e mostram estarem a postos para ocupar lugares de maior potência na sustentação do cuidado em liberdade. Percebeu-se a relevância da construção de lugares que possibilitam a tomada de decisões e a construção de redes sociais amplas onde se torna possível a construção de autonomia e cidadania plena. Nessa perspectiva, a universidade pública se destacou como um lugar privilegiado de inclusão social, sociabilidade, produção de autonomia e construção de novas identidades, incidindo no eixo rede social e no eixo morar/habitar da reabilitação psicossocial, repercutindo terapeuticamente na vida dos participantes de um grupo de extensão voltado para a temática da saúde mental.
- ItemSomente MetadadadosAutonomia E Sexualidade Entre Adolescentes Assistidos/As No Instituto Querô Em Santos/Sp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-19) Esteves, Gabriela [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research sought to understand the notion of autonomy in the experience of sexuality among adolescents enrolled in Instituto Querô, an organization that works with young people in the municipality of Santos / SP. It sought to examine what adolescents think about Sexual and Reproductive Rights and about access to public policies in the sphere of sexuality. We sought to understand the process of constructing the autonomy of these adolescents as subjects of their own sexuality. It is a qualitative research that used the semi-structured interview modality for data collection and content analysis, with a documentary approach and the use of theoretical categories to understand the themes sexuality, adolescence and autonomy. The study revealed that adolescents differently think about sexual and reproductive rights, about public policies for adolescents. The autonomy they are experiencing is in the process of being built and is still based on the decisions of the parents. Adolescents point to the lack of transversality of the theme sexuality in school and from a perspective that reduces it to heterosexuality. Access to pornography stood out among adolescents, but was negatively assessed as an incentive to idealize bodies and violence against women. The study pointed out that the Querô Institute promoted new knowledge to adolescents, making them more critical and reflexive, about their own rights as subjects.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A CONCEPÇÃO DE AUTONOMIA DE MARTHA NUSSBAUM FRENTE ÀS OBJEÇÕES FEMINISTAS AO LIBERALISMO POLÍTICO(Universidade Federal de São Paulo, 2020-04-20) Lamas, Thaís; Cyfer, Ingrid; http://lattes.cnpq.br/7880008426446782; http://lattes.cnpq.br/3118305657130735O objetivo desta dissertação consiste em analisar a concepção de autonomia da autora feminista liberal igualitária, Martha Nussbaum, pois vê-se como essencial o debate em torno desta visão liberal, dado que muitas das reivindicações feministas carregam pressupostos liberais políticos, como a expressão “o corpo é meu”. E a partir da obra da Nussbaum, tentar responder duas das principais objeções levantadas ao liberalismo político, mais especificamente, ao feminismo liberal, por outras teóricas feministas contemporâneas, e são estas as objeções: o essencialismo implícito na relação entre natureza e cultura; o egoísmo psicológico e o solipsismo político que está inserido no conceito de individualismo, e pergunta-se se Nussbaum consegue responder a essas questões, sem que caia nestes pontos criticados por Anne Phillips e Mackinnon. Com base na concepção de autonomia defendida por Nussbaum, procura-se analisar a contribuição que o liberalismo político igualitário oferece para a teoria política feminista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A construção de autonomia nos indivíduos submetidos ao tratamento supervisionado da tuberculose no município de Santos/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-04-06) Esteves, Gabriela [UNIFESP]; Kurka, Anita Burth [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho de conclusão de curso , tem como objeto de pesquisa o processo de construção da autonomia dos indivíduos submetidos ao tratamento supervisionado da tuberculose pulmonar no município de Santos/SP. Objetivou-se compreender a construção da autonomia através da observação e entrevista semi-estruturada realizada com pacientes submetidos ao tratamento supervisionado de tuberculose pulmonar na Unidade Básica de Saúde Martins Fontes na Vila Mathias. Através da análise de conteúdo costatou-se uma intensa relação entre a autonomia e heteronomia do paciente, confirmando-se parcialmente a hipótese levantada que afirmava que o Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose, executado por uma equipe multiprofissional que inclui o Assistente Social, não contribuiria para processos que levem a construção de sujeitos autônomos diante de sua própria vida e na sociedade. Nesta perspectiva, este trabalho é relevante pela contribuição que busca oferecer a equipe profissional no tratamento supervisionado, assim como na reflexão sobre a atuação do Assistente Social na equipe , na perspectiva dos valores éticos políticos do projeto profissional, do Serviço Social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de um programa de atividades físicas nos cuidados à saúde de mulheres idosas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-12-15) Casanova, Priscila [UNIFESP]; Ferreira, Sionaldo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7730654028676766; http://lattes.cnpq.br/2357471016504131; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com o envelhecimento há uma redução funcional, observando-se que atividades consideradas simples quando jovem, passam a se apresentar como de difícil realização. As atividades de vida diária, o estado de humor e motivação são indispensáveis para a saúde de todos os indivíduos e ainda mais para idosos. O presente trabalho teve como objetivo verificar os efeitos de um programa de atividades e orientações físicas, na saúde e nos cuidados à saúde de um grupo de mulheres com mais de 55 anos. Para tanto, foram utilizados questionários para avaliação do risco de doenças cardiovasculares (RDC e PAR-q), do nível de atividade física (IPAQ), do estado de humor (BRUMS e Escala Geriátrica de Depressão), da percepção de qualidade de vida (SF-36), do cronotipo, uma avaliação física seguida por uma anamnese geral e uma entrevista semi-estruturada sobre hábitos e cuidados relacionados à saúde. A amostra foi composta por 19 voluntárias distribuídas aleatoriamente nos grupos Controle (N=10, com 65,8 ± 5,4 anos) e Experimental (N=9, com 60,3 ± 3,6 anos). Os dados foram analisados utilizando-se o software STATISTICA (StatSfot®). As avaliações iniciais não demonstraram diferenças significativas entre os grupos, sendo que em comparação à avaliação inicial, na avaliação final, o grupo Experimental apresentou maiores escores de fadiga e tensão (BRUMS, 2,2 ± 2,4; p=0,05 e 4,2 ± 2,4; p=0,03, respectivamente), entretanto sem alterações para risco de doenças cardiovasculares, IPAQ e escala de depressão. Sobre a entrevista semi-estruturada observa-se melhoria na percepção subjetiva sobre a saúde e seus cuidados, observando-se melhora no conhecimento e no nível de percepção de saúde e de qualidade de vida após a participação nas atividades. Demonstrando assim, que apesar de uma relativa piora no estado de humor, do ponto de vista subjetivo, observou-se um padrão de melhora das respostas sobre o estado geral de saúde, bem como dos hábitos e cuidados adotados a partir da participação no projeto
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de um programa de exercício físico generalizado sobre aspectos psicobiológicos e funcionais em idosos institucionalizados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-16) Pimenta, Flávia Canale [UNIFESP]; Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1464519773053362; http://lattes.cnpq.br/8492905996111439; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo teve como objetivo investigar os possíveis benefícios psicobiológicos de um programa de exercícios físicos funcionais em idosos institucionalizados em relação ao sono, humor e cognição, além dos efeitos sobre as capacidades físicas e o nível de dependência\independência. Foi realizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, e, através de questionários psicométricos e testes físicos, oito idosos de ambos os sexos foram avaliados antes e imediatamente após um programa de exercícios físicos generalizados, ministrados três vezes por semana em dias não consecutivos no período de doze semanas. A hipótese testada neste estudo se referiu aos potenciais benefícios de um programa de treinamento físico funcional na melhora da funcionalidade e autonomia do idoso, além dos elementos psicobiológicos como o sono, o humor e os aspectos cognitivos de idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP). O programa foi constituído de exercícios generalizados, monitorados pela Escala de Esforço percebido, com sessões com duração entre 30-50 minutos. Foram trabalhados exercícios que envolveram grandes grupos musculares, e a ênfase do trabalho foi dada nas capacidades biomotoras essenciais nas atividades diárias. Os voluntários foram avaliados pré e pós período de intervenção, sendo avaliados a cognição (Mini Exame do Estado Mental), o humor (Idate Traço, Escala Geriátrica de Depressão, Escala de Humor de Brunel) e o sono (Mini questionário do Sono, Escala de Sonolência Excessiva de Epworth). Para avaliar as atividades de vida diária, foi utilizado a Escala de Katz, e a aptidão física foi avaliada por meio de medida da força de Membros Superiores, Equilíbrio e Velocidade de caminhada. Os resultados demonstraram que o programa de exercícios implementado foi suficiente para manter a condição física e psicobiológica dos voluntários, no entanto, não houve melhoras significativas nas variáveis estudadas. É possível que a intensidade das atividades, o tempo de execução do programa e a frequência das atividades tenham contribuído para este resultado. Conclui-se que um programa de exercícios físicos generalizados com duração de 12 semanas para idosos institucionalizados é capaz manter a condição física e psicobiológica
- ItemSomente MetadadadosEncontros e desencontros entre autonomia e sexualidade de adolescentes do Instituto Querô em Santos/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Esteves, Gabriela; Silva, Cristiane Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359; http://lattes.cnpq.br/3395920539897352; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research sought to understand the notion of autonomy in the experience of sexuality among adolescents enrolled in Instituto Querô, an organization that works with young people in the municipality of Santos / SP. It sought to examine what adolescents think about Sexual and Reproductive Rights and about access to public policies in the sphere of sexuality. We sought to understand the process of constructing the autonomy of these adolescents as subjects of their own sexuality. It is a qualitative research that used the semi-structured interview modality for data collection and content analysis, with a documentary approach and the use of theoretical categories to understand the themes sexuality, adolescence and autonomy. The study revealed that adolescents differently think about sexual and reproductive rights, about public policies for adolescents. The autonomy they are experiencing is in the process of being built and is still based on the decisions of the parents. Adolescents point to the lack of transversality of the theme sexuality in school and from a perspective that reduces it to heterosexuality. Access to pornography stood out among adolescents, but was negatively assessed as an incentive to idealize bodies and violence against women. The study pointed out that the Querô Institute promoted new knowledge to adolescents, making them more critical and reflexive, about their own rights as subjects.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Episódios formativos de um professor de ciências negro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Nascimento, Cássio Alberto [UNIFESP]; Rangel, Flaminio de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8458202307511602; http://lattes.cnpq.br/9038022213972451Este trabalho apresenta a história do caminho formativo de um estudante negro tendo como objetivo entender o processo de formação de um professor de Ciências no curso de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo. O relato traz uma elevada densidade social, que conduz o leitor às estreitas passagens, intelectualmente estimulantes, que este formando teve de percorrer. Mais que um conjunto de relatos, é uma história de vida, que exige do leitor um distanciamento de seu lugar-comum. A história apresenta situações e momentos que propõem uma leitura atenta. O livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, contribuiu com um eixo temático – autonomia como busca. E o livro Saberes docentes e formação profissional, de Maurice Tardif, contribuiu para compreender a junção de variados saberes que servem como ferramentas para o formando. Os relatos de formação oscilam entre fatos e análises. Ser “aluno-problema” ou ser “aluno-solução” são questões que permeiam a narrativa, deixando-nos refletir que podemos ter aquele “discente-possibilidade” – conceito elaborado com base em um outro livro, Ensinando a transgredir, de Bell Hooks.
- ItemEmbargoEspiritualidade e autonomia de pacientes hospitalizados - o papel da enfermagem: um estudo qualitativo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-03) Barros, Fabio Monteiro de [UNIFESP]; Cândido, Viviane Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4541220233773056; http://lattes.cnpq.br/4782323412684145Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa qualitativa que pretendeu investigar a possibilidade do(a) enfermeiro(a) reconhecer a espiritualidade de pacientes hospitalizados e contribuir para potencializála na preservação da autonomia deles; por meio de uma entrevista estruturada e uma com a História Oral Temática com pacientes e profissionais. Como resultado, vimos que pacientes entendem autonomia como um fazer, e relacionam espiritualidade com a postura de enfrentamento da doença e d hospitalização. Alguns profissionais relacionaram a espiritualidade com a autonomia do paciente. Na análise da segunda etapa, as narrativas dos pacientes evidenciaram que a espiritualidade é mais do que um contributo para o enfrentamento, é ela que faz com que eles se lembrem de que são. Embora não haja homogeneidade na postura de individualização do paciente na percepção da sua espiritualidade, uma vez que este assunto nem sempre é valorizado pelos(as) enfermeiros(as), suas narrativas evidenciaram que sim, é possível o(a) enfermeiro(a) reconhecer a espiritualidade do paciente hospitalizado e contribuir para potencializá-la na preservação da autonomia destes, uma vez que a entenda para além do fazer, mas relacionada com as crenças, os valores e a identidade do paciente, o que sugere uma contribuição para o ensino em saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"EU NÃO SOU UMA DROGA": um diálogo hermenêutico sobre o GAM no CAPS AD(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-03) Lauria, Beatriz Cesar [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Autonomous Medication Management (GAM) is an emancipatory care strategy in mental health, developed in Canada and adapted to the Brazilian context, aimed at producing user au- tonomy in the context of their care. Based on the challenges of care in freedom arising from the process of the Brazilian Psychiatric Reform, there has been a growing concern about the non- critical use of psychiatric drugs in mental health services. On the other hand, the issue of con- sumption of other drugs, especially illicit drugs, has taken center stage in counter-reform move- ments, advancing the discussion on human rights in a context of greater vulnerability. In this study, we start from a little depth questioning in the literature that proposes an approximation between these issues based on the identification of the contributions of the implementation of the GAM strategy, in the organization of a reference Psychosocial Care Center for the care of people with related problems to the use of drugs (CAPS AD), paying attention to possible pe- culiarities of the field of alcohol and other drugs. This is a qualitative study, based on critical and narrative hermeneutics, in the light of contemporary philosophers Hanz George Gadamer and Paul Ricoeur. The procedures used to produce the data were the realization of a focus group with the workers and the recording in the field diary of the experience of conducting a GAM group at CAPS AD in the city of Santos / SP. The interpretative hermeneutic exercise involved the organization of the main argument centers, followed by narrative constructions elaborated by the researcher. From this material produced, we sought to produce a dialogue between users and workers, highlighting the main approaches and distances between these productions and relating them to authors who dialogue with the theme of alcohol and other drugs. The research results point to the experience of high vulnerability and criminalization of drug users and the recurrent hospitalizations in Therapeutic Communities, in response to poverty, denounce the precariousness of health services and the absence of other public policies, in addition to their repercussion on discontinuity. care. They also show a devaluation of the user's biography in the medical posture, as well as the predominance / prioritization of drug treatment in the CAPS AD and indicate the need to radicalize the discussion of these prescriptions and reorganize the care offers, allowing the exercise of co-management in the service.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Grupos de promoção à saúde no desenvolvimento da autonomia, condições de vida e saúde(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2006-04-01) Santos, Luciane de Medeiros dos [UNIFESP]; Da Ros, Marco Aurélio; Crepaldi, Maria Aparecida; Ramos, Luiz Roberto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da SaúdeThis article presents the methodology of Health Promotion Groups, which were conceived as a means of contributing towards developing autonomy, improving living conditions and promoting health. The method is identified as a collective and interdisciplinary health intervention, consisting of a group process. It guides the development of attitudes and behavioral patterns towards continually transforming participants' health levels and living conditions. The Health Promotion Groups are identified within the context of the National Health System (Sistema Único de Saúde) as a means of surpassing the biomedical model. It stimulates the development of actions in which the positive aspects of health are emphasized, while at the same time it can serve to more effectively meet the demands for care for the elderly in health systems.
- ItemSomente MetadadadosHistórias de vida e trabalho: potências e desafios da rede substitutiva de saúde mental de São João da Boa Vista/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-28) Theodoro, Camila Roman [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/6519540754199391; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research consists of a qualitative study about the organization of life and work, their forms of insecurity, and inequality of classes, with emphasis on individuals with serious mental disorders, which are often on the margins of a possible inclusion in work activities with the overall objective to analyze the history of life and work, as well as the potential and challenges of users in a Psychosocial Care Center (CAPS), and specific objectives to meet municipal social assistance network and its available resources; investigate the possible interests of social inclusion through labor; ascertain the challenges encountered from the possibilities of this approach; and recognize the potential of each participant search user. Methodologically, the data collection was performed by privately observing each participant, the documentary analysis of records of service users and semi-structured interviews, from which were produced individualized narratives, fitting highlight to the 236 (two hundred and thirty six) members attended the CAPS II, fourteen (14) participated in the study on screen. From the analysis and discussion of the data was the finding that labor makes possible the reintegration of man with psychic disorders in society, which sees him new meanings for life.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens na pastoral da juventude do Brasil: entre a autonomia e a tradição(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-14) Maia, Cesar Portantiolo [UNIFESP]; Sales, Lilian Maria Pinto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Catholic Youth Ministry of Brazil was stablished as a laic movement acting upon youth issues. This dissertation analyses the youth model proposed by the Ministry, through the observation of contents, ideologies and methods applied to this formation. This model is labelled ?progressive? by members of the pastoral and corresponds to a young person which held characteristics of an individual in a modern conception, but whose characteristics are formed inside the movement, collectively, through the institutional commandments prescribed by Catholic hierarchy. We highlight the main characteristics aimed for this youth model: autonomy, criticism, social engagement and commitment with the collective.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Kant e o problema da liberdade na fundamentação da metafísica dos costumes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-30) Santos, Rogério do Amaral [UNIFESP]; Codato, Luciano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A partir da consciência do dever, a liberdade humana deve ser entendida, segundo Kant, como condição e fundamento da lei moral. De que modo conciliar, entretanto, a liberdade das ações com a obediência a uma lei? A fim de responder a essa questão, trata-se de distinguir os conceitos kantianos de "liberdade transcendental", "liberdade prática" e "autonomia". Em linhas gerais, a liberdade transcendental depende da solução da Crítica da razão pura à terceira antinomia, operada pela distinção fenômeno/coisa em si, que torna as afirmações sobre a necessidade da natureza e sobre a liberdade da vontade proposições não contraditórias. Por sua vez, a liberdade prática, ainda de acordo com a primeira Crítica, designa aquilo que comumente se entende por livre-arbítrio, pressuposto da responsabilidade moral dos agentes. Quanto ao conceito kantiano de autonomia, ele é tematizado explicitamente, pela primeira vez, na Fundamentação da metafísica dos costumes, e apresenta-se como a terceira dentre as fórmulas principais do imperativo categórico, aquela que ―unifica em si as outras duas‖, isto é, as fórmulas da lei universal e da humanidade. Repensar, a partir de Kant, uma ética do dever, diferentemente de uma ética da virtude, e o problema da liberdade humana exige o estudo desses dois textos, escolhidos como etapas obrigatórias para quaisquer tentativas de reelaboração dessas questões tradicionais em termos contemporâneos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Maioridade civil e maioridade sanitária dos adolescentes no acesso aos serviços de saúde sexual do município de Ribeirão Pires(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-08-26) Sriubas, Daniela Sakumoto [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete Goldenberg [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: O estudo teve como objetivo caracterizar o acesso de adolescentes aos serviços ambulatoriais de ginecologia por referência ao exercício da autonomia, em instituições públicas e privadas do município de Ribeirão Pires. Métodos: Foi realizado estudo descritivo de corte transversal envolvendo abordagem qualitativa e quantitativa. Foram mapeados os serviços ambulatoriais de ginecologia que atendiam adolescentes e levantadas suas normas internas permitindo a caracterização do atendimento de adolescentes desacompanhados sob o prisma da maioridade civil e da maioridade sanitária. Também foram realizadas entrevistas junto aos profissionais envolvidos no atendimento aos adolescentes sobre os requerimentos e práticas em torno da autonomia a estes conferida no âmbito do acesso aos serviços em questão. Resultados: O município possui 9 Unidades Básicas de Saúde e 11 instituições privadas que realizam atendimento ginecológico ambulatorial a adolescentes. A maioria das instituições atende adolescentes apenas se acompanhados dos responsáveis e não possui regulamentação escrita que faça menção à questão, restando efetivas as regulamentações verbais. Quanto aos profissionais, a maioria concebe adolescência através do critério etário e realiza atendimento a adolescentes desacompanhados dos responsáveis, mas desconhece os parâmetros e legislações que norteiam o atendimento desses sujeitos. Conclusões: Do ponto de vista institucional, em relação ao atendimento a adolescentes desacompanhados prevaleceram os limites impostos pela maioridade civil. Em relação ao posicionamento dos profissionais prevaleceu a maioridade sanitária.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres que vivem com HIV/Aids: adesão e autonomia promovem saúde?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-15) Pereira, Ester Freitas [UNIFESP]; Mendes, Rosilda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746693286898810; http://lattes.cnpq.br/0309756305040514; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia de HIV/Aids teve o seu ápice na década de 1980 com o crescente aumento dos casos de infecção nas Américas, especialmente nos Estados Unidos, e foi se disseminando para o restante do mundo. As pessoas acometidas pela infecção, em sua maioria, eram jovens do sexo masculino e homossexuais. Santos, onde essa pesquisa foi realizada, é uma cidade-chave e permanece até hoje como referência para as políticas públicas de controle à epidemia por dar respostas concretas e eficazes, como a criação do primeiro Programa Municipal de Saúde Pública em combate à aids, quando a cidade era conhecida como “A Capital da aids”, na década de 1980. As questões das mulheres que vivem com o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), e com a AIDS (Acquired Immunodeficiency Syndrome ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e as singularidades relacionadas à autonomia, a adesão ao tratamento e às suas ações são temas de muita relevância na sociedade contemporânea. Esta pesquisa tem como objetivos: analisar a adesão e autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que vivem com HIV/Aids e são usuárias do Serviço de Atendimento Especializado para Adultos (SAE-Adulto) na cidade de Santos; conhecer como se organiza e opera o SAE-Adulto em relação às políticas públicas de direitos e benefícios assistenciais para mulheres que vivem com HIV/Aids; identificar como as questões de gênero, classe social e raça incidem no tratamento e na relação com os serviços de saúde e investigar os motivos pelos quais as mulheres com HIV/Aids buscam e mantém o tratamento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os dados foram produzidos por meio de pesquisa documental, narrativas das mulheres e diários de campo. Foram analisados fatores que incidem na vida das MVHA, as questões de raça, gênero e classe as quais afetam de forma concreta os seus cotidianos, não apenas relacionadas ao serviço de saúde. Nas narrativas, as mulheres relatam que desejam melhorar a sua saúde, independente da cesta básica que recebem e que manteriam seus tratamentos mesmo sem ela, ao contrário da hipótese inicial que considerava que as mulheres só aderiam ao tratamento a fim de receber o benefício. Constatou-se neste estudo a importância da perspectiva da promoção da saúde ao incluir outros saberes e olhares para produção social da saúde, e colocar em questão, valorizando o lugar de fala dessas MVHA, protagonistas da sua vida e do seu tratamento. Observou-se que quanto mais redes as mulheres produzem tornam-se mais autônomas em suas decisões. Assim, fortalece-se a capacidade individual e coletiva para lidar com multiplicidade dos determinantes de saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O autoritarismo na educação e a construção moral dos alunos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-20) Silva, Bruna Santana [UNIFESP]; Braga, Adriana Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3465256917218630Em meio a todos os processos dentro do ambiente escolar, as relações interpessoais fazem parte de uma camada central para o desenvolvimento cognitivo, cultural e moral. Logo, a construção da personalidade moral das crianças depende do meio de convivência, por isso, a relação com o corpo docente e seus pares impactam na constituição dos juízos, valores morais e normas, bem como, na inserção destes em sua compreensão sobre o mundo. A escola contém diversas problemáticas que se tornam atribulações no caminho de uma educação verdadeiramente democrática e libertadora. Com isso, para que a personalidade seja emergida por valores espontaneamente, as intervenções nos conflitos devem ser mediadas por adultos em papel de autoridade que tenham atitudes adequadas, ou seja, respeitosas e recíprocas, visto que, a intransigência e imposições arbitrárias desviam a moralidade para o caminho distante da autonomia. Por isso, para que a criança saia da moralidade heterônoma e alcance a autonomia moral, é necessária uma relação afetuosa, desvinculada do autoritarismo, mas sim, com uma construção de relações interpessoais cooperativas e empáticas, com um desenvolvimento moral libertador, sem ser direcionado pelo medo, exposição, humilhação, punições e castigos. Diante disso, um relacionamento que conduza o respeito mútuo e, mesmo em situações de conflito, consiga dialogar com objetividade e escuta, assim como, se necessário, a aplicação de sanções por reciprocidade que tem como foco a compreensão crítica da importância dos valores e da cooperação com o meio. Ante o exposto, verifica-se que foi utilizada metodologia descritiva e análise qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica, cujo os resultados foram encontrados na base de dados da CAPES e Google Acadêmico. Dessa forma, foram utilizados descritores e, a partir disso, foi estruturado o presente Trabalho de Conclusão de Curso.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Por uma organização autônoma do proletariado: sindicatos de ofício e os trabalhadores em São Paulo (1917-1930)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-28) Bello Junior, Demetrio Quiros [UNIFESP]; Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Our work has as object of study the work of trade unions in the city of São Paulo between 1917 and 1930. As we tried to demonstrate during the research, trade unionism had a strong associative tradition in São Paulo from the first years of the twentieth century and after a period of decline in its activities, experienced a strong recovery during and after the events of the June- July 1917 general strike, with the reconstitution of the old and the formation of new trade unions, as well as the reactivation of the Workers' Federation of São Paulo (FOSP), the body responsible for grouping and coordinating actions in conjunction with these associations. Broadly speaking, these unions were characterized by their autonomy in the labor movement, rejecting ties with the state or political parties. Based on this configuration, our research seeks to understand and analyze how trade union autonomy was conceived and practiced by these unions, noting also the debates about new ways of working and models of organization during the 1920s, since these unions were not exempt from internal differences. Our analysis also contemplates the relations of the trade unions with the governments and with the business, the points of struggle and negotiation, the struggle for rights and the fulfillment of those conquered by the workers. The work with one of the sources mobilized in this dissertation - the records of the union of cobblers and workers supervised by the DEOPS – allowed us to deepen the analysis by observing the dynamics between possibilities and limitations of the individual action within the unions, as well as to problematize on how it was given police surveillance of these people and also to enter one of the most powerful and representative trade unions in the labor movement in São Paulo in the first decades of the twentieth century, the Union of Shoemakers, the shoemakers' union. This reduction of scale also helps us to understand the dynamics, tensions, debates and struggles experienced by the unions in São Paulo during the First Republic.