Navegando por Palavras-chave "Autoimagem"
Agora exibindo 1 - 20 de 43
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAspectos emocionais de casais submetidos à fertilização in vitro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Montagnini, Helena Maria Loureiro [UNIFESP]; Cedenho, Agnaldo Pereira [UNIFESP]Objetivo: avaliar os estados emocionais de casais inférteis submetidos ao programa de fertilização in vitro e verificar a relação entre estado emocional das mulheres e ocorrência de gravidez Métodos: foram avaliados 20 casais com infertilidade conjugal primária após a transferência dos pré-embriões. A avaliação constituiu-se de uma entrevista estruturada contendo dados sociodemográficos e dados da história clínica, questionário de saúde geral, escala de depressão de Hamilton, inventário de depressão de Beck e escala de auto-estima de Rosenberg Resultados: no questionário de saúde geral, enquanto 25 por cento das mulheres apresentaram sintomas psicoemocionais (GHQ+), os homens não os apresentaram. Os escores das mulheres foram maiores do que os dos homens (p=0,001). Na escala de depressão de Hamilton, 30 por cento das mulheres apresentaram depressão leve e os homens não apresentaram sintomas. Os escores das mulheres foram maiores do que os dos homens (p=0,003). No inventário de depressão de Beck, 15 por cento das mulheres apresentaram disforia e depressão e os homens não apresentaram sintomas. Os escores das mulheres foram maiores do que os dos homens (p=0,021). Na escala de auto-estima de Rosenberg os escores das mulheres foram maiores do que os dos homens (p=0,004). Não foi verificada relação significante entre sintomas psicoemocionais, medidos pelo questionário de saúde geral e ocorrência de gravidez Conclusões: existe diferença entre o estado emocional de homens e mulheres submetidos ao programa de fertilização in vitro. As mulheres apresentaram mais ansiedade e sintomas depressivos e auto-estima mais baixa do que os homens. Estes não apresentaram sintomas nos instrumentos utilizados. O grupo de mulheres com sintomas psicoemocionais, segundo o questionário de saúde geral, mostrou tendência a não engravidar, porém, esta relação não foi significante..
- ItemRestritoAutoestima, satisfação da própria voz e autoavaliação de termos descritivos da própria voz de pessoas LGBTQIAPN+ brasileiras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-01-15) Depolli, Gabriel Trevizani [UNIFESP]; Azevedo, Renata Rangel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1668260273015995; http://lattes.cnpq.br/4938080710929350Objetivo: analisar e correlacionar a autoestima, a satisfação da própria voz e a autoavaliação de termos descritivos da própria voz de pessoas LGBTQIAPN+ brasileiras. Métodos: estudo quali-quantitativo, observacional, transversal. Foram incluídas quaisquer pessoas que se identificam como LGBTQIAPN+ brasileiras, e foram excluídas as pessoas menores de 18 anos. Após leitura e consentimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, as pessoas responderam a um questionário sociodemográfico, à Escala de Autoestima de Rosenberg e aos Termos Descritivos da própria Voz. Os Termos Descritivos da própria Voz foram analisados por técnicas de processamento de texto e os dez termos mais elencados como positivos ou negativos foram selecionados para regressão logística simples associada à Escala de Autoestima de Rosenberg. Foram realizados testes de associação e comparação entre as variáveis pesquisadas. O nível alfa de significância utilizado em todas as análises foi de 5%. Resultados: Foram consideradas as respostas de 411 participantes. Vinte e oito pessoas tiveram seus escores classificados como autoestima insatisfatória, duzentos e oito tiveram seus escores classificados como autoestima média e cento e setenta e oito como satisfatória. As pessoas que obtiveram escores considerados insatisfatórios elencaram os termos “alta”, “chata”, “feia” e “antipática” como os mais frequentes. As pessoas que obtiveram escores considerados médios elencaram os termos “insegura”, “anasalada”, “desafinada” e “alta”. As pessoas que obtiveram escores considerados satisfatórios elencaram os termos “expressiva”, “simpática”, “amável” e “agradável”. Houve associação significativa entre os termos “alegre”, “adequada” e “chata” e o escore da Escala de Autoestima de Rosenberg. Conclusão: As pessoas LGBTQIAPN+ com autoestima considerada insatisfatória consideravam suas vozes com termos descritivos negativos, similar às pessoas com autoestima média, que frequentemente não selecionaram nenhum termo como positivo. No entanto, as pessoas com autoestima satisfatória autoavaliaram suas vozes com termos descritivos positivos e com poucos adjetivos negativos. As pessoas com escores considerados satisfatórios têm mais chances de achar que a sua voz é “alegre”, e menos chance de considerá-la “adequada” ou “chata” em comparação às pessoas que obtiveram escores considerados insatisfatórios na Escala de Autoestima de Rosenberg.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Autoimagem genital e sintomas de Transtorno Dismórfico Corporal em pacientes submetidas a ninfoplastia em cunha central versus ressecção linear: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-23) Minikowski, Guilherme Campanhã [UNIFESP]; Sabino Neto, Miguel [UNIFESP]; Veiga, Daniela Francescato [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1695706360514926; http://lattes.cnpq.br/2430172074494397; http://lattes.cnpq.br/3145801962037690Introdução: A ninfoplastia, cirurgia para tratamento da hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, pode ter impacto na autoimagem genital e sin-tomas de transtorno dismórfico corporal. O Brasil é o país que mais realiza este procedimento. Objetivo: Avaliar a autoimagem genital e sintomas de transtorno dismórfico corporal em pacientes portadoras de hipertrofia de pequenos lábios, submetidas a ninfoplastia em cunha ou resseção linear. Método: Ensaio clínico aleatório, com razão de alocação 1:1, envolvendo 48 mulheres adultas submetidas a ninfoplastia. O Grupo Estudo foi submetido a ninfoplastia em cunha e o Grupo Controle a ninfoplastia linear. Autoimagem genital e sintomas de Transtorno Dismórfico Corporal foram avaliados no pré-operatório e com seis meses de pós-operatório. Resultados: Observou-se melhora na autoimagem genital após seis meses da inter-venção (p<0,001) e uma redução no escore de sintomas de transtorno dis-mórfico corporal (p<0,001), não havendo diferença estatística significante entre os grupos Estudo e Controle. Também não se verificaram associações entre complicações e técnica empregada. Conclusão: Houve melhora na autoimagem genital e redução de sintomas de transtorno dismórfico corporal no pós-operatório de seis meses, em ambos os grupos, não havendo superioridade de uma técnica em relação à outra, para os desfechos analisados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Autoimagem, autoestima, ansiedade e capacidade funcional em pacientes submetidas à rinoplastia aberta e estruturada(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-10) Motoki, Thamy Harumi Cardoso [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Silva, Eduardo Nascimento [UNIFESP]; Isoldi, Felipe Contoli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1108025879626029; http://lattes.cnpq.br/0168853132772566; http://lattes.cnpq.br/1619822351741819; http://lattes.cnpq.br/8101137324612665Introdução: A rinoplastia é capaz de melhorar aspectos psicológicos negativos, como no transtorno dismórfico corporal leve a moderado, mas desconhecem-se as repercussões na autoimagem e qualidade de vida dos pacientes após o procedimento. Objetivo: Avaliar a autoimagem, autoestima, ansiedade e a capacidade funcional das pacientes submetidas à rinoplastia aberta e estruturada. Método: Realizou-se um estudo primário, analítico, clínico, longitudinal e prospectivo, em 30 mulheres, caucasianas, entre 18 e 50 anos, com nariz alongado e giba nasal, submetidas à rinoplastia aberta e estruturada. Os procedimentos foram realizados pelo Setor de Rinologia – DCP/ Unifesp. Foram aplicados os questionários traduzidos para o Português Escala de Autoestima de Rosenberg – EPM, BDSS, BDD-YBOCS, SF-36, SRQ-20 e o IDATE - T/E nos períodos pré-operatório e pós-operatório de seis, 12 e 18 meses. Resultados: Houve significância estatística entre o pré e pós-operatório para os escores de Saúde Mental (SF36, p=0,041), BDSS (p<0,001), Escala de Rosenberg – EPM (p=0,017), SRQ-20 (p=0,012), IDATE T (p=0,001) e BDD (p=0,006) nas análises gerais; bem como, significância estatística desses questionários entre os demais períodos pós-operatórios estratificados. Na análise qualitativa, verificou-se significância estatística apenas para o BDSS, no qual o índice “Ausente” (ausência de dismorfismo corporal) aumentou de 70,0% no pré-operatório para 96,7% em 18 meses de pós-operatório. Já o índice de “Presente” (presença de dismorfismo corporal) decresceu de 30,0% para 3,3% no mesmo período (p=0,001). Conclusão: A rinoplastia aberta e estruturada melhorou a autoestima, autoimagem, ansiedade e saúde mental das pacientes. Apesar de ter ocorrido melhora da capacidade funcional, esta não foi significante.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da qualidade de vida, autoimagem e sexualidade de pacientes com dificuldade de urinar e usuários de cateter urinário de permanência(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-28) Amaral, Gardenia Lima Gurgel do [UNIFESP]; Belasco, Angelica Goncalves Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1227722843950275; http://lattes.cnpq.br/2712715439370601; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Avaliar a qualidade de vida, autoimagem e sexualidade de homens com dificuldade para urinar e usuários de cateter urinário de permanência. Método: Estudo transversal analítico realizado no ambulatório de urologia do Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, Acre. Foram selecionados 64 pacientes, sendo que 32 indivíduos em uso permanente de cateter urinário de permanência e 32 com dificuldade para urinar, do sexo masculino, entre 40 a mais de 80 anos. Os voluntários foram submetidos a questionário sociodemográfico, mórbidos, qualidade de vida - Medical Outcomes Study 36-item Short-From Health Survey, autoimagem - Body Dysmorphic Examination e sexualidade - Escala de Vivências Afetivas e Sexuais do Idoso. Resultados: A faixa etária da maioria dos pacientes foi de 60 a 70 anos e pardos. A maior parte dos pacientes era casada ou mantinha união consensual, aposentados e analfabetos. Em ambos os grupos a doença base dos pacientes é a Hiperplasia Benigna Prostática, acompanhada com sintomas do trato urinário inferior. Nos pacientes que fazem uso de cateter urinário o achado que se destaca é a utilização de um sistema aberto para drenagem de urina em 71,9% dos pacientes, fugindo dos padrões recomendados de um sistema fechado e estéril, produzindo assim um resultando em que 75% dos usuários apresentam infecções urinárias relacionadas ao cateter. Já nos pacientes com dificuldade de urinar há prevalência de sintomas de armazenamento, miccional e pós-miccional. A dimensão mais afetada de ambos os grupos na qualidade de vida foi de aspectos emocionais com média de 4,17 em ambos os grupos. O escore médio da autoimagem foi de 94,32 compatível com alto grau de insatisfação com o corpo. Já na sexualidade mostrou-se alterada principalmente em homens, com 60 anos ou mais, com destaque para a dimensão ?Adversidade física e social? com escore médio de 12,8 para os pacientes com dificuldade de urinar e 13,15 para os que fazem uso de cateter. Conclusões: Os baixos escores obtidos na pesquisa nos domínios da qualidade de vida, no escore total da autoimagem e nas dimensões da sexualidade, apontam alterações significativas na Qualidade de Vida, Autoimagem e Sexualidade dos pacientes, havendo a necessidade de intervenções na promoção e implementação de estratégias para a melhoria de vida dos pacientes.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação de sintomatologia depressiva e autoestima em usuários de centro de referência no atendimento a queimados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-09-24) Moraes, Sandra Renata Pinatti De [UNIFESP]; Marcolan, Joao Fernando [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: Burn is one of the most serious injuries that an individual can suffer, which has a negative impact on physical and emotional variables. Objectives: this study aimed to assess the presence and intensity of depressive symptoms, self-image and self-esteem in burned patient, their associations between the presence of depressive symptoms with self-esteem and self-image and to analyze the impact of these symptoms on personal life and social relationship. Method: Descriptive study with a quantitative and qualitative analysis, with 36 participants attended at the university hospital of reference in the care of burned patients, in Londrina-PR through the application of psychometric scales and interviews recorded on audio and carried out at hospital discharge and ambulatory return. A semi-structured questionnaire was used with sociodemographic variables and burn data; Beck's depression inventory; Hamilton Depression Rating Scales (HAM-D) and Montegomery-Asberg Rating Scale (MADRS) and Rosenberg Self-Esteem Scale. Quantitative data were evaluated by statistical program for descriptive and inferential analysis, qualitative data by content analysis. Results: male predominance (24 - 66.67%), median age of 38 [27-51] years, married (23 - 63.89%), white race (25 - 69.44%), income between one and two minimum salaries (19 - 52.77%), second degree burn was the most prevalent (24 - 66.66%), during labor (18 - 50%), for flammable products (12 - 33, 33%), in the spring (12 - 33.33%); most of them underwent debridement and grafting (29-80.55%), the most affected burned area was upper limbs and hands; the majority did not have a support network (20 - 55.56%). Regarding the psychometric scales, most of the individuals presented depressive symptoms in the first stage (35 - 97.0%) and in the second stage (33 - 91.0%), with a worsening of mild / moderate to severe intensity, in the Hamilton (HAM -D) and Montegomery-Asberg (MADRS) Scales. The Beck Inventory did not show significant changes at both times because it was selfapplied. Low self-esteem was prevalent in most of the participants and worsened from the first to the second stage. Self-esteem showed statistical significance for income (p = 0.007), having a previous depressive diagnosis (p = 0.04) and professing faith (p = 0.005). The qualitative analysis provided two categories: "suffering caused by the burn and the impact on self-image" and "coping with suffering", with three thematic units in each category. There was suffering and guilt for the accident that caused the burn, affective family relationships were strengthened, importance of the family support network, work and health team, self-image was compromised and adversely interfered with self-esteem and depressive symptoms, the perception of their body was stigmatized, but professing a faith / religion and having family support were positive factors to face this new life condition. Conclusion: application of psychometric scales allowed to know the intensity of depressive symptoms and self-esteem / self-image in burned patients. These assessments should be included in the clinical practice. Strengthening family relationships and professing faith/religion were important factors in coping with the situation of suffering.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação postural em mulheres submetidas à mamoplastia de aumento(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018) Barrera, Mayara Roberta [UNIFESP]; Aveiro, Mariana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8912160623559438; http://lattes.cnpq.br/0251633865730137; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Foi observado em mulheres com macromastia que há mudança do centro de gravidade, as curvaturas da cifose torácica e lordose lombar são maiores e também as lombalgias tem alta prevalência ocasionando a diminuição da funcionalidade. Entretanto, aspectos psicológicos podem também influenciar nas alterações posturais, como já foi identificado em estudos que mulheres com hipomastia adotam postura cifótica na intenção de esconder as mamas. O presente estudo adota a hipótese de que a cirurgia de mamoplastia não aumenta o grau da cifose torácica, já que aspectos psicossociais e autoestima também são fatores importantes para determinar a postura corporal. Objetivo: Comparar as curvaturas da coluna vertebral, dor e autoestima de mulheres jovens que realizaram a mamoplastia de aumento, com mulheres que desejam realizar a cirurgia. Métodos: Foram avaliadas 24 participantes, divididas em dois grupos: com implante mamário e sem implante mamário. As voluntárias responderam ao IPAQ versão curta, à Escala de autoestima de Rosenberg e ao Questionário de dor de McGill. Para a avaliação postural foi utilizado o Software para avaliação postural (SAPO). As medidas das lordoses cervical e lombar e também cifose torácica foram obtidas pela ferramenta de ângulos livres. Resultados: Foi observada diferença significativa intergrupo apenas para a curvatura de lordose lombar, sendo que as voluntárias com implante mamário possuem maior lordose lombar (p=0,02). Não houve diferença significativa intergrupo para as variáveis: dor - McGill e Autoestima de Rosenberg. Não foi observada correlação significativa entre as variáveis. Conclusão: A partir dos resultados apresentados no estudo, concluímos que não há diferença entre a cifose torácica dos grupos estudados, este dado demonstra que a hipótese tem fundamento, porém a lordose lombar se apresentou aumentada no grupo com silicone, o que sugere que os implantes podem induzir alterações na coluna vertebral para compensação funcional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Body Shape Questionnaire, Escala de Auto-Estima Rosenberg/UNIFESP-EPM e Short-Form 36 após abdominoplastia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Rocha, Maria José Azevedo de Brito [UNIFESP]; Nahas, Fabio Xerfan [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUÇÃO: A abdominoplastia visa a restaurar o contorno do abdome. O objetivo deste estudo é avaliar a imagem corporal, auto-estima e qualidade de vida em pacientes submetidas à abdominoplastia. MÉTODOS: Distribuiu-se 40 pacientes do gênero feminino, entre 25-60 anos de idade, IMC entre 19-30kg/m2, com deformidade abdominal tipos III e A pela classificação de NAHAS, em dois grupos: Grupo Estudo com 25 pacientes submetidas a abdominoplastia e Grupo Controle com 15 pacientes sem intervenção cirúrgica. Três questionários foram aplicados: BSQ, Escala de Auto Estima ROSENBERG/UNIFESP-EPM, SF-36 no pré e pós-operatório de um e seis meses no Grupo Estudo, no pré-operatório e após seis meses no Grupo Controle. RESULTADOS: Trinta e nove pacientes terminaram o estudo. No Grupo Estudo (24 pacientes), a abdominoplastia provocou impacto positivo no primeiro mês pósoperatório, mantendo-se no sexto mês. Houve diferença estatisticamente significante em valores totais e nas subescalas (BSQ), na auto-estima (ROSENBERG/ UNIFESPEPM) e no domínio saúde mental (SF-36). Nos domínios aspectos físicos, emocionais e vitalidade (SF-36), houve diferença estatisticamente significante apenas no pósoperatório de um mês. As demais dimensões não apresentaram diferença estatisticamente significante. No Grupo Controle, a diferença não foi estatisticamente significante em todos os domínios do BSQ, na auto-estima (ROSENBERG/UNIFESPEPM) e domínios do SF-36, com exceção do domínio vitalidade. Quando comparados os dois grupos aos seis meses, os valores não apresentaram diferença estatisticamente significante em nenhum dos domínios, com exceção da subescala percepção comparativa da imagem corporal (BSQ). CONCLUSÃO: A abdominoplastia promoveu melhora da imagem corporal, auto-estima e saúde mental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Burn Sexuality Questionnaire - tradução para a língua portuguesa, adaptação cultural e validação: BurnSexQ-EPM/Unifesp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Piccolo, Monica Sarto [UNIFESP]; Gragnani, Alfredo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Na avaliacao da qualidade de vida de vitimas de queimadura, instrumentos confiaveis sao essenciais. Uma extensa revisao de literatura revelou que a atencao a sexualidade de pacientes com queimadura, raramente e foco desses estudos. O Burn Sexuality Questionnaire (BSQ), instrumento especifico, e unico em avaliar a sexualidade no contexto da qualidade de vida da vitima de queimadura. Constituido de 24 itens, 17 avaliam o comportamento do queimado quanto a imagem corporal e conforto social. OBJETIVOS: Traduzir o BSQ para a lingua portuguesa, adapta-lo culturalmente no Brasil e testar a reprodutibilidade, confiabilidade e validade de face conteudo e de construto. METODOS: Seguindo metodologia de GUILLEMIN, BOMBARDIER, BEATON (1993), o questionario foi traduzido para o portugues, adaptado culturalmente e testado em relacao a reprodutibilidade, validade de face, conteudo e construto. A versao traduzida foi aplicada em 80 pacientes brasileiros, sobreviventes de queimadura. RESULTADOS: A consistencia interna foi testada pelo alfa de Cronbach (0,87). A correlacao linear de Person foi significativa nos tres momentos das entrevistas na analise da reprodutibilidade. Realizou-se a validacao de construto correlacionando o BSQ com o questionario Burn Specific Health Scale-Revised (BSHS-R). Observou-se correlacao significativa entre o dominio Conforto Social do BSQ com os dominios Afeto e Imagem Corporal (p=0,025), Habilidades para Funcoes Simples (p=0,008), Trabalho (p=0,016) e Tratamento (p=0,037) do questionario BSHS-R. Este instrumento foi denominado BurnSexQ-EPM/UNIFESP. CONCLUSAO: O BSQ foi traduzido para o portugues e adaptado culturalmente no Brasil. E instrumento reprodutivel, apresenta validade global de face, de conteudo e validade de construto para o dominio Conforto Social
- ItemSomente MetadadadosComparacao entre duas tecnicas de blefaroplastia inferior(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Viana, Giovanni Andre Pires [UNIFESP]Objetivo: Foi realizado um estudo prospectivo com objetivo de avaliar os resultados de cinquenta pacientes submetidos a blefaroplastia inferior transcutanea, alocados em dois grupos cirurgicos e operados pelo mesmo cirurgiao, visando a analise do resultado clinico e a satisfacao dos pacientes na Universidade Federal de São Paulo, entre abril de 2005 e maio de 2007. Metodos: Os pacientes foram alocados aleatoriamente em dois grupos cirugicos. O Grupo Cirurgico 1 foi composto por 25 pacientes submetidos a blefaroplastia inferior tradicional e cantopexia lateral de rotina. O Grupo Cirurgico 2 foi composto por 25 pacientes submetidos a blefaroplastia inferior com transposicao das bolsas adiposas e cantopexia lateral de rotina. Para avaliar os resultados obtidos foi utilizado a avaliacao da autoestima dos pacientes, atraves da Escala de Autoestima de Rosenberg UNIFESP / EPM. O outro metodo utilizado foi solicitar a participacao de tres cirurgioes independentes que avaliaram as fotografias de pre e pos-operatorio e com auxilio de uma escala topografica, quantificaram os resultados. Resultados: A media de idade foi de 48,8 anos, com predominio do sexo feminino (96%). A analise das fotografias mostrou que 96% dos pacientes apresentaram melhora significativa. A autoestima melhorou de um escore medio no pre-operatorio de 5,1 (± 4,1 DP) para um valor medio de 3,6 (± 3,5 DP) apos 6 meses da cirurgia (p = 0,001). Conclusao: Os autores concluiram que ambos os procedimentos seriam seguros e eficazes, com baixo indice de complicacao, apresentando melhora da autoestima, visivel apos 6 meses da cirurgia
- ItemAcesso aberto (Open Access)Condições de Saúde bucal, fatores associados e impacto da Saúde bucal nas dimensões fisica e psicossocial dos adolescentes de Montes Claros, MG, Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Silveira, Marise Fagundes [UNIFESP]; Marcopito, Luiz Francisco [UNIFESP]; Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5879900127159094; http://lattes.cnpq.br/1705951206278401; http://lattes.cnpq.br/1173597651022014Os agravos na cavidade bucal podem provocar dor, desconforto, problemas na alimentacao, na comunicacao, na aparencia e, consequentemente, no convivio social e na autoestima, influenciando a Saúde geral e a qualidade de vida dos individuos acometidos. Na adolescencia, a carie dentaria, a maloclusao e as alteracoes periodontais tem apresentado prevalencias significativas, sendo os determinantes sociais da Saúde, como nivel socioeconomico, comportamento e cuidados com a cavidade bucal apontados como principais responsaveis. Estudos entre adolescentes possibilitam a deteccao precoce dos agravos a Saúde bucal, dando subsidios para a prevencao e tratamento, viabilizando uma populacao adulta mais saudavel. Objetivos: Este estudo transversal de base populacional (n=763), realizado em Montes Claros, MG, teve como objetivo investigar as condicoes de Saúde bucal relacionadas a carie dentaria, a condicao periodontal e as maloclusoes dos adolescentes de 15 e 19 anos, bem como identificar seus potenciais determinantes e estimar o impacto das condicoes de Saúde bucal nas dimensoes fisica e psicossocial. Metodos: Foi adotada a amostragem probabilistica por conglomerado em multiplos estagios. Profissionais treinados e calibrados realizaram a coleta dos dados por meio de exames intrabucais e entrevistas nos domicilios previamente selecionados. Os desfechos foram: presenca de carie, presenca de alteracao periodontal, gravidade da maloclusao e gravidade do impacto. As caracteristicas demograficas, condicoes socioeconomicas, comportamento relacionado a Saúde e condicoes subjetivas de Saúde bucal constituiram as variaveis independentes. Na analise dos fatores determinantes para a presenca de carie e de alteracao periodontal foram utilizados modelos de regressao logistica binaria hierarquizada e na analise dos fatores determinantes para a gravidade da maloclusao foi utilizado modelo de regressao logistica ordinal hierarquizada. Na analise dos fatores associados a gravidade do impacto das condicoes de Saúde bucal nas imensoes fisica e psicossocial foi utilizada a modelagem de equacoes estruturais. Resultados: Mais de um terco dos adolescentes apresentou carie nao tratada. As chances de carie foram maiores em adolescentes que autodeclararam negro/indio/pardo/amarelo, moravam em domicilios com maior aglomeracao, nao fizeram visitas regulares ou nunca foram ao dentista, utilizaram os servicos publicos ou filantropicos, possuiam habitos tabagistas, consumiam bebida alcoolica, autoperceberam negativamente sua Saúde bucal e sentiram dor nos dentes/gengivas nos ultimos seis meses. As alteracoes periodontais acometeram cerca de um terco da populacao investigada, sendo o sangramento gengival e o calculo dentario as mais prevalentes, e as bolsas periodontais raras. Observaram-se maiores chances de alteracoes periodontais entre adolescentes que nao estudavam ou que estudavam na rede publica, nunca foram ao dentista, utilizaram os servicos publicos ou filantropicos, fumavam, consumiam bebida alcoolica e autoperceberam negativamente sua Saúde bucal. Houve predominancia de adolescentes sem anormalidade ou com maloclusao leve. As chances de maior gravidade de maloclusao foram maiores entre adolescentes que autodeclararam negro/ ndio/pardo/amarelo, moravam em domicilios com maior aglomeracao, relataram habitos bucais deleterios, autoperceberam negativamente sua aparencia e autoperceberam o seu relacionamento afetado pela condicao bucal. O impacto da condicao bucal nas dimensoes fisica e psicossocial foi referido por um sexto da populacao em estudo. O numero de dentes com necessidade de tratamento dentario, o CPI e o numero de dentes restaurados foram as condicoes objetivas de Saúde bucal que apresentaram efeitos significativos sobre a gravidade do impacto. Conclusao: As condicoes objetivas de Saúde bucal dos adolescentes de Montes Claros sugerem a necessidade de incremento na assistencia a Saúde bucal desse estrato, considerando as particularidades do mesmo. Por outro lado, registraram-se melhores indicadores entre os adolescentes montesclarenses do que entre aqueles da regiao Sudeste brasileira. De forma geral, os modelos ajustados confirmaram a importancia dos determinantes sociais no processo Saúdedoenca de uma populacao, sugerindo que condicoes socioeconomicas desfavoraveis estao ignificantemente associadas a menor frequencia na utilizacao dos servicos dontologicos, que por sua vez estao associados as precarias condicoes de Saúde bucal, as quais se relacionaram a maior percepcao do impacto. Ressalta-se ainda a importancia de um olhar multidimensional na avaliacao da Saúde bucal de uma populacao. Alem dos parametros objetivos e adequado levar em consideracao as particularidades da populacao estudada, o meio no qual ela se insere, seus padroes e preocupacoes. Existe um numero significante de instrumentos validos e confiaveis, dentre eles o OHIP-14, capazes de captar aspectos subjetivos da Saúde bucal e seu impacto nas dimensoes funcional, social e psicologica
- ItemSomente MetadadadosCuidados Com O Corpo: Estudo Sobre As Técnicas Do Corpo Entre Adolescentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-30) Souza, Lais De [UNIFESP]; Bretas, Jose Roberto Da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The body is a dominant factor in the individual biopsychosocial, its presence and attitude expresses the human being's involvement with the world and its particularities, as Le Breton states in his work, the body is a kind of living script, in which "vibrations" and dig paths are imprinted, where the sense in it unfolds and it is lost in it, as in a labyrinth where the body its own traces its paths (LE BRETON, 2009). Based on Marcel Mauss's theory of body techniques, the body use directs us to unify all the factors that influence this transformation presented so far. Habits that star being used as body technique, acquired under the most of the adolescent with the world, through social, physical or psychological. Objectives: (1) to knowing how adolescents perceive and take care of their bodies; (2) to know the practice of care in the context of corporal techniques in boys and girls; (3) knowing about exposure behavior to vulnerability situations. Method: The study used of the descriptive research, which aims to describe characteristics of certain population or phenomenon or the establishment of relationships between variables. One of its most significant features is the use of standardized data collection techniques (GIL, 1999). A questionnaire with 34 questions was applied to adolescents. Results: The final sample consisted of 814 students, with similar frequency between men (50.1%) and women (49.9%) and the average age of 15.8 (± 1.22) years. It was collected information about self-image, body hygiene habits, the use of products and props, and practical feeding of physical activity, where they look for information, sex and sexuality. Conclusion: Adolescents use their bodies in a way that expose them to situations of social, physical and psychological vulnerability situation. It is important to have a greater attention and participation of by the team to improve the information provided to them.
- ItemSomente MetadadadosO desenvolvimento do auto-reconhecimento no 2§ ano de vida, de criancas residentes em diferentes tipos de moradia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Goncalves, Marcia Martins Felipe [UNIFESP]Este estudo teve como objetivo pesquisar o auto-reconhecimento em criancas no segundo ano de vida, moradoras em diferentes tipos de residencia. A amostra foi constituida por oitenta criancas, sendo 27 moradoras em casa/apartamento, 28 moradoras de favela e 25 em cortico, divididas em dois grupos etarios, sendo que no grupo A agrupamos as criancas com idade de 12 a 17 meses e, no grupo B, criancas de 18 a 24 meses de idade. Todas as criancas, foram marcadas furtivamente com batom no rosto, e posteriormente expostas frente ao espelho. Suas respostas foram observadas e classificadas em dois comportamentos: limpar ou nao limpar a marca de batom do rosto frente ao espelho. Os resultados foram analisados estatisticamente (regressao logistica) considerando-se as variaveis sexo, faixa etaria, classificacao social (Graffar) para os tres tipos de moradia. Verificou-se existir diferencas estatisticamente significantes, para as respostas de limpar ou nao limpar a marca de batom do rosto frente ao espelho, para as criancas pertencentes ao grupo B ( 18 a 24 meses ) e para as criancas moradoras de cortico. Pretendemos, a partir dos resultados obtidos, contribuir na orientacao de pais e profissionais ligados a criancas nos primeiros anos de vida, evidenciando a prevencao para o desenvolvimento saudavel da sua personalidade
- ItemSomente MetadadadosEfeitos do consumo da polpa de juçara (euterpe edulis mart) liofilizada sobre os danos induzidos pelo cádmio em parâmetros reprodutivos de ratos wistar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-09-15) Araujo, Bruna Medeiros de [UNIFESP]; Aguiar, Odair [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Aims : Analyze the effects of consumption of juçara pulp on reproductive parameters of rats exposed to single intraperitoneal injection of cadmium chloride by. Methods: Treatment (56 days) using 32 adult Wistar rats distributed in: group CTRL (saline 0.9% i.p., control diet); Cd (1.2 mg / kg CdCl2 i.p., Control diet); CdJU (1.2 mg / kg CdCl2 i.p., Diet supplemented with 0.5% lyophilized juçara pulp) and JU (0.9% i.p. saline, Diet supplemented with 0.5% lyophilized juçara pulp). The animals were submitted to a single intraperitoneal injection on the 1st day of treatment (90 days of age), and euthanized on the 56th day of treatment (146 days of age). The parameters analyzed were : body mass gain, mass of reproductive organs and accessory glands, daily sperm production, sperm morphology, histopathological and testicular histomorphometric characteristics, liver histopathology and testicular activities of antioxidant enzymes (CAT and SOD). Results: There were no significant diferences related to gain of body mass in either group. The groups Cd and CdJU presented a reduction of the relative mass of the epididymis (p = 0.001), testes (p = 0.001),ventral prostate (p = 0.001) and seminal vesicle (p = 0.003), daily sperm production (p = 0.001), percentage of normal spermatozoa (p = 0.001), reduction in tubular diameter and area (p = 0.001), and a decrease in plasma testosterone levels (p = 0.004). The testes also presented several signs of tissue degeneration (p <0.05). In accordance with the activity of the total and mitochondrial SOD enzyme, there was no significant significant difference between the groups, however, an increase of catalase activity (p = 0.0192) was observed in the animals exposed to cadmium. In all analyzes, the JU group presented no significant difference when compared to the control group. Conclusion: Cadmium was efficient in altering most of the analyzed parameters. The lyophilized juçara pulp, howeever was not able to reverse or attenuate the altered parameters, because its antioxidant content may not have been enough to combat the damage caused by the metal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escala de auto-estima Rosemberg/UNIFESP-EPM e Body Shape Questionnaire em mulheres obesas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Rauba, Alessandra [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A obesidade além de ser considerada problema de saúde pública, também traz conseqüências sociais e psicológicas. É comum desvalorização do próprio corpo, baixa auto-estima e profunda sensação de inferioridade. No Brasil, estudos relacionados à auto-estima e imagem corporal, utilizando questionários validados, são excassos. Objetivo: Avaliar a imagem corporal e auto-estima em mulheres obesas. Métodos: Foram aplicados dois questionários validados para mensurar a imagem corporal - Body Shape Questionnaire e auto-estima - Escala de auto-estima Rosenberg/UNIFESP-EPM em 90 mulheres, de 20 a 60 anos, classificadas pelo Índice de Massa Corporal (!MC), divididas em obesas, sobrepeso e eutróficas, e subdivididas em idades: de 20 a 39 anos e 40 a 60 anos. Resultados: Mulheres com sobrepeso entre 20 e 39 anos apresentaram diferença significante (p<0,05) em relação à auto-estima, quando comparadas às mulheres de 40 a 60 anos. Mulheres eutróficas entre 20 e 39 anos apresentaram diferença significante (p<0,05) com imagem corporal em relação às mulheres de 40 a 60 anos. Obesas e sobrepeso apresentaram diferenças significantes com imagem corporal, quando comparadas às mulheres eutróficas. Conclusões: Mulheres mais jovens apresentaram auto-estima mais baixa em relação às mulheres de mais idade. Mulheres com obesidade e sobrepeso apresentam maiores preocupações com a imagem corporal, quando comparadas às mulheres eutróficas de qualquer idade, mostrando que quanto maior o IMC, maior a preocupação. Mulheres com IMC mais elevado não apresentaram auto-estima mais baixa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escala de auto-estima Rosemberg/UNIFESP-EPM em funcionários da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Carvalho, Maria Inês Bustamante de [UNIFESP]; Gragnani, Alfredo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A percepção da qualidade de vida é individual e diretamente associada ao contexto sócio-cultural onde o indivíduo está inserido. O auto-conceito e a auto-estima, bases da representação que o indivíduo tem de si, envolvem o bem estar individual e social. O conceito de auto-estima tem sido estudado e considerado um importante indicador de saúde mental. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar a auto-estima de funcionários da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre MG. Métodos: Estudo analítico transversal com 582 funcionários, homens e mulheres, maiores de 18 anos, sorteados por tabela de números aleatórios gerada pelo programa Epitable. Foi respondido um protocolo de dados demográficos e em seguida, a escala de auto-estima de Rosenberg UNIFESP-EPM foi aplicada para avaliar a auto-estima. Os testes de Mann Whitney e o teste Kruskal-Wallis foram utilizados na análise estatística. Resultados: Dos 582 sujeitos estudados, o maior escore de auto-estima foi 21, sendo que 98 sujeitos (16,8 por cento) obtiveram escore zero e 90 por cento da população estudada teve escores menores que 10. A média de escores do Rosenberg foi de 5,07 , com um intervalo de confiança (95 por cento) = 4,72 - 5,42; a mediana ficou em 4,0. Foi encontrada significância estatística relacionando auto-estima e gênero (p = 0,0113) o maior escore para homens foi de 13 e para mulheres foi 21. Conclusão: O nível de auto-estima encontrado na população estudada foi alto (90 por cento dos escores menores que 10), e a auto-estima dos homens foi significantemente mais elevada que das mulheres (p =0,0123).
- ItemSomente MetadadadosEstado nutricional e auto-imagem em adolescentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Katayama, Haroldo Katayama [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosEstudo da auto-estima em crianças enuréticas pelo método de Rorschach(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Semer, Norma Lottenberg [UNIFESP]; Yazigi, Latife [UNIFESP]A enurese é um sintoma conhecido desde 1550 A.C., despertando interesse e preocupação até os dias de hoje, mais pelo desconforto do que pela gravidade. Quanto aos fatores psicológicos relacionados à enurese, há diferentes pontos de vista. Na última década, houve várias publicações enfatizando que a questão emocional da enurese seria o rebaixamento da auto-estima decorrente do sintoma. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi o estudo da auto-estima em crianças enuréticas, com o intuito de verificar se haveria esse rebaixamento e, em caso positivo, se seria decorrente do sintoma ou de dificuldades subjacentes. Foram examinadas 52 crianças, entre 5 e 11 anos, sendo que 26 crianças apresentavam o sintoma de enurese, compondo o grupo experimental O restante não apresentava enurese, formando assim o grupo controle. Todas as crianças eram provenientes da Unidade de Pediatria Assistencial do Hospital lsraeiita Albert Einstein, onde foi constituída uma equipe multiprofissional para o estudo da enurese. Foi utilizado o Método de Rorschach, seguindo os critérios do Sistema Compreensivo, realizando as adaptações necessárias para crianças. Posteriormente, foi aplicada a Escala Blatt de Representação de Objeto para as respostas de conteúdo humano de cada protocolo. Os resultados indicaram que as crianças enuréticas diferem das crianças do grupo controle no que diz respeito à auto-estima e à percepção da realidade. As crianças enurétícas apresentam rebaixamento da auto-estima, não como conseqüência da enurese mas em função de dificuldades mais globais no desenvolvimento. Apreendem a realidade com mais distorção, indicando imaturidade, em função da dificuldade de postergar satisfações mais imediatas. Percebem-se de modo fragmentado, com precariedade da noção de si, da própria identidade. As crianças do grupo controle mostraram possuir mais recursos de personalidade, pela capacidade de recorrer às fantasias de modo construtivo e de nomear suas emoções.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Health Assessment Questionnaire e escala de auto-estima Rosemberg/UNIFESP-EPM em pacientes submetidos a mastectomia por câncer de mama(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Swerts, Ana Cláudia [UNIFESP]; Sabino Neto, Miguel [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto da hipertrofia mamária e da mamoplastia redutora na imagem corporal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-01) Fonseca, Cristiane Costa [UNIFESP]; Veiga, Daniela Francescato [UNIFESP]; Rocha, Maria José Azevedo de Brito [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3846281522105441; http://lattes.cnpq.br/1695706360514926; http://lattes.cnpq.br/4866360247611152; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Body image dissatisfaction is the main component that motivates the seek for plastic surgery; however, there are few studies that associate it with reduction mammaplasty. Objective: To evaluate the impact of breast hypertrophy and breast reduction on women´s body image. Methods: Women with breast hypertrophy scheduled for breast reduction from June 2013 to December 2015 were prospectively evaluated (mammaplasty group), as well as women with normal sized breasts (normal size breast group). The Body Dysmorfic Disorder Examination (BDDE), the Body Investment Scale (BIS) and the Breast Evaluation Questionnaire (BEQ55) were applied by interview at baseline and after six months. For the analysis it was applied ANOVA with repeated measures, for intergroup and intragroup comparisons between time points. Results: A total of 103 women in each group were enrolled. In the intergroup comparison, after the operation, women who underwent mammaplasty presented less negative body image symptoms (BDDE, p≤0.001) and were more satisfied with the body and breasts (BIS, p=0.157) than normal volume breasts women, besides to invest more in appearance (BEQ55, p≤0.001). Conclusion: The reduction mammaplasty improved body image of women with breast hypertrophy.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »