Navegando por Palavras-chave "Autoconhecimento"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosEfeitos de um programa para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em professores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-06-27) Marques, Alcione Moreira [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The teacher´s profession is one of the most stressful professional activities because of the great emotional demand imposed by the complexity that the activity has assumed and the insufficient preparation of the teacher. Better understanding of one's own emotional dimension and developing skills to deal with it are factors in promoting health, well-being, and improving teacher practice. There is evidence that intervention programs to promote the social-emotional skills of the teacher have effects on increasing well-being, decreasing stress and improving teaching practice. This qualitative and participative study aims to evaluate the effects of the Program of Emotional Education for Teachers (PEEP) of a Brazilian public school focused on the development of self awareness and emotional self-management skills as a resource for well-being and stress reduction. The methodological strategy of participatory action research was used with a group of 18 teachers. The techniques of data collection used were dialog circles, individual interview, participant observation, field diary and focus group. The Program of Emotional Education was carried out in 10 meetings of an hour and a half each. The data were analyzed through thematic content analysis. Teachers perceived an increase in self awareness and emotional self-management skills, reporting improvements in their ability to deal with their own emotions, better managing the emotional demands of daily school life with positive reflexes in their well-being and in teaching practice. This study connects with a few others about the effects of intervention programs on the teacher's social and emotional learning. It was evidenced that following the steps of the methodology of action research allowed the researcher to approach the teachers more closely, creating a bond of trust and a genuine knowledge about the reality to be researched. With this safe basis, real problems related to the emotional dimension of the teacher emerged and the actions and results were legitimized by the participants.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A luz do Yoga como um caminho de autoconhecimento e sua relação com uma parte da vida, chamada morte(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-09) Santos, Ana Guiomar dos [UNIFESP]; Rojo, Marcus Vinícius [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8364352829571027Introdução. Este percurso teve o propósito de conhecer o significado do Yoga e a compreensão da morte na visão desta filosofia. O Yoga nasceu na Índia, é uma tradição milenar, cuja origem se perde no tempo. Seus ensinamentos se iniciaram de forma oral por sábios, e foram sendo retransmitidos a cada geração. Yoga é um conjunto de profundos conhecimentos que envolvem saúde física, mental e espiritual; preceitos éticos e filosofia de vida. Nesta pesquisa será possível conhecer qual a relação dos conhecimentos do Yoga com uma parte da vida, chamada: morte. Parte esta que, por vezes, pode inspirar medo, ou rejeição. Segundo o Yoga, quem não está em sua plenitude com o viver, pode ter problemas ao deparar-se com esta parte da vida: a morte. Objetivo. Pesquisar os ensinamentos da filosofia do Yoga e como eles podem auxiliar a lidar com a passagem da morte física. Na filosofia do Yoga, a passagem da morte é considerada um processo evolutivo necessário, que pode ser vivido com equilíbrio, mesmo diante do sofrimento que possa apresentar. Todos os fatos da vida, na filosofia yogue, são vistos como experiências, que possibilitam uma compreensão e também um aprendizado. Uma vez que, no Yoga a essência de cada ser é eterna e vai além da morte física. Método. Estudo teórico da filosofia yogue, por meio de livros e estudos sobre a cultura indiana. Com ênfase na Katha Upanisad, nos Sutras de Patanjali e em pesquisas científicas acadêmicas. Resultados. O Yoga com suas práticas físicas de asanas e pranayamas, com suas técnicas meditativas e com sua filosofia, amplia a consciência do ser humano para uma maior percepção e compreensão de si mesmo e, consequentemente, para uma percepção mais ampla dos processos de vida e morte. Isto poderá trazer maior equilíbrio para o ser humano, perante os desafios das perdas enfrentadas ao longo da vida. Considerações finais. Este estudo representa um pouco do vasto universo do Yoga, e que ele possa proporcionar um senso de unidade e ajude as pessoas a se conectarem consigo mesmas e a trilharem um caminho que conduz o indivíduo a manter-se num estado de calma e presença, pois, os estímulos sensoriais direcionam uma saída para fora de si mesmo. Yoga conduz ao processo de descobrir esta essência que habita dentro de cada ser, e que estará com ele além da eternidade, e que a morte não é o fim, mas uma transição, de um nível de consciência material para um nível mais sutil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Yoga e psicoterapia corporal: diálogos possíveis(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Chaguri, Camila Sbeghen [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo propõe buscar diálogos possíveis entre as técnicas da bioenergética e da tradição milenar do yoga, bem como apontar divergências entre esses dois campos de manejo e entendimento da corporalidade. Para isso, foram realizadas oito sessões de intervenções corporais sistemáticas com uma paciente do Projeto Camará. Pôde-se constatar que as técnicas são auto-suficientes e diferentes entre si, mas podem ser complementares. A bioenergética é uma psicoterapia corporal ativa, o yoga, um estilo de vida. Ambas se sustentam e se bastam, mas no decorrer de seus percursos paralelos, há um ponto em que essas retas se flexibilizam e se entrecruzam. Os atendimentos mostraram que as práticas podem ser análogas ao resgate da graciosidade, auto-regulação e expressão, pois ambas sustentam a necessidade de atuar sobre o corpo para uma possível reorganização do indivíduo, da saúde integral e da vida plena.