Navegando por Palavras-chave "Autistic Spectrum Disorder (ASD)"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Transtorno do espectro autista e a medicalização da educação: o que dizem as professoras(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-15) Monteiro, Milena Correa Galvão de Castro Renno; Dias, Marian Ávila de Lima; http://lattes.cnpq.br/9676199805492735; http://lattes.cnpq.br/0063487905205379Resumo Este trabalho busca compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no campo da educação escolar. Parte de uma contextualização histórica de sua etiologia, das principais mudanças em seus modos de reconhecimento e diagnóstico, trazendo as contribuições da psicanálise para uma compreensão do papel da educação diante da formação deste indivíduo bom como as contribuições de Foucault para pensar sobre a disciplinarização dos corpos na escola fazendo uma reflexão sobre o modelo escolar que ainda hoje impera sobre a educação brasileira, abordando os estigmas e preconceitos que permeiam a vida escolar e cidadã de uma pessoa com deficiência. Também foi aplicado um questionário a 38 professoras da educação básica visando compreender como é a relação das professoras com o aluno com TEA, como compreendem a sua presença e participação em sala de aula. As respostas evidenciam uma contradição no discurso destas profissionais que, ao mesmo tempo em que referem-se ao saber médico como fundamental para guiar sua conduta perante esse aluno, diante de um laudo médico afirmam não ter condições de trabalhar adequadamente com ele por não terem “formação”. De outra parte, as professoras percebem aspectos positivos na inclusão desses alunos na sala de aula, mencionando principalmente aspectos ligados à socialização entre alunos que passam a demonstrar mais respeito às diferenças. No que se refere a está relação entre professores e a inclusão de alunos com TEA é possível observar uma visão positiva, mas desafios ao efetivá-la, caminhando para uma patologização do ensino na qual o laudo tem um papel muito importante e ao mesmo tempo limitador dentro da sala de aula. Palavras chave: Autismo, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Básica, Estigma e Preconceito.