Navegando por Palavras-chave "Assistive technology"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoA tecnologia assistiva no cotidiano de pessoas com hipofosfatemia ligada ao x (xlh)(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-09) Szram, Maryana Helen [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Vasques, Vanessa Giovana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3095525553182069; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; https://lattes.cnpq.br/8677035129318646; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A hipofosfatemia ligada ao X (XLH) é uma condição genética rara que afeta a saúde física e social de indivíduos. Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento dos produtos assistivos utilizados no cotidiano de adultos com XLH e conhecer a percepção deles acerca desses recursos. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, contou com a participação de sete brasileiros entre 18 e 43 anos, e utilizou entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Os dados obtidos evidenciaram os produtos de Tecnologia Assistiva (TA) mais utilizados e a opinião dos participantes acerca da melhora da dor, desempenho ocupacional, facilidade da realização das atividades e promoção de independência graças à TA. Já a análise de conteúdo temática trouxe 3 núcleos temáticos, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: (1) Desvios de Funções Fisiológicas e Estruturas; (2) Atividades e Participação; (3) Fatores Ambientais. Embora a expressão do XLH seja semelhante entre os indivíduos, a pesquisa destacou a importância de um cuidado personalizado e integral, para melhor compreender as necessidades desse cotidiano e qual produto assistivo poderia auxiliar na funcionalidade, promovendo melhora no desempenho, autonomia, independência e participação social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Accessible innovation: the design and application of 3d printed computer peripherals for individuals with upper limb limitations(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-16) Fazan, Leonardo Henrique [UNIFESP]; Kunkel, Maria Elizete; Stringhini, Denise; http://lattes.cnpq.br/8685746591566082; http://lattes.cnpq.br/8083413188703004; http://lattes.cnpq.br/0419148704650900O comprometimento motor dos membros superiores, resultante de diversas causas, perturba profundamente as atividades diárias, como o uso do computador. A tetraplegia, muitas vezes decorrente de lesões na medula espinhal, afeta gravemente as funções motoras e sensoriais, afetando significativamente as habilidades motoras finas e o bem-estar emocional. A tecnologia assistiva moderna vem ganhando destaque, oferecendo autonomia e inclusão para pessoas com deficiência, às vezes auxiliada pela precisão e economia da impressão 3D. O Design Thinking, uma metodologia que abrange a empatia e a ideação, também promove a tecnologia assistiva. As soluções comerciais e acadêmicas para dispositivos assistivos podem não ser ideais para todos os casos devido a questões de preço acessível, acessibilidade e personalização. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e testar uma metodologia baseada em design thinking focada na criação de periféricos computacionais assistivos e customizados para tetraplégicos. Aproveitando a impressão 3D e o design thinking, seguiu-se uma abordagem personalizada utilizando o design thinking. Cada iteração passou por testes abrangentes com voluntário tetraplégico. Cinco dispositivos totalmente operacionais foram desenvolvidos utilizando impressão 3D e sistemas embarcados. Cada iteração demonstrou design e eletrônica tecnologicamente aprimorados, melhorando a funcionalidade e o conforto do usuário. O feedback do voluntário tetraplégico validou os avanços significativos na acessibilidade digital e na independência facilitados por estes dispositivos. Ao adaptar a tecnologia de apoio às necessidades individuais, a investigação capacita os indivíduos a envolverem-se em tarefas quotidianas desafiantes, promovendo uma sociedade mais inclusiva. As perspectivas futuras incluem um programa de extensão focado em impressão 3D e design thinking, garantindo avanços contínuos em tecnologia assistiva e inclusão social dentro do grupo de pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da satisfação da cadeira de rodas e serviços relacionados de pessoas com deficiência no município de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Souza, Rafael Alves Carvalho de [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/7415295397121026; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de satisfação de usuários de cadeira de rodas, assim como a satisfação com os serviços relacionados no processo de dispensação. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. Participaram 14 usuários de cadeira de rodas. Foi realizado um levantamento através de formulário criado pelos autores, com a finalidade de mensurar, dentre pacientes ambulatoriais que receberam prescrição de Cadeira de Rodas, se conseguiram o equipamento, em quanto tempo, com quais recursos e se o mesmo corresponde à prescrição feita pelo profissional capacitado. Em seguida foi realizado o preenchimento do questionário de Avaliação da Satisfação do Usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec (B-Quest). Resultados: 14 participantes finalizaram o estudo. Sete homens e sete mulheres com idade entre 18 e 70 anos, média 35,71 anos (+ 15.96). O score de satisfação com a cadeira de rodas foi igual a 3,45 (+1,23), ou seja, os participantes estão “mais ou menos satisfeitos” com suas cadeiras de rodas. O score de satisfação com o serviço foi igual a 2,4 (+1,07), ou seja, os participantes mostraram-se “pouco satisfeitos” em relação aos serviços que utilizaram para adquirir a cadeira de rodas, como relação com profissionais, treinamento e serviço de manutenção do equipamento. O score total do B-Quest foi de 3, participantes encontram-se “mais ou menos satisfeitos”. Conclusão: Os 14 participantes se encontram de uma maneira geral “mais ou menos satisfeitos” tanto com a cadeira de rodas que utilizam diariamente quanto com os serviços relacionados. Mediante o panorama conceitual que envolve a temática da dispensação de cadeira de rodas, um esforço deve ser feito para melhorar a capacitação dos profissionais da área, com o objetivo final de aumentar a satisfação do usuário com a tecnologia e consequente ampliação a sua participação e qualidade de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Augmentative and alternative communication in children with Down's syndrome: a systematic review(Biomed Central Ltd, 2018) Barbosa, Renata Thais de Almeida; Oliveira, Acary Souza Bulle [UNIFESP]; Antao, Jennifer Yohanna Ferreira de Lima; Crocetta, Tania Brusque; Guarnieri, Regiani; Antunes, Thaiany Pedrozo Campos; Arab, Claudia [UNIFESP]; Massetti, Thais; Bezerra, Italla Maria Pinheiro; Monteiro, Carlos Bandeira de Mello; Abreu, Luiz Carlos deBackground: The use of technology to assist in the communication, socialization, language, and motor skills of children with Down's syndrome (DS) is required. The aim of this study was to analyse research findings regarding the different instruments of 'augmentative and alternative communication' used in children with Down's syndrome. Methods: This is a systematic review of published articles available on PubMed, Web of Science, PsycInfo, and BVS using the following descriptors: assistive technology AND syndrome, assistive technology AND down syndrome, down syndrome AND augmentative and alternative communication. Studies published in English were selected if they met the following inclusion criteria: (1) study of children with a diagnosis of DS, and (2) assistive technology and/or augmentative and alternative communication analysis in this population. Results: A total of 1087 articles were identified. Thirteen articles met the inclusion criteria. The instruments most used by the studies were speech-generating devices (SGDs) and the Picture Exchange Communication System (PECS). Conclusion: Twelve instruments that provided significant aid to the process of communication and socialization of children with DS were identified. These instruments increase the interaction between individuals among this population and their peers, contributing to their quality of life and self-esteem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Compreensão das dificuldades nas atividades cotidianas de indivíduos com esclerose múltipla: um estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-12) Franco, Renata Conter [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; Andrade, Luana Foroni; http://lattes.cnpq.br/3038056348918921; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/3631055192678419; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A esclerose múltipla (EM) é caracterizada pela degeneração de estruturas do sistema nervoso. Essa condição de saúde pode causar dificuldades na realização das atividades de vida diária e impactar a qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: Compreender as dificuldades na realização das atividades cotidianas de pessoas com EM e os fatores de contexto (facilitadores e barreiras) que atuam na participação. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório de abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizou-se o formulário WHODAS 2.0 de 36 itens e entrevista semiestruturada, a fim de compreender as dificuldades ocupacionais e os principais facilitadores e barreiras no cotidiano das pessoas com EM. Resultados: Os participantes apresentaram maiores dificuldades em relação a mobilidade, atividades domésticas e participação social. Os dispositivos e recursos de tecnologia assistiva mais utilizados foram: cadeira de rodas, bengala e andador. A falta de acessibilidade urbana foi identificada como um fator limitante à participação social, enquanto as relações pessoais com familiares e amigos foram relatadas como facilitadores. Conclusão: Os achados desta pesquisa contribuíram para identificar e aumentar a compreensão sobre os principais facilitadores e barreiras encontradas no cotidiano das pessoas com EM, proporcionando entendimento acerca das questões envolvidas nas restrições de participação e incapacidades funcionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Promoção da acessibilidade e a gestão inclusiva de profissionais com deficiência visual na empresa : uma proposta de e-book para gestores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-30) Andrade, Renata Patricia Brandão de [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/1129361697389351; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Production of accessible content about Assistive Technology in hiring and inclusion of people with visually impaired professionals so that the business managers may break paradigms and enable blind professionals or with low vision the same opportunities of productivity and develop this individuals. Methods: The research had exploratory character, being the descriptive and qualitative kind. For this purpose it was structured from multiple sources of information’s, using primary and secondary data. Results: Proposal for a content for e-book with important guides for the practice of managers about the subject of hiring and including people with disabilities, in special regarding to Assistive Technology resources. Conclusions: The research has identified two important aspects regarding the promotion of inclusion with visually impaired people in companies. The first refers to the management of issues related to disability, which the academic world is far from the context of the corporative universe, both in languages and in goals. The second is the scarce and low quality of information about the subject has made it difficult for the country to improve regarding functional diversity and individual with disabilities inclusion, in particular blindness and low vision. This reality requires researches under new eyes, that embrace inclusive paradigms and creativity on its way of sharing discoveries.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistema de Informação e Assistência (SIA) às pessoas com deficiência visual, em modelo plataforma multilateral online | SAI Visual(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-15) Dias, Gustavo Roux [UNIFESP]; Tavares, Ivan Maynart [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9220084935194992; http://lattes.cnpq.br/3818968564265186O estudo estruturou diretrizes para criação de alternativa de ação prática planejada para atender, minimamente, às disposições estabelecidas no Estatuto da Pessoa com Deficiência, partindo do pressuposto “é possível construir uma ferramenta digital com custo exequível à sociedade, prazo de implementação tolerável, ampliação escalável e beneficiária de tecnologias contemporâneas”. Iniciativa indutora de liberdade e autonomia para parcela significativa da população, baseada em tecnologia assistiva; Sistema de Posicionamento Global (GPS na sigla em inglês); e moderado engajamento social; integrados sob modelo plataforma multilateral online; idealizada para estimular mobilidade, acessibilidade e inclusão social para Pessoas com Deficiência, em que o público prioritário são as pessoas cegas e com baixa visão. Para verificar outras hipóteses que parametrizaram o projeto, concebido como diretriz para app digital a ser estruturado; o estudo concentrou esforço em avaliar oportunidades presentes na Web 3.0 e caminhos para usufruir de tecnologias que compartilhem dados georreferenciados e informações via redes de comunicação, a partir de plataformas digitais de oferta e demanda, aprimoradas para oferecer o auxílio assistivo idealizado. E estabeleceu como indispensável, mensurar o potencial de engajamento na sociedade, como fornecedora dos agentes para a reunião e/ou validação de dados indispensáveis ao atendimento pretendido. Identificado como “Sistema de Informação e Assistência (SIA) às Pessoas com Deficiência Visual, em Modelo Plataforma Multilateral Online”, o projeto idealizado pelo estudo alcançou as cinco metas propostas como objetivos fundamentais: (1) Desenvolver o modelo específico de mapa descritivo da “região teste”, segundo conceitos presentes na Lei n.º 13.146/15 e informações auferidas junto aos especialistas e potenciais usuários; (2) Desenvolver o modelo de vocabulário para comunicação em tempo real, a ser estabelecida pelo app; (3) Analisar a viabilidade técnica para a inclusão dos dados necessários à contemplação das metas anteriores, em um sistema que integre geolocalização e suporte individualizado; (4) Indicar as características funcionais do sistema a ser desenvolvido; e (5) Estabelecer formas para inclusão de dados e validação, por colaboradores conectados ao app. A metodologia para reunião das informações pertinentes à verificação de hipóteses e análise dos cenários com os quais o app irá interagir, baseou-se em consultas bibliográficas e de dados secundários observados em estudos acadêmicos e de instituições especializadas; em coleta de informações junto a Entidades Assistenciais, Órgãos Governamentais e Empresas com expertise em Tecnologia da Informação (TI) e Sistema de Informação Geográfica (SIG). E também promoveu busca por dados primários, colhidos através de pesquisas aplicadas pelo pesquisador, individualmente e em pequenos grupos; em 151 voluntários pertencentes aos diferentes perfis estabelecidos como detentores de conhecimento técnico e/ou experiências e vivências pessoais relevantes para o estudo. Como resultados, houve comprovação da viabilidade para desenvolvimento de app que atenda à expectativa inicial (alternativa prática alinhada ao Estatuto e que assista ao público) e satisfaça às necessidades identificadas, baseado em sistemas e redes digitais, GPS e compartilhamento de dados. E com os aprimoramentos conceituais efetuados a partir dos resultados apurados, foram alcançados os objetivos do estudo, e foi promissora a análise sobre metas complementares, admitidas como relevantes em âmbito extra projeto. Perspectiva que incentiva a implementação do “SIA Visual”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-31) Garcia, Gínez [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/3608880141633414; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to understand the use of Assistive technology in pedagogical practices of teachers in the elementary school which works with students with visual impairment and low vision in the municipality of Itapevi, São Paulo. The research is characterized as qualitative, transversal and exploratory approach. Teachers were asked to answer a self-administered questionnaire with questions regarding the use of assistive technology for the activities developed in their settings. The results indicated that the assistive technology equipments, provided by the government, most used for students with visual and low vision disabilities were the screen reader computer programs (DOSVOX and NVDA) and among those made by hand by teachers was the Braille alphabet. The selection criteria used by teachers to choose the assistive technology are based on the students' needs to promote functionality, autonomy and facilitate the learning process. The practicality of use and the degree of visual acuity were also determining factors in the selection of each technology. Teachers reported difficulty as the lack of sophisticated features and training for appropriate use of equipment.