Navegando por Palavras-chave "Art Education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Expressões da arte como estímulo à sociabilidade dos sentenciados da Penitenciária I no Município de São Vicente - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-21) Dal Bello e Silva, Jacquelyne Stephannye [UNIFESP]; Estevão, Ana Maria Ramos [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; http://lattes.cnpq.br/2205537046844581; http://lattes.cnpq.br/6710612243094702; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo acadêmico tem como finalidade chamar atenção à demanda de ações de intervenção junto aos sentenciados do sistema penitenciário e suas vicissitudes, sobretudo no Brasil, através das oficinas de expressões da arte, em resgate da sua autoconfiança, dignidade e fortalecimento (de direito) da sua condição como ser social, estigmatizada perante a sua situação de encarceramento e sentimento de desalento e fragilidade. E nesse contexto, angariar pressupostos de intervenção para acolher as necessidades apresentadas, por tais sujeitos. Nesse sentido, será pesquisada literatura que dialogue e contextualize a visão geral e especificamente na sociedade brasileira do fomento da arte como instrumento do serviço social e seus reflexos no sistema penitenciário. Do mesmo modo, pretende-se viabilizar material que dialogue com a questão do estigma do encarceramento, frente à ordem societária brasileira, buscando avaliações das oficinas com os sentenciados para maior aproximação com sua realidade e enfrentamentos dos problemas apresentados
- ItemAcesso aberto (Open Access)Políticas culturais em arte e educação na cidade de São Paulo: a secretaria de cultura e os programas de iniciação artística(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-05-09) Freitas, Fabiana Regina De [UNIFESP]; Spricigo, Vinicius Pontes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims to present a historical panorama of the main initiatives that approach art and education in multidisciplinary actions realised by the municipal government of São Paulo. The research starts from the actions developed by the Departamento de Cultura, in 1930’s decade, when were created the Parques Infantis, it pass trough to the creation of Secretaria Municipal de Cultura and the Escola Municipal de Iniciação Artística in 1880’s decade, arriving until recent periods, in years 2000, when the Centros de Educação Unificados were inaugurated and the Programa of Iniciação Artística was created. We emphasize the study of methodologies and approaches of Escola de Iniciação Artística - Emia and the Programa de Iniciação Artística - PIA, in reason of the innovative nature of both initiatives. We deepen the study of PIA, that is the mostly recent of them to understand its approximations and convergences in comparison to other experiences and their contributions to formation of publics and citizens involved in art and culture.