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- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo educacional para autistas baseado em gamificação(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-16) Silva, Fernanda Carvalho Caldas da [UNIFESP]; Godoy, Carlos Marcelo Gurjão de [UNIFESP]; Coelho, Regina Célia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2162574207370950; http://lattes.cnpq.br/8945700151271808; https://lattes.cnpq.br/2981585707731315Os desafios encontrados no processo de aprendizagem de crianças e jovens autistas têm estimulado a busca por práticas educativas diferenciadas para melhor atender esses indivíduos. Assim, foi desenvolvido um aplicativo educacional (app) para pessoas autistas - indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - utilizando o princípio da gamificação. A gamificação concebida para o presente trabalho atende ao conteúdo de Geometria na área de Matemática. As atividades com o conteúdo de Geometria disponíveis no app, foram inspiradas no jogo do quebra-cabeça. O trabalho incluiu pesquisa bibliográfica para produção do referencial teórico e pesquisa aplicada para desenvolvimento e teste do aplicativo. Os testes de aplicação ocorreram com estudantes autistas sob supervisão de professores especialistas do Atendimento Educacional Especializado da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, que também avaliaram objetivamente o instrumento por meio da escala Likert. Um total de 18 usuários foram submetidos aos testes (11 estudantes autistas e 7 professores do AEE). Após a aplicação do questionário aos professores obtivemos um resultado positivo e satisfatório, uma vez que a média geral foi de 9,71 na escala Likert, que vai de 0 a 10, sendo a classificação entre 9 e 10 considerada como “Ótima”. Três das 8 questões da Escala Likert tiveram média 10,0 (organização das informações na tela; aplicação do app como contribuição à prática pedagógica dos professores do AEE; contribuição com o processo de aprendizagem dos estudantes). A menor média, que foi de 9,29, ocorreu para apenas uma questão (execução das tarefas - formato). Os resultados mostraram que, além de auxiliar os próprios autistas, contribuindo para a concentração, foco e interesse dos estudantes, o aplicativo desenvolvido também auxiliou os professores especialistas em sua prática pedagógica. Assim, concluímos que o aplicativo, como recurso tecnológico inovador (uso de dispositivos móveis e princípios de gamificação), auxilia no desenvolvimento de situações que envolvem a parte cognitiva por meio da utilização de atividades lúdico-didáticas como facilitadoras para a motivação da concentração e raciocínio lógico de estudantes autistas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo Para Informação De Rastreabilidade Das Órteses, Próteses E Materiais Especiais.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-17) Nogueira, Marcela Lima [UNIFESP]; Horibe, Elaine Kawano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Durable medical equipment, prosthetics, orthotics and supplies (DMEPOS) are widely used in Brazil and the high and significant values of these health expenditures attract attention from several stakeholders, who are prone to strenuous supervision to ensure good product management and traceability and avoid fraud. The lack of traceability guarantees corrupt processes and does not bring safety to the patient. Objective: to develop an application for information on the traceability of DMEPOS. Method: the application was developed using the methodology Design Thinking, which is divided into four stages: Discover, Define, Develop and Deliver. Stage 1: Discover - Desk research was carried out in the databases SciELO, Pubmed, LILACS and the search sites Google and Google Scholar. The target audience was selected, interviews were conducted. Performed "one day in life"; Stage 2: Define - the results of the Desk search were mapped, in Excel spreadsheet. Answers collected in the interviews were compiled in graphics. Processes were observed and mapped in "one day in life. The main problems were defined; Stage 3: Develop – solutions were brainstormed with users; Stage 4: Deliver - prototyping, validation and final elaboration of the tool for delivery was done. Results: Stage 1: Discover - 08 Brazilian companies that track DMEPOS were identified. 16 employees of selected Hospitals participated in the interviews. Observations in "one day in life" were mapped on a flowchart; Stage 2: Define - It was identified that 64.3% of the interviewees claimed not to have problems tracking DMEPOS. In "a day in the life" it was observed that staff keeps information on DMEPOS tracking separate from the patient’s medical record; Stage 3: Develop – characteristics of the application were defined during the brainstorming; Stage 4: Deliver - a prototype was performed for validation. After approval by potential users, the application was developed, and was made available to users. Conclusion: an application for information on the traceability of durable medical equipment, prosthetics, orthotics and supplies (DMEPOS) was developed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aprimoramento do grupo experimental (exercício físico) do protocolo Nadal-Lellis para o ensino de fisiologia do exercício auxiliado por smartphones(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-09) Inamori, Pamella Mayumi Dias [UNIFESP]; Lellis-Santos, Camilo de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/4202404792671754Atualmente, o uso de smartphones é usual e rotineiro para todos, principalmente para alunos que estão integrados ao constante uso da tecnologia portátil. Estrategicamente, o uso desse recurso pode ser aproveitado em práticas pedagógicas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Com a escassez de recursos didáticos que envolvam tais tecnologias móveis, assim como o alto custo dos aparelhos para análise de dados fisiológicos; sendo as escolas impossibilitadas de adquirirem tais recursos, pode se fazer o uso do celular como ferramenta didática para o ensino de fisiologia. O presente trabalho visou aprimorar um protocolo de aula prática auxiliado por aplicativos de smartphones para o ensino de fisiologia do exercício. Para tanto, revisamos o protocolo Nadal Lellis, bem como atualizamos os aplicativos utilizados para desenvolver um protocolo de melhor usabilidade e de fácil acesso. Identificamos cerca de 30 aplicativos substitutivos aos utilizados no protocolo original. Todos os aplicativos selecionados foram capazes de reproduzir os resultados obtidos no protocolo original, exceto para aquele que detecta tempo de reação. Os aplicativos selecionados para o protocolo “EXERClass” revisado estão no idioma português, de fácil usabilidade e gratuitos. Assim, demonstramos que os smartphones podem servir como um laboratório portátil e oferecer à comunidade científica uma ferramenta didática possível de proporcionar uma aula prática contemporânea, geradora de dados científicos e de menor custo financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cripto alien: criptografando com álgebra abstrata. aplicativo para dispositivo móvel.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17) Costa, Samanta Próspero Martins da [UNIFESP]; Kassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1157956417719223; http://lattes.cnpq.br/5048067051125583O avanço tecnológico, seguido do intenso fluxo de informações e, aliado ao panorama de desigualdade social evidenciado pela pandemia da COVID-19, sugere a necessidade de novas alternativas em prol do ensino. Neste contexto, este trabalho arquitetou um aplicativo para dispositivo móvel, a fim de, proporcionar um jogo com desafios matemáticos no qual o público alvo, alunos do ensino médio, relembrem operações matriciais e implicitamente trabalhem com aritmética modular. Realiza-se então, uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório, no contexto do ensino de matemática para o ensino médio. Pesquisa-se sobre criptografia, em particular, a técnica denominada Cifra de Hill. Concomitantemente busca-se pelos conhecimentos tecnológicos específicos e indispensáveis para desenvolver um aplicativo. Como resultado, foi concebido um aplicativo que recebeu o nome de Cripto Alien, é gratuito e de código aberto, disponível para download e cópia sem fins comerciais através do link: , estando também disponível para download no Google Play Store
- ItemAcesso aberto (Open Access)DEFI-ACCESS - Aplicativo Com Informações E Serviços De Equipes Multidisciplinares Para Pessoas Com Deficiência E Seus Familiares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-17) Ribas, Cassio Roberto Urbani [UNIFESP]; Nicodemo, Denise [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: There are more smartphones in Brazil than number of inhabitants. Access to information is important, since any information can be obtained instantly, with immediate circulation, of news and services.. It is difficult to access much of the information presented on the INTERNET through analyzes, opinions are often mismatched and without any guarantee of provenance and truthfulness. Rather than grounding knowledge and assisting decision making, they eventually cause a dispersal of informational content, which can lead to conclusions and wrong decisions. Given the lack of APP for "smartphones" aimed at providing services, there is a need to create an APP, in which content, according to the professional area, inserted in the APP, which in an intuitive can access information and obtain guidance on a particular topic, problem or answers to doubts. Objective: To develop an application with information and services of multidisciplinary teams for people with disabilities and their families. Methods: An antecedent search of APP was performed in the databases: (Google and Google Scholar). For the development of APP, the Design Thinking methodology was used, which is divided in four phases: Discover / Empathy, Define, Develop / Prototype and Deliver. Test. The prototype of the APP, called DEFI-ACCESS, were produced. Results: The final APP presents all the defined functionality that was used by the Design Thinking method. Conclusion: The application was designed in WEB APP format, called DEFI-ACCESS - application for people with disabilities and their families.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de sistema para auditoria comportamental de chão de fábrica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Silva, Letícia de Paula [UNIFESP]; Pereira, André Luiz Vizine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5977522212667911; http://lattes.cnpq.br/7591215627104796; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No trabalho portuário e industrial, a utilização de ferramentas de gestão da segurança é fundamental, dada a grande quantidade de riscos a que os trabalhadores estão expostos nesses ambientes. A crescente adoção dos sistemas de gestão integrados nessas organizações traz o desafio de conciliar a saúde e segurança ocupacional com aspectos de caráter ambiental e de qualidade dos processos. Assim, muitas empresas utilizam uma abordagem preventiva focada em aspectos comportamentais, visto que estes são fatores diretamente relacionados à ocorrência de acidentes. Não por acaso, as auditorias comportamentais vêm ganhando cada dia mais espaço nesses empreendimentos. O objetivo dessa metodologia é a detecção e o tratamento dos desvios de segurança a nível operacional, além da geração de indicadores proativos. Contudo, por tratar-se de uma ferramenta aplicada ao chão de fábrica, é comum que os dados sejam documentados em formulários de papel. No caso de grandes volumes de dados, isso implica na necessidade de digitalização das informações para a obtenção de indicadores bem estruturados, além de um grande volume de resíduos de papel. O objetivo deste trabalho é desenvolver a prova de conceito de um aplicativo móvel para realização de auditorias comportamentais, de forma a eliminar tais problemas. Para tal, foram escolhidas as plataformas Kodular e Firebase para o desenvolvimento em sistema operacional Android.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento piloto de aplicativo para smartphones para controle de ingestão de bebidas alcoólicas por jovens universitários brasileiros com emprego de estratégias neurocientíficas(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-07) Furlaneto, Fabian [UNIFESP]; Céspedes, Isabel Cristina [UNIFESP]; Scachetti, Rodolfo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1607421823893275; http://lattes.cnpq.br/5014274675948150; http://lattes.cnpq.br/8628537426008786; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: As consequências prejudiciais associadas ao uso de álcool representam um custoso problema mundial associado a diversas patologias, anos de vida perdidos por incapacidade e morte, com destaque na incidência sobre os jovens e sobre as implicações causadas pelos episódios de binge drinking. Este comportamento de beber pesado em um único episódio gera consequências em vários aspectos da vida do indivíduo e da sociedade, tais como prejuízos à saúde, morte, violência, negligência infantil, sobrecarga do sistema de saúde, economia, entre outros. Objetivos: Compreender os aspectos cognitivo-emocionais de jovens universitários com idade entre 18 e 30 anos sobre o uso e abuso de álcool para desenvolver um aplicativo piloto com a finalidade de induzir a uma significativa redução no padrão de binge drinking, fortalecendo seu processo de tomada de decisão no controle do consumo. Método: Foram entrevistados 39 jovens que tiveram avaliados o seu padrão de beber por meio dos instrumentos AUDIT, Q/F e ADS. Para compreender os sentimentos e pensamentos sobre o álcool utilizamos o ZMET, com o qual avaliamos as palavras, imagens, sons e atividades que estariam associados ao beber como elementos orientadores para o desenvolvimento do aplicativo. Com o app, denominado All cool, 34 jovens utilizaram o programa de modo piloto e também foram avaliados pelo AUDIT, Q/F e ADS antes e após 6 semanas de uso. Resultados: Para o desenvolvimento do All cool a partir dos dados coletados pelo ZMET, os elementos norteadores foram as palavras ‘bebida’ e ‘amigos’. Após um uso de 6 semanas pelos voluntários da segunda fase, não encontramos diminuição significativa dos episódios de binge drinking pelos usuários do app. Conclusão: Concluímos que aprofundar o conhecimento sobre sujeitos pode ajudar no desenvolvimento de estratégia digital para possível controle de binge drinking em estudantes universitários, apesar do revés nos resultados do nosso piloto. Finalizamos apontando a necessidade de novos testes e possíveis ajustes no app, especialmente no quesito engajamento, o mais desafiador quando se trata de uma atividade cujo traço é a desconexão do quotidiano.
- ItemEmbargoVisualização de motivos protéicos em ambiente tridimensional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-06-24) Anjos, Flávio Almeida Curvelo dos [UNIFESP]; Paiva, Paulo Bandiera [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The visualization of the functional sites of proteins known as motifs in three-dimensional environment is an important tool for the understanding of protein structures functions. This paper aims to discuss the challenges and perspectives in mofif visualization in a three-dimensional environment through the idealization, development and implementation of MSProt - Viewer, an application for Windows and Linux operating systems available under the General Public License (GPL). The application was developed using the C++ programming language, the OpenGL library for three-dimensional programming, and the LGPL version of the Qt library was used for the user interface. The graphical interface of the Blender software served as a basis for the development of the user interface. Tertiary structures provided by the database of three-dimensional structures of proteins models of the Protein Data Bank (PDB) were used, in order to aid the analysis, the Structural Classification of Proteins (SCOP) and Catalytic Site Atlas (CSA). The inclusion of features in MSProt Viewer was based on Pymol, Openrasmol and Visual Molecular Dynamics (VMD). The results indicate that the visualization of protein motifs in a three-dimensional environment presents many challenges as there are no standards for the modeling of molecular structures and modeling of certain regions of the protein surfaces from motifs renders imperfections. We conclude that the implementation of algorithms that allow greater precision and smoothness on the protein surface prediction as well as the validation of these surfaces by molecular dynamics techniques are necessary for three-dimensional visualization environments, which can be powerful tools for analyzing protein mofifs.